Campanha PRESENÇA DIGITAL -AGOSTO
Facebook

Estado

MULHERES 20/09/2019

Responsabilidade Social: 1º Censo Carcerário Feminino do TO busca conhecer para transformar a realidade das mulheres encarceradas

41% são presas provisórias e aguardam decisão judicial. 59% não concluíram a educação básica (Ensino Fundamental ou Médio). 66% se consideram pardas e 16% negras ou pretas. 74% são mães, sendo 60% com idade de 18 a 30 anos. 66% das encarceradas têm parentes no sistema prisional e 32% destes são seus companheiros. 67% foram presas por tráfico de drogas. Esses são alguns dos dados do 1º Censo Carcerário Feminino do Tocantins - "Conhecer para Transformar", realizado por meio de um projeto de extensão desenvolvido por professoras e acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Serra do Carmo (Fasec), com apoio da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju).

USO EFICIENTE 20/09/2019

Energisa reforça consumo consciente neste período seco e quente no Tocantins

Manter portas e janelas fechadas em ambientes com ar-condicionado ou não deixar a geladeira aberta por longos períodos são ações simples, mas que podem representar uma boa economia na hora de pagar a conta de luz. E a atenção deve ser reforçada principalmente neste período de clima seco e altas temperaturas no Tocantins. De setembro a novembro, os dias são predominantemente quentes com o céu quase sem nuvens, com temperatura máxima diária acima de 30°. Em agosto, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) chegou a registrar 39,8°C em Palmas. A longa estiagem contribui para a alta temperatura.

SUL DO ESTADO 20/09/2019

Mauro Carlesse prestigia Exposição Agropecuária de Alvorada e anuncia implantação Colégio Militar na cidade

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, prestigiou nesta quinta-feira, 19, a 28ª Exposição Agropecuária de Alvorada, no sul do Estado. O evento teve início no dia 14 de setembro e prossegue até este sábado, 21. Ao lado do presidente do Sindicato Rural, Paulo Lima e o prefeito local, Paulo Antônio, o Governador percorreu estandes, conversou com produtores e participou da abertura oficial do rodeio.

NOVA REDE ELÉTRICA 20/09/2019

Energisa investe mais de 11 milhões no desenvolvimento de Palmas

Já nos primeiros dias de 2020 uma nova rede elétrica, de 138 kV, deve entrar em operação para atender Palmas e a região central do Tocantins. A rede terá nove quilômetros de extensão e interligará as subestações de energia dentro da capital. A obra, com investimento de R$ 11,5 milhões, é fundamental para garantir o fornecimento de energia elétrica para mais de 140 mil clientes.

SNT 2019 19/09/2019

Governo prepara ações para a Semana Nacional de Trânsito

Com foco nos ciclistas, mas abrangente a todos os componentes que formam o sistema viário, a Semana Nacional de Trânsito (SNT) iniciou nessa quarta-feira, 18, em todo o país, e seguirá até o próximo dia 25. O mote definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para ser trabalhado neste ano, foi: "No Trânsito, o sentido é a vida".

IMPOSTO 18/09/2019

Proprietários de veículos devem ficar atentos ao prazo final para pagamento do IPVA

Proprietários de veículos com placas do Tocantins devem ficar atentos ao prazo final para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em parcela única e sem desconto, que termina no próximo dia 15 de outubro.

FECIT 2019 18/09/2019

Senac participa com dois projetos da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia

O Senac Tocantins participa da 6ª edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia - Fecit 2019 com dois projetos dos alunos de Palmas: o VejaLuz e o BitSun. O primeiro é um perfil no Instragram, que tem como objetivo divulgar locais que captam pessoas interessadas em praticar o voluntariado para auxiliar no tratamento da depressão; o segundo é um projeto de Forno Solar Autônomo.

RELATÓRIO 16/09/2019

Carlesse anuncia que o Tocantins está enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal

Depois de sete anos o Estado do Tocantins está enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal, com índice 47,67%, abaixo do limite legal de 49,27% da receita líquida. Esse foi o resultado do Relatório Geral Fiscal do segundo quadrimestre, apresentado pelo governador Mauro Carlesse em entrevista coletiva à imprensa, na tarde desta segunda-feira, 16, na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia, em Palmas. Isso foi possível com o aumento da receita, o corte das despesas de custeio e de pessoal, segundo o governador Mauro Carlesse.

OPORTUNIDADE 16/09/2019

Energisa prorroga campanha para negociação de dívidas

A Energisa prorrogou a sua campanha nacional de negociação de dívidas de clientes de baixa tensão (energia pronta para o uso final, geralmente destinada a pequenos consumidores). Com isso, clientes residenciais, comerciais, rurais e industriais das distribuidoras do Grupo poderão obter condições especiais na quitação de débitos, como isenção e descontos de juros, multa e correção, além do parcelamento das dívidas. O momento é oportuno para os contribuintes que realizarão o saque do recurso do FGTS entre setembro deste ano e março de 2020, anunciado em julho pelo governo federal.

INFRAESTRUTURA 12/09/2019

Governo realiza palestra sobre orçamento doméstico para beneficiários do programa Pró-Moradia

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), realiza palestra sobre orçamento doméstico a todos os beneficiários do condomínio Maria Olívia Carlesse. O evento ocorre nesta sexta-feira, 13, a partir das 17 horas.

ADAPEC 12/09/2019

Governo do Tocantins promove treinamento para técnicos do Pará sobre o controle de morcegos hematófagos

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) iniciou no dia 9 de setembro e segue até o dia 13, um treinamento sobre captura de morcegos hematófagos, principal transmissor da raiva na zona rural, para técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). A capacitação está ocorrendo na região dos municípios de São Geraldo e Piçarra.

SEGURANÇA 11/09/2019

Energisa lança campanha para reduzir número de acidentes de trânsito envolvendo postes de energia

Eles são grandes, imóveis e inofensivos e brilham principalmente à noite, quando iluminam ruas, vielas e praças. Mas ainda assim são maltratados. Estamos falando dos postes de luz, que apesar de não saírem do lugar, são vítimas rotineiras de acidentes de trânsito. Aqui no Tocantins, a média aponta para mais de uma colisão por dia: de janeiro de 2018 até agora já foram registrados 718 acidentes. E quando um poste é atingido, muita gente fica prejudicada, já que ocorre interrupção no fornecimento de energia. E embora o condutor seja obrigado a arcar com o prejuízo causado, esse não é o grande problema: a maior preocupação é com a vida das pessoas, que fica em risco por causa da colisão. Vale ressaltar que entre as principais causas dos acidentes estão o uso do celular e o consumo de álcool.

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO 10/09/2019

Palácio Araguaia recebe iluminação especial para destacar importância do Setembro Amarelo

O Palácio Araguaia, sede do Poder Executivo Estadual, e a Fonte Luminosa da Praça dos Girassóis receberam na noite desta terça-feira, 10, iluminação amarela, marcando a passagem do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data faz parte do Movimento Setembro Amarelo, criado há quatro anos, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o suicídio.

POLÍTICA 10/09/2019

TSE aprova contas de deputada federal do Pará em caso semelhante ao de Dulce Miranda, Nilton Franco e Jair Farias

Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do último dia 29 de agosto, a favor da deputada federal pelo Pará, Elcione Barbalho, em processo semelhante ao que respondem a deputada federal Dulce Miranda (MDB) e os deputados estaduais Nilton Franco (MDB) e Jair Farias (MDB), abre precedente e pode beneficiar os três deputados tocantinenses. Dulce, Nilton e Jair respondem processo, depois que o Ministério Público Eleitoral (MPE), pediu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a cassação dos seus diplomas, sob a acusação de uso indevido dos recursos do Fundo de Promoção da Participação Feminina na Política.

PRESTAÇÃO DE CONTAS 10/09/2019

Saúde apresenta diversos avanços em relatório do 1º quadrimestre na Assembleia Legislativa

Na manhã desta terça-feira, 10, foi apresentado na Assembleia Legislativa do Estado, na Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle; a prestação de contas do 1º quadrimestre da Saúde Estadual, onde foram detalhados ações e avanços da gestão frente aos desafios da área, com destaque para o aumento da credibilidade do Estado do Tocantins, ficando entre os Estados da Federação com risco médio na capacidade de pagamento, bem a frente dos grandes centros como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, segundo pesquisa da Indústria Farmacêutica Brasileira.

HOMICÍDIO 10/09/2019

Delegacia conclui investigações de suspeito de matar homem com facada no peito em Nova Olinda

A Polícia Civil do Estado do Tocantins, através da Delegacia de Nova Olinda, concluiu as investigações referentes ao homicídio de L.F.L, 36 anos, ocorrido em 26 de setembro de 2010, em um clube na referida cidade. O suspeito do crime é J.N.S., 37 anos, que na época dos fatos tinha 27 anos.

ECONOMIA 05/09/2019

Produtores rurais devem procurar a Energisa para garantir desconto na conta de energia

O setor agropecuário é um dos principais responsáveis pela formação do Produto Interno Bruto (PIB) do Tocantins, ficando atrás apenas da indústria, por exemplo. O estado também se destaca no cultivo de grãos como arroz, milho, soja, mandioca e cana de açúcar, colocando os produtores do campo como protagonistas do cenário econômico. Alguns são beneficiados com desconto de até 90% na fatura de energia elétrica e, por isso, devem comparecer às agências de atendimento da Energisa Tocantins até 31 de outubro para atualizar seus dados e manter o benefício, segundo orientação do Governo Federal e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

MEDIDA 05/09/2019

Governador Carlesse anuncia: "A partir de outubro todos os servidores irão receber os salários no dia 1º"

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, anunciou na noite desta quarta-feira, 4, que a partir de outubro, todos os servidores públicos passarão a receber o salário no primeiro dia útil do mês. A comunicação aconteceu em reunião com os secretários de estado e presidentes de autarquias realizada na sala de reuniões do Palácio Araguaia.

INVESTIMENTO 05/09/2019

Energisa beneficia 1º Batalhão e Colégio da Polícia Militar com Projeto de Eficiência Energética

Deixar de ouvir o barulhinho inconveniente do velho ar-condicionado, descansar os olhos com luzes de lâmpadas de LED, ao invés do tom amarelado das incandescentes, conviver com um ambiente com aparatos tecnológicos voltados para o consumo eficiente de energia e, melhor ainda, vivenciar a economia de energia de perto, por meio da redução de custos com energia elétrica. Esta será a nova realidade dos alunos do Colégio e 1° Batalhão da Polícia Militar do Tocantins, em Palmas. Isso porque as instituições serão beneficiadas com o Projeto de Eficiência Energética da Energisa Tocantins. Representantes de ambas as partes se reuniram esta semana, na sede da Energisa, onde assinaram o contrato.

OPORTUNIDADE 04/09/2019

Senac abre processo seletivo em Palmas para vaga de Assistente Administrativo / TI

O Senac Tocantins abre processo seletivo para contratação de Assistente Administrativo / TI, sendo uma (01) vaga para lotação em Palmas. São pré-requisitos: Ensino Médio completo, com formação Técnica na área de TI com certificado fornecido por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e experiência mínima de 06 meses de atuação comprovada na área de TI. A Carga Horária é de 40 horas semanais e o salário é de R$ 1.620,09.

ACORDO 04/09/2019

Corpos de Bombeiros dos Estados da Amazônia Legal unem-se para proteger bioma

Os comandantes gerais dos Corpos de Bombeiros Militar da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão) celebram um termo de cooperação para a proteção da Amazônia. O acordo terá vigência até 2023, podendo ser prorrogado por mais 4 anos.

OPERAÇÃO MENSAGEIRO 04/09/2019

PF cumpre mandados contra hackers responsáveis por fraudes ao Seguro Desemprego no TO, PA, MA e DF

A Polícia Federal deflagrou nessa manhã (04) a Operação Mensageiro, visando desarticular grupo criminoso responsável por invasões ao sistema da Caixa Econômica Federal - CAIXA - visando recebimento ilegal de Seguro Desemprego. Aproximadamente 40 Policiais Federais cumprem oito Mandados Judiciais de Busca e Apreensão, seis Mandados de Prisão Temporária e um afastamento cautelar da função pública, todos expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas, para cumprimento nos municípios tocantinenses de Palmas, Gurupi e Oliveira de Fátima, além de Parauapebas-PA, Canaã dos Carajás-PA, Imperatriz-MA e Brasília-DF.

PROJETO NOSSA ENERGIA 03/09/2019

Energisa cadastra clientes para receberem desconto na conta de energia e troca lâmpadas no norte do Tocantins

A cada três dias, uma nova parada. No caminho, paisagens diferentes: do cerrado à vegetação amazônica. Já são 4300 quilômetros percorridos em 2019. E seguir na estrada levando informação, arte, entretenimento e educação tem sido a missão da Energisa com o projeto Nossa Energia. A cada cidade, uma nova história é iniciada, novos personagens dão tom ao programa que chega junto com o caminhão. Entrar nele, descobrir o mundo da energia elétrica, informar, sensibilizar são motivos para encher Domingos Júnior, analista de eficiência energética, cheio de orgulho em fazer parte dessa ação. "Tudo é movido com muita emoção. Toda vez que a gente chega numa cidade, com toda a estrutura, fico pensando na satisfação do cliente que sai dali resolvendo o que precisa, e ainda entusiasmado depois de toda a programação. Além disso é gratificante ver as crianças participando dos experimentos dentro do caminhão e também na expectativa do cinema, desde a hora de contar o que vai ter, até deixar pronta a tela de cinema e ver os olhos delas brilharem, quando o filme começa".

EM BELÉM-PA 02/09/2019

Governador Carlesse apresenta programa de educação ambiental a governadores e ministros

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, cumpre agenda oficial em Belém-PA nesta segunda-feira, 2, a convite do Governo Federal e do governador do Pará, Helder Barbalho, para uma nova reunião, agora com cinco ministros de Estado, para discutir o combate aos incêndios, o desmatamento ilegal e também alternativas de desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 30/08/2019

Prof. Júnior Geo cobra realização de novo concurso da Polícia Militar e aumento do efetivo

O deputado Professor Júnior Geo (PROS) usou a tribuna nesta semana para cobrar a realização de um novo concurso público para a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PM-TO). Na ocasião, Geo destacou o déficit e em alguns casos, ausência de efetivo no Estado, em especial no município de Monte do Carmo, de onde tem recebido diversas demandas.

PEDOFILIA 30/08/2019

Padre preso por abusar sexualmente de jovem é exonerado de cargo na Assembleia Legislativa

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PTB), exonerou nesta quinta-feira (29) o padre Marco Aurélio Costa da Silva do cargo comissionado que ocupava na AL. Silva era assistente de gabinete na Escola do Legislativo com um salário de R$ 4,8 mil. Ele foi preso na segunda-feira (26) suspeito de abuso sexual e cárcere privado.

PAGAMENTO 29/08/2019

Salários de servidores do Governo do Tocantins estarão nas contas nesta sexta-feira, 30

Servidores do Governo do Tocantins que recebem, líquidos, até R$ 3.100,00 terão seus salários liberados para saque nesta sexta, dia 30.

EM PORTO NACIONAL 29/08/2019

Governador Mauro Carlesse recepciona participantes do Sertões e destaca importância do evento para divulgação do potencial turístico

Os participantes da quinta etapa da 27ª edição dos Sertões chegaram nesta quarta-feira, 28, em Porto Nacional, onde receberam as boas vindas do governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse. A prova mais importante do off-road nacional conta mais de 300 participantes de 21 estados e do Distrito Federal. A próxima etapa será até São Félix do Tocantins, na região do Jalapão, um percurso de 475 km de muita aventura e belezas naturais.

GANHO ECONÔMICO 28/08/2019

Carlesse solicita ao Ministro de Minas e Energia a liberação para construção da Usina de Ipueiras

O governador Mauro Carlesse, acompanhado do senador Eduardo Gomes e do deputado federal Carlos Gaguim, esteve em reunião no início da noite desta terça-feira, 27, no Ministério de Minas e Energia, em Brasília. Na pauta, o projeto da Usina Hidrelétrica de Ipueiras e o seu potencial para fortalecer a matriz energética do Brasil. Com capacidade de produção de 480 MW, a Usina de Ipueiras representa um ganho econômico para o estado e já esteve em foco nos anos de 2005 e 2006, mas voltou a ser revisada por ser um projeto de importante para o Tocantins e para o abastecimento de energia do país. A obra prevê ainda formação de lago no Rio Tocantins, favorecendo a implantação de projetos de piscicultura e fortalecimento do turismo.

EM REUNIÃO NA AL 28/08/2019

Secad apresenta panorama do Plansaúde aos deputados estaduais

Um panorama atual da situação dos planos de saúde no Brasil abriu a apresentação do secretário da Administração, Edson Cabral, na Comissão de Administração, Trabalho e Defesa do Consumidor, esta terça-feira, 27, na Assembleia Legislativa (AL), em Palmas. A apresentação atende uma convocação da AL e também contou com a participação do diretor do Plansaúde, Ineijain Siqueira.

ENERGISA 28/08/2019

Prazo para inscrição na chamada pública de eficiência energética termina hoje

Os interessados em participar da chamada pública do Programa de Eficiência Energética da Energisa devem realizar o cadastro do projeto até as 17h desta quarta-feira (28/8). Órgãos públicos e clientes (residências, indústrias, comércios e serviços) podem participar. O investimento nas iniciativas apresentadas deve chegar a R$ 6 milhões.

ILHA DO BANANAL 27/08/2019

Governador Carlesse e presidente Bolsonaro debatem importância da TO-500 para desenvolvimento do Brasil

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, participa nesta terça-feira, 27, da reunião promovida pela Presidência da República com os governadores da Amazônia Legal para discussão sobre as queimadas na região e alternativas de desenvolvimento sustentável para os estados.

GRANDE CAPACITAÇÃO 27/08/2019

Energisa abre inscrições para Programa de Trainee 2020

O Grupo Energisa abriu nesta segunda-feira (26/08) as inscrições para o Programa de Trainee 2020 da companhia, que é uma das principais empresas de distribuição de energia elétrica do país. A previsão de início do programa é em janeiro de 2020 e a duração será de nove meses. Os candidatos devem ser dos cursos de Engenharia Elétrica ou Engenharia de Energia, com formação entre dezembro de 2017 e dezembro de 2019. É necessário ter inglês avançado e disponibilidade para mudanças de domicílio e viagens. As 14 vagas são para todos os estados em que a empresa atua (SP, MG, MT, MS, TO, PB, SE, RO e AC). Os interessados podem se inscrever por meio do link jobs.kenoby.com/traineeenergisa até o dia 16 de setembro.

ESPORTE 27/08/2019

Tocantins recebe competidores da 27ª edição dos Rally dos Sertões

A 5ª etapa do Rally dos Sertões chega ao Tocantins nesta quarta-feira, 28, na cidade anfitriã de Porto Nacional. A prova percorrerá 475 km até o município de São Félix do Tocantins, na região do Jalapão. A prova mais importante do off-road nacional tem representantes de 163 cidades brasileiras e 21 estados e o Distrito Federal.

EM REUNIÃO COM GESTORES 27/08/2019

Governador Carlesse detalha financiamento com a Caixa e estabelece prazo para municípios apresentarem projetos

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, se reuniu com prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais dos 139 municípios na tarde desta segunda-feira, 26, no auditório do Palácio Araguaia. Na pauta, o detalhamento dos dois financiamentos da Caixa Econômica Federal para o Governo do Estado, um no valor de R$ 453 milhões para obras estruturantes no Estado e nos municípios, onde cada um dos 139 municípios receberá obras de pelo menos R$ 1,02 milhão cada, e outro de R$ 130 milhões, este último específico para a construção da nova ponte de Porto Nacional.

NOVIDADE 26/08/2019

Piscicultor tocantinense já pode emitir a guia de trânsito animal pela internet

A partir de agora, os piscicultores tocantinenses poderão emitir a Guia de Trânsito animal eletrônica (e-GTA) via internet, de qualquer localidade que estiver, a novidade foi anunciada pelo presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, nesta segunda-feira, 26, durante o evento de lançamento do 1° Projeto de Criação de Tilápias em Tanques Rede no Lago Luís Eduardo Magalhães, que ocorreu no Parque Aquícola Brejinho II, no município de Brejinho de Nazaré.

EM BREJINHO DE NAZARÉ 26/08/2019

Carlesse lança projeto de aquicultura e considera a atividade uma das melhores fontes de renda para pequenos produtores

A política de incentivos à criação e o comércio de pescado no Tocantins, adotada na atual gestão começa a dar resultados práticos. Nesta segunda-feira, 26, foi lançado o primeiro projeto de criação de tilápias em tanques-rede no Lago da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, na Fazenda Parque Aquícola Brejinho II, no Assentamento Boa Sorte, município de Brejinho de Nazaré. O evento contou com a presença do governador do Tocantins, Mauro Carlesse.

DISCUSSÃO DE PARCERIAS 23/08/2019

Procon Tocantins recebe visita do diretor de Proteção e Defesa do Consumidor do Pará

O encontro aconteceu nesta quinta-feira, 23, na sede do Procon Tocantins, em Palmas. Parcerias foram discutidas entre o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana; e o diretor de Proteção e Defesa do Consumidor do Pará, Nadilson Neves.

OPERAÇÃO MILHÃO II 22/08/2019

PF investiga possível crime eleitoral em decorrência de apreensão de mais de 1 milhão de reais em táxi no Tocantins

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (22) a Operação Milhão II, visando aprofundar a investigação iniciada após a apreensão de R$ 1.260.550,00 (um milhão, duzentos e sessenta mil, quinhentos e cinquenta reais), em espécie, realizada em 02/10/2018, próximo da data das eleições gerais do último pleito.

INVESTIMENTOS 21/08/2019

Empresas são credenciadas no Programa Proindústria para receberem incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado

A concessão dos benefícios fiscais às empresas foi aprovada pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (CDE-TO), em reunião, no último dia 15.

VISAT 21/08/2019

Seminário discutirá a Mineração no Tocantins e no Brasil nesta sexta-feira

A Secretaria de Estado da Saúde realiza no próximo dia 23 o II Seminário de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) que terá como tema A Mineração no Tocantins e no Brasil. Na ocasião serão apresentados trabalhos de diversos Estados brasileiros que comprovaram contribuição real ao desenvolvimento da vigilância e promoção da Saúde do trabalhador. O seminário irá acontecer no auditório do Ministério Público do Estado, em Palmas.

NOVIDADES 20/08/2019

Processo de modernização do Plansaúde é apresentado durante coletiva na Secad

A Secretaria da Administração (Secad) realizou na tarde desta terça-feira, 20, uma entrevista coletiva sobre o Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Plansaúde) que atende mais de 81 mil usuários e vem passando por um processo de modernização da gestão.

GOVERNO DO TOCANTINS 20/08/2019

Hospitais recebem manual de normas e protocolo da Enfermagem e discutem Segurança dos Pacientes

odas as 18 unidades hospitalares do Estado receberam o Manual de Normas, Rotinas e Protocolo de Enfermagem, uma atualização que irá subsidiar os atendimentos realizados.

SOLIDARIEDADE 16/08/2019

Senac participa da programação do Futebol Solidário 2019

O Sistema Fecomércio Tocantins, por meio do Sesc e Senac, entrará em campo mais uma vez para promover a solidariedade, isso porque será parceiro do Futebol Solidário, evento que acontece no próximo dia 17 de agosto no Estádio Nilton Santos, em Palmas. O objetivo da partida é arrecadar alimentos não-perecíveis para entidades que atendem centenas de famílias carentes.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 15/08/2019

Executivo promete nomeação dos aprovados no concurso da Defesa Social em resposta à requerimento do Prof. Júnior Geo

Em retorno ao requerimento do deputado Professor Júnior Geo (PROS) feito ainda no mês de junho solicitando a nomeação e posse dos aprovados no concurso da Defesa Social, atualmente Secretaria de Cidadania e Justiça, o Executivo respondeu prometendo a nomeação para o mês de janeiro do próximo ano.125 pessoas aprovadas para o cargo de agente socioeducativo e 162 para o cargo de agente prisional aguardam há quatro anos pela nomeação e já realizaram o curso de formação para assumir as devidas funções.

JUSTIÇA 15/08/2019

OAB-TO ingressa com Ação Civil Pública contra BRK Ambiental por má prestação de serviços

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins ingressou no final da tarde desta quarta-feira, 14, com uma Ação Civil Pública contra a empresa BRK Ambiental, responsável pelos serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto em diversas cidades do Tocantins. Na ação, a OAB/TO requer, entre outras coisas, a revisão e redução das tarifas de água e esgoto dado o elevado sobrepreço cobrado no Município de Palmas e em todo o Estado do Tocantins; que a empresa seja obrigada pela Justiça a dar solução às reclamações feitas ao PROCON, garantindo resposta em 3 dias úteis, salvo urgência; abstenção da cobrança de tarifa de esgoto nas localidades em que o serviço não está disponibilizado ou onde a rede de esgoto não esteja interligado à residência do consumidor, sob pena de multa diária de R$ 100.000,00; garantia do fornecimento de água ininterrupto em todos os 47 municípios tocantinenses, devendo apresentar, no prazo de 15 (quinze) dias úteis um plano de garantia do abastecimento no iminente período das secas que se avizinha, sob pena de multa satisfatória e com potencial cogente.

LEI SANCIONADA 14/08/2019

Governador Carlesse sanciona Código Estadual de Proteção aos Animais

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, sancionou a lei que institui o Código Estadual de Proteção aos Animais, estabelecendo normas para a proteção dos animais no Estado do Tocantins. A Lei será publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, 14.

NÃO PERTURBE 14/08/2019

Procon Tocantins disponibiliza plataforma para bloqueio de ligações de telemarketing

Com o intuito de ampliar ainda mais a proteção aos direitos do consumidor, o Procon Tocantins disponibiliza a partir desta quarta-feira,14, uma plataforma para bloqueio de recebimento de ligações de telemarketing. A recomendação para que os fornecedores também se cadastrem, foi publicada no Diário Oficial nº 5.418 desta terça-feira, 14. A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Agência de Tecnologia do Tocantins.

RECONHECIMENTO 12/08/2019

Energisa concorre ao prêmio Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil

A Energisa, um dos principais grupos privados do setor elétrico no Brasil, concorre nesta segunda-feira, 12, a um dos mais importantes reconhecimentos do mundo empresarial: o prêmio Great Place To Work (conhecido, em português, como Melhores Empresas Para Trabalhar). O evento acontece em São Paulo, a partir das 19h.

ASSISTÊNCIA SOCIAL 09/08/2019

Técnicos da Setas participam de Encontro Nacional do Congemas em Belém

Técnicos da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) participam do XXI Encontro Nacional do Congemas, que teve início na quarta-feira, 7, na cidade de Belém, estado do Pará. O evento tem como tema "Os desafios da proteção socioassistencial em contexto de restrição fiscal", e prossegue até as 18h desta sexta-feira, 9.

PAGAMENTO 09/08/2019

Servidores do Governo do Tocantins recebem salários neste sábado

O Governo do Tocantins paga o restante da folha dos servidores neste sábado, 10. O dinheiro já estará liberado para saque, nas contas dos servidores, na manhã de sábado. Para essa segunda etapa da quitação da folha de pagamento referente ao mês de julho foram disponibilizados R$ 129.944.415,20. No último dia 31 já havia sido pago R$ 60 milhões da primeira etapa.

OPERAÇÃO O MECANISMO 08/08/2019

PF cumpre mandados de busca e apreensão contra esquema de corrupção em sete cidades do Tocantins

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (08/08) a Operação O MECANISMO com o objetivo de fortalecer provas já documentadas em Inquérito Policial que apura crime de corrupção, peculato e organização criminosa envolvendo pessoas residentes em 07 municípios do Tocantins (Palmas, Paraíso do Tocantins, Novo Acordo, Recursolândia, Santa Tereza, Lizarda e Lagoa do Tocantins) e em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia).

DENÚNCIA 07/08/2019

BRK e Caixa Econômica são autuadas pelo Procon Tocantins por demora no atendimento

Por meio de denúncia registrada no Procon Tocantins, na tarde desta segunda-feira, 05, a Companhia de Saneamento do Tocantins (BRK Ambiental) e a Caixa Econômica Federal (CEF) foram autuadas pela demora no atendimento de seus clientes. Em menos de 24 horas a companhia de água foi autuada duas vezes pela mesma prática. A medida está respaldada pelo artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

FÓRUM DOS GOVERNADORES 02/08/2019

Carta de Palmas manifesta preocupação com avanço do desmatamento ilegal na Amazônia Legal

Após dois dias de debates, chegou ao fim nesta sexta-feira, 2, a 18ª edição do Fórum de Governadores da AmazôniaLegal, com a realização da 2ª edição do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, que culminou na elaboração da Carta de Palmas, documento assinado pelos representantes dos nove estados que compõem o evento.

WORKSHOP 01/08/2019

Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros Militar participam de Workshop sobre Plano de Ação de Emergência da Usina Hidrelétrica de Estreito

O Workshop foi realizado nesta terça-feira, 30, pelo Consórcio Estreito Energia (CESTE), que administra a Usina Hidrelétrica de Estreito, com o objetivo de apresentar o Plano de Ação de Emergência (PAE) da UHE de Estreito, a todos os entes envolvidos. O evento aconteceu na própria UHE, em Estreito-MA.

DE RAIMUNDA PARA SABRINA 31/07/2019

Vítima de situações vexatórias, assistida da DPE-TO consegue alteração do nome pessoal

O nome Raimunda não é incomum no País. Porém, para alguns é motivo de piadas e chacotas. Essa era a vida de uma assistida da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) da 1º Defensoria Pública Cível de Miracema do Tocantins, a 90 km de Palmas. É que agora, uma dessas "Raimundas" espalhadas por aí conseguiu conquistar a mudança de nome, com assistência jurídica da instituição. A Ação proposta pela DPE-TO foi deferida pela Justiça na sexta-feira, 19.

WORKSHOP 31/07/2019

Energisa leva informação sobre projetos de economia de energia

Gurupi recebe no próximo dia 2/8 o Workshop da Chamada Pública para Projetos de Eficiência Energética da Energisa. O evento, que aconteceu em Palmas (25/7) e Araguaína (30/7), leva informação para a população do Estado sobre a Chamada Pública da distribuidora que está destinando R$ 6 milhões para projetos de economia de energia. O município de Itacajá teve a iluminação pública revitalizada e o Hospital Geral de Palmas teve suas instalações elétricas modernizadas e ambos com recursos da chamada.

EM CAMPO GRANDE-MS 20/07/2019

Projeto do Senac representa Tocantins em evento nacional

Entre os 50 projetos brasileiros selecionados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, o PAPAGA.IO, projeto desenvolvido no Senac Palmas, foi selecionado para representar o estado do Tocantins na 71ª Sociedade Brasileira para O Progresso da Ciência - SBPC, que será realizada de 21 a 27 de julho de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (MS).

SIÁ 19/07/2019

Senac Tocantins lança atendimento virtual com Inteligência Artificial

Tendo a inovação um de seus valores institucionais, o Senac Tocantins promove mais uma ação que visa aos alunos uma melhor experiência em suas atividades e lança a SIÁ - Senac Inteligência Artificial. A proposta é que a assistente virtual ofereça acesso a informações de maneira rápida e eficiente, atendimento ao público com excelência.

EM NOVA OLINDA 09/07/2019

Indivíduo suspeito de praticar homicídio no Pará é preso pela Polícia Civil do Tocantins

A Polícia Civil do Estado do Tocantins cumpriu, na manhã desta segunda-feira (9), mandado de prisão preventiva, expedido pelo juízo da Comarca de São João do Araguaia-PA, em desfavor de um indivíduo de iniciais W.O.S, de 21 anos.

PREOCUPAÇÃO 09/07/2019

Professor Júnior Geo oficia autoridades questionando o fim da DRACMA

Preocupado com o fechamento da Delegacia de Crimes de Maior Potencial contra a Administração Pública (DRACMA), o deputado Professor Júnior Geo (PROS) oficiou as autoridades competentes na última segunda-feira, 9, reforçando a sua opinião e solicitando a continuidade da delegacia.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL 05/07/2019

Naturatins concede licenças ambientais às praias do Estado

O Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins) licenciou até esta quinta-feira, 4, 57 praias de norte a sul do Estado entre municipais e particulares. O licenciamento ambiental é obrigatório nessa temporada de veraneio quando inúmeras cidades recebem milhares de turistas para desfrutarem das belezas dos rios tocantinenses.

REIVINDICAÇÃO AO IMPOSTO 04/07/2019

Jair Farias requere ao Governo do Estado extensão da isenção de ICMS para pescados de rios e lagos

Aprovada há pouco mais de um mês, a Medida Provisória nº 10, de 09 de maio de 2019, do governo do Estado do Tocantins, isentou do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) os pescados criados em cativeiro no Tocantins, sejam frescos ou resfriados. A medida não beneficia os pescados retirados de rios e lagos. Mas um requerimento apresentado pelo deputado estadual Jair Farias (MDB), na sessão da Assembleia Legislativa (AL), desta quarta-feira, dia 3, quer que a isenção seja estendida também aos pescados de rios e lagos tocantinenses. "Temos a reivindicação da colônia de pescadores que os peixes dos rios também tenham esse incentivo do governo do Estado, porque os pescadores estão passando muita dificuldade, em sua grande maioria são famílias de pessoas com baixa renda", defende Jair Farias que tem sido um forte apoiador de políticas públicas para fomentar a piscicultura no Tocantins.

SAÚDE 03/07/2019

Especialista alerta para os cuidados com as infecções respiratórias

Tosse, febre, dificuldades em respirar, gripe, coriza e chiado no peito são os principais sintomas que levam as famílias a lotarem o Pronto Socorro do Hospital Infantil de Palmas (HIP) nesta época do ano. O clima seco e as queimadas são os principais agravantes que segundo especialistas, podem ser atenuados com cuidados diários, como ambiente limpo, arejado e umidificado.

SOBRE PLANSAÚDE 03/07/2019

"De que adianta ter plano de saúde se ele não funciona?" questiona Prof. Júnior Geo

Após receber várias reclamações dos servidores públicos usuários do PlanSaúde, o deputado estadual Prof. Júnior Geo (PROS) utilizou a tribuna nessa terça-feira, 2, para apresentar um requerimento de sua autoria que solicita informações referentes ao credenciamento e funcionamento do plano de saúde dos servidores estaduais.

OPORTUNIDADE 03/07/2019

Segue aberto período de negociação em campanha de recuperação de crédito do Senac Tocantins

Com o objetivo de proporcionar oportunidade de negociação e regularização aos clientes que se encontram em débito com a instituição, o Senac Tocantins lançou no dia, 26 de junho, a "Campanha de Recuperação de Crédito". O período para a negociação das dívidas com condições especiais começou dia, 25 de junho, e segue até 30 de julho de 2019.

2019/2 03/07/2019

Abertas as inscrições de professores da Unitins para Semana Pedagógica

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realiza nos próximos dias 22, 23 e 24 de julho a Semana Pedagógica 2019/2 na sede administrativa, em Palmas. O evento é previsto no Calendário Acadêmico da instituição e tem como público alvo todos os docentes da universidade. São mais de 200 professores que atuam nos campus de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis e Palmas e todos são convidados a participar.

ENERGISA 03/07/2019

Aneel aprova redução na tarifa de energia do Tocantins

A tarifa de energia no Tocantins será reduzida. Este ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já aprovou até 13,3% de reajuste, mas com o Tocantins a história foi diferente. É que a Aneel está compartilhando com os 589 mil clientes de energia do estado a redução dos encargos setoriais e o ganho de eficiência obtido pela Energisa. A nova tarifa foi aprovada hoje, 2 de julho, e entrará em vigor na próxima quinta-feira, 4, sendo aplicada na energia consumida a partir desta data.

ENERGISA 01/07/2019

Consumo de energia requer atenção com a chegada do calor

Sempre ligada na economia doméstica, Maria de Fátima Costa Severino tem buscado respostas para o aumento de consumo de energia de sua casa. Ela é servidora pública aposentada e diz que mesmo sem comprar novos equipamentos ou alterar a rotina de casa, com visitas, ainda assim ela observou que a conta de luz aumentou. "Não entendo direito o porquê de estar pagando mais na conta. A única coisa que mudou aqui foi o clima, pois entramos no período de estiagem." Mas essa dúvida, não ronda só os pensamentos de Maria de Fátima. Muitas pessoas questionam o valor da conta, principalmente nos meses mais quentes do ano. Mas o que será que provoca esta variação?

PARA ESTE SÁBADO 27/06/2019

Governo do Tocantins antecipa pagamento de servidores

Servidores do Governo do Tocantins, que recebem líquido até R$ 3.100,00, podem contar com o salário do mês de junho em suas contas neste sábado, 29. A ordem de pagamento será enviada ao banco nesta sexta, 28, envolvendo recursos da ordem de R$ 60 milhões.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 27/06/2019

Jair Farias pede a implantação do projeto Balcão do Cidadão nas agências dos Correios do Estado

O Balcão do Cidadão é um projeto dos Correios que amplia o acesso a uma série de serviços à população, dando mais comodidade para o cidadão, principalmente os que moram nos lugares mais distantes. Um requerimento apresentado pelo deputado Jair Farias (MDB), na sessão ordinária desta terça-feira, dia 26, requere ao Governo do Estado que faça parceria com os Correios para implantação do projeto no Tocantins.

EM DIVERSAS ÁREAS 26/06/2019

Senac Tocantins oferece mais de 600 vagas em cursos

As férias de julho se aproximam e se você quer aproveitar de maneira positiva este tempinho e dar um upgrade no seu currículo com os cursos do Senac. São mais de 600 vagas em diversas áreas, como Saúde, Gestão e Negócios, Informática, Hospitalidade e Lazer, nas unidades Palmas, Taquaralto, Araguaína e Gurupi.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 26/06/2019

Prof. Júnior Geo solicita pagamento integral da data-base dos servidores

Devido à medida provisória editada pelo Governador do Estado, a qual concede 0,75% de revisão geral para o salário dos servidores públicos estaduais, o deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) apresentou na última terça-feira, 25, um requerimento solicitando o reajuste da data-base dos servidores públicos estaduais no percentual solicitado pela categoria ou, que ao menos seja concedido observando a inflação de 2018.

REUNIÃO 25/06/2019

Delegados e supervisores da Adapec discutem metas da área animal

Nesta terça-feira, 25, em Palmas, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está promovendo uma reunião com 11 delegados regionais de serviços e supervisores, que atuam na área animal. O objetivo, entre outros, é alinhar as atividades com ênfase no Plano de Ação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) para retirada da vacinação contra febre aftosa, bem como as estratégias de prevenção a Peste Suína Clássica (PSC).

CONDIÇÕES ESPECIAIS 25/06/2019

Senac Tocantins lança campanha de recuperação de crédito

Com o objetivo de proporcionar oportunidade de negociação e regularização aos clientes que se encontram em débito com a instituição, o Senac Tocantins lança a "Campanha de Recuperação de Crédito".

OPORTUNIDADE 24/06/2019

Senac abre processo seletivo para contratação de instrutores

O Senac Tocantins abre processo seletivo para contratação de instrutores para as áreas de Cabeleireiro e Moda, com lotação em Palmas, Taquaralto e Interior. São pré-requisitos:

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 19/06/2019

Prof. Júnior Geo solicita nomeação dos aprovados no concurso da Defesa Social e pede apoio dos demais deputados na cobrança

O deputado Professor Júnior Geo (PROS) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do Tocantins, nesta quarta-feira, 19, solicitando a nomeação e posse dos aprovados no concurso da Defesa Social, atualmente Secretaria de Cidadania e Justiça. Na ocasião, Geo citou os deputados presentes e pediu que eles intercedessem pelos que esperam pela posse.

ATI 18/06/2019

Alunos do Instituto Federal do Pará conhecem as áreas de atuação da Agência de Tecnologia

Os alunos do curso Técnicos de Suporte e Manutenção em Informática do campus do Instituto Federal do Pará (IFPA), da cidade de Conceição do Araguaia, estiveram na manhã desta segunda-feira, 17, na Agência de Tecnologia da Informação (ATI). Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer as áreas de infraestrutura e desenvolvimento da Agência, tirar dúvidas e ver de perto a rotina do profissional de Tecnologia da Informação (TI).

ENERGIA ELÉTRICA 14/06/2019

Tarifa Social: Energisa orienta clientes a recadastrarem para que possam aproveitar o desconto

O desconto Tarifa Social de Energia Elétrica tem transformado a vida de mais de 120 mil tocantinenses que possuem o benefício e que, como a dona Roseni Batista Alexandre, de Axixá, usam essa economia em favor do orçamento doméstico. "Tenho o benefício há cerca de três anos e consegui economizar ainda mais com a troca de lâmpadas e orientações do projeto. Minha conta caiu de R$ 60,00 para R$ 15,00", destaca Roseni, completando que esse dinheiro que economiza ela usa em outras despesas da casa.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 13/06/2019

Prof. Júnior Geo apresenta Projeto que garante inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) utilizou a tribuna na manhã desta quinta-feira, 13, durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa para apresentar seu Projeto de Lei, que institui a "Semana para sensibilização e defesa da educação inclusiva de alunos com necessidades especiais" no ensino público e privado.

ATÉ 31 DE OUTUBRO 13/06/2019

Governo Federal e Aneel convocam clientes da classe rural de Araguatins e de mais 17 municípios do TO para atualização de cadastro com a Energisa

O Governo Federal e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estão convocando consumidores de todo o País classificados como rural que exercem atividade agrícola, agropecuária, irrigação e aquicultura, e possuem descontos tarifários na conta de energia elétrica, para atualizarem o cadastro junto à concessionária de energia da sua região.

CONQUISTA 12/06/2019

Governador comemora criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, parabeniza a população do Norte do Tocantins pela criação da UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), cuja aprovação ocorreu no início da noite desta quarta-feira, 12, pelo plenário do Senado Federal.

MOÇÃO DE APLAUSOS 12/06/2019

Prof. Júnior Geo parabeniza trabalho desenvolvido pela Polícia Militar com o PROERD

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS), apresentou nesta terça-feira, 12, uma moção de aplausos em homenagem aos Proerdianos - professores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), lotados no 6º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Tocantins, em razão da formatura de 1.135 alunos das turmas da região sul de Palmas e municípios circunvizinhos, Santa Tereza, Buritirana e Aparecida do Rio Negro.

NORMAS 12/06/2019

Energisa: compartilhamento de postes deve seguir regras de segurança

Os postes que fazem parte da infraestrutura da rede de energia da Energisa também são utilizados para a instalação de iluminação pública e por empresas de telecomunicações. Estes ficam na parte inferior das estruturas e fornecem telefonia e internet para a população. No caso do compartilhamento dos postes entre a Energisa e as empresas de telecomunicações, há uma Resolução Conjunta da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica e ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações que estabelece as responsabilidades desse uso mútuo dos postes.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 11/06/2019

Prof. Júnior Geo cobra direitos dos professores do Tocantins atrasados há cinco anos

Em resposta à demanda recebida pelo vereador Professor Deley (PSC), de Paraíso do Tocantins, o deputado Professor Júnior Geo (PROS), solicitou na última semana, por meio de requerimento, que fosse encaminhado à Secretaria de Educação do Estado do Tocantins, o pagamento retroativo das progressões de 2014.

NESTE SÁBADO, 8 07/06/2019

Governo do Estado paga segunda parte do salário de maio

O Governo do Tocantins quita a segunda etapa do pagamento dos servidores do Estado, referente ao mês de maio neste sábado, 8.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 06/06/2019

Prof. Júnior Geo ressalta a importância da preservação do meio ambiente no Tocantins

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) usou a tribuna na manhã desta quinta-feira, 6, para falar de sua preocupação com a conscientização social sobre o meio ambiente no Estado do Tocantins. Na ocasião, o parlamentar apresentou dois requerimentos, um voltado para o Projeto Quelônios da Ilha do Bananal/Cantão e outro voltado para a situação do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

SISTEMA ELÉTRICO DO TO 05/06/2019

Energisa investe em ações de manutenção preventiva para melhorar a prestação de serviços e garantir a segurança

É na zona rural onde está 89% da rede de energia no Tocantins, por isso o trabalho de manutenção do sistema elétrico no Estado tem a maior parte de suas ações realizadas no campo. Respeitando o meio ambiente, a Energisa atua com um plano estratégico voltado para a melhoria do fornecimento de energia e proteger a rede de energia, especialmente, de uma situação comum no Tocantins: a queimada. Além do trabalho constante das equipes de manutenção da distribuidora, a Energisa está junto com outros 25 órgãos e instituições do Tocantins no Comitê do Fogo, uma frente de trabalho que visa prevenir incêndios florestais.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 05/06/2019

Prof. Júnior Geo apresenta PL que propõe maior transparência sobre obras públicas

O deputado estadual professor Júnior Geo (PROS) apresentou, na manhã desta quarta-feira, 05, o Projeto de Lei de que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação das obras executadas, em cada município do Estado, pela Secretaria de Infraestrutura, Cidade e Habitação do Estado do Tocantins no site do órgão.

DURANTE SESSÃO NA AL 05/06/2019

Deputado Jair Farias parabeniza Governo por atender pedido de alteração no decreto que facilita municípios receber emendas impositivas

Depois de sugerir ao governador Mauro Carlesse (DEM), através de ofício, alteração no Decreto nº 5.815 de 9 de maio de 2018, a fim de facilitar que os municípios possam receber recursos de emendas impositivas, o deputado Jair Farias (MDB) festejou a publicação de um novo decreto pelo Governo do Estado. O Diário Oficial desta segunda-feira, dia 3 de junho, trouxe a publicação do Decreto nº 5.956 do Governo do Estado, que altera o Decreto nº 5.815 de 9 de maio de 2018. "Só temos que agradecer ao Governo e parabenizar os municípios por essa conquista", declarou Jair Farias.

NO PALÁCIO ARAGUAIA 04/06/2019

Governador Carlesse se reúne com prefeitos tocantinenses e reafirma caráter municipalista do Governo

Atendendo pedido da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, se reuniu na tarde desta segunda-feira, 3, no auditório do Palácio Araguaia, com 92 prefeitos do Estado. O evento contou com a participação de toda a equipe do Governo e teve como objetivo ouvir os gestores e alinhar as parcerias para melhor atender as demandas de cada localidade.

LUTO 03/06/2019

Mauro Carlesse emite Nota de Pesar pelo falecimento do pai do ex-deputado e ex-prefeito de Araguaína, Valuar Barros

Governador Mauro Carlesse emite Nota de Pesar pelo falecimento do pai do ex-deputado e ex-prefeito de Araguaína, Valuar Barros.

CONSOLIDAÇÃO 30/05/2019

Comunicação: Agência Public comemora 15 anos nesta sexta-feira

Nesta sexta, dia 31 de maio, a Agência de Publicidade Public, vai mostrar ao mercado as mudanças que pretendem torná-lo especialista em solução e resultados. Agora com 15 anos no mercado da comunicação, as empresas passaram por um processo de unificação, tendo sua estrutura dividida em rês núcleos estratégicos de gestão: o Núcleo de Gestão que englobou administrativo, financeiro, RH e controle interno; Gestão de Apoio e Suporte, que abriga mídia on e off, produção gráfica, tecnologia, produção de áudio e vídeo; e Gestão Comercial, o mais extenso dividido em quatro subnúcleos denominados núcleos de serviços, comércio, agronegócio e público.

R$ 60 MILHÕES 30/05/2019

Governo do Tocantins paga hoje parte de seus servidores

O Governo do Tocantins paga hoje parte de seus servidores, fazendo circular no mercado estadual R$ 60 milhões. Com isso, quita a primeira quota do pagamento referente a maio ainda dentro do mês. O dinheiro já está disponível, nesta quinta, 30, nas contas de quem recebe, líquido, até R$ 3.100,00. Os demais servidores serão pagos até o próximo dia 12.

PRAZO 29/05/2019

Produtor rural tem até sexta-feira para vacinar os bovídeos contra a febre aftosa

A campanha de vacinação contra a febre aftosa encerra na sexta-feira, 31, mas o produtor rural tem até 10 dias para comprovar o ato nas unidades da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), localizadas nos 139 municípios do Estado. A expectativa é vacinar 8,5 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) de todas as idades. Deixar de vacinar e comunicar a vacinação acarretará ao criador à multa de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade rural.

LUTO 26/05/2019

Pai do deputado Professor Júnior Geo falece aos 70 anos

É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de José Luiz Pereira, conhecido como Lulu Pereira, pai do deputado Professor Júnior Geo. Seu Lulu teve um mal súbito nesta sexta, 24, e foi internado no HGP.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 25/05/2019

Em audiência pública Professor Júnior Geo questiona obras paradas no Tocantins

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) participou na tarde da última quinta-feira, 23, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, através da Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público. A audiência teve como objetivo encontrar soluções para as obras públicas paralisadas no Estado, como hospitais, escolas, ginásios, rodovias e pontes.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 23/05/2019

Prof. Júnior Geo volta a cobrar o concurso da Assembleia Legislativa

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) solicitou, por meio de requerimento, na tarde dessa quarta-feira, 22, informações referentes à realização do concurso público para provimento de vagas do quadro de pessoal da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (AL-TO).

WORKSHOP 21/05/2019

Energisa e Abradee reúnem bancada federal em Palmas

Os desafios do setor elétrico, a tarifa e manutenção do serviço, além da importância da energia para a qualidade de vida tanto dos tocantinenses, quanto de todos os brasileiros, foram os assuntos tratados durante o Workshop "A importância do congresso nacional para o setor elétrico brasileiro", realizado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), em Palmas. Seis parlamentares da bancada federal tocantinense compareceram ou enviaram um representante ao evento que aconteceu na sede da Energisa Tocantins.

MPTO 17/05/2019

Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado denuncia 11 pessoas pela prática de fraudes virtuais

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ajuizou, no último dia 15, denúncia criminal contra 11 pessoas, integrantes de uma organização criminosa que praticava fraudes pela internet.

BALANÇO 16/05/2019

Energisa recebe mais de 20 mil visitantes na Agrotins

A participação da Energisa na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019) foi um sucesso. Mais de 20 mil pessoas passaram pelo espaço que a distribuidora preparou para receber seus clientes em uma experiência única. Recebidos pela a cia de teatro Art Palco e as histórias da "Família de Energia", o público aprendeu sobre segurança com a rede de energia, eficiência energética e viu de perto experimentos com energia elétrica, estática e sobre energia mecânica e geração de energia eólica e solar.

REALIZADA NO BRASIL E EM PORTUGAL 15/05/2019

Pesquisa da mestranda da UFT Gabriela Melo, estuda o diálogo do ensino universitário com o mercado de trabalho

A pesquisa intitulada "Ensino e Atuação dos Jornalistas na Região Norte do Brasil e em Portugal" da mestranda Gabriela Melo, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) busca verificar como o ensino corresponde ao que é exigido pelo mercado de trabalho ou à própria continuidade da ciência.

WORKSHOP 13/05/2019

Energisa e Abradee recebem bancada federal tocantinense nesta sexta, 17

Nesta sexta-feira, 17, a Energisa Tocantins e a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) recebem representantes da bancada federal tocantinense na sede da concessionária, para participar do workshop "A importância do congresso nacional para o setor elétrico brasileiro". O evento, realizado pela Abradee, também vem acontecendo em outros estados. Na Tocantins, acontece na sede da Energisa, em Palmas.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 13/05/2019

Projeto de Lei proposto por Prof. Júnior Geo busca incentivo ao primeiro emprego

O deputado Professor Júnior Geo (PROS) apresentou na Assembleia Legislativa do Tocantins no último mês, um Projeto de Lei (PL) que institui o Selo Empresa Incentivadora do Primeiro Emprego. O mesmo PL já está em vigor em outros estados como Paraná e Bahia.

ENERGISA 13/05/2019

Acidentes com rede de energia são provocados por intervenções sem autorização da concessionária

Somente as equipes da Energisa podem fazer intervenções no sistema elétrico. Subir em postes, trocar transformadores, fazer instalação de medidores, manobrar chaves seccionadoras na rede de energia são serviços que só os eletricistas da distribuidora podem realizar, pois são preparadas para desenvolver o trabalho com segurança. Além de ser crime, intervir na rede coloca em risco a pessoa que está fazendo a atividade e também os colaboradores da distribuidora de energia.

FNO 11/05/2019

Banco da Amazônia disponibiliza R$ 2 bilhões para financiamentos no Tocantins

O secretário de Agricultura, pecuária e Aquicultura, César Halum, participou na manhã desta sexta-feira, 10, da assinatura de contratos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), recursos administrados pelo Banco da Amazônia (Basa).

DICAS PARA SEUS CLIENTES 10/05/2019

Energisa: estande leva experiência única para visitantes da Agrotins 2019

Muitos estudantes, crianças, produtores rurais, empresários passaram pela Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019) nos últimos dias e visitaram o estande da Energisa, que este ano preparou uma experiência única para os seus clientes. Um espaço interativo, que promove conhecimento, educação e contato com a arte do teatro. Foram essas atrações que chamaram a atenção de Washington Lira e sua família durante sua passagem pelo estande.

CUIDADO COM MÃES E PAIS 10/05/2019

Professor Júnior Geo solicita espaço para filhos de servidores e visitantes da Assembleia Legislativa

O deputado Professor Júnior Geo (PROS) solicitou na última quinta-feira, 9, um espaço que atenda aos pais e mães, servidores e visitantes do Legislativo Tocantinense. Na ocasião, o deputado lembrou que empresas particulares com mais de 30 pessoas já possuem essa obrigação pelo artigo 400 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e isso deve ser estendido ao setor público.

INCENTIVO 09/05/2019

Indústria tocantinense que comercializa sua produção no Sul do Pará apresenta produtos no Espaço Empresarial da Agrotins

Aberta oficialmente nessa terça-feira, 07, a 19ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019) conta com o Espaço Empresarial onde estão expostos produtos oriundos da indústria do Tocantins do setor alimentício, calçados, artesanato, além de empresas prestadoras de serviço e tecnologia. E é apostando nesta divulgação e na conquista de novos mercados que a empresa Temperos Smark, está lançando seus produtos na Agrotins. Esta indústria trabalha com a linha de temperos, doces e petiscos, e comercializa sua produção na Capital e no Sul do Par

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 09/05/2019

"Tirem a mão da nossa educação" diz Prof. Júnior Geo sobre corte de verbas do Governo Federal

Professor concursado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) desde 2004, o também deputado estadual Prof. Júnior Geo (PROS) usou a tribuna na tarde da última quarta-feira, 9, para questionar o corte de verbas nos investimentos da educação básica e ensino superior anunciado pelo Ministério da Educação.

ENERGISA NA AGROTINS 2019 09/05/2019

Clientes da Energisa têm serviços, informações e atrações educativas na Agrotins

A autoleitura rural é uma as comodidades que a Energisa oferece para o cliente que está no campo. Visitante da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), o produtor rural José Raimundo Soares conhece essa facilidade e visitou o estande da distribuidora para ter mais informações sobre a tarifa rural. "Já conheço e uso o serviço de autoleitura, que faço com o uso do calendário rural. É muito prático e consigo controlar minha conta de luz vigiando o consumo. Agora venho entender um pouco mais sobre o desconto da tarifa rural", pontuou.

OPERAÇÃO CATARSE 08/05/2019

Polícia Civil faz buscas em endereços de irmãs da deputada Valderez por suspeitas de serem funcionárias fantasmas

A Polícia Civil de Araguaína fez buscas em endereços de duas mulheres suspeitas de serem funcionárias fantasmas da Secretaria-Geral de Governo do Tocantins. Maria do Perpétuo Socorro Castelo Branco e Vânia Maria Castelo Branco são irmãs da deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP), que é a atual líder do governo na Assembleia Legislativa.

DURANTE AGROTINS 08/05/2019

Carlesse entrega caminhões e kits que vão beneficiar a agricultura familiar nos municípios

O governador Mauro Carlesse entregará nesta quinta-feira, 9, às 16 horas, equipamentos para a modernização das Centrais de Apoio à Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar dos 139 municípios do Tocantins . O evento ocorreno Centro de Convivência da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019). O programa conta com recursos da ordem de R$ 5,7 milhões do Ministério da Cidadania com contrapartida do Governo do Tocantins.

ORIENTAÇÕES AOS CLIENTES 08/05/2019

Energisa leva apresentação de teatro sobre segurança com energia elétrica para a Agrotins

Com a "Família de Energia", a cia de teatro Art Palco usa o bom humor na apresentação de uma esquete, que envolve o público em um assunto muito sério: segurança com energia elétrica. Na conversa de uma família, os personagens abordam uma situação cotidiana, de colocar fogo em lixo no quintal de casa. O episódio é contado pela esposa ao marido sobre as consequências. O marido então entende o problema e aprende uma lição importante com o filho, que transmite o que aprendeu com Zé da Luz, mascote da Energisa.

EVENTO 08/05/2019

Semana da Enfermagem do Senac aborda empreendedorismo na área da saúde

Vem aí um dos maiores eventos da área da saúde, a Semana da Enfermagem, ótimo oportunidade para estudantes e profissionais que buscam trocas de experiências, atualização e ficar por dentro das novas temáticas que envolvem a profissão. O evento que é uma parceria com o Conselho Regional de Enfermagem - Coren, acontecerá nas unidades do Senac em Palmas nos dias 21 e 22 de maio, Gurupi nos dias 23 e 24 e em Araguaína nos dias 30 e 31 (ver programação).

AGROPECUÁRIA 07/05/2019

Deputados prestigiam solenidade de abertura oficial da Agrotins 2019

Acompanhado de 11 parlamentares, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PHS), participou da abertura oficial da 19ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), realizada na manhã desta terça-feira, dia 7, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

A PARTIR DE AMANHÃ 06/05/2019

Governador Mauro Carlesse transfere gabinete para a Agrotins

A estrutura montada no local da feira será utilizada para atendimentos a empresários e produtores que tem interesse em investir no Estado. Governador pretende interagir com expositores e agricultores familiares presentes na Agrotins.

SERVIÇOS 04/05/2019

Energisa leva atrações culturais e educativas para a Agrotins 2019

A Energisa preparou uma programação especial para os seus clientes que irão visitar a 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019). O evento acontece de 7 a 11 de maio, que este ano terá como tema "Agronegócio de atitude sustentável". O estande da distribuidora, no Centro Agrotecnológico de Palmas, está repleto de atrações educativas e culturais, além de serviços voltados para os clientes rurais com atendimento, orientação jurídica e de extensão rural, autoleitura e o recadastramento dos clientes do campo para garantir o benefício de até 35% de desconto.

INSCRIÇÕES ATÉ 27 DE MAIO 02/05/2019

Chamada pública da Energisa destina R$ 480 mil para projetos de eficiência

As prefeituras de todo o Tocantins têm uma oportunidade única de tornar mais eficiente a iluminação pública em seus municípios. Está aberto o edital da Chamada Pública para inscrição de projetos do Programa de Eficiência Energética da Energisa. Serão destinados R$ 480 mil para projetos com foco na redução do consumo de energia e modernização da iluminação pública.

ENERGISA 29/04/2019

Universalização rural: 20% das unidades consumidoras de energia estão na zona rural

Marcado por longas distâncias e ainda, pelo vazio geográfico, o Tocantins possui hoje 89% da rede de energia na zona rural. Por outro lado, apenas cerca de 20% dos clientes de energia estão nesta área, sendo 117.577 das 589.888 unidades consumidoras do Estado. Só no primeiro trimestre deste ano foram realizadas 464 ligações rurais e a expectativa é ligar 1.499 até o próximo mês de dezembro. Ao todo, são 2.735 quilômetros de rede de alta tensão e 95.958 km de rede de média e baixa tensão em todo o Estado.


senacGPSWRFarcom