FASEC
Campanha: ENERGISA - WEB BANNER INSTITUCIONAL 2018
Facebook

Estado

ENERGISA 12/11/2018

Nossa Energia leva cadastro da Tarifa Social para Almas

O projeto Nossa Energia, da Energisa, chega nesta terça-feira, 13/11, no município de Almas, com atividades educativas, cadastro da tarifa social e troca de lâmpadas comuns por LED. Os clientes com perfil para realizar o cadastro na Tarifa Social podem obter desconto de até 65% na tarifa. O caminhão do Nossa Energia ficará estacionado na Praça São Miguel, no Centro de Almas.

DENÚNCIA DO MPE 12/11/2018

Guaguim e mais quatro pessoas são denunciados criminalmente por irregularidades na venda de lotes públicos

O Ministério Público Estadual (MPE) propôs, nesta segunda-feira, 12, denúncia contra o ex-governador Carlos Henrique Gaguim e mais quatro pessoas por crimes cometidos na venda de 193 lotes públicos, localizados na quadra Arso 71, em Palmas. Essa é a primeira de uma série de denúncias que serão oferecidas por irregularidades cometidas na venda de imóveis públicos do Estado do Tocantins, em 2010.

NOTA DE FALECIMENTO 10/11/2018

Morre dona Maria Olívia, mãe do governador Mauro Carlesse

Faleceu na noite desta sexta-feira, 9, dona Maria Olívia Carlesse, 82 anos, mãe do governador do Tocantins, Mauro Carlesse.

ENERGISA 09/11/2018

Semana de Segurança intensifica conscientização sobre riscos com energia elétrica

A informação faz toda a diferença quando falamos de segurança. E na Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica, que acontece de 5 a 11/11, as concessionárias de energia, capitaneadas pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), intensificam o trabalho de conscientização sobre os riscos de acidente com a rede de energia. Na Energisa, a semana foi marcada por ações com a comunidade como palestras educativas e blitzes de segurança.

EM PALMAS 09/11/2018

Secretário da Casa Civil representa Governador em cerimônia de posse de nova superintendente da Polícia Federal no Tocantins

O secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Costa Vidal, representou o Governador Mauro Carlesse nesta sexta-feira, 9, na cerimônia de posse da nova superintendente da Polícia Federal no Tocantins, a delegada Cecília Silva. O evento ocorreu no auditório da Justiça Federal, em Palmas.

GOVERNO DO TO 09/11/2018

Governo apresenta ações para melhorar segurança em unidades prisionais

O Governo do Tocantins está fomentando a modernização e o progresso do Sistema Penitenciário Prisional (Sispen). O secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, juntamente com sua equipe técnica, recebeu jornalistas em uma coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira, 8, e assegurou que o Estado terá o melhor Sistema Penitenciário do país.

DECISÃO 09/11/2018

Justiça decide anular parte do edital do concurso da PM de 2013

O Tribunal de Justiça (TJ-TO) expediu decisão unânime em favor a uma apelação cível do Ministério Público do Tocantins (MPE-TO) que pede a anulação do segundo edital do concurso público da Polícia Militar de 2013. Conforme o MPE-TO, houve uma modificação das regras para a classificação e aprovação dos candidatos que ferem princípios constitucionais.

ADAPEC 09/11/2018

Representante da Adepará diz que trabalho da Adapec no controle da raiva dos herbívoros é referência para a Região Norte

Após acompanhar os trabalhos da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) no monitoramento de abrigos e captura de morcegos hematófagos, nos municípios de Jaú do Tocantins e Caseara, a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros do Pará, Arlinéa Maria Rodrigues esteve na manhã desta sexta-feira, 9, com o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha e disse que ficou impressionada com o brilhante trabalho executado pela equipe de controle da raiva dos herbívoros da Agência.

EM TEIXEIRA DE FREITAS-BA 09/11/2018

Técnicos do Naturatins participam de encontro nacional na Bahia

Técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participam do II Encontro Nacional Temático do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR) / Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) - Diálogos para a implementação dos Programas de Regularização Ambiental (PRA) no Brasil, que está ocorrendo no Centro de Desenvolvimento Florestal Sustentável Arboretum, no município de Teixeira de Freitas - BA, entre 6 e 9.

DINHEIRO NA CONTA 09/11/2018

Governo conclui pagamento de servidores referente ao mês de outubro

O Governo do Estado envia ao banco, nesta sexta-feira, 9, ordem de pagamento para quitação do restante da folha referente ao mês de outubro.

SAÚDE 09/11/2018

Mutirão de exames de colo de útero é realizado no HGP para reduzir filas

Vinte e cinco mulheres foram beneficiadas com o Mutirão de exames de colo de útero realizado no Hospital Geral de Palmas (HGP) nesta quinta-feira, 08. A ação teve o objetivo de diminuir a grande demanda de pacientes na rede municipal com lesões cancerígenas de colo de útero. O grupo que realizou atendimento contou com apoio da administração do HGP, da equipe do Centro Qualificador em Ginecologia liderado pela doutora Rosemary Latrônico e os médicos ginecologistas Francielle Batista de Oliveira, Alexandra Biachini, Valdir Francisco Odorizzi e Aleixo Luiz Rocha.

EM PALMAS 09/11/2018

Polícia Civil participa de debates no 2° Seminário Internacional de Polícia Comunitária do Tocantins

Com a proposta de aliar as forças de segurança à rotina da comunidade, promovendo ações que visam o estabelecimento da ordem e da segurança, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Civil, participou nessa quinta-feira, 8, em Palmas, das programações do 2° Seminário Internacional de Polícia Comunitária do Estado do Tocantins.

SEGURANÇA PREVENTIVA 08/11/2018

Mauro Carlesse debate trabalho da Polícia Comunitária com representantes nacionais e internacionais

O Governador do Tocantins, Mauro Carlesse, recebeu nesta quarta-feira, 7, em seu Gabinete, no Palácio Araguaia, representantes de forças de seguranças do Tocantins, Bahia, Minas Gerais, e de representantes internacionais do Japão e do Chile, que participam do II Seminário Internacional de Polícia Comunitária do Estado do Tocantins, em Palmas. Durante a reunião, o chefe do Executivo conheceu com mais detalhes como funciona o programa de segurança preventiva promovido pelos profissionais de segurança pública com a comunidade.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL 08/11/2018

Livre da Febre Aftosa há 21 anos, Tocantins exporta carne bovina para 29 países

Considerado livre da Febre Aftosa com vacinação há 21 anos, o Tocantins exporta, atualmente, sua carne bovina para 29 países. Em maio deste ano, o Brasil recebeu o reconhecimento internacional de livre da aftosa com vacinação durante a 86ª Sessão da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que ocorreu em Paris. A conquista credenciou ainda mais a qualidade da carne produzida no Tocantins e a eficácia da preservação da sanidade dos animais.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA 08/11/2018

LDO é aprovada na Comissão de Finanças e já pode ir a votação em plenário

O projeto de Lei Nº 115/2018, que trata das Diretrizes Orçamentárias - PLDO/2019, foi aprovado na Comissão de Finanças, Tributação e Controle da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira, 07.

AUDIÊNCIA 07/11/2018

Mauro Carlesse e técnicos do Banco Mundial discutem ações do PDRIS

Técnicos do Banco Mundial foram recebidos pelo governador Mauro Carlesse na manhã desta quarta-feira, 7. A visita faz parte das reuniões e visitas aos órgãos do Governo do Estado para avaliar o andamento das atividades do empréstimo em cada uma das instituições executoras no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) no Estado do Tocantins, como explicou o gerente do Banco Mundial, Satoshi Ogita, especialista em transporte da instituição.

ENERGISA 07/11/2018

Segurança: Cuidados em obras e construções devem ser redobrados

Pintor na construção civil há 14 anos, Sebastião Silva Carvalho diz que aprendeu ao longo da carreira a avaliar cuidadosamente o local onde irá realizar seu trabalho. "Já recusei muito serviço por não ter segurança para trabalhar", afirma. Segundo ele, cuidar da vida é prioridade e por isso, é preciso preparar a área onde a pintura será realizada.

ADAPEC 06/11/2018

Carlesse abre oficialmente campanha de vacinação contra a febre aftosa

O governador Mauro Carlesse abriu oficialmente, nesta terça-feira, 6, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado do Tocantins, que teve início no último dia 1º e se estende até 30 de novembro. O evento foi realizado na Fazenda São Sebastião, na região de Taquarussu Grande, que faz parte do município de Palmas, de propriedade do pecuarista Fenelon Barbosa.

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA ADAPEC 06/11/2018

Representante da Agência de Defesa Agropecuária do Pará vem ao TO conhecer trabalho da Adapec no controle da raiva dos herbívoros

Com o objetivo de estreitar as relações e manter parcerias no controle da raiva dos herbívoros nas fronteiras dos Estados do Tocantins e Pará, a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros do Pará, Arlinéa Maria Rodrigues está conhecendo e acompanhando esta semana, as ações desenvolvidas pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) para o controle da zoonose.

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 06/11/2018

Policial civil filho do ex-deputado estadual Iderval da Silva é condenado por receber salário sem trabalhar

O agente da Polícia Civil Diego Giovanni de Melo e Silva, filho do ex-deputado estadual Iderval João da Silva, com mais seis pessoas, foi condenado em Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa, proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE), por receber salários e até o acréscimo de progressões na carreira sem efetivamente prestar serviços ao Estado. A prática irregular ocorreu entre os anos de 2005 e 2010, causando prejuízo ao erário na ordem de R$ 143.603,85.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA 06/11/2018

AL realizará sessão solene em homenagem aos 30 anos de criação do Tocantins

A Assembleia Legislativa realizará no próximo dia 20 de novembro sessão solene para celebrar os 30 anos de criação do Estado do Tocantins. Na oportunidade, fará entrega de Comendas do Mérito Legislativo a personalidades do estado. Em regime de urgência, o requerimento, de autoria da presidente da Casa, Luana Ribeiro (PSDB), foi aprovado na semana passada.

FEBRE AFTOSA 05/11/2018

Adapec e Seagro planejam realização de seminário sobre retirada da vacinação contra aftosa

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), Alberto Mendes da Rocha recebeu na manhã desta segunda-feira, 5, o secretário estadual do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Tiago Dourado. No encontro foi acertada, a realização de um seminário sobre a retirada da vacinação contra febre aftosa para o dia 13 de dezembro, em Palmas.

OPORTUNIDADES 05/11/2018

Sine realiza 5ª edição do Dia D de inclusão da pessoa com deficiência com mais de 70 vagas disponíveis

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, por meio do Sistema Nacional de Emprego do Tocantins (Sine-TO), realizam nesta quinta-feira, 8, a 5ª edição do Dia D - Dia Nacional de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esta edição acontece no Sine Centro em Palmas e conta com mais de 70 vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD) e reabilitados do INSS.

ENERGISA 05/11/2018

Número de acidentes com a rede de energia no TO cai 52% nos últimos 3 anos

O número total de acidentes entre a população brasileira envolvendo a rede de energia elétrica vem caindo significativamente nos últimos anos. Essa realidade se reflete também no Tocantins, que de 2015 (21) até outubro deste ano (10) reduziu em 52% a quantidade de acidentes da comunidade com a rede de energia, totalizando uma média de 14 ocorrências por ano.

INVESTIMENTOS EM SEGURANÇA 02/11/2018

Governo do Estado investe em armamento e munições para a Polícia Civil

Com o objetivo de promover e garantir a segurança da população tocantinense, combatendo a criminalidade e equipando constantemente o efetivo policial, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), adquiriu armamentos e munições para todas as regionais e delegacias especializadas do Estado. Os investimentos, totalizados em cerca de R$ 3 milhões, são originários de emendas parlamentares da bancada federal tocantinense.

MONITORAMENTO 01/11/2018

Plano de chuvas da Energisa busca reduzir transtornos causados pelos temporais

O período de chuvas intensas chegou no Tocantins e costuma vir acompanhado de temporais com ventos fortes e alta incidência de raios. Esse cenário traz um alerta para a segurança da população, além de impactar no fornecimento de energia. Afinal, quem nunca se perguntou por que falta energia quando chove? Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os raios são responsáveis por 40% dos desligamentos na rede de distribuição de energia e queima de transformadores em todo o Brasil, percentual esse compatível com os dados apurados na Energisa Tocantins.

OPERAÇÃO "BRAÇO FORTE" 01/11/2018

Operação da PM intensifica a segurança durante o feriado prolongado no Bico

A Polícia Militar inicia nesta quinta-feira, 01, no Bico do Papagaio, a ação operacional "Braço Forte" para o feriado do Dia de Finados e o final de semana que o prossegue com objetivo de garantir a segurança da sociedade e a proteção da vida e do patrimônio público.

RECONDUÇÃO AO CARGO 01/11/2018

Mauro Carlesse assina ato de nomeação de José Omar de Almeida para a Procuradoria Geral de Justiça

O atual procurador geral de Justiça do Tocantins, José Omar de Almeida Júnior, vai continuar no cargo pelos próximos dois anos. O ato de nomeação foi assinado na manhã desta quarta-feira, 31, pelo governador Mauro Carlesse, no Palácio Araguaia, em solenidade rápida que contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Manoel Pires dos Santos. José Omar de Almeida foi o mais votado de uma lista tríplice encaminhada ao governador na última terça-feira, 30, a quem cabe escolher o nome para conduzir a Procuradoria Geral de Justiça (PGJ).

DETRAN/TO 01/11/2018

Detran retoma a impressão das Carteiras Nacional de Habilitação

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) retomou o processo de emissão de Carteiras Nacional de Habilitação (CNH), nesta quarta-feira (31).

RURAL 01/11/2018

Energisa informa que leitura do consumo de energia pode ser realizada pelo próprio cliente

Na Fazenda Moreira, área rural do município de Porto Nacional, dona Francisca Coelho Moreira, 61 anos, acompanha de perto a leitura do seu consumo de energia. É ela quem diz à Energisa o quanto consumiu de energia no mês, fazendo a autoleitura.

MAS QUADRO DE SAÚDE JÁ ESTÁ ESTABILIZADO 31/10/2018

Eduardo Siqueira volta a passar mal no plenário da Assembleia Legislativa

O deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (DEM) voltou a passar mal no plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins nesta quarta-feira (31). O parlamentar se sentiu mal e tomou alguns comprimidos. Logo em seguida ele se sentou e precisou deixar a sessão. Eduardo foi socorrido por uma assessora e um segurança.

AGRICULTURA 31/10/2018

Seagro participa da oficina de mapeamento e análise das cadeias de valor de plantas medicinais no Amapá

Com proposta de apresentar sobre a realidade do Projeto de Plantas Medicinais do Tocantins, a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, através da diretoria de Sociobiodiversidade e Tecnologias Sociais, participa nesta quarta e quinta-feira (30 e 31), em Macapá, no Amapá, da Oficina de Trabalho para o Mapeamento e Análise das Cadeias de Valor das Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

PARCERIA 31/10/2018

Mauro Carlesse e membros da Acipa discutem alternativas de geração de emprego e desenvolvimento

O governador Mauro Carlesse recebeu, no início da noite desta terça-feira, 30, membros da atual diretoria da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) e também os candidatos que compõem a chapa única que disputará a eleição da instituição no próximo mês. Cerca de 20 empresários integravam a comitiva liderada pelo atual presidente Fabiano do Vale e pelo empresário Joseph Madeira, que deverá assumir o comando da associação. Com Mauro Carlesse, também participaram da reunião o vice-governador Wanderlei Barbosa e os deputados Olyntho Neto, Cleiton Cardoso e Vilmar de Oliveira.

ELEIÇÕES OAB-TO 2018 31/10/2018

Três chapas vão disputar o comando da OAB-TO

A eleição para o comando da Seccional OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) terá três chapas. O prazo final para pedidos de registro se encerrou nesta segunda-feira, 29 de outubro. O pleito ocorre no próximo dia 28 de novembro e será realizada com 44 urnas eletrônicas cedidas e programadas pelo TRE-TO (Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins).

DISCUSSÃO DE DEMANDAS DO TO 31/10/2018

Governador Mauro Carlesse recebe superintendente da Caixa e discute empréstimos do Estado

O governador Mauro Carlesse recebeu na tarde desta terça-feira, 30, a superintende da Caixa Econômica Federal, Silvia Leandra Pelloso, e o gerente regional de relacionamento de governo, Vandeir Ferreira. Essa foi a primeira visita institucional dos dois executivos ao Governador e teve como objetivos discutir as demandas do Estado em tramitação na Caixa.

RECURSO SUPLEMENTAR DE R$ 4.914.048 30/10/2018

Governo solicita à Assembleia Legislativa remanejamento de recursos para investimento no Sistema Prisional

O governador Mauro Carlesse encaminhou para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 16/2018, que trata do pedido de remanejamento de verba para a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), responsável pelo gerenciamento do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins. O recurso será investido no aperfeiçoamento da segurança dos presídios, no custeio da alimentação das unidades prisionais, na capacitação dos servidores, na reforma e na ampliação de unidades prisionais, além da ressocialização de educandos.

EDUCAÇÃO 30/10/2018

Fasec recebe selo de Responsabilidade Social 2018

A FASEC - Faculdade Serra do Carmo recebeu o "Selo Instituição Socialmente Responsável" 2018. O selo é concedido pela concedido pela ABMES - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior às instituições de ensino particular do Brasil que têm práticas sociais voltadas para o bem-estar de comunidades em vulnerabilidade social.

NESTA QUARTA-FEIRA 30/10/2018

Educação realiza consulta pública para a elaboração do Calendário Escolar de 2019

Com o objetivo de desenvolver uma gestão participativa, com a cooperação de todos os envolvidos no processo educacional, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), realiza nesta quarta-feira, 31 de outubro, o Dia D da consulta pública do Calendário Escolar de 2019.

VISITA INSTITUCIONAL 29/10/2018

Governador Mauro Carlesse e prefeita de Palmas discutem parceria entre as gestões

O governador Mauro Carlesse recebeu na tarde desta segunda-feira, 29, no Palácio Araguaia, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, que estava acompanhada do senador eleito Eduardo Gomes e do secretário de Governo de Palmas, César Guimarães. Esta foi a primeira visita institucional da prefeita da capital ao Governador, após a reeleição de Mauro Carlesse em 7 de outubro.

EM PALMAS 29/10/2018

Bombeiros recebem cursos de Atendimento Pré-Hospitalar

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) está realizando, na Academia de Formação de Bombeiro Militar (AFBM), localizada no Quartel do Comando Geral (QCG) do CBMTO, em Palmas, os cursos de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Instrutor e Básico. Ao todo, são 36 bombeiros militares, sendo 12 Instrutores e 24 Básicos, em formação.

PREVIDÊNCIA 29/10/2018

Mais de 86% dos beneficiários do Igeprev já fizeram o recadastramento 2018

Em ritmo satisfatório, 86,60% dos segurados do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev) já fizeram o Recadastramento 2018, de janeiro até a primeira quinzena de outubro. O Recadastramento é realizado a cada dois anos, para os aposentados e pensionistas, nos polos de atendimento em Palmas e no É Pra Já, em Araguaína e Gurupi. Para isso, o segurado/beneficiário deverá comparecer em uma das unidades de atendimento do Igeprev Tocantins com os originais dos documentos e cópias simples. O recadastramento é realizado de forma presencial e no mês de aniversário do segurado.

EDUCAÇÃO 29/10/2018

Aulões do Enem terminam com média de 2.200 estudantes por fim de semana em todo o TO

Foram seis meses de muito trabalho, horas de estudos, dedicação e fins de semana dedicados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Depois de praticamente meio ano participando dos Aulões promovidos pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), os alunos chegaram ao último fim de semana do preparativo voltado para auxiliá-los nas provas que serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro.

ADAPEC 29/10/2018

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa dia 1º de novembro

Com a estimativa de vacinar quatro milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade, o Tocantins realizará a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa entre os dias 1º e 30 de novembro. A declaração do ato é obrigatória, até mesmo para os produtores rurais que não tenham animais nessa faixa etária. A medida visa à atualização cadastral para efetivo controle sanitário. O Tocantins conta com aproximadamente 8,6 milhões de animais.

SEGURANÇA 29/10/2018

Secretário da Cidadania e Justiça visita unidades prisionais que adotam regime disciplinar diferenciado em São Paulo

O secretário de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Heber Fidelis, realizou visitas técnicas em unidades prisionais de alta periculosidade que adotam o RDD (Regime Disciplinar Diferenciado) no estado de São Paulo nesta sexta-feira, 26. O objetivo das visitas foi conhecer a rotina, com o intuito de manter parcerias em projetos, inclusive de ressocialização, em uma troca de intercâmbio, e formalizar termos de cooperações, visando melhorias em procedimentos administrativos, técnicos e de segurança.

RELATÓRIO 28/10/2018

Balanço das Eleições neste segundo turno é apresentado pela PM e Comitê de Segurança Institucional

Finalizado o segundo turno das eleições presidenciais realizado neste domingo, 28, a Polícia Militar considera positivo o balanço das ações desencadeadas juntamente com os demais membros do Comitê de Segurança Institucional, que garantiram a tranquilidade da votação em todo Tocantins. As ocorrências registradas relacionadas ao pleito foram principalmente de pessoas que utilizaram celulares para fotografar ou filmar a urna eletrônica no momento da votação, o que é proibido de acordo com a Lei Eleitoral, com 12 registros. 03 registros foram de desobediência às Portarias expedidas sobre a Lei Seca, nos municípios. Houve 01 registro de eleitor tentando impedir ou embaraçar o exercício do sufrágio e outro de averiguação, pela PM.

ENERGISA 27/10/2018

Energisa: projeto itinerante com foco no cliente chega a Palmas

Com o objetivo de estar mais próxima de seus clientes, ouvir as demandas da população e facilitar o acesso aos seus serviços, a Energisa inicia esta semana o projeto itinerante Ligados, que vai percorrer 13 cidades do Tocantins. Nesta próxima semana, será a vez de Palmas receber o projeto que visitando os municípios para conhecer de perto as necessidades dos seus clientes. Sucupira, Palmeirópolis, Rio dos Bois, Paraíso e Miranorte foram os primeiros municípios visitados pela ação. Nos dias 29 e 30/10 o projeto estará no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da 407 Norte e nos dias 31/10 e 1º/11, no Cras Morada do Sol, região Sul da Capital.

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO 26/10/2018

Governador Mauro Carlesse destaca benefícios e parabeniza servidores públicos

Comemorado neste domingo, 28, o dia do Servidor Público é uma data que serve para lembrar da importância de homens e mulheres que trabalham para o bem-estar da sociedade. Em razão disso, o Governador do Tocantins, Mauro Carlesse, parabeniza aos servidores e destaca os benefícios que foram concedidos durante sua gestão.

FISCALIZAÇÃO 26/10/2018

Adapec realiza blitz na BR-153 para coibir o transporte ilegal de sementes, agrotóxicos e produtos de origem vegetal

Com o objetivo de coibir o transporte ilegal de sementes, agrotóxicos e produtos de origem vegetal, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizou nesta quinta-feira, 25, uma blitz no posto da Polícia Rodoviária Federal de Paraíso, na BR-153, onde foram abordados e inspecionados 28 veículos, entre caminhonetes, vans e caminhões.

CORTE DE GASTOS 26/10/2018

Governador Mauro Carlesse determina recolhimento de veículos e reavaliação da utilização da frota oficial

De autoria do governador Mauro Carlesse, o Decreto n° 5.869, publicado no Diário Oficial dessa quinta-feira, 25, determina o recolhimento dos veículos oficiais, locados ou da frota própria, inclusive os de representação, na garagem central ou em pátios das unidades administrativas. De acordo com a publicação, o decreto entra em vigor nesta sexta-feira, 26, e a determinação corresponde aos veículos oficiais utilizados para atividades administrativas em todos os órgãos do Poder Executivo.

CASO MORTE DE SARGENTO EM GURUPI 26/10/2018

"Permanecemos unidos", dizem representantes das forças de segurança do Tocantins

O Governo do Tocantins realizou nesta quinta-feira, 25, uma coletiva de imprensa, no Palácio Araguaia com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa, e do secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Ubaldo Monteiro, para tratar sobre a morte do sargento da PM Gustavo Teles, ocorrida na segunda-feira, 22, em Gurupi.

GOVERNO DO TO 26/10/2018

Governo publica programação e procedimentos voltados para o encerramento do exercício financeiro e o controle de gastos

O Governo do Tocantins publicou o decreto nº 5.868 no Diário Oficial desta quarta-feira, 24, em que divulga a programação e os procedimentos voltados para o encerramento do exercício financeiro de 2018.

PROPOSTAS 25/10/2018

Delegados da Polícia Civil reúnem-se com Governo do Estado e apresentam demandas da categoria

Dando continuidade ao ciclo de reuniões com as categorias de servidores públicos, o governo do Estado representado pelo vice-governador Wanderlei Barbosa recebeu nesta quarta-feira, 24, o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins - SINDEPOL-TO, bem como uma comissão de delegados de todo o estado. Na reunião foram apresentadas as demandas da categoria para o mandato que se inicia em 2019, visando a valorização da Polícia Civil do Tocantins.

SAÚDE 25/10/2018

Pacientes do HGP recebem consultório odontológico

Um consultório exclusivamente para o atendimento dos pacientes internados, que necessitem de atendimento odontológico emergencial ou que necessitem de tratamento odontológico por indicação médica para preparo pré-cirúrgico será entregue nesta quinta, 25, às 16 horas, no Hospital Geral de Palmas (HGP).

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA 25/10/2018

Deputados questionam critérios de seleção e liberação de emendas parlamentares

O tema principal das discussões da sessão matutina desta quarta-feira, 24, foi o pagamento das emendas parlamentares. Para os deputados, falta transparência nos critérios de pagamento das emendas individuais, que são impositivas.

TRÂNSITO 25/10/2018

Malha viária tocantinense vai receber classificação de acordo com nível de segurança

A malha rodoviária tocantinense pavimentada vai passar por avaliação de segurança viária. Rodovias estaduais pavimentadas receberão uma classificação de 1 a 5 por estrelas, sendo que 3 estrelas significará uma rodovia com o mínimo de segurança para o tráfego voltada para os quatro tipos de usuários. Os tipos de usuários são: veículos, motociclistas, pedestres e ciclistas. A classificação será elaborada de acordo com as condições de segurança levantadas de 100 em 100 metros.

ELEIÇÕES 2018 24/10/2018

Polícia Militar realiza "Operação Eleição Geral" para garantir tranquilidade neste segundo turno

A Polícia Militar realizará no período de 25 a 29 de outubro em todo o estado do Tocantins a Operação "Eleição Geral/2018 - 2º Turno" com o objetivo de garantir o exercício do direito cívico do eleitor, e resguardar o andamento do pleito durante todo o período. Aproximadamente 1800 policiais militares serão empregados para atuar exclusivamente nas eleições, não comprometendo o serviço ordinário, que será mantido normalmente.

SEGURANÇA PÚBLICA 24/10/2018

Forças de Segurança abrem inscrições para o 2º Seminário Internacional de Polícia Comunitária do Estado do Tocantins

Nos dias 07 e 08 de novembro do corrente ano, acontecerá o Seminário Internacional de Polícia Comunitária do Estado do Tocantins, que em sua 2ª edição, debaterá práticas de aproximação entre forças de segurança pública e comunidade com palestrantes do Japão, Chile e Brasil. O evento será realizado no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas - TO, no dia 07/11, a partir das 18h30, e 08/11, às 14h30.

REUNIÃO 23/10/2018

Governador Mauro Carlesse discute incentivos fiscais com empresários do Grupo Sabão Oeste

Discutir a desburocratização para concessão de incentivos para empresas interessadas em se instalar no Estado. Esse foi o principal motivo de uma reunião do governador Mauro Carlesse com o diretor da Associação dos Atacadistas do Tocantins (Adat), Pedro Paulo, e executivos do Grupo Sabão Oeste, de Anápolis, em processo de implantação no Distrito Industrial de Gurupi (Paig), nesta terça-feira, 23, no Palácio Araguaia.

OPERAÇÃO ROTA DO OURO 23/10/2018

PF investiga mercado ilegal de ouro no Tocantins

A Polícia Federal deflagrou nessa manhã (23) a OPERAÇÃO ROTA DO OURO com o objetivo de desarticular suposto mercado de ouro ilegal extraído da região de Natividade-TO.

NO PALÁCIO ARAGUAIA 23/10/2018

Mauro Carlesse recebe representante de empresa alemã e discute linha de crédito para o Tocantins

O novo momento do Tocantins, experimentado a partir da segurança política, começa a despertar interesse da classe empresarial do Brasil e de outros países. Nesta segunda-feira, 22, o governador Mauro Carlesse recebeu no Palácio Araguaia o executivo da empresa MLW - Intermed de Financiamento de Equipamentos Alemães para o Brasil, Luiz Sampaio Zacchi. O empresário veio ao Estado oferecer uma linha de crédito do governo alemão, para financiamento de equipamentos de alta tecnologia.

JUSTIÇA 22/10/2018

Injúria racial: Homem ofende vizinho e é condenado pelo juiz da Escrivania Criminal de Colinas

Por cometer injúria racial contra um vizinho, técnico em computação foi condenado, nesta segunda-feira (22/10), ao pagamento de R$800 como medida alternativa à pena de um ano e dois meses de reclusão determinada pelo juiz Marcelo Eliseu Rostirolla, da Escrivania Criminal de Colinas.

DANOS MORAIS 22/10/2018

Empresas são condenadas por negativar nome de pessoa falecida

A Justiça condenou três empresas a indenizar uma moradora de Palmas, em R$10 mil, por cobrança indevida de financiamento da mãe após sua morte. O juiz Jordam Jardim ainda determinou a quitação imediata dos contratos segurados, restituição das parcelas pagas e exclusão do nome da autora dos órgãos de Proteção ao Crédito.

PALMAS 22/10/2018

Obras de drenagem e pavimentação asfáltica no setor Taquari estão a todo vapor

Uma das obras mais esperadas pelos moradores do Setor Taquari, em Palmas, o tão sonhado asfalto, está tendo uma atenção especial do governador Mauro Carlesse. Com os serviços iniciados há cerca de 60 dias, o Governo do Estado tem intensificado o trabalho e as obras estão a todo vapor.

AGENDA INTENSA EM BRASÍLIA 22/10/2018

Após ser reeleito, Mauro Carlesse busca recursos para o Tocantins no governo federal

Após cumprir compromissos de Governador nos dias 8 e 9, posteriores à eleição do 1º turno, no qual foi reeleito com 57,39% dos votos válidos, Mauro Carlesse foi a Brasília (DF) em busca de destravar a liberação de recursos que estavam parados devido ao período eleitoral. "Nós estamos andando e procurando não perder o prazo dos contratos. Essa vinda aqui é muito importante, pois estamos vendo alguns contratos que estão prestes a vencer, pois queremos dar continuidade ao nosso trabalho", disse.

EMPRÉSTIMO PESSOAL FALSO 20/10/2018

Polícia Civil alerta a população quanto aos perigos do golpe do falso empréstimo consignado

A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da 1ª Delegacia de Palmas, alerta à população do Estado para a reincidência de um golpe, que tem por finalidade lesar, principalmente, servidores públicos.

ECONOMIA 19/10/2018

Governador Mauro Carlesse recebe empresários interessados em investir no Estado

O governador Mauro Carlesse recebeu, na noite dessa quinta-feira, 18, empresários da empresa Gestão de Negócios Agropecuários Ltda (GNA), de Rio Verde (GO), interessados em investir no ramo de granja para produção de ovos. No Tocantins, eles conheceram a cidade de Gurupi, no sul do Estado, onde conheceram o potencial local e nesta sexta-feira, 19, devem visitar a região de Paraíso. De acordo com o empresário Carlos Brands, o Tocantins tem um grande potencial de consumo de ovos e todo o produto é oriundo de outros estados, o que torna a região atrativa para a sua empresa.

REDENÇÃO-PA 19/10/2018

Polícia Civil do Tocantins continua às buscas de empresária suspeita de desviar R$ 15 milhões da prefeitura de Redenção

A Polícia Civil do Tocantins continua na procura da empresária Kelley Borges de Araújo Machado para cumprir um mandado de prisão expedido pela Justiça do Estado do Pará. Contando com empresa instalada em Palmas, a empresária é suspeita de participar de um esquema que teria desviado cerca de R$ 15 milhões da prefeitura de Redenção, município localizado no Sul do Pará.

LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL 18/10/2018

Governador e bancada federal discutem prioridades para destinação de emendas

Saúde, Educação e Segurança Pública são prioridades para o Governo do Tocantins. É isso que afirmou o governador Mauro Carlesse, em Brasília (DF), nessa quarta-feira, 17, durante a reunião com a Bancada Federal do Estado. O encontro ocorreu para discutir a destinação dos recursos de Emendas de Bancada que o Estado tem direito para o ano de 2019, conforme a Lei Orçamentária Anual (LOA).

SEGURANÇA PÚBLICA 18/10/2018

Forças de segurança do Tocantins recebem a visita do ministro Raul Jungmann em Palmas

Na tarde desta quarta-feira (17), o ministro de estado da Segurança Pública, Raul Jungmann, esteve em Palmas, onde realizou uma visita às instalações do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro. Na oportunidade, o ministro foi recebido, ainda no aeroporto Lysias Rodrigues, pelo vice-governador do Estado, Wanderley Barbosa, pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Ubaldo Monteiro Barbosa, pelo comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Jaison Veras, bem como demais integrantes da Diretoria da Segurança Pública do Tocantins.

ENERGISA 17/10/2018

Ligados: projeto itinerante da Energisa está ouvindo a população

Estar próximo é ter familiaridade e estabelecer laços. É com esse sentimento que as equipes da Energisa estão visitando o interior do Tocantins para conhecer de perto as necessidades dos seus clientes e ouvindo a população com o projeto "Ligados". Sucupira, Palmeirópolis e Rio dos Bois foram os primeiros municípios visitados pela ação.

DEPOIS DE CAMPANHA VITORIOSA 17/10/2018

João Neto volta ao comando da Secretaria de Comunicação

A edição do Diário Oficial (DOE) publicada na noite desta terça-feira, 16, trouxe a nomeação do marqueteiro João Francisco Aguiar, conhecido como João Neto, para o comando da Secretaria de Comunicação do Governo.

AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO 17/10/2018

"Gato": Energisa intensifica ações para garantir segurança e energia de qualidade para os seus clientes

Os desvios e gambiarras realizados para fazer o furto de energia colocam em risco toda a população, principalmente os vizinhos de onde está localizado o conhecido "gato". Quando alguém manipula o medidor para não pagar a conta de luz, a energia utilizada naquele local deixa de passar pelo sistema de proteção podendo causar acidentes fatais. Também fica comprometida a qualidade do fornecimento de energia, pois o "gato" rouba a energia dos clientes que pagam a conta regularmente, causando oscilações e até falta de energia.

SAÚDE DO TO 17/10/2018

Governo do Estado investe em medicamentos de alto custo para tratamento de pacientes do Tocantins

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, continua investindo em medicamentos e insumos para atender aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins. Somente com a compra de medicamentos alto custo, entre os meses de janeiro e setembro, já foram investidos R$ 1.376.204,66. No último mês de setembro, mais de R$ 300 mil foram destinados apenas à aquisição do medicamento somatropina, hormônio de alto custo distribuído pela Assistência Farmacêutica Estadual.

INVESTIMENTO 12/10/2018

Tocantins vai sediar indústria de lentes oftálmicas chinesa

O governador Mauro Carlesse recebeu nesta quinta-feira, 11, o empresário chinês Wang Guang Biao. Ele veio ao Palácio Araguaia tratar da implantação da indústria Royal Optical, que fabrica lentes oftálmicas de alta tecnologia. O empreendimento será implantado em Porto Nacional e deve gerar algo em torno de 800 empregos diretos e envolve recursos na ordem de 10 milhões de dólares, segundo Wang Guang.

REUNIÃO COM MINISTROS E COM TEMER 11/10/2018

Governador Mauro Carlesse vai a Brasília em busca de benefícios para o Tocantins

O Governador Mauro Carlesse esteve em Brasília (DF) nesta quarta-feira, 10, para uma série de audiências em busca de benefícios e projetos estratégicos para o Tocantins, bem como a liberação de recursos que estavam parados devido ao período eleitoral. Essa foi a primeira audiência em Brasília depois de reeleito. Na comitiva do governo do Estado, junto com o Mauro Carlesse, estavam presentes o secretário de Estado da Fazenda, Sandro Henrique; secretário da Representação, Renato Assunção; deputados federais Carlos Henrique Gaguim e Lázaro Botelho; o senador eleito Eduardo Gomes; o subsecretário de Planejamento, Sergislei Moura; e o chefe de gabinete do governador, Divino Allan.

SANIDADE DO REBANHO 11/10/2018

Adapec promove mudanças na vacinação contra brucelose que beneficiará o produtor rural

Com o objetivo de erradicar a brucelose no Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) anuncia mudanças no processo de vacinação contra a zoonose que além de garantir a sanidade do rebanho irá facilitar a vida dos produtores rurais. Uma das principais mudanças que já está em vigor é a utilização da vacina Cepa RB51 para as bezerras bovinas de 3 a 8 meses. Antes, as bovinas nesta faixa etária só poderiam vacinar com a vacina Cepa B19.

SALÁRIOS DOS SERVIDORES 10/10/2018

Governo do Estado paga segunda parcela da folha de setembro nesta quinta-feira

Mais de R$ 134 milhões estarão disponíveis nas contas dos servidores públicos estaduais nesta quinta-feira, dia 11. O dinheiro é referente à quitação dos salários do mês de setembro.

COMEMORAÇÃO 10/10/2018

CER e Hospital Infantil preparam uma programação especial para o Dia das Crianças

O Dia das Crianças está chegando e para comemorar a data, o Centro Estadual de Reabilitação (CER) e o Hospital Infantil de Palmas (HIP), promoverão diversas atividades destinadas aos pequenos pacientes.

ENERGISA 09/10/2018

Prazo para inscrição de projeto de economia de energia termina nesta quinta-feira

Os clientes da Energisa que pensam em investir em economia de energia têm até esta quinta-feira, 11/10, para inscrever seus projetos na Chamada Pública de Projetos do Programa de Eficiência Energética. Serão destinados mais de R$ 5,4 milhões para projetos com foco na redução do consumo de energia, melhoria das instalações elétricas e ações educacionais. Podem participar da chamada, clientes do poder público, comercial e serviços, iluminação pública e residenciais.

ADAPEC 09/10/2018

Animais que participarão de eventos pecuários podem ser vacinados contra aftosa a partir do dia 11 de outubro

A partir desta quinta-feira, 11, os produtores rurais que desejam participar de eventos pecuários, com bovídeos de até 24 meses, devem procurar a Agência de Defesa Agropecuária para solicitar a antecipação da vacinação contra a febre aftosa.

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA 08/10/2018

OLP abre curso para professores de língua portuguesa em todo o País

O Programa Escrevendo o Futuro de iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), contribui para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o país.

ENERGISA 04/10/2018

Trinta anos do Tocantins: energia renovada para continuar crescendo

Levar energia para a casa das pessoas tem sido a missão de Joaquim Martins da Silva há quase 30 anos. Eletricista da Energisa em Araguaína, a história de Joaquim se confunde com a do Tocantins, que neste 5 de outubro celebra três décadas da sua criação. Em 1989, ele viu a oportunidade de crescer junto com o estado recém-nascido, fazendo um trabalho que vem garantindo energia de qualidade para o crescimento da mais nova unidade da federação.

EM ARAGUAÍNA 03/10/2018

Professora e agente que estavam reféns de grupo que fugiu da unidade prisional Barra da Grota são liberados

Os dois reféns do grupo de reeducandos que fugiu da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína, foram liberados no final da tarde desta quarta-feira, 03. A professora Elisângela Mendes Sobrinho, 43 anos, e o técnico em Defesa Social, Roberto da Silva Aires, 27 anos, logo após liberados foram encaminhados à unidade prisional, onde recebem os primeiros atendimentos médicos. Ambos ficaram mais de 24 horas em poder dos fugitivos.

ELEIÇÕES 2018 03/10/2018

PM apresenta plano de segurança para Eleições; segurança será reforçada com mais de mil policiais nas ruas

A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) divulgará em coletiva de imprensa a ser realizada às 9 horas desta quinta-feira, 04, o Plano de Operação de Policiamento da Eleição Geral 2018. Está previsto o emprego de mais de mil policiais para atuarem na segurança do pleito que ocorrerá no dia 7 de outubro, com início às 08h e encerramento às 17 horas. O objetivo do planejamento, de acordo com o comando da PM, é garantir ao cidadão exercício do seu direito constitucional na escolha dos novos representantes do país. A coletiva ocorrerá no auditório do Quartel do Comando Geral da PM (QCG) em Palmas.

FUGA NO PRESÍDIO BARRA DA GROTA 03/10/2018

Governador repudia a exploração por parte de dois candidatos, sobre a falsa informação da morte da professora Elisangela Mendes

Em nota, a coligação, o governador Mauro Carlesse (PHS) "repudia a exploração" por parte de dois candidatos "sobre a falsa informação da morte" da professora Elisangela Mendes, que segue em poder dos fugitivos.

PRESOS NESTA TERÇA EM PALMAS 02/10/2018

Com colombianos presos por praticar crimes contra a economia popular e extorsão, são encontrados materiais de campanha de Amastha

Dois estrangeiros foram presos na tarde desta terça-feira,02, em Palmas pela Polícia Civil suspeitos de praticarem crimes contra a economia popular, promover ou constituir organização criminosa, contra a ordem econômica e extorsão. As investigações, realizadas pela Delegacia Especializada em Investigações Criminais -DEIC Palmas apontam que os dois homens realizavam empréstimos a pequenos comerciantes, cobrando-lhes altos juros e em muitas vezes de maneira intimidatória no momento do recebimento dos valores.

SAÚDE 02/10/2018

SES informa funcionamento do Hemocentro e conclama doações antes dos feriados

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que todas as unidades de coletas de sangue da Hemorrede no Estado não irão funcionar para doações, na sexta-feira, 05 e sábado, 06, em virtude do feriado em comemoração aos 30 anos do Tocantins.

GOVERNO DO TO 02/10/2018

Governo economiza R$ 161 milhões reduzindo gastos com pessoal entre maio e agosto de 2018

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento (Sefaz), publicou no Diário Oficial n° 5.207, o Relatório de Gestão Fiscal e Execuções Orçamentárias do 2° quadrimestre de 2018. No comparativo com o 1° quadrimestre deste ano, os gastos com pagamento de servidores caíram 3,8%, o que gerou uma economia de R$ 161 milhões aos cofres do Estado, de maio a agosto de 2018.

LUTO 01/10/2018

Governador Mauro Carlesse emite Nota de Pesar pelo falecimento de João Pereira da Costa, o João Bispo

Confira na íntegra a Nota de Pesar, Governador Mauro Carlesse, pelo falecimento de João Pereira da Costa, o João Bispo.

AÇÃO 28/09/2018

Carlesse assina termos com Unicef e Cedeca reafirmando compromissos com crianças e adolescentes

O compromisso de promover oportunidades para garantir um futuro digno a cada criança e adolescente tocantinense foi reafirmado pelo Governador e candidato à reeleição, Mauro Carlesse (PHS), na manhã desta sexta-feira, 28. Em seu escritório político, em Palmas, Carlesse assinou o termo "Mais que promessas", com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Simultaneamente, assinou as Cartas-Compromisso com a primeira infância, criança e adolescentes, junto ao Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) Glória de Ivone.

EDUCAÇÃO 28/09/2018

Técnicos das 13 Regionais de Ensino recebem capacitação para assessorarem programas do Unicef nos 139 municípios

Visando fortalecer o assessoramento aos municípios tocantinenses na área da Educação, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) realizam, nesta sexta-feira, 28 de setembro, capacitação para os técnicos das 13 diretorias Regionais de Educação (DREs) que já atuam no apoio aos programas educacionais no âmbito municipal. A formação abrange os programas Busca Ativa e Selo Unicef município aprovado.

ENERGISA 28/09/2018

Super Liga da Energia: Energisa lança campanha para conscientização do consumo

O Grupo Energisa lançou a campanha "Super Liga da Energia", em que os personagens Clara, Marcelo e Carol darão dicas de consumo e uso eficiente de energia elétrica. A proposta é incentivar a população a mudar hábitos de consumo de energia para que não haja desperdício e, assim, consiga economizar não só dinheiro, mas também alcançar bem-estar e ainda preservar o meio ambiente.

FACULDADE SERRA DO CARMO 28/09/2018

Serra do Carmo em Ação realiza ações sociais na Casa de Apoio Vera Lúcia, em Palmas

A FASEC - Faculdade Serra do Carmo anualmente realiza o Serra do Carmo em Ação. A instituição de ensino tem o compromisso de promover o desenvolvimento regional por meio de elaboração e execução de projetos de responsabilidade social. Este ano, a instituição escolhida é a Casa de Apoio Vera Lúcia, que fornece hospedagem e alimentação para pacientes e familiares de pacientes dos hospitais públicos do Tocantins. Esta ação será realizada neste sábado, 29 de setembro, das 8 às 12h.

AÇÕES DA SEDUC 28/09/2018

Governo do Estado inicia processo de melhorias emergenciais na Casa do Estudante de Palmas

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes finalizou esta semana as manutenções emergenciais na Casa do Estudante de Palmas, cumprindo a primeira etapa do cronograma de melhorias da unidade apresentado às entidades da educação e à Defensoria Pública do Estado pela Superintendência de Juventude da Seduc. No local, foi realizada toda a limpeza da área externa e interna, poda de árvores, retirada de entulho e galhadas, além da desobstrução da rede de esgoto.

SALÁRIO 27/09/2018

Governo do Estado antecipa pagamento de parte dos servidores

Com o compromisso de manter os salários dos servidores em dia, o Governo do Estado do Tocantins vai antecipar, para este sábado, dia 29, a quitação de parte da folha de salários referente ao mês de setembro.

SAÚDE 27/09/2018

SES realiza homenagem a parceiros e doadores no Dia Nacional de Doação de Órgãos

"O gesto da doação propicia o resgate da saúde física e psicológica de várias pessoas, sejam elas pacientes ou familiares, trazendo de volta a esperança de viver. Doar órgãos é um ato de amor, solidariedade e respeito à vida. Nenhum transplante seria possível sem um doador". Assim a gerente da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos do Tocantins (CETTO), Suziane Aguiar Crateús Vilela justifica a realização do evento que acontecerá hoje, dia 27, às 17h, no auditório do Anexo I da SES/TO, em homenagem aos doares de órgãos e aos parceiros que colaboram com o processo no Tocantins.

ENERGISA 26/09/2018

Energisa orienta população sobre segurança com a rede de energia

As atividades que envolvem energia elétrica devem ser realizadas de forma segura e responsável, por profissionais qualificados, pois são de alto risco. Subir em postes, trocar transformadores, fazer instalação de medidores, manobrar chaves seccionadoras na rede de energia são serviços que só as equipes da Energisa podem realizar, pois são preparadas para desenvolver o trabalho com segurança.

PARCERIA 26/09/2018

Adapec e Senar fortalecem cooperação técnica para realização de cursos

Com o objetivo de alinhar ações e discussões pertinentes à parceria entre as instituições para realização do Curso de Manejo e Aplicação de Vacina Contra a Brucelose para formação de auxiliares vacinadores, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO) reuniram-se na manhã desta quarta-feira, 26, em Palmas. Na ocasião, foi atualizado o termo de cooperação e técnica e tratado da agenda de treinamento para os próximos meses de 2018 e 2019, que depois será disponibilizada no site www.senar-to.com.br.

PROJETO NOSSA ENERGIA 25/09/2018

Araguaína recebe projeto da Energisa com cadastro na Tarifa Social

Araguaína recebe nesta quarta-feira, 26/9, o caminhão do projeto Nossa Energia, da Energisa. Cerca de 2 mil clientes no município se enquadram na Tarifa Social e podem procurar o caminhão para obter descontos de até 65% na tarifa de energia. Além disso, esses clientes também poderão trocar lâmpadas comuns por LED e participar de atividades educativas sobre o uso seguro e eficiente de energia. Nos dias 26 e 27/9, o caminhão Nossa Energisa estará no Parque Cimba e no dia 28/9, no Colégio Militar.

INCENTIVO AO ESPORTE 25/09/2018

Carlesse vai implantar escolinhas de iniciação esportiva em todo o Tocantins

Uma das propostas do Governador Mauro Carlesse para a área do esporte é implantar, em parceria com os municípios, escolinhas de iniciação esportiva em todo o Estado, usando como exemplo a escolinha Nilton Santos, em Palmas.

SAÚDE 25/09/2018

Fórum Perinatal que discutirá assistência à gestante acontece nesta quinta, 27

Com o tema "Mudanças de Paradigmas na Assistência à Gestante", será realizada no próximo dia 27, das 8h às 18h, no Auditório do Palácio do Araguaia, o Fórum Perinatal. O evento será um espaço de discussão e busca de solução dos desafios sobre a Política de Atenção Integral a Saúde da Mulher e Criança. O fórum é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da área técnica de Atenção Especializada. As inscrições já se encerraram e foram destinadas aos profissionais da saúde que atuam em maternidades e na Atenção do Básica dos municípios.

ATS 24/09/2018

Governo vistoria caminhões pipas para levar água às regiões castigadas pela estiagem no Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), deve publicar ainda esta semana, o edital para o credenciamento de pessoas físicas e jurídicas para fornecer água potável para as famílias de várias regiões do Tocantins, que estão em condição de emergência por falta de água devido ao período de estiagem.

OPORTUNIDADE 24/09/2018

Energisa está com inscrições abertas para Programa de Trainee 2019

O Grupo Energisa está com inscrições abertas para o Programa de Trainee 2019 da companhia, que é uma das principais empresas de distribuição de energia elétrica do país. A previsão de início do programa é em janeiro de 2019 e a duração será de nove meses. Os candidatos devem ser dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Energia, Matemática, Estatística, entre outras, com formação entre dezembro de 2016 e dezembro de 2018. É necessário ter inglês avançado e disponibilidade para mudanças de domicílio e viagens. As 12 vagas são para todos os estados em que a empresa atua (SP, MG, MT, MS, TO, PB, SE). Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de setembro, por meio do link https://www.traineegrupoenergisa.com/.

GOVERNO DO TO 24/09/2018

Ações de Carlesse à frente do Governo eleva posição Tocantins no ranking dos estados

Medidas adotadas pelo Governo do Tocantins desde que Mauro Carlesse, candidato à reeleição pela coligação Governo de Atitude, assumiu o Executivo interinamente, no mês de abril, já refletem positivamente na imagem e credibilidade do Estado. O Tocantins subiu uma posição no ranking de Competitividade dos Estados, organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria e a Economist Intelligence Unit - divisão de pesquisas e análises do grupo que edita a revista inglesa The Economist. O ranking foi publicado na revista Veja (edição 2.600), de 19 de setembro.

SAÚDE 21/09/2018

Secretaria da Saúde realiza 1ª captação de múltiplos órgãos em criança no Tocantins

No fim da tarde desta sexta-feira, 21, foi realizado no Hospital Geral de Palmas (HGP), a 1ª captação de múltiplos órgãos, em criança, destinados a transplantes. Essa é a quarta captação de múltiplos órgãos em poucos meses no Estado, sendo a segunda na mesma semana. A doação só foi possível graças ao gesto de amor e solidariedade dos pais da criança, os funcionários públicos, Odimar Rodrigues Brito e Adriana Rocha da Silva que tomaram esta importante decisão após o diagnóstico de morte encefálica de sua pequena de nove anos, devido um afogamento.

ENERGISA 21/09/2018

Energisa trabalha inclusão de pessoas com deficiência

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência Física - 21 de setembro - este ano tem um gosto especial para Josivan Glória Medeiros, 29 anos, colaborador da Energisa. Há quase dois anos na empresa, na qual entrou como assistente administrativo, Josivan acaba de ser promovido ao cargo de técnico de Distribuição de Redes. "É só o começo, quero contribuir cada vez mais com o meu time e claro, crescer como profissional", finaliza.

GESTÃO CARLESSE 21/09/2018

Estado terá Batalhão da Polícia Militar Fazendária

O governador e candidato à reeleição, Mauro Carlesse (PHS), determinou que o comando da Polícia Militar e a Secretaria Estadual da Fazenda discutam, estruturem e implantem o Batalhão de Polícia Militar Fazendária, especializado na prevenção e repressão de crimes contra a ordem tributária. O projeto já foi elaborado pela PM e encaminhado à Sefaz, que deverá enviá-lo em breve à Casa Civil e depois à Assembleia Legislativa, em forma de Projeto de Lei.

EM BELÉM-PA 21/09/2018

Tocantins participa da 1° Reunião de formação da Rede de Núcleos Estaduais de apoio aos arranjos produtivos da região Norte do Brasil

Representantes de sete Estados da Região Norte do país, incluindo o Tocantins, estiveram reunidos esta semana em Belém do Pará, na sede da Superintendência de Desenvolvimento da Região Norte (SUDAN), com objetivo de formar uma rede entre os núcleos estaduais de apoio à Arranjos Produtivos da região norte do país.

BENEFÍCIOS PARA O HRG 20/09/2018

Carlesse anuncia instalação de 10 leitos de UTI para recém-nascidos em Gurupi

Em visita ao Hospital Regional de Gurupi, nesta quinta-feira, 20, o governador e candidato à reeleição Mauro Carlesse (PHS) anunciou que o local passará a contar com dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), sendo seis pediátricos e quatro neonatais. Na última segunda-feira, 17, Carlesse havia anunciado a ampliação de 10 para 20 UTIs para adultos, já em fase de instalação.

SEGURANÇA 20/09/2018

Com o reforço de 11 viaturas e novos equipamentos, PM se prepara para atuar nas eleições gerais

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa, aproveitou a ocasião para exaltar o bom trabalho que os comandantes vêm cumprindo em todas as unidades da Capital e do interior do Estado, mesmo diante de diversas dificuldades. "Agradeço o empenho de todos, que frente às unidades agem com sabedoria na condução e motivação dos seus comandados, mesmo diante das grandes exigências que nos têm sido impostas", ressaltou o coronel Jaizon.

INFRAESTRUTURA 20/09/2018

Obras do Fórum de Araguaína e de entupimento da "cratera" da TO-222 em Araguaína são vistoriadas

O secretário de Estado das Cidades e Infraestrutura, Claudinei Quaresmin, esteve na manhã desta quinta-feira, 19, em Araguaína, onde visitou as obras do novo Fórum da Justiça e também da cratera na TO-222, no perímetro urbano, ambas executadas pelo gestão estadual de Mauro Carlesse (PHS).

EDUCAÇÃO 20/09/2018

Carlesse apoia ensino superior e anuncia investimento em pesquisa e tecnologia

O ensino superior no Tocantins está dando um grande salto de qualidade e desenvolvimento com a gestão de Mauro Carlesse (PHS). Para os próximos anos, caso reeleito, o candidato afirma que o Governo continuará a fazer uma gestão de inclusão dos estudantes no ensino superior público e gratuito.

GOVERNO DO TO 20/09/2018

Secretário da Saúde notifica empresa responsável pela dedetização do Hospital Regional de Araguaína e vistoria instalações

O secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, vistoriou nesta quarta-feira, 19, as instalações do Hospital Regional de Araguaína (HRA) e anunciou medidas para aprimorar a sanidade do local. O gestor informou que o Governo notificou a empresa responsável pelo serviço de imunização e pelo controle integrado de pragas urbanas, para que seja realizada uma ação de reforço emergencial no HRA.

REDUÇÃO DE GASTOS 19/09/2018

Ajuste fiscal iniciado por Carlesse vai recuperar poder de investimento do Estado

O governador e candidato à reeleição, Mauro Carlesse (PHS), está promovendo um amplo ajuste das contas públicas do Estado. Em pouco mais de três meses à frente do Governo já reduziu o gasto com pessoal em cerca de 4% e vai reenquadrar o Estado à Lei de Responsabilidade Fiscal até o início do próximo ano.

SAÚDE 19/09/2018

Hospital Geral de Palmas comemora fila zero e dez mil procedimentos no serviço de hemodinâmica

Neste mês, o serviço de Hemodinâmica do Hospital Geral de Palmas (HGP) chegou à marca de dez mil procedimentos realizados e uma fila zerada. Implantado em 2012, o serviço de hemodinâmica do HGP realiza uma média de 200 atendimentos por mês de cateterismo, angioplastia, procedimentos vasculares, procedimentos neurológicos, arritmias cardíacas e colangeografia endoscópica, classificados como procedimentos de alta complexidade cardiovascular e neurológico. A Hemodinâmica é a especialidade que estuda a circulação do sangue.

GOVERNO DO TO 18/09/2018

Gestão Carlesse é reconhecida por desburocratizar pendências do setor do agronegócio do Tocantins

O Governo de Mauro Carlesse (PHS) tem trabalhado para desamarrar os nós que impedem o crescimento econômico do Tocantins. Uma demanda que estava travada entre os agricultores do estado e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) foi resolvida pelo Governador e candidato à reeleição, possibilitando assim que eles pudessem conseguir autorização para liberação de empréstimo junto ao Banco do Brasil.

SAÚDE 18/09/2018

Estado começa instalação da máquina de radioterapia de Araguaína

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta segunda-feira, 17, os trabalhos de instalação da máquina de radioterapia em Araguaína. O processo inclui etapas de instalação, calibragem, testes e treinamento da equipe por se tratar de um equipamento de alta complexidade.

EM SÃO PAULO 17/09/2018

Siqueira Campos deixa UTI após retirar intestino, e seguirá em recuperação no hospital

O ex-governador José Wilson Siqueira Campos (DEM) deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta segunda-feira, 17, do hospital em que está internado em São Paulo. Siqueira foi submetido a uma cirurgia para retirada de todo o intestino grosso no último dia 7 após um sangramento

RECURSOS 17/09/2018

Carlesse fortalece projetos de irrigação São João e Manuel Alves com investimentos de mais de R$ 12 milhões

Os projetos de irrigação São João e Manuel Alves, localizados em Porto Nacional e Dianópolis, respectivamente, vão receber investimentos na ordem de R$ 12.469.741,00 para obras de infraestrutura e aquisição de equipamentos. As informações estão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa sexta-feira, 14.

EM SÃO PAULO 17/09/2018

Mãe do governador volta a ser internada em UTI em estado grave

A mãe do Governador do Tocantins Mauro Carlesse (PHS) voltou a ser internada nesta segunda-feira, 17, na UTI do Hospital Santa Magiore, em São Paulo, cidade onde mora dona Maria Olívia Carlesse, de 82 anos.

Araguatins Fest Music 2018WRGPS OABFarcomShop do BicoSucesso FMBAUVereador Professor Júnior GeoGPSWELLBlog do Felipe de Sá