Facebook

Últimas Notícias

No primeiro semestre de 2012, o Tocantins iniciou um estudo das diversas tecnologias de tratamento de resíduos sólidos disponíveis
11/09/2012

Técnicos visitam modelo de gestão de resíduos sólidos

Nesta segunda-feira, 10, o Governo do Tocantins enviou uma equipe técnica composta por servidores da Semades - Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ATS - Agência Tocantinense de Saneamento e Saneatins - Companhia de Saneamento do Tocantins a São Paulo, onde será realizado um estágio de curta duração junto à empresa PROACTIVA Meio Ambiente Brasil e à Prefeitura de Amparo, cidade do interior paulista. Nos próximos quinze dias, os servidores das três instituições realizarão visitas às experiências paulistas que obtiveram sucesso, com a finalidade de adquirirem e aperfeiçoarem seus conhecimentos técnicos referentes ao processo de recuperação, implantação, operação e monitoramento de aterro sanitário e de consórcio intermunicipal de saneamento.

A convite da presidente Dilma Rousseff, o Governador participará nesta terça-feira, em Brasília, da solenidade de anúncio oficial da redução da tarifa de energia elétrica do país
11/09/2012

Convidado por Dilma, Governador Siqueira Campos participa, nesta terça-feira, de anúncio de redução de energia elétrica

A convite da presidente da República, Dilma Rousseff, o Governador Siqueira Campos participará nesta terça-feira, 11, em Brasília, da solenidade de anúncio oficial da redução da tarifa de energia elétrica do país, em 16,2% para os consumidores residenciais e 28% para as indústrias, a partir do início do ano que vem. Atento aos desdobramentos da intervenção federal em oito concessionárias de energia - entre elas a Celtins -, o Governador aproveitará a participação para discutir os reflexos da decisão do Governo Federal para o Estado e a população tocantinense.

10/09/2012

STF começa a julgar nesta segunda capítulo sobre lavagem de dinheiro

Este é o quarto item da denúncia apresentada em 2006 pelo Ministério Público Federal

Na programação serão apresentados projetos e programas executados pelo Ruraltins, além da comercialização de produtos oriundos da zona rural
10/09/2012

Com o objetivo de divulgar os produtos da agricultura familiar e fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural, o Governo do Es

Com o objetivo de divulgar os produtos da agricultura familiar e fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins - Ruraltins realizam de 12 a 15 de setembro a III Feira da Agricultura Familiar de Porto Nacional.

O seminário reunirá o trade dos municípios no entorno da Capital, no Memorial Luis Carlos Prestes, à Praça dos Girassóis
10/09/2012

Adtur realiza Jornada de Qualificação nesta terça

Inicia amanhã, dia 11, em Palmas, a Jornada Técnica de Qualificação dos Serviços Turísticos promovida pela Adtur-Agência de Desenvolvimento do Turismo. O seminário reunirá o trade dos municípios no entorno da Capital, no Memorial Luis Carlos Prestes, à Praça dos Girassóis, durante a manhã e à tarde, a partir das 9 h. Na programação painéis sobre Legislação Turística, Instrumentos de Apoio e Linhas de Crédito, Turismo de Qualidade e Tendências de Mercado.

No plano emergencial a Semades contratou 65 brigadistas que ficarão baseados na região central do Estado
10/09/2012

Semades se une a parceiros para combate e prevenção a queimadas

Seguindo o conceito da transversalidade entre os órgãos estaduais, a Semades - Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vem se unindo a outras secretarias e instituições ligadas à preservação ambiental como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Cimam, Ibama e Naturatins e Organizações não Governamentais para combater as queimadas no Estado, não apenas em situações emergenciais, mas também preventivas.

10/09/2012

Governador nomeia Secretário de Minas e Energia

O economista Rogério Villasboas Teixeira de Carvalho foi nomeado na tarde desta sexta-feira, 7, Secretário Extraordinário de Minas e Energia do Tocantins, com a missão de acompanhar a intervenção federal na Celtins. A Concessionária de Energia Elétrica do Tocantins foi a primeira Parceria Público Privada (PPP) do país, concretizada em 1989. O Estado do Tocantins é grande acionista da empresa e construiu mais de 70 mil quilômetros de linhas de transmissão urbanas e rurais com recursos do tesouro estadual e acaba de investir mais de R$ 80 milhões no projeto Reluz (projeto de modernização da iluminação pública), em todas as luminárias das cidades e povoados do Estado, substituindo por lâmpadas mais econômicas e eficientes, dentro da mais avançada tecnologia do mundo.

