Facebook
29/08/2012 - 10h19m

Ministro da Espanha visitará o Estado do Tocantins

Redação

      Dando continuidade a mais uma missão na Espanha, o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Tocantins, Divaldo Rezende, manteve encontro nesta terça, 28, com o secretário de Estado do Meio Ambiente da Espanha, Federico Ramos, que deverá visitar o Tocantins, em breve. Durante a reunião, os dois trataram de diversos assuntos de interesse do Estado e da Espanha, dentre eles, a visita de uma comitiva do governo espanhol, liderada pelo ministro da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, Miguel Arias Cañete, a convite do Governador Siqueira Campos.

      Divaldo Rezende destaca que o governo espanhol tem recursos de grande ordem financeira no Banco Mundial para apoiar projetos que reduzam emissões de gases do efeito estufa e que gerem créditos de carbono. Neste sentido, ele informa que está preparando um portfólio de potenciais projetos públicos e privados que possam gerar créditos de carbono no Estado do Tocantins para que sejam apresentados ao Banco Mundial pelo governo espanhol.

      Ainda de acordo com Divaldo, “esses projetos poderão gerar uma grande sinergia com o PDRIS (Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável)” – financiamento do Banco Mundial para o Governo do Estado em andamento. Ele disse ainda, que os projetos serão apresentados ao Governo da Espanha através do Ministro de Agricultura e Meio ambiente, Miguel Arias Cañete e pelo Secretário de Meio Ambiente, Federico Ramos. A visita está prevista para acontecer no mês de outubro.

Fundo

      Os secretários também concordaram em trabalhar conjuntamente na formatação de um Fundo de Carbono que envolva as questões sociais, denominado inicialmente de Fundo de Carbono Social. Divaldo ressalta que será uma grande oportunidade para que o Tocantins e Espanha trabalhem juntos para uma contribuição ao desenvolvimento sustentável.

Fórum

      O Tocantins deve sediar neste mês de outubro o Fórum para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, que contará com a participação de empresas espanholas e brasileiras, dos secretários de meio ambiente e agricultura dos nove estados da Amazônia Legal brasileira. O evento deverá ser aberto pelo governador Siqueira Campos e contará com a presença do ministro espanhol Miguel Arias Cañete, da ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabela Teixeira, do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro e da presidente da Confederação de Agricultura do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu.

      Dentre várias ações e eventos, o Fórum promoverá também rodadas de negócios entre empresas espanholas e brasileiras nas áreas de água, saneamento, resíduos sólidos e meio ambiente. “Será uma grande oportunidade para que as empresas brasileiras e espanholas se conheçam e possam firmar parcerias e negócios, assim como os governos também possam descobrir interesses comuns”, acrescentou Divaldo Rezende.

Embaixada

      Em audiência com o ministro conselheiro do Brasil na Espanha, ainda nesta terça, 28, o secretário Divaldo informou o andamento das negociações e entregou um clipping com matérias veiculadas no Brasil durante a visita oficial do Governador, preparado pela Secretaria de Comunicação do Tocantins. Ele falou também sobre as reuniões já realizadas nesta missão e o êxito da relação Tocantins e Espanha, já prevendo investimentos acima de R$ 250 milhões nos próximos anos. Para Rezende, este resultado reforça “a estratégia bem articulada do Governo do Tocantins nas suas relações internacionais de alto nível e de forma eficiente visando à vinda de novas tecnologias e novos parceiros fortalecendo o desenvolvimento sustentável e melhorando a vida dos tocantinenses”.

Missão

      A missão que o secretário Divaldo Rezende cumpre na Espanha é uma continuidade ao relacionamento Espanha/Tocantins coordenado pelo secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, e conta ainda com a participação dos secretários Paulo Massuia, da Indústria e Comércio, Jaime Café, da Agricultura, Alexandre Ubaldo, da Infraestrutura e Kátia Rocha, da Cultura.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS