CAMPANHA BOLETO BANCÁRIO
Facebook

Estado

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 23/05/2019

Prof. Júnior Geo volta a cobrar o concurso da Assembleia Legislativa

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) solicitou, por meio de requerimento, na tarde dessa quarta-feira, 22, informações referentes à realização do concurso público para provimento de vagas do quadro de pessoal da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (AL-TO).

WORKSHOP 21/05/2019

Energisa e Abradee reúnem bancada federal em Palmas

Os desafios do setor elétrico, a tarifa e manutenção do serviço, além da importância da energia para a qualidade de vida tanto dos tocantinenses, quanto de todos os brasileiros, foram os assuntos tratados durante o Workshop "A importância do congresso nacional para o setor elétrico brasileiro", realizado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), em Palmas. Seis parlamentares da bancada federal tocantinense compareceram ou enviaram um representante ao evento que aconteceu na sede da Energisa Tocantins.

MPTO 17/05/2019

Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado denuncia 11 pessoas pela prática de fraudes virtuais

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ajuizou, no último dia 15, denúncia criminal contra 11 pessoas, integrantes de uma organização criminosa que praticava fraudes pela internet.

BALANÇO 16/05/2019

Energisa recebe mais de 20 mil visitantes na Agrotins

A participação da Energisa na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019) foi um sucesso. Mais de 20 mil pessoas passaram pelo espaço que a distribuidora preparou para receber seus clientes em uma experiência única. Recebidos pela a cia de teatro Art Palco e as histórias da "Família de Energia", o público aprendeu sobre segurança com a rede de energia, eficiência energética e viu de perto experimentos com energia elétrica, estática e sobre energia mecânica e geração de energia eólica e solar.

REALIZADA NO BRASIL E EM PORTUGAL 15/05/2019

Pesquisa da mestranda da UFT Gabriela Melo, estuda o diálogo do ensino universitário com o mercado de trabalho

A pesquisa intitulada "Ensino e Atuação dos Jornalistas na Região Norte do Brasil e em Portugal" da mestranda Gabriela Melo, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) busca verificar como o ensino corresponde ao que é exigido pelo mercado de trabalho ou à própria continuidade da ciência.

WORKSHOP 13/05/2019

Energisa e Abradee recebem bancada federal tocantinense nesta sexta, 17

Nesta sexta-feira, 17, a Energisa Tocantins e a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) recebem representantes da bancada federal tocantinense na sede da concessionária, para participar do workshop "A importância do congresso nacional para o setor elétrico brasileiro". O evento, realizado pela Abradee, também vem acontecendo em outros estados. Na Tocantins, acontece na sede da Energisa, em Palmas.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 13/05/2019

Projeto de Lei proposto por Prof. Júnior Geo busca incentivo ao primeiro emprego

O deputado Professor Júnior Geo (PROS) apresentou na Assembleia Legislativa do Tocantins no último mês, um Projeto de Lei (PL) que institui o Selo Empresa Incentivadora do Primeiro Emprego. O mesmo PL já está em vigor em outros estados como Paraná e Bahia.

ENERGISA 13/05/2019

Acidentes com rede de energia são provocados por intervenções sem autorização da concessionária

Somente as equipes da Energisa podem fazer intervenções no sistema elétrico. Subir em postes, trocar transformadores, fazer instalação de medidores, manobrar chaves seccionadoras na rede de energia são serviços que só os eletricistas da distribuidora podem realizar, pois são preparadas para desenvolver o trabalho com segurança. Além de ser crime, intervir na rede coloca em risco a pessoa que está fazendo a atividade e também os colaboradores da distribuidora de energia.

FNO 11/05/2019

Banco da Amazônia disponibiliza R$ 2 bilhões para financiamentos no Tocantins

O secretário de Agricultura, pecuária e Aquicultura, César Halum, participou na manhã desta sexta-feira, 10, da assinatura de contratos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), recursos administrados pelo Banco da Amazônia (Basa).

DICAS PARA SEUS CLIENTES 10/05/2019

Energisa: estande leva experiência única para visitantes da Agrotins 2019

Muitos estudantes, crianças, produtores rurais, empresários passaram pela Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019) nos últimos dias e visitaram o estande da Energisa, que este ano preparou uma experiência única para os seus clientes. Um espaço interativo, que promove conhecimento, educação e contato com a arte do teatro. Foram essas atrações que chamaram a atenção de Washington Lira e sua família durante sua passagem pelo estande.

CUIDADO COM MÃES E PAIS 10/05/2019

Professor Júnior Geo solicita espaço para filhos de servidores e visitantes da Assembleia Legislativa

O deputado Professor Júnior Geo (PROS) solicitou na última quinta-feira, 9, um espaço que atenda aos pais e mães, servidores e visitantes do Legislativo Tocantinense. Na ocasião, o deputado lembrou que empresas particulares com mais de 30 pessoas já possuem essa obrigação pelo artigo 400 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e isso deve ser estendido ao setor público.

INCENTIVO 09/05/2019

Indústria tocantinense que comercializa sua produção no Sul do Pará apresenta produtos no Espaço Empresarial da Agrotins

Aberta oficialmente nessa terça-feira, 07, a 19ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019) conta com o Espaço Empresarial onde estão expostos produtos oriundos da indústria do Tocantins do setor alimentício, calçados, artesanato, além de empresas prestadoras de serviço e tecnologia. E é apostando nesta divulgação e na conquista de novos mercados que a empresa Temperos Smark, está lançando seus produtos na Agrotins. Esta indústria trabalha com a linha de temperos, doces e petiscos, e comercializa sua produção na Capital e no Sul do Par

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 09/05/2019

"Tirem a mão da nossa educação" diz Prof. Júnior Geo sobre corte de verbas do Governo Federal

Professor concursado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) desde 2004, o também deputado estadual Prof. Júnior Geo (PROS) usou a tribuna na tarde da última quarta-feira, 9, para questionar o corte de verbas nos investimentos da educação básica e ensino superior anunciado pelo Ministério da Educação.

ENERGISA NA AGROTINS 2019 09/05/2019

Clientes da Energisa têm serviços, informações e atrações educativas na Agrotins

A autoleitura rural é uma as comodidades que a Energisa oferece para o cliente que está no campo. Visitante da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), o produtor rural José Raimundo Soares conhece essa facilidade e visitou o estande da distribuidora para ter mais informações sobre a tarifa rural. "Já conheço e uso o serviço de autoleitura, que faço com o uso do calendário rural. É muito prático e consigo controlar minha conta de luz vigiando o consumo. Agora venho entender um pouco mais sobre o desconto da tarifa rural", pontuou.

OPERAÇÃO CATARSE 08/05/2019

Polícia Civil faz buscas em endereços de irmãs da deputada Valderez por suspeitas de serem funcionárias fantasmas

A Polícia Civil de Araguaína fez buscas em endereços de duas mulheres suspeitas de serem funcionárias fantasmas da Secretaria-Geral de Governo do Tocantins. Maria do Perpétuo Socorro Castelo Branco e Vânia Maria Castelo Branco são irmãs da deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP), que é a atual líder do governo na Assembleia Legislativa.

DURANTE AGROTINS 08/05/2019

Carlesse entrega caminhões e kits que vão beneficiar a agricultura familiar nos municípios

O governador Mauro Carlesse entregará nesta quinta-feira, 9, às 16 horas, equipamentos para a modernização das Centrais de Apoio à Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar dos 139 municípios do Tocantins . O evento ocorreno Centro de Convivência da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019). O programa conta com recursos da ordem de R$ 5,7 milhões do Ministério da Cidadania com contrapartida do Governo do Tocantins.

ORIENTAÇÕES AOS CLIENTES 08/05/2019

Energisa leva apresentação de teatro sobre segurança com energia elétrica para a Agrotins

Com a "Família de Energia", a cia de teatro Art Palco usa o bom humor na apresentação de uma esquete, que envolve o público em um assunto muito sério: segurança com energia elétrica. Na conversa de uma família, os personagens abordam uma situação cotidiana, de colocar fogo em lixo no quintal de casa. O episódio é contado pela esposa ao marido sobre as consequências. O marido então entende o problema e aprende uma lição importante com o filho, que transmite o que aprendeu com Zé da Luz, mascote da Energisa.

EVENTO 08/05/2019

Semana da Enfermagem do Senac aborda empreendedorismo na área da saúde

Vem aí um dos maiores eventos da área da saúde, a Semana da Enfermagem, ótimo oportunidade para estudantes e profissionais que buscam trocas de experiências, atualização e ficar por dentro das novas temáticas que envolvem a profissão. O evento que é uma parceria com o Conselho Regional de Enfermagem - Coren, acontecerá nas unidades do Senac em Palmas nos dias 21 e 22 de maio, Gurupi nos dias 23 e 24 e em Araguaína nos dias 30 e 31 (ver programação).

AGROPECUÁRIA 07/05/2019

Deputados prestigiam solenidade de abertura oficial da Agrotins 2019

Acompanhado de 11 parlamentares, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PHS), participou da abertura oficial da 19ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), realizada na manhã desta terça-feira, dia 7, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

A PARTIR DE AMANHÃ 06/05/2019

Governador Mauro Carlesse transfere gabinete para a Agrotins

A estrutura montada no local da feira será utilizada para atendimentos a empresários e produtores que tem interesse em investir no Estado. Governador pretende interagir com expositores e agricultores familiares presentes na Agrotins.

SERVIÇOS 04/05/2019

Energisa leva atrações culturais e educativas para a Agrotins 2019

A Energisa preparou uma programação especial para os seus clientes que irão visitar a 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019). O evento acontece de 7 a 11 de maio, que este ano terá como tema "Agronegócio de atitude sustentável". O estande da distribuidora, no Centro Agrotecnológico de Palmas, está repleto de atrações educativas e culturais, além de serviços voltados para os clientes rurais com atendimento, orientação jurídica e de extensão rural, autoleitura e o recadastramento dos clientes do campo para garantir o benefício de até 35% de desconto.

INSCRIÇÕES ATÉ 27 DE MAIO 02/05/2019

Chamada pública da Energisa destina R$ 480 mil para projetos de eficiência

As prefeituras de todo o Tocantins têm uma oportunidade única de tornar mais eficiente a iluminação pública em seus municípios. Está aberto o edital da Chamada Pública para inscrição de projetos do Programa de Eficiência Energética da Energisa. Serão destinados R$ 480 mil para projetos com foco na redução do consumo de energia e modernização da iluminação pública.

ENERGISA 29/04/2019

Universalização rural: 20% das unidades consumidoras de energia estão na zona rural

Marcado por longas distâncias e ainda, pelo vazio geográfico, o Tocantins possui hoje 89% da rede de energia na zona rural. Por outro lado, apenas cerca de 20% dos clientes de energia estão nesta área, sendo 117.577 das 589.888 unidades consumidoras do Estado. Só no primeiro trimestre deste ano foram realizadas 464 ligações rurais e a expectativa é ligar 1.499 até o próximo mês de dezembro. Ao todo, são 2.735 quilômetros de rede de alta tensão e 95.958 km de rede de média e baixa tensão em todo o Estado.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 26/04/2019

Prof. Júnior Geo aponta investimento em fiscalização de trânsito como solução para reduzir gastos públicos

O deputado Professor Júnior Geo (PROS) utilizou a tribuna na última semana para solicitar maiores investimentos em fiscalização de trânsito. O parlamentar ressaltou que o investimento na área causa a redução de acidentes de trânsito e, consequentemente, de gastos com saúde e previdência em todas as esferas.

AGROTINS 2019 25/04/2019

Indústria e Comércio levará produtos industrializados no TO para Agrotins

A Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços (SICS) vai levar para a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins/2019), produtos alimentícios oriundos das Indústrias do Tocantins como temperos, óleo e derivados do coco babaçu, biscoitos, sorvetes, polpas de frutas, café, rapadura, cachaças e licores, dentre outros. Além de empresas voltadas a outros segmentos como energia renovável, novas tecnologias e transporte.

ACORDOS FIRMADOS 23/04/2019

Profissionais da Adapec encerram greve após proposta do governo

Os profissionais da Adapec definiram pôr fim a greve nesta terça-feira, 23, após a categoria receber uma proposta do governo através do presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, construída juntamente com os secretários da Seagro e Sefaz.

REUNIÃO 23/04/2019

Secretaria da Agricultura traça estratégias para segurança na Agrotins

Com objetivo de checar o andamento dos trabalhos para que a Agrotins 2019 ocorra com tranquilidade e segurança, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), realizou na manhã desta terça-feira, 23, uma reunião com representantes das instituições públicas de segurança que participarão da Agrotins 2019. O encontro ocorreu no Centro Agrotecnológico de Palmas.

EM PALMAS 23/04/2019

Encontro de gestores Municipais de Saúde discute desafios da área; ATM participa e comenta: "Falta capacidade de investimento aos Municípios"

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM), representada por seu presidente, o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, teve assento na mesa de autoridades da abertura oficial do 17° Encontro de Secretarias Municipais de Saúde, ocorrido nesta terça-feira, 23, em Palmas. Na companhia de representantes de órgãos ligados à saúde, o presidente da ATM apresentou desafios enfrentados pelos Municípios na oferta dos serviços de saúde.

NOVIDADE 18/04/2019

Conta de luz da Energisa vira boleto bancário a partir desta 2ª feira

A conta de luz da Energisa agora é boleto bancário, o que torna o processo de pagamento ainda mais fácil, rápido e seguro para os clientes. A novidade, que amplia a rede de recebimento da fatura, começa a ser implementada em todo o Tocantins a partir desta segunda-feira, 22/4.

DIA, 18 17/04/2019

Governo do Estado decreta ponto facultativo nesta quinta-feira santa

O Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, 17, trará ato do governador Mauro Carlesse que decreta ponto facultativo nesta quinta-feira,18, de endoenças, conhecida popularmente como quinta-feira santa.

CONTA DE LUZ 16/04/2019

Energisa orienta clientes sobre o cadastro na Tarifa Social

Mais de 115 mil unidades consumidoras localizadas nos 139 municípios atendidos pela Energisa Tocantins são beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Com ela, o cliente pode obter descontos entre 10% e 65% na conta de luz, dependendo da faixa de consumo. O cadastro deve ser feito pelo clientes que se enquadram no benefício pelo 0800 721 3330 ou nas Agências de Atendimento da Energisa. Somente a concessionária de energia pode fazer esse cadastramento, que é gratuito.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 12/04/2019

Projeto de Lei para beneficiar alunos com deficiência é proposto por Júnior Geo

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) apresentou na Assembleia Legislativa do Tocantins o Projeto de Lei de sua autoria que assegura a matrícula ao aluno com deficiência e aos filhos de pessoas com deficiência em escola da rede estadual de ensino que seja de sua escolha.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA 11/04/2019

Presidente Antonio Andrade destaca ações de valorização dos jornalistas

Uma série de medidas para melhorar a Comunicação da Assembleia Legislativa e valorizar a classe de jornalistas foi apresentada pelo presidente da Casa, deputado Antônio Andrade (PHS), na sessão solene em homenagem ao Dia do Jornalista, realizada na manhã desta quinta-feira, 11. No conjunto de ações estão a reestruturação da TV Assembleia e ampliação do sinal para novos municípios, a melhoria das condições de serviços para os assessores de Comunicação da Casa e profissionais da imprensa que divulgam os trabalhos parlamentares, além de novo portal de notícias.

PAGAMENTO 09/04/2019

Servidores estaduais do Tocantins recebem salários nesta quarta-feira, 10

O Governo do Tocantins quita a segunda etapa do pagamento dos servidores do Estado, referente ao mês de março, nesta quarta-feira, 10.

19ª EDIÇÃO 08/04/2019

Carlesse lança Agrotins 2019 e destaca potencialidade do Estado para o agronegócio

Com o tema Agronegócio de Atitude Sustentável, o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, lançou na tarde desta segunda-feira, 8, a 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que será realizada no período de 7 a 11 de maio, no Parque Agrotecnológico de Palmas. O evento aconteceu no auditório do Palácio Araguaia, com a presença de representantes do agronegócio, autoridades políticas e membros da sociedade civil, que na oportunidade conheceram a programação daquela que já é considerada a maior feira do gênero da região norte e a 5ª maior do País.

NO PALÁCIO ARAGUAIA 05/04/2019

Governo lança Agrotins 2019 nessa segunda-feira, 08

Com o tema "Agropecuária de Atitude Sustentável", a 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), será lançada pelo Governo do Estado nessa segunda-feira, 08, às 14h, no Auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA 04/04/2019

Sessão Solene vai homenagear 30 anos de fundação da OAB/TO

A Assembleia Legislativa do Tocantins vai realizar às 8 horas da manhã desta sexta-feira, 5, Sessão Solene em homenagem à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seccional Tocantins, pelos seus 30 anos de fundação no Estado. A realização da sessão atende a requerimento do deputado estadual Ricardo Ayres (PSB).

NA ÚLTIMA SEMANA DE TRAMITAÇÃO 04/04/2019

Prof. Júnior Geo propõe método ABA da psicologia para crianças e adolescentes com autismo nas escolas

O deputado Professor Júnior Geo (PROS) propôs, sugestão ao Executivo sobre a aplicação da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) nas escolas do Tocantins na última semana em que se fala sobre a conscientização sobe o Transtorno do Espectro Autista. O parlamentar destaca que o uso do método com crianças tem por objetivo integrar a criança à comunidade da qual ela faz parte.

EVENTO INTERNACIONAL 04/04/2019

Senadora Kátia Abreu palestra sobre agricultura em Harvard, nos EUA

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) desembarca nesta quinta-feira (4) nos Estados Unidos a convite da Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas do mundo, para ministrar palestra sobre os avanços e desafios da agricultura brasileira. É a segunda vez que a parlamentar é convidada pela instituição para falar sobre o tema durante a Brazil Conference at Harvard & MIT.

SAÚDE 03/04/2019

HGP investe em tecnologia para retirada de tumores cerebrais

O Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou, pela primeira vez, um procedimento utilizando o aspirador ultrassônico para a remoção de um tumor cerebral - o equipamento permite extrair a neoplasia com menor lesão e impacto nos vasos cerebrais. A cirurgia ocorreu na segunda-feira, 1º, em um paciente de 71 anos e foi conduzida pelo neurocirurgião com especialidade em neuro-oncologia do Hospital Sírio Libanês, Vinícius Bessa Rodrigues, junto com a equipe multiprofissional do HGP.

ALERTA 03/04/2019

"Gato" de energia gera prejuízos para a sociedade

Oscilação de tensão e até falta de energia elétrica são algumas das consequências dos chamados "gatos", que comprometem a qualidade do fornecimento, pois roubam a energia dos clientes que pagam a conta regularmente. Situações assim geram prejuízo para toda a sociedade e colocam em risco não só quem faz o "gato", pois a energia utilizada naquele local deixa de passar pelo sistema de proteção, podendo causar acidentes a partir de curtos-circuitos e até incêndios. Só neste ano, mais de 1.800 casos de desvios e gambiarras foram flagrados no Tocantins e 18 pessoas foram presas por cometer este crime.

CRIME 03/04/2019

OAB/TO vai acompanhar apuração das investigações pelo assassinato do advogado morto a tiros em Santana do Araguaia-PA

A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins recebeu nesta segunda-feira, 1, advogados e familiares do advogado tocantinense Ronaldo da Silva Simas, recentemente assassinado em Santana do Araguaia-PA.

PROJETO PATROCINADO PELA ENERGISA 03/04/2019

Pela primeira vez, mitos Javaés são registrados por não-índios no Tocantins

A magia das histórias tradicionais indígenas, com roteiros fantásticos que contam os mitos e as crenças do povo Javaé foram relembradas e registradas por meio do projeto Mitos Indígenas em Travessia, em visita ao Tocantins. Darci Mauerri Javaé, cacique da aldeia São João, no Parque Nacional do Araguaia, lembra que esta foi a primeira vez que não-índios estiveram na aldeia para registrar as histórias tradicionais indígenas com o objetivo de torná-las conhecidas fora dali e que o projeto trouxe de volta para a vida da comunidade uma prática antiga.

AGROTINS 2019 03/04/2019

Secretaria da Agricultura abre inscrições para vendedores ambulantes, lanchonetes e food truks na Agrotins

O Governo do Tocantins por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), informa aos interessados que estão abertas as inscrições para o cadastro de ambulantes, lanchonetes e food trucks, para participarem da 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019). O prazo para apresentar proposta para cadastros finaliza no próximo dia 14.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 02/04/2019

Prof. Júnior Geo propõe PL que estabelece mês de combate a violência contra idosos no Tocantins

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei, de sua autoria, que institui o mês de combate à violência contra a pessoa idosa, denominado "Junho Violeta/Prata", no Tocantins. O objetivo do projeto é sensibilizar e envolver a população sobre a importância do respeito à integridade da pessoa idosa.

ATÉ DIA 12 01/04/2019

Inscrições para ministrar palestras na Agrotins 2019 estão abertas

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), por meio da comissão organizadora da Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins Brasil 2019) informa aos interessados em ministrar palestras, que têm até o dia 12 de abril para se inscrever. O link para o cadastro está disponível https://forms.gle/BiisJmPg6ix5RcTZ8 . A Feira será realizada de 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na T0-050, saída para Porto Nacional.

PROJETO LIGADOS 30/03/2019

Energisa leva cultura e economia de energia para mais de 11 mil pessoas no Tocantins

Onze municípios tocantinenses tiveram acesso à cinema, teatro, cultura, informação, serviços e ações educativas nos últimos dois meses, com a programação do projeto Ligados, da Energisa. O projeto que viaja o Tocantins com o caminhão Nossa Energia, além de ampliar o diálogo com os clientes, também promove a economia de energia com a troca de lâmpadas comuns por LED e realiza o cadastro na Tarifa Social, que pode gerar uma redução de até 65% no valor da tarifa de energia.

NOTA DE REPÚDIO, ESCLARECIMENTO E APOIO 30/03/2019

Oficiais reafirmam que Tenente-coronel da PM não invadiu sala de depoimentos da Delegacia de Homicídio de Palmas

Após publicação da matéria intitulada: "Tenente-coronel da PM invade sala de depoimento e bate boca com delegado, após prisão de soldado suspeito de atropelar adolescente em Palmas", colegas de trabalho do Tenente-Coronel Francilnaldo Machado Bó, enviaram nesta sexta-feira, 29, nota de repúdio, esclarecimento e apoio, contra o delegado responsável pelas investigações sobre o caso.

VACINAÇÃO 29/03/2019

Secretaria da Saúde orienta profissionais sobre imunização contra influenza

Com o intuito de planejar as ações da campanha de vacinação contra a Influenza no Estado, a Secretaria da Saúde por meio da Gerência de Imunização realiza nos dias 2 e 3 de abril, a reunião macrorregional para a 21º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2019, no auditório da Assembleia Legislativa, em Palmas. Outra reunião acontece simultaneamente no auditório da Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT, em Araguaína, com os técnicos dos municípios situados no Norte do Estado.

MUDANÇA 29/03/2019

Conta do Grupo Energisa vira boleto bancário

A conta de luz do Grupo Energisa mudou para melhor: ela acaba de virar boleto bancário para tornar o processo de pagamento ainda mais fácil, rápido e seguro para os clientes. A novidade, que amplia a rede de recebimento da fatura, começa a ser implementada em toda área de concessão do Grupo em abril, seguindo um cronograma com datas específicas para cada empresa.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA 29/03/2019

Plenário aprova Lei Orçamentária Anual 2019

Os deputados aprovaram na noite desta quinta-feira, 28, a Medida Provisória 2/2019 que suspende reajustes e progressões dos servidores do Poder Executivo por 24 meses, e não 30 meses como originalmente apresentado. A redução do período é fruto de negociação entre sindicalistas e deputados, que suavizaram a proposta.

EM GURUPI 29/03/2019

PF deflagra operação LEPTONET para desarticular quadrilha especializada em produzir e colocar em circulação moeda falsa através de redes sociais

A Polícia Federal deflagra nesta manhã (29/03) a OPERAÇÃO LEPTONET na cidade de Gurupi, visando desarticular quadrilha especializada em produzir e colocar em circulação moeda falsa, através de redes sociais, como WhatsApp e Facebook.

PAGAMENTO 28/03/2019

Governo amplia teto e servidores com salário líquido de até R$3.800 recebem nesta sexta-feira

O Governo do Estado irá efetuar o pagamento da folha de salários referente ao mês de março nesta sexta-feira, 29. Os recursos estarão disponíveis para saque para os servidores com rendimentos líquidos de até R$ 3.800. Nesta etapa, serão investidos aproximadamente R$ 60 milhões para cerca de 25 mil servidores.

ESCLARECE ADAPEC 28/03/2019

Campanha de vacinação contra aftosa continuará de 1º a 31 de maio

Com a mudança na dosagem da vacina contra febre aftosa que passou de 5 ml para 2 ml, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) vem detectando que muitos produtores rurais confundiram a data do início da comercialização da nova vacina para algumas particularidades com o calendário oficial de vacinação contra doença. A respeito disso, a Adapec esclarece que o calendário oficial de vacinação contra a febre aftosa continua o mesmo, sendo de 1º a 31 de maio.

FISCALIZAÇÃO 28/03/2019

Metrologia Estadual verifica radares na BR-153 e em Araguaína

Atendendo ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nº 544/2014, é obrigatória a verificação de radares de velocidade uma vez por ano ou todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo. Desta forma, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) realiza a operação de Verificação Pós Reparo destes aparelhos na BR-153, próximo às cidades de Miranorte, Pugmil, Barrolândia, Oliveira de Fátima e em Araguaína, região norte do Estado. A ação verificatória acontece de 28 a 30 de março e visa verificar a exatidão das medições efetuadas pelos radares. Durante o período serão aferidos cinco radares e a operação vai contar com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o isolamento e segurança do trânsito durante os ensaios metrológicos.

4ª FASE DA LUZ DA INFÂNCIA 28/03/2019

Polícia Civil do Tocantins cumpre mandados de busca e apreensão em operação de combate à pedofilia e pornografia infantil

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos - DRCC, em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública, participa nesta quinta-feira, 28, da quarta fase da Operação Luz da Infância. O objetivo é identificar supostas atividades relacionadas à crimes envolvendo exposição de crianças e adolescentes a abuso e exploração sexual pela internet.

NESTA QUINTA 27/03/2019

Governador Carlesse participa de leilão da Ferrovia Norte-Sul

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, participa nesta quinta-feira, 28, como convidado do Governo Federal, do leilão da Ferrovia Norte-Sul - trecho entre Porto Nacional (TO) a Estrela D"Oeste (SP). O Leilão está marcado para às 15 horas, em São Paulo.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 27/03/2019

Prof. Júnior Geo solicita concurso para o Quadro Geral, em especial saúde e educação

O deputado Professor Júnior Geo (PROS) apresentou um requerimento nesta terça-feira, 26, solicitando ao Governo a realização de um concurso público para o Quadro Geral do Estado. Na ocasião, destacou a carência nas áreas da educação e saúde e reafirmou a importância de efetivos para a continuidade do serviço com autonomia.

FÓRUM DE GOVERNADORES 27/03/2019

Carlesse defende maior participação dos Estados na distribuição das receitas

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, voltou a defender uma maior participação dos Estados na divisão das receitas por parte do Governo Federal. O Governador Tocantinense entende ser necessário um novo Pacto Federativo, para que a participação dos Estados e dos Municípios seja maior na distribuição dos recursos a esses entes.

SEGURANÇA PÚBLICA 26/03/2019

Delegacia Virtual facilita o registro de Boletim de Ocorrência em casos de menor complexidade

Com o objetivo de desburocratizar a vida do cidadão numa sociedade em que uso racional do tempo é fundamental, o governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), disponibiliza uma ferramenta que permite o registro pela internet de Boletim de Ocorrência (BO) de casos de menor complexidade. Para isso, basta acessar a Delegacia Virtual no endereço https://www2.ssp.to.gov.br/delegaciavirtual.

ATÉ QUARTA-FEIRA, 27 25/03/2019

Ministério da Saúde determina recolhimento de kits Imuno-Rápido Sífilis

Atendendo uma determinação do Ministério da Saúde, os estabelecimentos de saúde e os municípios do Tocantins deverão entregar os kits Imuno-Rápido Sífilis - Wama, abertos ou fechados, na assistência farmacêutica estadual até esta quarta-feira, 27, para que a Secretaria de Estado da Saúde possa realizar a devolução ao laboratório de origem. A devolução se deve ao fato de terem sido detectados problemas e intercorrências com relação à solução tampão do kit,com alertas de tecnovigilância da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

OBRAS 25/03/2019

Governo prepara força-tarefa que garantirá melhorias em rodovias estaduais

O governo do Tocantins dará início, no dia 15 de abril deste ano, a uma força-tarefa com o objetivo de restabelecer as condições de tráfego da malha viária tocantinense.

AEM-TO 25/03/2019

Metrologia Estadual inicia Operação Páscoa

Celebrar a Páscoa é uma tradição milenar cultivada por muitas famílias, que, atualmente buscam nos estabelecimentos comerciais os ovos de chocolate para presentear. Para assegurar a concorrência legal e garantir que o consumidor pague somente pelo peso do produto indicado nos rótulos, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realiza a Operação Páscoa, nas áreas de Pré-Medidos e de Qualidade.

DADOS CADASTRAIS 25/03/2019

Energisa: cadastro atualizado amplia acesso do cliente a informações e serviços

Quando contratamos um serviço é importante conhecermos como ele funciona e de que forma podemos contribuir para ter comodidade e praticidade no nosso dia a dia. No caso do fornecimento de energia elétrica também é assim: manter os dados atualizados é essencial para seguir informado sobre solicitações e ainda evitar imprevistos em caso de mudança de residência ou imóvel comercial.

REUNIÃO 25/03/2019

Adetuc e Corpo de Bombeiros discutem parceria para segurança dos turistas na temporada de praia

Com objetivo de garantir a segurança dos turistas no período de temporada de praia de 2019, ocorreu na manhã desta segunda-feira, 25, na Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), uma reunião com vice-presidente da Adetuc, Mounira Hawat, técnicos do Turismo e representantes do Corpo de Bombeiros.

EDUCAÇÃO 25/03/2019

Projeto de tecnologia para escolas é lançado pelo Governo do Estado nesta quinta-feira, 28

Fortalecer o uso das tecnologias nas escolas públicas do Tocantins é o principal objetivo do projeto TO Ligado, que será lançado pelo Governo do Estado, na próxima quinta-feira, 28, às 9h, no Campus I da Unirg, em Gurupi (Avenida Antônio Nunes da Silva, nº 2195, Parque das Acácias). A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com os municípios, e o investimento é do fundo não reembolsável para Educação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o programa BNDES Educação Conectada. Mais de R$ 3,5 milhões serão destinados para mais tecnologia nas escolas do Tocantins.

EVENTO 25/03/2019

Seminário vai apresentar resultados de projetos em pesca artesanal na bacia Araguaia-Tocantins

Na próxima quarta-feira, 27 de março, acontece em Caseara, evento sobre pesca artesanal. O III Seminário Integrador da Pesca Artesanal do Araguaia está marcado para o auditório da sede do Parque Estadual do Cantão e a participação é aberta aos interessados. O objetivo é que instituições que tenham projetos nesta temática na bacia dos rios Araguaia e Tocantins apresentem suas ações e resultados, além das perspectivas para os próximos anos. Uma das instituições que vai mostrar resultados de projeto de pesquisa é a Embrapa Pesca e Aquicultura, de Palmas.

NOVAS MEDIDAS 22/03/2019

Governo promove mudanças para melhorias no atendimento de usuários do Plansaúde

O Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Tocantins (Plansaúde) contabilizou, no mês de fevereiro, 65.268 atendimentos ambulatoriais, com uma média de 2.174 procedimentos diários. A melhoria dos serviços prestados pelo plano tem sido uma das prioridades da atual gestão.

ÀS 17 HORAS 22/03/2019

LIBRAS - Senac Idiomas recebe visita de Embaixatriz da ONU

A Língua Brasileira de Sinais - Libras é um meio de garantir a socialização e interação do surdo na sociedade. E o Senac Idiomas reforça a importância desta língua na inclusão das pessoas surdas, com a oferta dos cursos de Libras.

EM DIANÓPOLIS 22/03/2019

Por meio do WhatsApp, consumidores denunciam instabilidade no fornecimento de água e Procon/TO autua BRK

O Procon Tocantins, por meio do Núcleo de Atendimento de Diánopolis, atuou nesta quarta-feira, 20, a concessionária BRK por falta de água em diversos setores do município. No mês de fevereiro a empresa já havia sido autuada pelo mesmo problema.

OBRAS DE ADEQUAÇÃO 21/03/2019

Governo intensifica ação para garantir que os estádios Resendão e Mirandão recebam jogos do Campeonato Tocantinense

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), intensificou as obras de adequação dos estádios Gilberto Resende Rocha, o Resendão, em Gurupi; e Leôncio de Souza Miranda, o Mirandão, em Araguaína, para garantir que ambos tenham condições de receber jogos no Campeonato Tocantinense de Futebol, que começa no dia 6 de abril.

REUNIÃO 20/03/2019

Seagro realiza debate sobre ampliação do espaço físico e a setorização da Agrotins

A ampliação do espaço físico e a setorização da Agrotins foram assuntos debatidos na manhã desta quarta-feira, 20, durante uma reunião com parceiros de instituições públicas estaduais e federais. O objetivo da reunião foi para definir as atividades a serem desenvolvidas durante 19ª Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2019).

SAÚDE 18/03/2019

Governo regulariza atendimentos do Hospital Dona Regina em menos de 24 horas

Depois de diversos dias com aumento anormal de atendimentos, lotação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e um crescimento atípico de nascimento de recém-nascidos (RNs) prematuros ou com malformações congênitas que necessitavam de tratamento intensivo, o Hospital e Maternidade Dona Regina volta à normalidade. Com o incansável trabalho das equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e dos profissionais de saúde do Hospital Dona Regina, foi possível acomodar ou transferir todos os pacientes que necessitavam realizar as cirurgias pediátricas ou os partos de urgência e emergência.

SENAC/TO 18/03/2019

Votação aberta para o projeto PAPAGA.IO na Febrace

Já está aberta a votação popular que vai escolher os melhores projetos da Febrace - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia 2019. O projeto PAPAGA.IO, do Senac Tocantins, é o único projeto do Senac Brasil que participará da feira, que acontece em São Paulo.

INFORMAÇÕES 18/03/2019

Energisa ouve clientes em audiência pública sobre projetos de eficiência energética

A Energisa quer ouvir os seus clientes, recebendo sugestões, opiniões e informações, sobre os projetos do seu Programa de Eficiência Energética. Por isso, está aberta até o próximo dia 13/4, uma Audiência Pública que reunirá essas informações, além de divulgar e tornar públicos os documentos dos projetos de eficiência energética realizados em 2018.

RECONHECIMENTO 18/03/2019

Dia da Autonomia homenageia luta de antepassados pela emancipação do norte de Goiás

O Dia da Autonomia foi instituído pela Lei nº 960, de 17 de março de 1998, considerando-o feriado estadual. "A data é uma forma que temos de homenagear os desbravadores e incansáveis lutadores que, com seus conhecimentos, compromisso e dedicação, conseguiram fazer a Corte voltar os olhos para as famílias que aqui viviam e sofriam com o isolamento", esclareceu o ex-governador Siqueira Campos.

SAÚDE 18/03/2019

Governo do Estado negocia com profissionais para iniciar serviço de radioterapia em Araguaína

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) está em negociação com dois profissionais para iniciar os atendimentos de radioterapia na cidade de Araguaína. O equipamento está instalado na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Regional de Araguaína (Unacon/HRA). Para tanto é necessária à contratação de um responsável técnico e um supervisor substituto de proteção radiológica.

EVENTO NACIONAL 18/03/2019

Projeto desenvolvido no Senac Palmas representará o Tocantins nesta semana na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

O único projeto do Senac Brasil que participará da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Febrace é do Tocantins. Durante os dias 19 a 22 de março, em São Paulo-SP, no Campus da USP, acontece o evento, que é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos. Desenvolvido no Senac Palmas, o projeto Papaga.io é um protótipo de um robô de conversação (chatbot) para a internet, composto por uma rede neural de informações sobre o turismo do Tocantins. Os membros responsáveis pela sua elaboração são o aluno da Aprendizagem em Serviços de Supermercado, Alan Pereira de Souza, o instrutor Vagner Cassol (Orientador) e Leandro Dias Costa (Coorientador).

DISCUSSÃO DA MP Nº 02 15/03/2019

Governo participa de Audiência Pública na Assembléia Legislativa

A necessidade de unir forças para que o Estado se enquadre dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e aumente sua nota de classificação na Secretaria Nacional do Tesouro (SNT), foi destaque na Audiência Pública realizada nesta quinta-feira, 14, na Assembléia Legislativa do Tocantins, para discutir a Medida Provisória nº 02, que suspende os reajustes e progressões de servidores públicos do Estado.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 14/03/2019

Júnior Geo apresenta PL para a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos para os doadores de sangue e medula óssea

O deputado Professor Júnior Geo (PROS) apresentou, na tarde desta quarta-feira,13, dois Projetos de Lei (PL) em estimulo à doação de sangue e medula óssea no Tocantins. O primeiro PL diz respeito à isenção na taxa de concursos públicos para quem for doador e o segundo busca o livre acesso do Hemocentro em órgãos públicos para a realização de campanhas de conscientização.

DURANTE SESSÃO NA AL 13/03/2019

Prof. Júnior Geo homenageia professora e apresenta PL que proíbe nomeação de pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha

Durante sessão ordinária na última terça-feira, 13, o deputado estadual Prof. Júnior Geo (PROS) apresentou Projeto de Lei que veda a nomeação para cargos em comissão de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Maria da Penha - Lei Federal 11.340/16, no âmbito estadual. "A violência contra a mulher, lamentavelmente, existe nos diferentes grupos da sociedade, põe em perigo suas vidas e viola seus direitos. É necessário ampliar as medidas de combate a esse crime", destacou o parlamentar.

EM SÃO PAULO 13/03/2019

Tocantins representa Senac em evento nacional

O único projeto do Senac Brasil que participará da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Febrace é do Tocantins. Durante os dias 19 a 22 de março, em São Paulo-SP, no Campus da USP, acontece o evento, que é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 13/03/2019

Prof. Júnior Geo mostra preocupação com decreto sobre a Polícia Civil

O deputado Professor Júnior Geo (PROS) usou a tribuna na manhã desta terça-feira, 12, para expor sua preocupação quanto ao decreto que impõe medidas aos policiais civis do Tocantins. Na ocasião, Geo declarou que foi um grande equívoco do Governo, além de ferir a liberdade de imprensa e a independência necessária para o desenvolvimento do trabalho dos delegados.

HENRIQUE & JULIANO 13/03/2019

Dupla sertaneja grava vídeo em defesa da Polícia Civil do Tocantins

Após decreto n° 5.915/2019 do Governo do Estado do Tocantins, publicado no Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira, 11, que limita a ação da Polícia Civil nas investigações. Em um vídeo que está sendo compartilhado por várias pessoas nas redes sociais, a dupla sertaneja tocantinense Henrique & Juliano, fala da confiança que tem nas polícias do Tocantins.

REUNIÃO 12/03/2019

Governo apresenta proposta, aos profissionais de saúde, para normalizar atendimento nas unidades de Saúde do Tocantins

O secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, acompanhado de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, apresentou na manhã desta terça-feira, 12, na sala de reuniões do Palácio Araguaia, proposta para regulamentação das jornadas de trabalho no âmbito das unidades de saúde, especificamente nos locais de atendimento ininterrupto. A proposta foi apresentada, aos sindicatos representantes das categorias de profissionais da Saúde, em reunião da Mesa Estadual de Negociação Permanente do Trabalho no Sistema Único de Saúde.

APOIO 12/03/2019

Energisa patrocina exposição sobre a criação do Tocantins

Percorrendo o Tocantins com iniciativas de cinema e cultura, a Energisa tem promovido o acesso a trabalhos nacionais. Agora, chegou a vez de falar do mais jovem estado brasileiro, o Tocantins. Para isso, a empresa patrocina a exposição fotográfica Siqueira Campos, um Estadista do Setentrião Goiano ao Tocantins, que acontecerá de 15/3 a 19/6, no Memorial Coluna Prestes, em Palmas. Com entrada gratuita, a exposição ficará aberta ao público das 8 às 18 horas.

DADOS DA ADETUC 12/03/2019

Carnaval movimenta mais de R$ 5,7 milhões na economia tocantinense

Dados divulgados pela Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) mostram que o Tocantins movimentou R$ 5.757.310, entre os dias 1º e 4 de março deste ano, nos municípios de Gurupi, Porto Nacional, Dianópolis, Xambioá, Araguatins, Palmas e na Região do Jalapão (2 a 4 de março).

CONCURSO PÚBLICO DE 2014 11/03/2019

Governador nomeia 202 aprovados no concurso do Sistema Penitenciário

O Governador Mauro Carlesse nomeou nesta segunda-feira, 11, 202 candidatos aprovados no Concurso Público para o Provimento de Cargos do Quadro da Defesa Social e Segurança Penitenciária do Quadro-Geral do Poder Executivo do Estado do Tocantins. A partir do dia 18 de março, os nomeados podem tomar posse.

"TILAPIATINS" 11/03/2019

Seagro reúne parceiros para debater evento sobre tilápia na Agrotins 2019

Faltando 56 dias para a Agrotins 2019, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, reuniu, na manhã desta segunda-feira 11, na sede da Seagro, em Palmas, representantes de instituições parceiras do setor da piscicultura, para discutir o "Tilapiatins".

PASSAPORTE DA CIDADANIA 11/03/2019

Cadernetas de Saúde da Criança estão disponíveis para municípios tocantinenses

Um instrumento de consolidação de informações de saúde que permitem acompanhamento e compartilhamento dos profissionais com a família, facilitando a comunicação entre os serviços que cuidam da criança nos diversos níveis de atenção. Esta é a função da Caderneta de Saúde da Criança - Passaporte da Cidadania, que está sendo distribuída a todos os municípios tocantinenses.

PROJETO LIGADOS 10/03/2019

Projeto da Energisa troca mais de 2,6 mil lâmpadas comuns por LED

Serviços, educação, cultura, arte e informação. É assim que a Energisa está percorrendo o Tocantins com o projeto Ligados. Na pauta, a economia de energia, sempre tratada com ações educativas, bem como, a realização da troca de lâmpadas comuns, que gastam mais energia, por unidades de LED que são até 30% mais econômicas. Este ano, sete cidades já foram visitadas onde cerca de quatro mil pessoas, entre estudantes da rede pública de ensino e a população em geral, puderam conferir as atrações culturais do projeto. Mais de 2.600 lâmpadas comuns foram substituídas e 443 cadastros na Tarifa Social de energia elétrica, com desconto que pode chegar a 65% de desconto.

PROTEÇÃO À MULHER 08/03/2019

Prof. Júnior Geo propõe Lei para dispositivo que visa garantir a segurança das mulheres

O deputado Professor Júnior Geo(PROS) propôs, pela Assembleia Legislativa, o dispositivo "Salve Maria" que visa oferecer proteção à mulher vítima de violência. A proposição sugere que o aplicativo atenda às mulheres que possuem medida protetiva concedida pelo poder judiciário, em situação vulnerável de agressão.

OBRAS DO GOVERNO DO TO 08/03/2019

Governador Carlesse determina conclusão de Escolas de Tempo Integral até o fim deste ano

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, coordenou mais uma reunião temática na tarde desta quinta-feira, 7, no Palácio Araguaia, em Palmas. Desta vez a pasta discutida foi a Educação. Retomada de obras, climatização de escolas, transporte escolar, qualidade da merenda e a cessão e compartilhamento de prédios da Educação foram os itens debatidos.

SERVIDOR PÚBLICO DO TO 08/03/2019

Governo do Estado paga neste sábado salário de fevereiro a restante dos servidores

Os servidores estaduais que recebem acima de R$ 2.600,00, líquido, irão receber o salário neste sábado, 9. Com o pagamento, irão circular no mercado tocantinense R$ 115.347.714,97, valor referente à remuneração de 16.040 servidores.

CUIDADOS COM A REDE ELÉTRICA 07/03/2019

Energisa: solicitar alteração de carga de energia diminui riscos de incêndio

Alguns cuidados com a rede elétrica são fundamentais para garantir segurança e a qualidade no fornecimento de energia. Uma causa comum para faltas de energia, curtos-circuitos e até incêndios em residências, comércios e outras estruturas é a sobrecarga. Para evitar esses transtornos e garantir não só a segurança da população, mas também que não falte energia em sua região, é importante que os clientes informem à Energisa sempre que forem ampliar o consumo de energia.

SISPEN/TO 07/03/2019

Servidores recebem capacitação para operar com eficácia o Sistema de Monitoramento Eletrônico prisional

Servidores do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen/TO), que atuam nas Centrais de Monitoramento Eletrônico (CME), reuniram-se nessa quarta-feira, 6, na Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional, com a empresa Show Tecnologia, responsável pela disponibilização e pela manutenção dos equipamentos de monitoração do Estado. No encontro, em formato de curso interativo, a empresa apresentou as novas atualizações da plataforma de monitoramento, já os servidores trocaram sugestões para o aperfeiçoamento do Sistema.

ALERTA AOS PESCADORES 07/03/2019

Cota Zero para transporte de pescados continua vigente no Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) alerta, os pescadores, que, mesmo com o fim do período da piracema no Estado, continua vigente a cota zero para transporte de pescados obtidos nas modalidades amadora e esportiva.

TOCANTINS 07/03/2019

Forças de Segurança divulgam balanço das ações no carnaval 2019 no estado

Por meio de coletiva de imprensa, realizada na sede do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), em Palmas, as forças de segurança estaduais divulgaram, na tarde desta quarta-feira (6), o balanço das ações realizadas durante o período do carnaval, em todas as regiões do estado. O resultado da operação integrada, iniciada às 19h da última sexta-feira (1º) e encerrada às 7h desta quarta-feira (6), foi apresentado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

DISCUSSÃO CONJUNTA 07/03/2019

Governador Carlesse comanda reunião integrada de secretários visando soluções para a Saúde

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, retomou a agenda oficial já no início da tarde desta quarta-feira (de cinzas), 6, e convocou o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, e também secretários de outras pastas para uma discussão conjunta em busca de soluções para as questões da Saúde. A reunião ocorreu durante toda a tarde e só terminou no início da noite, no Palácio Araguaia, em Palmas.

PARA REINTEGRAR A PESSOA DE VOLTA À SOCIEDADE 05/03/2019

Dez projetos de ressocialização desenvolvidos no Sistema Penitenciário e Socioeducativo do Tocantins

A ressocialização é uma das formas mais importantes para reintegrar a pessoa privada de liberdade de volta à sociedade. No Tocantins, o Governo do Estado, com apoio de parceiros, realiza diversos projetos ligados ao artesanato, à cultura e à leitura.

NORMALIZAÇÃO DOS TRABALHOS 02/03/2019

Saúde se reúne com médicos do Hospital Infantil para alinhar escalas médicas

O secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, se reuniu na manhã deste sábado, 2, com os médicos do Hospital Infantil de Palmas (HIPP) para dialogar sobre a normalização das escalas de atendimento.

PERÍODO DE CARNAVAL 01/03/2019

Governador Carlesse decreta ponto facultativo segunda, terça e quarta até às 14h

Decreto editado pelo governador Mauro Carlesse declara ponto facultativo, aos servidores públicos estaduais, nos dias 4, 5 e 6 de março de 2019, segunda e terça-feira de carnaval e quarta-feira de cinzas, respectivamente, sendo que, na quarta-feira, os órgãos voltam a funcionar a partir das 14 horas. O ato será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 1º de março.

FISCALIZAÇÃO PELA INTERNET 01/03/2019

Governo disponibiliza consulta em tempo real de escala de médicos em atendimento nos hospitais da Rede Estadual

A sociedade tem uma ferramenta importante relacionada à prestação de serviço de profissionais da Saúde nos hospitais do Tocantins. Por meio do site da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), é possível acessar a área que oferece o acompanhamento em tempo real da escala de profissionais em todas as unidades de atendimento do estado.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 01/03/2019

Em véspera de carnaval, Prof. Júnior Geo solicita a possibilidade de alteração dos horários dos Hemocentros

O deputado estadual Prof. Júnior Geo (PROS) usou a tribuna, na última sessão ordinária, 28, para apresentar requerimento de sua autoria, que solicita ao Governo do Estado um estudo em relação à viabilidade da ampliação do horário de funcionamento dos Hemocentros para atender doadores fora do horário comercial.

2018/2019 01/03/2019

Naturatins apresenta balanço da Piracema

Nesta sexta-feira, 1º, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) apresenta o balanço das operações realizadas pelo Órgão, no período da piracema 2018/2019 no estado do Tocantins. Durante 120 dias foram desenvolvidas 59 operações de fiscalização ambiental, para coibir a pesca predatória, além de blitz educativas, com distribuição de panfletos para sensibilização sobre a importância do período para reprodução da ictiofauna tocantinense.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 01/03/2019

Deputado Jair Farias pede reconstrução de escola em Sandolândia

Construída há 34 anos a Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, em Sandolândia, sul do Tocantins, encontra-se em péssimas condições de funcionamento, motivo que levou o deputado estadual Jair Farias (MDB) a solicitar ao Governo e à Secretaria da Educação, Juventude e Esporte a reconstrução geral da escola que foi construída em 1985.

ATUALIZAÇÃO 28/02/2019

Adetuc mobiliza municípios para cadastramento no Mapa do Turismo Brasileiro

A Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), órgão interlocutor junto ao Ministério do Turismo (MTur), está mobilizando todos os municípios tocantinenses para atualização do Mapa do Turismo do Brasil referente ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT). O Mapa tem a finalidade de ordenar e auxiliar no desenvolvimento das políticas públicas para o Turismo. Além disso, define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo MTur. O prazo para a inclusão dos municípios no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo (SISPRT), para o biênio 2019/2021, ocorrerá no período entre 1º de abril e 30 de julho.

CUIDADOS 28/02/2019

Energisa dá dicas para Festejar o Carnaval com segurança

Para que a diversão seja garantida e que todos possam curtir o Carnaval com segurança é preciso estar atento aos cuidados com a energia elétrica, que tem um papel fundamental neste grande evento. Por isso, nos locais onde são montadas estruturas, o ideal é que o cliente solicite uma Ligação Provisória junto à concessionária. Alguns cuidados também podem ser adotados nas festas em casa e com a família.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 28/02/2019

Cleiton Cardoso quer urgência na manutenção de estradas em 16 municípios

Os deputados aprovaram na sessão desta quarta-feira, dia 27, vinte requerimentos em regime de urgência constantes na ordem do dia. Nove deles são de autoria do deputado Cleiton Cardoso (PTC). Entre as solicitações do deputado estão a manutenção de rodovias estaduais que abrangem 16 municípios tocantinenses: Santa Tereza, Ponte Alta, Monte do Carmo, Porto Nacional, Bom Jesus, Santa Maria, Novo Acordo São Félix, Dianópolis, Tocantínia, Pedro Afonso, Divinópolis, Araguacema, Natividade, Dois Irmãos, Aliança e Palmas. "São obras urgentes e essenciais para as comunidades dessa s regiões", disse o parlamentar.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 27/02/2019

Projeto de Lei: Vanda Monteiro propõe prioridade para encaminhamento de vagas de emprego às vítimas de violência doméstica e familiar

A Deputada Estadual Vanda Monteiro (PSL) apresentou na manhã desta quarta-feira, 27, mais um projeto de Lei que visa promover o protagonismo feminino. O documento traz como proposta a prioridade no encaminhamento a vagas de emprego e cursos profissionalizantes para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no Tocantins.

ATRAÇÕES CULTURAIS E SERVIÇOS 27/02/2019

Ligados: Energisa leva cinema e teatro para três mil pessoas no interior

O projeto Ligados da Energisa já visitou cinco cidades no Tocantins este ano, com o caminhão Nossa Energia e uma programação cheia de novidades com cinema, teatro com o grupo ArtPalco e espetáculo com os palhaços Batatinha e Cocada. Cerca de três mil pessoas, entre estudantes da rede pública de ensino e a população em geral, já puderam conferir as atrações do projeto. Também foram substituídas mais de 1.800 lâmpadas comuns por de LED e feitos 313 cadastros na Tarifa Social de energia elétrica, com desconto que pode chegar a 65% de desconto.

INVESTIMENTOS 27/02/2019

Energisa Tocantins vai investir R$ 286,4 milhões em 2019

A Energisa Tocantins prevê um investimento de R$ 286,4 milhões este ano na área de concessão da distribuidora. O valor mantém o ritmo dos investimentos realizados desde que a empresa assumiu a concessão do serviço de energia elétrica no Estado, em 2014. Nos últimos quatro anos já foram investidos cerca de R$ 1,3 bilhão na melhoria do atendimento aos clientes, modernização, ampliação e melhorias no sistema elétrico do Tocantins, sendo que só em 2018 foram R$ 299 milhões.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 26/02/2019

Após ter cobrado, Prof. Júnior Geo comemora nomeação dos aprovados no concurso da Defesa Social

O deputado Professor Júnior Geo (PROS) levou à tribuna a cobrança da posse dos aprovados no concurso da Defesa Social do Tocantins no início deste mês e retornou ao assunto em comemoração, nesta terça-feira, 26, após a notícia da nomeação. Em reuniões com os aprovados na Assembleia Legislativa, o deputado demonstrou apoio e tem destacado a bandeira do concurso público.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 26/02/2019

Deputada Vanda Monteiro solicita isenção da taxa de travessia da balsa em Porto Nacional

Durante sessão da Assembleia Legislativa desta terça, 26, a Deputada Estadual Vanda Monteiro (PSL) solicitou ao Governo do Estado que isente a população do pagamento da taxa de travessia da balsa instalada em Porto Nacional. O requerimento foi aprovado em regime de urgência.

EM SEU GABINETE 26/02/2019

Deputada Vanda Monteiro recebe empresários e discute projetos para o Tocantins

O encontro com empresários mineiros aconteceu na manhã desta terça-feira, 26, no gabinete da Deputada Estadual Vanda Monteiro (PSL).

DADOS DA SAÚDE 26/02/2019

Cerca de 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão dentro das residências

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), cerca de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya, estão dentro das residências em locais como caixa d"água, vaso de planta, piscina e até bebedouros de animais.

IASC 2018 26/02/2019

Energisa Tocantins vence o prêmio Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor 2018

A Energisa Tocantins é a vencedora do Prêmio IASC 2018 em duas categorias, reconhecida pelos seus clientes como a melhor concessionária de energia da região Norte e também levou o prêmio de maior evolução na satisfação do cliente no Brasil. O troféu foi entregue durante a cerimônia realizada nesta segunda-feira, 25, na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em Brasília. O prêmio é resultado da pesquisa que ouve a opinião dos clientes na área de concessão de cada distribuidora no Brasil.

COM APOIO DO GOVERNO DO ESTADO 26/02/2019

Projeto de Wagner Praxedes presta homenagem a Siqueira Campos

Com apoio do Governo do Estado, exposição em homenagem ao ex-governador Siqueira Campos terá sua abertura no próximo dia 14 de março, às 19h30, no Memorial Coluna Prestes, em Palmas. O idealizador e diretor executivo do projeto, José Wagner Praxedes, corregedor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), esteve na Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), para fazer o convite oficial ao seu presidente, Tom Lyra, para o lançamento

TRAVESSIA 26/02/2019

Balsa começa a operar em Porto Nacional nesta quarta-feira

A travessia do Rio Tocantins em Porto Nacional por meio de balsa começa a funcionar nesta quarta-feira, 27. A Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) finalizou a instalação das rampas de embarque durante o final de semana, e nesta segunda-feira, 25, trabalha na melhoria e na sinalização dos acessos.

ATITUDES 25/02/2019

Dez ações que estão organizando as contas públicas do Estado e preparando o Tocantins para voltar a crescer

Medidas necessárias para que o Tocantins volte a crescer estão sendo colocadas em prática pelo governador Mauro Carlesse desde o início da sua gestão. Findadas as restrições do período eleitoral no final de dezembro de 2018, o Governo iniciou um novo ciclo e tem conseguido executar ações que visam o desenvolvimento do Estado e a melhor aplicação dos recursos públicos.

GPSWRFarcomShop do BicoSucesso FMBAUVereador Professor Júnior GeoWELLBlog do Felipe de Sá