A mesa-tenista Amanda Martins, 11 anos, chegou às oitavas-de-final da competição
10/09/2012

Modalidades individuais encerram disputas nas Olimpíadas Escolares

Foram cinco intensos dias de muitas trocas culturais e, é claro, de várias disputas esportivas dos alunos-atletas do Tocantins nas modalidades Atletismo, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez durante as Olimpíadas Escolares, que, desde o dia 6 de setembro, ocorrem na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. Apesar de não terem conquistado medalhas, os tocantinenses, todos da categoria 12 a 14 anos, saem satisfeitos da competição e certos de que alcançaram boas marcas.

Tocantins tem participação inédita de um aluno-atleta na final do salto em altura
10/09/2012

Atletismo tem participação do TO nas finais das Olimpíadas Escolares

Até o momento, a modalidade em que alunos-atletas tocantinenses mais se destacaram nas Olimpíadas Escolares, disputadas, nesta edição, em Poços de Caldas, Minas Gerais, é o atletismo. E o motivo para a ostentação deste destaque vem da participação inédita de um representante do Estado na final do salto em altura e da também pioneira presença na decisão do revezamento 4 x 75m dos corredores do Tocantins.

Izabel Mendes da Silva obteve a melhor marca até hoje alcançada por um representante do Tocantins no Xadrez Izabel Mendes da Silva obteve a melhor marca até hoje alcançada por um representante do Tocantins no Xadrez
10/09/2012

Enxadrista alcança melhor marca do TO em Olimpíadas Escolares

Mesmo sem ainda ter encerrado a participação nas Olimpíadas Escolares 2012, que ocorre nesta edição, em Poços de Caldas, Minas Gerais, Izabel Mendes da Silva, aluna-atleta tocantinense do Xadrez, na categoria 12 a 14 anos, já obteve a melhor marca até hoje alcançada por um representante do Tocantins na modalidade. Ao empatar, na tarde deste sábado, 8, com a enxadrista do Rio de Janeiro, Izabel terminou o dia entre as 15 melhores da competição, podendo, neste domingo, 9, em caso de uma nova vitória, ficar entre as 10 das Olimpíadas.

10/09/2012

FAPT lança resultados de editais

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins - FAPT, lançou na última quinta-feira resultados dos editais: Nº 01/12 - PROGRAMA DE BOLSAS DE DOUTORADO NA UNIVERSIDADE DE AVEIRO; Nº 05/12 - PROGRAMA DE APOIO A PUBLICAÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS; Nº 08/2012 - PROGRAMA DE APOIO À APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS. "Pesquisar para desenvolver", essas são palavras da Presidente da FAPT, Dra. Andrea Stival que com muita satisfação entrega o resultado de três de seus onze editais. "Estamos cumprindo com a nossa missão, que é amparar a pesquisa científica, nas diversas áreas do conhecimento, com o objetivo de fomentar e incentivar a busca dos conhecimentos científico e tecnológico, assim como sua aplicação no interesse do desenvolvimento econômico e social do Estado do Tocantins", ressalta Andrea Stival.

10/09/2012

Moderadores da Conferência de Desenvolvimento recebem capacitação

Com o objetivo de capacitar os moderadores da etapa Estadual da I Conferência de Desenvolvimento Regional que acontece nos dias 19, 20 e 21 de setembro, técnicos de diversas secretarias do Estado, do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e professores da UFT - Universidade Federal do Tocantins, reúnem a partir das 8 horas desta segunda-feira, 10, na Seplan- Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública, para conhecer a metodologia que será aplicada na Conferência.

05/09/2012

Nutricionista descobre que bacaba pode prevenir desenvolvimento de doenças crônicas

A nutricionista Fernanda Abadia Finco tinha acabado de defender sua dissertação de mestrado quando decidiu prestar o concurso público que selecionaria os 400 primeiros professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ela fez as avaliações, foi aprovada e, em 2003, mudou-se com os pais do Rio de Janeiro para Palmas.

04/09/2012

Maranhão está entre os estados que o Governo Federal suspende construção de presídio com paredes finas

Paredes de celas mais finas que o exigido -que podem ser derrubadas com um golpe de marreta- e tetos com risco de desabar são alguns dos problemas que levaram o governo federal a suspender verbas para a construção de presídios em oito Estados.

Prefeita Lafaete Milhomem
04/09/2012

Em São Bento do Tocantins Terceiro mandato para Lafaete Milhomem pode ser inconstitucional

Na cidade de São Bento do Tocantins, localizada ao Norte do Tocantins na região do bico do papagaio, pode ter ocorrido uma afronta Constitucional que passou despercebida aos olhos do Ministério Público Eleitoral, na função de fiscal da lei, e também da Justiça Eleitoral enquanto responsável pelo deferimento ou não dos pedidos de registros de candidaturas.

internet
03/09/2012

TSE autoriza envio de forças federais para 50 municípios; entre eles nos estados do Tocantins, Pará e Maranhão

A fim de garantir a segurança durante as eleições municipais de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de forças federais para 50 localidades do Amazonas, do Maranhão, do Pará e do Tocantins.

03/09/2012

AOCP divulga gabarito preliminar das provas do concurso do Quadro Geral desse domingo

O segundo de aplicação das provas do concurso do Quadro Geral do Estado transcorreu tranquilamente, como divulgou a AOCP, empresa responsável pela realização das provas.

Construção de fábrica de celulose da Suzano na cidade de Imperatriz, no Maranhão, que será inaugurada em 2013
02/09/2012

Imperatriz segunda maior cidade do Maranhão atrai fábrica que custa 3 vezes o seu PIB

Aos 160 anos, a cidade de Imperatriz --a segunda maior do Maranhão-- receberá sua primeira grande indústria. No quarto trimestre de 2013, a Suzano Papel e Celulose inaugura no município uma fábrica que vai praticamente dobrar o seu tamanho.

31/08/2012

Nilo Alves realiza show do Projeto "A música vai à escola", em Araguatins

Após ter realizado shows em 35 escolas da rede pública estadual de ensino, na Capital e Paraiso do Tocantins, o cantor e compositor, Nilo Alves realizará na terça-feira, 4, quarta-feira, 5, e quinta-feira, 6, shows do Projeto "A música vai à escola", em Araguatins.

Carvão vegetal abastece altos fornos e faz parte de composição do ferro-gusa (Fotos: SRTE/TO)
29/08/2012

MPE Liberta 56 Pessoas em Fazenda de Irmão da Senadora Kátia Abreu

A Superintendência Regional de Trabalho e Emprego do Tocantins (SRTE/TO) libertou 56 pessoas de condições análogas à escravidão da Fazenda Água Amarela, em Araguatins (TO). A área reflorestada de eucaliptos, que também abrigava 99 fornos de carvão vegetal, estava sendo explorada pela RPC Energética. De acordo com apurações da fiscalização trabalhista, ainda que registrada em nome de um "laranja", a empresa pertence a Paulo Alexandre Bernardes da Silva Júnior e André Luiz de Castro Abreu, irmão da senadora Kátia Abreu (PSD-TO), liderança ruralista que também é presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

29/08/2012

Aposentado de Axixá - TO consegue na justiça cancelamento de empréstimos fraudulentos em seu nome

Por meio de Ação de Obrigação de Fazer com pedido de liminar, ingressado pela Defensoria Pública em Axixá, o aposentado C.A.S., conseguiu na justiça a suspensão dos empréstimos fraudulentos realizados nos seus benefícios de aposentadoria, pela instituição financeira Banco BMG.

29/08/2012

Homem é indiciado por homicídio em Carrasco Bonito

Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Carrasco Bonito, município localizado no extremo norte do estado, na região do Bico do Papagaio, indiciou, na tarde da última terça-feira (28) pelo crime de homicídio doloso, Maurin Ferreira Carvalho, 19 anos.

Siqueira Campos também reforçou o pedido de outros quatro projetos ao presidente da Funasa, Gilson Queiroz Filho
29/08/2012

Governador Siqueira Campos solicita recursos à Funasa no valor de R$ 125 milhões para saneamento básico

O Governador Siqueira Campos, acompanhado do presidente da ATS - Agência Tocantinense de Saneamento, Edmundo Galdino, se reuniu na tarde desta terça-feira, dia 28, em Brasília, com o presidente da Funasa - Fundação Nacional de Saúde, Gilson Queiroz Filho, quando pleiteou recursos no valor global de R$ 125 milhões. O Governador apresentou projeto para construção e implantação de 128 sistemas coletivos de abastecimento de água potável em assentamentos, povoados e comunidades rurais. O projeto faz parte das ações do Governo do Estado para assegurar a universalização da água potável em áreas rurais. O projeto está orçado em R$ 34 milhões, sendo a contrapartida do Governo do Estado de R$ 1,7 milhão.

Em audiência com o ministro conselheiro do Brasil na Espanha o secretário Divaldo Rezende informou o andamento das negociações
29/08/2012

Ministro da Espanha visitará o Estado do Tocantins

Dando continuidade a mais uma missão na Espanha, o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Tocantins, Divaldo Rezende, manteve encontro nesta terça, 28, com o secretário de Estado do Meio Ambiente da Espanha, Federico Ramos, que deverá visitar o Tocantins, em breve. Durante a reunião, os dois trataram de diversos assuntos de interesse do Estado e da Espanha, dentre eles, a visita de uma comitiva do governo espanhol, liderada pelo ministro da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, Miguel Arias Cañete, a convite do Governador Siqueira Campos.

A primeira unidade inaugurada em Tocantínia, contou com a presença do secretário Danilo de Melo Souza e do prefeito Manuel Silvino
29/08/2012

Governo dá início à entrega de obras de escolas indígenas

O Governo do Estado iniciou na tarde desta terça-feira, 28, a entrega de obras de construção e reforma de escolas nas comunidades indígenas, além de kits de material escolar, uniformes e netbook.

Nesta quarta-feira, 29, às 16h, Governador assina a ordem de serviço para a retomada das obras de asfaltamento em Xambioá
29/08/2012

Governo do Estado reinicia obra de asfaltamento em Xambioá

O Governador Siqueira Campos assina a ordem de serviço para a retomada das obras de asfaltamento da rodovia TO-164, trecho entre Xambioá ao KM 16 - entrada da fábrica de cimento Votorantim, na quarta-feira, dia 29, às 16 horas. O trecho compreende 13,79 km de extensão, nos quais serão executados serviços de complementação de terraplenagem e pavimentação asfáltica com CBUQ - Concreto Betuminoso Usinado Quente, um material mais resistente, apropriado para rodovias de tráfego intenso de veículo pesados. Por ser um trecho de acesso a um distrito industrial, terá uma plataforma de rodovia federal. Isso significa que será uma rodovia mais larga, passando de 9,60 metros de largura para 12 metros. Também terá uma maior resistência com a adição de 3% a 4% de cimento ao material da base.

Ao final de todas as etapas, o Prodoeste terá mais de 300 mil hectares de áreas irrigadas sendo o maior do mundo
29/08/2012

Governo inaugura obras e assina contratos do Prodoeste

A construção de uma barragem de acumulação no Rio Pium e quatro barragens elevatórias de nível nos rios Pium e Riozinho, melhorias de estradas vicinais, planos de melhoramentos de produtos e compensações ambientais serão viabilizadas com a assinatura do contrato entre Governo do Estado e BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, que acertará financiamento de US$ 99 milhões. A assinatura do contrato acontecerá na próxima quinta-feira, 30, às 15h, na fazenda Diamante, município de Lagoa da Confusão.

Pauta do encontro foi a inclusão da TO-500 - Rodovia Transbananal Idjarruri Karajá, travessia da Ilha do Bananal
29/08/2012

Governo do Estado busca inclusão em projeto nacional

O Governador Siqueira Campos esteve nesta terça-feira, 28, em Brasília, para audiência com o Ministro da Defesa, embaixador Celso Luiz Nunes Amorim. A pauta do encontro foi a inclusão da TO-500 - Rodovia Transbananal Idjarruri Karajá, travessia da Ilha do Bananal, que vai integrar o sistema viário do Tocantins ligando o município de Dueré a São Félix do Araguaia, no Estado de Mato Grosso na Expansão Estratégica da Malha Viária para o Desenvolvimento e Segurança Nacional.

O uso correto das boas práticas reduz o ciclo de criação do animal, em 70 dias o animal está pronto para o abate
29/08/2012

Agropecuária avança com sistema integrado e sustentável

Na Fazenda Maria Mole, o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária está deixando os produtores entusiasmados com a rentabilidade do negócio. A propriedade rural, que fica em Monte do Carmo, região Central do Estado, sediou na manhã desta terça, dia 28, o Dia de Campo sobre o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária. O evento foi realizado pela Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, em parceria com a empresa Tortuga.

O presidente das duas empresas, Klaus Weyand, ao lado do Governador Siqueira Campos
29/08/2012

Eurolatina transfere direitos para a Ecoporto Praia

O Governador Siqueira Campos assinou na manhã desta terça-feira, 28, termo aditivo em que transfere os direitos e as obrigações constantes do Protocolo de Intenções de 12 de janeiro de 2010 ao empreendimento Ecoporto Praia - Operações Portuárias e Serviços Logísticos S/A. O protocolo foi assinado anteriormente com a Autologística Eurolatina Serviços Ltda. A Ecoporto pertence ao grupo Eurolatina e é uma empresa genuinamente tocantinense.

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS