ENERGISA campanha : WEB BANNER -PRESENÇA DIGITAL - PREMIO IASC
Facebook

Estado

NOVAS MEDIDAS 22/03/2019

Governo promove mudanças para melhorias no atendimento de usuários do Plansaúde

O Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Tocantins (Plansaúde) contabilizou, no mês de fevereiro, 65.268 atendimentos ambulatoriais, com uma média de 2.174 procedimentos diários. A melhoria dos serviços prestados pelo plano tem sido uma das prioridades da atual gestão.

ÀS 17 HORAS 22/03/2019

LIBRAS - Senac Idiomas recebe visita de Embaixatriz da ONU

A Língua Brasileira de Sinais - Libras é um meio de garantir a socialização e interação do surdo na sociedade. E o Senac Idiomas reforça a importância desta língua na inclusão das pessoas surdas, com a oferta dos cursos de Libras.

EM DIANÓPOLIS 22/03/2019

Por meio do WhatsApp, consumidores denunciam instabilidade no fornecimento de água e Procon/TO autua BRK

O Procon Tocantins, por meio do Núcleo de Atendimento de Diánopolis, atuou nesta quarta-feira, 20, a concessionária BRK por falta de água em diversos setores do município. No mês de fevereiro a empresa já havia sido autuada pelo mesmo problema.

OBRAS DE ADEQUAÇÃO 21/03/2019

Governo intensifica ação para garantir que os estádios Resendão e Mirandão recebam jogos do Campeonato Tocantinense

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), intensificou as obras de adequação dos estádios Gilberto Resende Rocha, o Resendão, em Gurupi; e Leôncio de Souza Miranda, o Mirandão, em Araguaína, para garantir que ambos tenham condições de receber jogos no Campeonato Tocantinense de Futebol, que começa no dia 6 de abril.

REUNIÃO 20/03/2019

Seagro realiza debate sobre ampliação do espaço físico e a setorização da Agrotins

A ampliação do espaço físico e a setorização da Agrotins foram assuntos debatidos na manhã desta quarta-feira, 20, durante uma reunião com parceiros de instituições públicas estaduais e federais. O objetivo da reunião foi para definir as atividades a serem desenvolvidas durante 19ª Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2019).

SAÚDE 18/03/2019

Governo regulariza atendimentos do Hospital Dona Regina em menos de 24 horas

Depois de diversos dias com aumento anormal de atendimentos, lotação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e um crescimento atípico de nascimento de recém-nascidos (RNs) prematuros ou com malformações congênitas que necessitavam de tratamento intensivo, o Hospital e Maternidade Dona Regina volta à normalidade. Com o incansável trabalho das equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e dos profissionais de saúde do Hospital Dona Regina, foi possível acomodar ou transferir todos os pacientes que necessitavam realizar as cirurgias pediátricas ou os partos de urgência e emergência.

SENAC/TO 18/03/2019

Votação aberta para o projeto PAPAGA.IO na Febrace

Já está aberta a votação popular que vai escolher os melhores projetos da Febrace - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia 2019. O projeto PAPAGA.IO, do Senac Tocantins, é o único projeto do Senac Brasil que participará da feira, que acontece em São Paulo.

INFORMAÇÕES 18/03/2019

Energisa ouve clientes em audiência pública sobre projetos de eficiência energética

A Energisa quer ouvir os seus clientes, recebendo sugestões, opiniões e informações, sobre os projetos do seu Programa de Eficiência Energética. Por isso, está aberta até o próximo dia 13/4, uma Audiência Pública que reunirá essas informações, além de divulgar e tornar públicos os documentos dos projetos de eficiência energética realizados em 2018.

RECONHECIMENTO 18/03/2019

Dia da Autonomia homenageia luta de antepassados pela emancipação do norte de Goiás

O Dia da Autonomia foi instituído pela Lei nº 960, de 17 de março de 1998, considerando-o feriado estadual. "A data é uma forma que temos de homenagear os desbravadores e incansáveis lutadores que, com seus conhecimentos, compromisso e dedicação, conseguiram fazer a Corte voltar os olhos para as famílias que aqui viviam e sofriam com o isolamento", esclareceu o ex-governador Siqueira Campos.

SAÚDE 18/03/2019

Governo do Estado negocia com profissionais para iniciar serviço de radioterapia em Araguaína

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) está em negociação com dois profissionais para iniciar os atendimentos de radioterapia na cidade de Araguaína. O equipamento está instalado na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Regional de Araguaína (Unacon/HRA). Para tanto é necessária à contratação de um responsável técnico e um supervisor substituto de proteção radiológica.

EVENTO NACIONAL 18/03/2019

Projeto desenvolvido no Senac Palmas representará o Tocantins nesta semana na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

O único projeto do Senac Brasil que participará da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Febrace é do Tocantins. Durante os dias 19 a 22 de março, em São Paulo-SP, no Campus da USP, acontece o evento, que é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos. Desenvolvido no Senac Palmas, o projeto Papaga.io é um protótipo de um robô de conversação (chatbot) para a internet, composto por uma rede neural de informações sobre o turismo do Tocantins. Os membros responsáveis pela sua elaboração são o aluno da Aprendizagem em Serviços de Supermercado, Alan Pereira de Souza, o instrutor Vagner Cassol (Orientador) e Leandro Dias Costa (Coorientador).

DISCUSSÃO DA MP Nº 02 15/03/2019

Governo participa de Audiência Pública na Assembléia Legislativa

A necessidade de unir forças para que o Estado se enquadre dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e aumente sua nota de classificação na Secretaria Nacional do Tesouro (SNT), foi destaque na Audiência Pública realizada nesta quinta-feira, 14, na Assembléia Legislativa do Tocantins, para discutir a Medida Provisória nº 02, que suspende os reajustes e progressões de servidores públicos do Estado.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 14/03/2019

Júnior Geo apresenta PL para a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos para os doadores de sangue e medula óssea

O deputado Professor Júnior Geo (PROS) apresentou, na tarde desta quarta-feira,13, dois Projetos de Lei (PL) em estimulo à doação de sangue e medula óssea no Tocantins. O primeiro PL diz respeito à isenção na taxa de concursos públicos para quem for doador e o segundo busca o livre acesso do Hemocentro em órgãos públicos para a realização de campanhas de conscientização.

DURANTE SESSÃO NA AL 13/03/2019

Prof. Júnior Geo homenageia professora e apresenta PL que proíbe nomeação de pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha

Durante sessão ordinária na última terça-feira, 13, o deputado estadual Prof. Júnior Geo (PROS) apresentou Projeto de Lei que veda a nomeação para cargos em comissão de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Maria da Penha - Lei Federal 11.340/16, no âmbito estadual. "A violência contra a mulher, lamentavelmente, existe nos diferentes grupos da sociedade, põe em perigo suas vidas e viola seus direitos. É necessário ampliar as medidas de combate a esse crime", destacou o parlamentar.

EM SÃO PAULO 13/03/2019

Tocantins representa Senac em evento nacional

O único projeto do Senac Brasil que participará da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Febrace é do Tocantins. Durante os dias 19 a 22 de março, em São Paulo-SP, no Campus da USP, acontece o evento, que é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 13/03/2019

Prof. Júnior Geo mostra preocupação com decreto sobre a Polícia Civil

O deputado Professor Júnior Geo (PROS) usou a tribuna na manhã desta terça-feira, 12, para expor sua preocupação quanto ao decreto que impõe medidas aos policiais civis do Tocantins. Na ocasião, Geo declarou que foi um grande equívoco do Governo, além de ferir a liberdade de imprensa e a independência necessária para o desenvolvimento do trabalho dos delegados.

HENRIQUE & JULIANO 13/03/2019

Dupla sertaneja grava vídeo em defesa da Polícia Civil do Tocantins

Após decreto n° 5.915/2019 do Governo do Estado do Tocantins, publicado no Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira, 11, que limita a ação da Polícia Civil nas investigações. Em um vídeo que está sendo compartilhado por várias pessoas nas redes sociais, a dupla sertaneja tocantinense Henrique & Juliano, fala da confiança que tem nas polícias do Tocantins.

REUNIÃO 12/03/2019

Governo apresenta proposta, aos profissionais de saúde, para normalizar atendimento nas unidades de Saúde do Tocantins

O secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, acompanhado de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, apresentou na manhã desta terça-feira, 12, na sala de reuniões do Palácio Araguaia, proposta para regulamentação das jornadas de trabalho no âmbito das unidades de saúde, especificamente nos locais de atendimento ininterrupto. A proposta foi apresentada, aos sindicatos representantes das categorias de profissionais da Saúde, em reunião da Mesa Estadual de Negociação Permanente do Trabalho no Sistema Único de Saúde.

APOIO 12/03/2019

Energisa patrocina exposição sobre a criação do Tocantins

Percorrendo o Tocantins com iniciativas de cinema e cultura, a Energisa tem promovido o acesso a trabalhos nacionais. Agora, chegou a vez de falar do mais jovem estado brasileiro, o Tocantins. Para isso, a empresa patrocina a exposição fotográfica Siqueira Campos, um Estadista do Setentrião Goiano ao Tocantins, que acontecerá de 15/3 a 19/6, no Memorial Coluna Prestes, em Palmas. Com entrada gratuita, a exposição ficará aberta ao público das 8 às 18 horas.

DADOS DA ADETUC 12/03/2019

Carnaval movimenta mais de R$ 5,7 milhões na economia tocantinense

Dados divulgados pela Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) mostram que o Tocantins movimentou R$ 5.757.310, entre os dias 1º e 4 de março deste ano, nos municípios de Gurupi, Porto Nacional, Dianópolis, Xambioá, Araguatins, Palmas e na Região do Jalapão (2 a 4 de março).

CONCURSO PÚBLICO DE 2014 11/03/2019

Governador nomeia 202 aprovados no concurso do Sistema Penitenciário

O Governador Mauro Carlesse nomeou nesta segunda-feira, 11, 202 candidatos aprovados no Concurso Público para o Provimento de Cargos do Quadro da Defesa Social e Segurança Penitenciária do Quadro-Geral do Poder Executivo do Estado do Tocantins. A partir do dia 18 de março, os nomeados podem tomar posse.

"TILAPIATINS" 11/03/2019

Seagro reúne parceiros para debater evento sobre tilápia na Agrotins 2019

Faltando 56 dias para a Agrotins 2019, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, reuniu, na manhã desta segunda-feira 11, na sede da Seagro, em Palmas, representantes de instituições parceiras do setor da piscicultura, para discutir o "Tilapiatins".

PASSAPORTE DA CIDADANIA 11/03/2019

Cadernetas de Saúde da Criança estão disponíveis para municípios tocantinenses

Um instrumento de consolidação de informações de saúde que permitem acompanhamento e compartilhamento dos profissionais com a família, facilitando a comunicação entre os serviços que cuidam da criança nos diversos níveis de atenção. Esta é a função da Caderneta de Saúde da Criança - Passaporte da Cidadania, que está sendo distribuída a todos os municípios tocantinenses.

PROJETO LIGADOS 10/03/2019

Projeto da Energisa troca mais de 2,6 mil lâmpadas comuns por LED

Serviços, educação, cultura, arte e informação. É assim que a Energisa está percorrendo o Tocantins com o projeto Ligados. Na pauta, a economia de energia, sempre tratada com ações educativas, bem como, a realização da troca de lâmpadas comuns, que gastam mais energia, por unidades de LED que são até 30% mais econômicas. Este ano, sete cidades já foram visitadas onde cerca de quatro mil pessoas, entre estudantes da rede pública de ensino e a população em geral, puderam conferir as atrações culturais do projeto. Mais de 2.600 lâmpadas comuns foram substituídas e 443 cadastros na Tarifa Social de energia elétrica, com desconto que pode chegar a 65% de desconto.

PROTEÇÃO À MULHER 08/03/2019

Prof. Júnior Geo propõe Lei para dispositivo que visa garantir a segurança das mulheres

O deputado Professor Júnior Geo(PROS) propôs, pela Assembleia Legislativa, o dispositivo "Salve Maria" que visa oferecer proteção à mulher vítima de violência. A proposição sugere que o aplicativo atenda às mulheres que possuem medida protetiva concedida pelo poder judiciário, em situação vulnerável de agressão.

OBRAS DO GOVERNO DO TO 08/03/2019

Governador Carlesse determina conclusão de Escolas de Tempo Integral até o fim deste ano

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, coordenou mais uma reunião temática na tarde desta quinta-feira, 7, no Palácio Araguaia, em Palmas. Desta vez a pasta discutida foi a Educação. Retomada de obras, climatização de escolas, transporte escolar, qualidade da merenda e a cessão e compartilhamento de prédios da Educação foram os itens debatidos.

SERVIDOR PÚBLICO DO TO 08/03/2019

Governo do Estado paga neste sábado salário de fevereiro a restante dos servidores

Os servidores estaduais que recebem acima de R$ 2.600,00, líquido, irão receber o salário neste sábado, 9. Com o pagamento, irão circular no mercado tocantinense R$ 115.347.714,97, valor referente à remuneração de 16.040 servidores.

CUIDADOS COM A REDE ELÉTRICA 07/03/2019

Energisa: solicitar alteração de carga de energia diminui riscos de incêndio

Alguns cuidados com a rede elétrica são fundamentais para garantir segurança e a qualidade no fornecimento de energia. Uma causa comum para faltas de energia, curtos-circuitos e até incêndios em residências, comércios e outras estruturas é a sobrecarga. Para evitar esses transtornos e garantir não só a segurança da população, mas também que não falte energia em sua região, é importante que os clientes informem à Energisa sempre que forem ampliar o consumo de energia.

SISPEN/TO 07/03/2019

Servidores recebem capacitação para operar com eficácia o Sistema de Monitoramento Eletrônico prisional

Servidores do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen/TO), que atuam nas Centrais de Monitoramento Eletrônico (CME), reuniram-se nessa quarta-feira, 6, na Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional, com a empresa Show Tecnologia, responsável pela disponibilização e pela manutenção dos equipamentos de monitoração do Estado. No encontro, em formato de curso interativo, a empresa apresentou as novas atualizações da plataforma de monitoramento, já os servidores trocaram sugestões para o aperfeiçoamento do Sistema.

ALERTA AOS PESCADORES 07/03/2019

Cota Zero para transporte de pescados continua vigente no Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) alerta, os pescadores, que, mesmo com o fim do período da piracema no Estado, continua vigente a cota zero para transporte de pescados obtidos nas modalidades amadora e esportiva.

TOCANTINS 07/03/2019

Forças de Segurança divulgam balanço das ações no carnaval 2019 no estado

Por meio de coletiva de imprensa, realizada na sede do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), em Palmas, as forças de segurança estaduais divulgaram, na tarde desta quarta-feira (6), o balanço das ações realizadas durante o período do carnaval, em todas as regiões do estado. O resultado da operação integrada, iniciada às 19h da última sexta-feira (1º) e encerrada às 7h desta quarta-feira (6), foi apresentado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

DISCUSSÃO CONJUNTA 07/03/2019

Governador Carlesse comanda reunião integrada de secretários visando soluções para a Saúde

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, retomou a agenda oficial já no início da tarde desta quarta-feira (de cinzas), 6, e convocou o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, e também secretários de outras pastas para uma discussão conjunta em busca de soluções para as questões da Saúde. A reunião ocorreu durante toda a tarde e só terminou no início da noite, no Palácio Araguaia, em Palmas.

PARA REINTEGRAR A PESSOA DE VOLTA À SOCIEDADE 05/03/2019

Dez projetos de ressocialização desenvolvidos no Sistema Penitenciário e Socioeducativo do Tocantins

A ressocialização é uma das formas mais importantes para reintegrar a pessoa privada de liberdade de volta à sociedade. No Tocantins, o Governo do Estado, com apoio de parceiros, realiza diversos projetos ligados ao artesanato, à cultura e à leitura.

NORMALIZAÇÃO DOS TRABALHOS 02/03/2019

Saúde se reúne com médicos do Hospital Infantil para alinhar escalas médicas

O secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, se reuniu na manhã deste sábado, 2, com os médicos do Hospital Infantil de Palmas (HIPP) para dialogar sobre a normalização das escalas de atendimento.

PERÍODO DE CARNAVAL 01/03/2019

Governador Carlesse decreta ponto facultativo segunda, terça e quarta até às 14h

Decreto editado pelo governador Mauro Carlesse declara ponto facultativo, aos servidores públicos estaduais, nos dias 4, 5 e 6 de março de 2019, segunda e terça-feira de carnaval e quarta-feira de cinzas, respectivamente, sendo que, na quarta-feira, os órgãos voltam a funcionar a partir das 14 horas. O ato será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 1º de março.

FISCALIZAÇÃO PELA INTERNET 01/03/2019

Governo disponibiliza consulta em tempo real de escala de médicos em atendimento nos hospitais da Rede Estadual

A sociedade tem uma ferramenta importante relacionada à prestação de serviço de profissionais da Saúde nos hospitais do Tocantins. Por meio do site da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), é possível acessar a área que oferece o acompanhamento em tempo real da escala de profissionais em todas as unidades de atendimento do estado.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 01/03/2019

Em véspera de carnaval, Prof. Júnior Geo solicita a possibilidade de alteração dos horários dos Hemocentros

O deputado estadual Prof. Júnior Geo (PROS) usou a tribuna, na última sessão ordinária, 28, para apresentar requerimento de sua autoria, que solicita ao Governo do Estado um estudo em relação à viabilidade da ampliação do horário de funcionamento dos Hemocentros para atender doadores fora do horário comercial.

2018/2019 01/03/2019

Naturatins apresenta balanço da Piracema

Nesta sexta-feira, 1º, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) apresenta o balanço das operações realizadas pelo Órgão, no período da piracema 2018/2019 no estado do Tocantins. Durante 120 dias foram desenvolvidas 59 operações de fiscalização ambiental, para coibir a pesca predatória, além de blitz educativas, com distribuição de panfletos para sensibilização sobre a importância do período para reprodução da ictiofauna tocantinense.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 01/03/2019

Deputado Jair Farias pede reconstrução de escola em Sandolândia

Construída há 34 anos a Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, em Sandolândia, sul do Tocantins, encontra-se em péssimas condições de funcionamento, motivo que levou o deputado estadual Jair Farias (MDB) a solicitar ao Governo e à Secretaria da Educação, Juventude e Esporte a reconstrução geral da escola que foi construída em 1985.

ATUALIZAÇÃO 28/02/2019

Adetuc mobiliza municípios para cadastramento no Mapa do Turismo Brasileiro

A Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), órgão interlocutor junto ao Ministério do Turismo (MTur), está mobilizando todos os municípios tocantinenses para atualização do Mapa do Turismo do Brasil referente ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT). O Mapa tem a finalidade de ordenar e auxiliar no desenvolvimento das políticas públicas para o Turismo. Além disso, define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo MTur. O prazo para a inclusão dos municípios no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo (SISPRT), para o biênio 2019/2021, ocorrerá no período entre 1º de abril e 30 de julho.

CUIDADOS 28/02/2019

Energisa dá dicas para Festejar o Carnaval com segurança

Para que a diversão seja garantida e que todos possam curtir o Carnaval com segurança é preciso estar atento aos cuidados com a energia elétrica, que tem um papel fundamental neste grande evento. Por isso, nos locais onde são montadas estruturas, o ideal é que o cliente solicite uma Ligação Provisória junto à concessionária. Alguns cuidados também podem ser adotados nas festas em casa e com a família.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 28/02/2019

Cleiton Cardoso quer urgência na manutenção de estradas em 16 municípios

Os deputados aprovaram na sessão desta quarta-feira, dia 27, vinte requerimentos em regime de urgência constantes na ordem do dia. Nove deles são de autoria do deputado Cleiton Cardoso (PTC). Entre as solicitações do deputado estão a manutenção de rodovias estaduais que abrangem 16 municípios tocantinenses: Santa Tereza, Ponte Alta, Monte do Carmo, Porto Nacional, Bom Jesus, Santa Maria, Novo Acordo São Félix, Dianópolis, Tocantínia, Pedro Afonso, Divinópolis, Araguacema, Natividade, Dois Irmãos, Aliança e Palmas. "São obras urgentes e essenciais para as comunidades dessa s regiões", disse o parlamentar.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 27/02/2019

Projeto de Lei: Vanda Monteiro propõe prioridade para encaminhamento de vagas de emprego às vítimas de violência doméstica e familiar

A Deputada Estadual Vanda Monteiro (PSL) apresentou na manhã desta quarta-feira, 27, mais um projeto de Lei que visa promover o protagonismo feminino. O documento traz como proposta a prioridade no encaminhamento a vagas de emprego e cursos profissionalizantes para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no Tocantins.

ATRAÇÕES CULTURAIS E SERVIÇOS 27/02/2019

Ligados: Energisa leva cinema e teatro para três mil pessoas no interior

O projeto Ligados da Energisa já visitou cinco cidades no Tocantins este ano, com o caminhão Nossa Energia e uma programação cheia de novidades com cinema, teatro com o grupo ArtPalco e espetáculo com os palhaços Batatinha e Cocada. Cerca de três mil pessoas, entre estudantes da rede pública de ensino e a população em geral, já puderam conferir as atrações do projeto. Também foram substituídas mais de 1.800 lâmpadas comuns por de LED e feitos 313 cadastros na Tarifa Social de energia elétrica, com desconto que pode chegar a 65% de desconto.

INVESTIMENTOS 27/02/2019

Energisa Tocantins vai investir R$ 286,4 milhões em 2019

A Energisa Tocantins prevê um investimento de R$ 286,4 milhões este ano na área de concessão da distribuidora. O valor mantém o ritmo dos investimentos realizados desde que a empresa assumiu a concessão do serviço de energia elétrica no Estado, em 2014. Nos últimos quatro anos já foram investidos cerca de R$ 1,3 bilhão na melhoria do atendimento aos clientes, modernização, ampliação e melhorias no sistema elétrico do Tocantins, sendo que só em 2018 foram R$ 299 milhões.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 26/02/2019

Após ter cobrado, Prof. Júnior Geo comemora nomeação dos aprovados no concurso da Defesa Social

O deputado Professor Júnior Geo (PROS) levou à tribuna a cobrança da posse dos aprovados no concurso da Defesa Social do Tocantins no início deste mês e retornou ao assunto em comemoração, nesta terça-feira, 26, após a notícia da nomeação. Em reuniões com os aprovados na Assembleia Legislativa, o deputado demonstrou apoio e tem destacado a bandeira do concurso público.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 26/02/2019

Deputada Vanda Monteiro solicita isenção da taxa de travessia da balsa em Porto Nacional

Durante sessão da Assembleia Legislativa desta terça, 26, a Deputada Estadual Vanda Monteiro (PSL) solicitou ao Governo do Estado que isente a população do pagamento da taxa de travessia da balsa instalada em Porto Nacional. O requerimento foi aprovado em regime de urgência.

EM SEU GABINETE 26/02/2019

Deputada Vanda Monteiro recebe empresários e discute projetos para o Tocantins

O encontro com empresários mineiros aconteceu na manhã desta terça-feira, 26, no gabinete da Deputada Estadual Vanda Monteiro (PSL).

DADOS DA SAÚDE 26/02/2019

Cerca de 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão dentro das residências

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), cerca de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya, estão dentro das residências em locais como caixa d"água, vaso de planta, piscina e até bebedouros de animais.

IASC 2018 26/02/2019

Energisa Tocantins vence o prêmio Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor 2018

A Energisa Tocantins é a vencedora do Prêmio IASC 2018 em duas categorias, reconhecida pelos seus clientes como a melhor concessionária de energia da região Norte e também levou o prêmio de maior evolução na satisfação do cliente no Brasil. O troféu foi entregue durante a cerimônia realizada nesta segunda-feira, 25, na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em Brasília. O prêmio é resultado da pesquisa que ouve a opinião dos clientes na área de concessão de cada distribuidora no Brasil.

COM APOIO DO GOVERNO DO ESTADO 26/02/2019

Projeto de Wagner Praxedes presta homenagem a Siqueira Campos

Com apoio do Governo do Estado, exposição em homenagem ao ex-governador Siqueira Campos terá sua abertura no próximo dia 14 de março, às 19h30, no Memorial Coluna Prestes, em Palmas. O idealizador e diretor executivo do projeto, José Wagner Praxedes, corregedor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), esteve na Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), para fazer o convite oficial ao seu presidente, Tom Lyra, para o lançamento

TRAVESSIA 26/02/2019

Balsa começa a operar em Porto Nacional nesta quarta-feira

A travessia do Rio Tocantins em Porto Nacional por meio de balsa começa a funcionar nesta quarta-feira, 27. A Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) finalizou a instalação das rampas de embarque durante o final de semana, e nesta segunda-feira, 25, trabalha na melhoria e na sinalização dos acessos.

ATITUDES 25/02/2019

Dez ações que estão organizando as contas públicas do Estado e preparando o Tocantins para voltar a crescer

Medidas necessárias para que o Tocantins volte a crescer estão sendo colocadas em prática pelo governador Mauro Carlesse desde o início da sua gestão. Findadas as restrições do período eleitoral no final de dezembro de 2018, o Governo iniciou um novo ciclo e tem conseguido executar ações que visam o desenvolvimento do Estado e a melhor aplicação dos recursos públicos.

ORIENTAÇÕES 25/02/2019

Governo lança ação educativa do carnaval nas redes sociais

Postagem com mensagens educativas estão sendo veiculadas nas redes sociais do Governo do Tocantins com o intuito de orientar os internautas sobre ações preventivas que podem ser tomadas durante o período de carnaval.

OBRAS DO GOVERNO DO TO 25/02/2019

Governo Carlesse vai recuperar 136 km de rodovias da região central do Estado

O Governo do Estado já está com tudo pronto, aguardando apenas o sinal verde do Banco Mundial, para iniciar a recuperação do pavimento, dos dispositivos de drenagem superficial e de grota e dos dispositivos de sinalização das rodovias TO-080, de Palmas a Paraíso (61 km); TO-070, de Porto Nacional (Pinheirópolis) a Brejinho de Nazaré (35 km); e TO-255, de Monte do Carmo a Porto Nacional (40 km).

ESTADOS VIZINHOS 25/02/2019

Casos de sarampo no AM, PA, BA E DF causam preocupação na Saúde do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde e secretarias municipais de Saúde estão em alerta para a possível reintrodução do vírus do Sarampo no Tocantins, que desde 2000 não registra nenhum caso da doença. A preocupação se dá em virtude do registro de epidemia no estado do Amazonas, com 9.803 casos confirmados; Pará, com 62 casos, Bahia, com três casos, e Distrito Federal, com um registro, todos estados que fazem divisas ou que o Tocantins serve de rota de acesso, que aliado à baixa cobertura de vacinação da população deixa grande parte dos tocantinenses suscetíveis a pegar a doença, que pode levar ao óbito.

EM EVENTO NA AL 22/02/2019

Durante assembleia da UPM Vanda Monteiro propõe criação da Comissão da Mulher

A Assembleia Geral da União de Parlamentares Sul-Americanos e do MERCOSUL (UPM) - Bloco Brasileiro acontece na Assembleia Legislativa do Tocantins, durante toda essa sexta, 22, e conta com a participação da bancada tocantinense e de outros Estados como o Amazonas.

DICAS E INFORMAÇÕES 22/02/2019

O que você precisa saber para se prevenir da dengue, zika e chikungunya

Os casos prováveis de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti dispararam no Tocantins. O monitoramento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontou, em 2019, um aumento de 1.657,7% (3.867) dos casos de dengue, zika e chikungunya em relação ao ano de 2018 (220 casos).

EM REUNIÃO NO PALÁCIO ARAGUAIA 22/02/2019

Governo e Prefeitura de Palmas debatem ICMS do diesel, regularização fundiária e construção de um hospital municipal na Capital

A reunião ocorrida no fim da tarde desta quinta-feira, 21, no Palácio Araguaia, em Palmas, entre o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, e a prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro, teve como pautas assuntos de interesse tanto do Estado quanto da Capital, dentre eles, o ICMS do óleo diesel, a regularização fundiária e a construção de um hospital municipal na Capital.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 21/02/2019

Prof. Júnior Geo propõe PL que obriga operadoras de planos de saúde a justificar as negativas de cobertura

O deputado estadual Prof. Júnior Geo (PROS), utilizou a tribuna na manhã desta quinta-feira, 21, para apresentar seu Projeto de Lei, que trata sobre a obrigatoriedade das operadoras de planos de saúde em justificar caso neguem a autorização aos clientes para a realização de procedimentos médicos.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 21/02/2019

Deputado Jair Farias solicita a reforma de 13 escolas estaduais do Bico do Papagaio e recuperação de estradas do sudeste

As péssimas condições de funcionamento de escolas estaduais de oito municípios do Bico do Papagaio levou o deputado estadual Jair Farias (MDB) a entrar com requerimento na Assembleia Legislativa (AL), na sessão desta quinta-feira, dia 21, solicitando ao governo do Estado a reforma de pelo menos 13 escolas estaduais, pertencentes às regionais de Araguatins e Tocantinópolis. A reforma deverá incluir pintura, reparos na parte elétrica e instalação de aparelhos de ar condicionado, beneficiando oito cidades: Augustinópolis, Esperantina, São Sebastião, Sítio Novo, Aguiarnópolis, Darcinópolis, Itaguatins e Tocantinópolis.

OPERAÇÃO FLAK 21/02/2019

PF cumpre mandados no TO e em mais 7 estados para desarticular organização responsável por tráfico internacional de drogas

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (21/02) a OPERAÇÃO FLAK, visando desarticular financeiramente organização criminosa especializada no transporte aéreo de grandes quantidades de entorpecentes para o Brasil, Estados Unidos e Europa. Estão sendo cumpridos 54 mandados de prisão e 81 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas, nos estados de Tocantins, Goiás, Paraná, Pará, Roraima, São Paulo, Ceará e no Distrito Federal.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 20/02/2019

Vanda Monteiro consegue aprovação de requerimentos para infraestrutura e educação do Tocantins

Palmas, Santa Maria, Lagoa do Tocantins e Novo Acordo estão na lista de municípios com demandas de infraestrutura observadas pela Deputada Estadual Vanda Monteiro (PSL) e que tiveram requerimentos aprovados durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira, 20.

CONFORME DISPOSTO EM LEI 19/02/2019

Prof. Júnior Geo cobra adequação da carga horária dos jornalistas no Estado

O deputado Professor Júnior Geo (PROS) apresentou requerimento na tarde desta terça-feira, 19, para solicitar a regularização da carga horária de jornalistas no Estado conforme disposto em Lei no âmbito federal. Na ocasião, o professor mencionou o piso estabelecido para a categoria e a necessidade de ser considerado.

SOLUÇÕES DOS TRANSTORNOS 19/02/2019

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PROS) esteve na manhã desta terça-feira, 19, com o coordenador do Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), Maciel Araújo Silva, para buscar soluções em virtude dos transtornos causados pela interdição da ponte de Porto Nacional aos moradores da região.

TRABALHANDO EM CONJUNTO 19/02/2019

Governo do Estado e Sebrae firmam parceria para fomento de exposições agropecuárias e temporada de praias

O Governo do Tocantins e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) já entraram em acordo para a formalização de uma parceria que pretende viabilizar a realização de exposições agropecuárias e também a temporada de praias no Tocantins. Tanto o Governo quanto o Sebrae entendem que o fomento a esses eventos, além de aquecer a economia dos municípios, viabiliza oportunidades de negócios e também gera postos de trabalho.

REPRESENTANDO A AL 19/02/2019

Em Palmas, Valderez prestigia posse da nova Mesa Diretora da ACIPA

A deputada estadual Valderez Castelo Branco (Progressistas) prestigiou nesta segunda-feira, 18, em Palmas a posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA). A parlamentar representou o presidente da Assembleia Legislativa (AL-TO), Antônio Andrade, e parabenizou toda a nova Gestão em nome do Presidente Joseph Madeira.

CADASTRO RESERVA 19/02/2019

Cidadania e Justiça divulga gabarito provisório de curso de formação

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Escola Superior de Qualificação e Formação Profissional do Sistema Socioeducativo, divulgou nesta segunda-feira, 18, os gabaritos provisórios das provas do Curso de Formação Profissional do Cadastro Reserva. Além disso, a Escola também disponibilizou o modelo de recurso de prova com o prazo de interposição de recursos, delimitado para as datas 19 e 20 do mês de fevereiro.

INICIATIVAS 18/02/2019

Governo, Ministério Público e Defensoria Pública discutem soluções para judicialização da saúde

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, recebeu nesta segunda-feira,18, em seu gabinete no Palácio Araguaia, em Palmas, um grupo de trabalho que atua em conjunto na área da saúde, formado pelo defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, e as promotoras de justiça, Maria Roseli de Almeida Pery e Ceres Gonzaga de Rezende Caminha. Nesta reunião, a pauta foi a discussão de soluções que podem culminar no fim da judicialização dos atendimentos da saúde e também a possibilidade de uma ação emergencial para reduzir as filas nos hospitais públicos, principalmente no Hospital Geral de Palmas.

CAPACITAÇÃO 18/02/2019

Cidadania e Justiça oferta curso de alinhamento operacional para agentes penitenciárias

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional (Esgepen/TO), inicia nesta segunda-feira, 18, o Curso de Alinhamento Operacional Penitenciário Feminino (CAOP) para 40 servidoras do Sistema Penitenciário Prisional do Tocantins (Sispen). A capacitação visa fortalecer a segurança nas rotinas das unidades prisionais.

EMPREENDIMENTO 18/02/2019

Cerveja tocantinense será comercializada por toda a América do Sul

Está previsto para o próximo mês de julho o início das atividades da Cervejaria Serra do Carmo, um projeto ambicioso que pretende levar a marca tocantinense para toda a América do Sul. "Vamos produzir 1 milhão de litros por mês, oferecer 70 empregos diretos e cerca de 320 indiretos", comemora o presidente da empresa, Eduardo Godinho.

OFERECIMENTO DO GOVERNO TO 15/02/2019

Travessia do Rio Tocantins com voadeiras inicia nesta sexta em Porto Nacional

O Governo do Tocantins começa a oferecer na tarde desta sexta-feira, 15, a travessia de pedestres, por meio de embarcações do tipo voadeira, na cidade de Porto Nacional. O serviço será ofertado para aqueles que optarem realizar a travessia do Rio Tocantins sem utilizar a ponte na TO-255.

EM VALOR MÉDIO DE REFEIÇÃO 15/02/2019

Governo do Estado irá economizar cerca de 20% em alimentação de adolescentes do Sistema Socioeducativo

O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), irá economizar cerca de 20% em valor médio de refeição em contrato de fornecimento de alimentação para o Sistema Socioeducativo do Estado. A nova empresa fornecerá seis refeições diárias para adolescentes e servidores plantonistas das oito unidades socioeducativas do Tocantins, com valor médio de R$ R$ 4,84 por refeição.

DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA 15/02/2019

Estado registra aumento alarmante de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

O monitoramento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apontou um aumento alarmante dos casos de dengue, zika e chikungunya. Considerando o número de casos prováveis de dengue, em um comparativo com o mesmo período do ano de 2018, ocorreu um acréscimo de 1.657,7%, com 3.867 casos em 2019 contra 220 em 2018.

ALERTA 15/02/2019

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

Nesta sexta-feira, 15, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) alerta os gestores municipais de todo o Estado, que se aproxima o encerramento do prazo, para protocolo do formulário e de comprovantes da realização de atividades ambientais durante o exercício 2018, a fim de habilitar o município à participação nos recursos do ICMS Ecológico.

EM AUDIÊNCIA COM MINISTRO 15/02/2019

Governo do Tocantins discute retomada de obras e convênios para a Educação

Importantes ações e projetos da Educação no Tocantins foram discutidos entre o Governo do Estado, o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), nessa quinta-feira, 14, em Brasília. Numa audiência com a participação do governador Mauro Carlesse, do ministro da Educação, Ricardo Vélez, e do presidente do FNDE, Carlos Alberto Decotelli, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, apresentou uma série de pautas relevantes para o Tocantins, como a retomada de obras e convênios.

DISCUSSÃO DE PROPOSTAS 15/02/2019

Secretário da Segurança recebe integrantes do Controle Externo do MPE

O secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, recebeu em seu gabinete, na noite desta quarta-feira, 13, os membros do Ministério Público do Tocantins que compõem o Grupo Especial de Controle Externo da Atividade Policial - GECEP.

ATENÇÃO 15/02/2019

Adapec alerta empresários de estabelecimentos agropecuários sobre fim do prazo de recadastramento obrigatório

Faltando duas semanas para o encerramento do prazo de recadastramento dos estabelecimentos agropecuários que se dedicam a comercialização de produtos para uso na agropecuária, a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), alerta os lojistas para procurarem o órgão para a regularização. O cadastro é obrigatório e o lojista que deixar de fazê-lo estará sujeito às penalidades previstas na legislação estadual, podendo inclusive ter seu estabelecimento interditado.

EM REUNIÃO COM A ASSISPEN/TO 15/02/2019

Governo alinha propostas com associação de servidores e aprovados no Concurso do Sistema Penitenciário

Na manhã desta quinta-feira, 14, o secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis, esteve reunido em gabinete com a equipe gestora da Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário (Assispen/TO) e com a comissão de aprovados no Concurso do Sistema Penitenciário. A reunião foi realizada para alinhar propostas de melhorias para a classe de servidores e dialogar sobre as condições de posse dos candidatos classificados no concurso da Seciju.

NO GABINETE DA PRESIDÊNCIA 15/02/2019

Conselheiro do TCE apresenta projetos ao presidente da Assembleia Legislativa

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PHS), recebeu nesta quinta-feira, 14, em seu gabinete, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO), Severiano Costandrade, que protocolou na Casa dois projetos de lei da Corte: um é o Programa de Aposentadoria Incentivada 2 (PAI 2) e o outro é a flexibilização do uso do Fundo de Modernização do Tribunal. "Na terça-feira vamos ler a matéria e dar encaminhamento a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, que tem como presidente o Ricardo Ayres, para que assim que voltar ao plenário, possamos debater e votar o mais rápido possível, cumprindo nosso papel de legislativo", destacou Antônio Andrade.

RESPOSTA 15/02/2019

Ao MPE, Cidadania e Justiça afirma que licitação para contratação de refeição cumpriu exigências legais

O secretário de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Heber Fidelis, encaminhou resposta nesta quinta-feira, 14, ao Ministério Público Estadual (MPE) sobre as contestações feitas a respeito do processo de licitação para contratação de empresa para fornecimento de refeições prontas destinadas a atender o Sistema Prisional e Penitenciário do Tocantins.

ADAPEC 14/02/2019

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade

Emitir a Guia de Trânsito Animal eletrônica (e-GTA), de qualquer local que o produtor rural estiver online, já é uma realidade. A partir de segunda-feira, 18, o Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidato) estará liberado para os mais de 56 mil produtores rurais ativos na exploração pecuária. Os interessados precisam fazer o cadastro no escritório da Adapec, munidos da documentação pessoal, assinar um Termo de Sigilo e Responsabilidade para terem login e senha. Depois, basta acessar o site www.adapec.to.gov.br e clicar na aba "Produtor online".

OPERAÇÃO "WALKING DEAD" 14/02/2019

Polícia Civil prende dois contadores em Araguaína suspeitos de criar empresas com nome de pessoa morta para sonegar impostos no TO

A Polícia Civil do Estado do Tocantins, por intermédio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Ordem Tributária (DOT), deflagrou na tarde desta quarta-feira (13), a operação "Walking Dead", em Araguaína, a qual resultou na prisão de dois contadores suspeitos de praticar crimes contra a ordem tributária, organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsificação de documento público, associação criminosa, falsidade ideológica, organização criminosa, falsificação de documento particular, além de posse ilegal de arma de fogo.

MEDIDA PROVISÓRIA 13/02/2019

Eduardo Siqueira requer ao Governo que servidores com doenças degenerativas não tenham progressões suspensas

O deputado Estadual Eduardo Siqueira (DEM) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão desta terça-feira, 12, para comentar pontos da Medida Provisória do Governo do Estado, que suspende reajustes, progressões e gratificações de servidores públicos por 30 meses, a partir de 1 de fevereiro deste ano. A intenção do parlamentar é requerer ao Governo que abra uma exceção aos servidores que possuam doenças degenerativas.

R$ 217 MIL DE EMENDAS PARLAMENTARES 13/02/2019

Com recurso de emenda parlamentar do deputado Cleiton Cardoso, Adapec adquire computadores e impressoras

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) adquiriu 36 impressoras, nesta terça-feira,12, e aguarda a entrega em breve, de 42 computadores para atualização dos equipamentos e consequentemente melhorar o atendimento aos produtores rurais e a população em geral. Após o recebimento de todo o material será feito um levantamento para a sua distribuição nos escritórios que tenham mais necessidade.

VIA DECRETO Nº 5.906 13/02/2019

Governo vai fazer levantamento sobre impactos de incentivos fiscais nas contas públicas do Estado

O Governo publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 12, o Decreto de nº 5.906, que determina à Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento adotar, no prazo de até 60 dias, providências relativas aos benefícios fiscais aplicados ao Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), no âmbito do Estado do Tocantins.

PARA AGILIZAR AÇÕES 13/02/2019

Governador declara situação de emergência em Porto Nacional em virtude de interdição da ponte na TO-255

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, assinou no início da noite desta terça-feira, 12, o Decreto 5.907, que foi publicado no Diário Oficial, que declara situação de emergência na região de Porto Nacional, em virtude da interdição da ponte sobre o Lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado, na TO-255.

EM REUNIÃO COM O PRESIDENTE 12/02/2019

Professor Júnior Geo cobra soluções de reclamações recebidas sobre o Detran

O deputado professor Júnior Geo (PROS), visitou na manhã desta terça-feira, 12, a sede do Departamento de Trânsito (Detran). Na ocasião, o parlamentar conversou com o presidente do órgão, Colemar Câmara, e apresentou as demandas recebidas pela população.

MPE PEDE URGÊNCIA NO CASO 12/02/2019

Ministério Público Estadual pede nova vistoria na fazenda da família do deputado Olyntho Neto para saber se lixo hospitalar foi retirado

O Ministério Público Estadual pediu que o Naturatins realize uma nova vistoria na fazenda da família do deputado estadual Olyntho Neto (PSDB) para identificar se o lixo hospitalar que estava enterrado lá já foi retirado. Seringas, luvas e até agulhas foram encontrados no local em novembro do ano passado pela Polícia Civil, durante as investigações sobre os resíduos achados em um galpão no distrito agroindustrial de Araguaína.

DEPUTADO NOVATO 12/02/2019

Prof. Júnior Geo cobra concurso da Assembleia Legislativa do TO

O deputado Professor Júnior Geo (PROS) usou a tribuna na última quinta-feira, 7, para solicitar ao presidente da Casa o andamento do concurso público e as adequações necessárias. O parlamentar carrega o concurso público como uma bandeira desde 2013 cobrando a realização na Câmara Municipal de Palmas. Com o certame realizado após cinco anos de cobrança na Casa de Leis municipal, a cobrança começa em nível estadual.

SERVIDORES PÚBLICOS DO TO 12/02/2019

Secretaria da Administração reforça documentação necessária para posse

A Secretaria de Estado da Administração (Secad) informa, a todos os servidores que necessitam tomar posse, que a relação dos documentos necessários está disponível no portal do órgão (https://secad.to.gov.br/posse/), no ícone Posse.

EM ENTREVISTA À TV LOCAL 12/02/2019

Secretário da Segurança Pública fala sobre plano estratégico de atuação

O secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, concedeu entrevista ao vivo à emissora de televisão local nesta segunda-feira, 11, em Palmas, quando pode levar ao público as principais ações do plano estratégico da instituição.

GASOLINA, ETANOL E DIESEL 11/02/2019

Para Sindiposto-TO, tendência é que preços de combustíveis reduzam nas bombas tocantinenses

Nos últimos anos, a economia nacional sofreu retrações, o que impactou diretamente na redução da oferta de empregos em diversas áreas. No setor de combustíveis não foi diferente. Porém, a expectativa do segmento para este ano é de crescimento e evolução para a revenda e, consequentemente, redução dos preços nas bombas para o consumidor tocantinense.

SUPORTE AO SISTEMA PRISIONAL 11/02/2019

Governo adquire veículos blindados para garantir segurança em escoltas estaduais e interestaduais

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), está adquirindo três veículos blindados que serão utilizados para escoltas de alto risco dentro do Estado do Tocantins e também para remoções interestaduais de apenados, com o intuito de preservar e garantir a segurança dos agentes prisionais e reeducandos envolvidos nas operações.

OPORTUNIDADE 11/02/2019

Sine de Gurupi oferta vagas de Agente de Segurança para trabalhar no Carnaval

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Gurupi está ofertando 80 vagas de trabalho para o período do Carnaval. São vagas temporárias para trabalhar como Cordeiro e Segurança nos blocos carnavalescos da cidade; e os interessados devem procurar a agência do Sine na Avenida Mato Grosso, n° 1.771, no Centro de Gurupi.

GESTÃO 11/02/2019

Nova presidente da Agência de Fomento afirma que foco é impulsionar o desenvolvimento do Tocantins

Empossada, nesta sexta-feira, 8, como a nova presidente da Agência de Fomento do Tocantins (FomenTO), Denise Rocha Domingues garante que o órgão vai voltar seus esforços para apoiar o desenvolvimento do Tocantins fomentando áreas importantes da economia.

EM REUNIÃO COM A SECRETÁRIA 08/02/2019

Professor Júnior Geo solicita soluções para problemas da educação e questiona escolas fechadas

O deputado professor Júnior Geo (PROS) solicitou esclarecimentos e soluções para demandas da educação no estado em reunião com a secretária de educação, Adriana Aguiar, nesta quinta-feira, 7. Na ocasião, Geo levantou questionamentos sobre os impactos dos fechamentos das escolas no Tocantins e demonstrou sua preocupação a exemplo da cidade onde estudou.

INCENTIVO DO GOVERNO 08/02/2019

Potencial energético do Tocantins é apresentado a investidores

As políticas públicas de incentivo à produção de energia fotovoltaica do Tocantins continuam atraindo investidores ao estado. Nesta quinta-feira, 07, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Cintra, recebeu em seu gabinete os empresários Miguel Segundo e Juarez Guimarães, da RESS Participações e Investimentos, empresa paranaense que atua no setor de energias renováveis.

DPE-TO 08/02/2019

Proteção às mulheres: Defensoria Pública sedia primeira reunião do Nupav em 2019

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher (Nudem), recebeu representantes de diversas instituições que integram o Núcleo de Vigilância e de Prevenção de Violência e Acidentes, Promoção da Saúde e Cultura da Paz (Nupav), tendo como pauta a efetivação de ações que visem a proteção das mulheres. Ao todo, cerca de 30 agentes da Rede do Nupav participaram da reunião, realizada nesta quinta-feira, 7, na sala do Conselho Superior da DPE-TO.

REFERENTE AO MÊS DE JANEIRO 08/02/2019

Governo do Estado paga salário de servidores neste sábado, 9

O Governo do Tocantins quita a segunda etapa do pagamento dos servidores do estado, referente ao mês de janeiro, neste sábado, 9. Nesta relação constam 21.867 servidores, cuja folha absorve recursos da ordem de R$ 135.801.594,25.

DURANTE SESSÃO DE POSSE DO TCE-TO 08/02/2019

Governador Mauro Carlesse e vice Wanderlei Barbosa são homenageados pelo Tribunal de Contas do Estado

O governador Mauro Carlesse e o vice-governador Wanderlei Barbosa foram homenageados, nesta quinta-feira, 7, com a maior honraria do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE), o Colar do Mérito Governador Siqueira Campos. As homenagens ocorreram durante a sessão solene de posse da nova Mesa Diretora daquele tribunal.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR 07/02/2019

Professor Júnior Geo solicita urgência na construção da ponte em Porto Nacional

Na manhã desta quinta-feira, 7, o deputado professor Júnior Geo (PROS) solicitou, por meio de requerimento, urgência na construção da nova ponte em Porto Nacional. A solicitação ocorreu devido aos últimos anúncios de precariedade da ponte, por ser antiga e apresentar problemas estruturais.

CALOUROS 07/02/2019

Matrículas de aprovados no Vestibular 2019/1 da UFT ocorrem nesta quinta e sexta

A manhã desta quinta-feira (07) foi movimentada nos câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Isso porque centenas de novos alunos passaram pela Universidade para realizarem suas matrículas e garantir uma vaga na instituição. As matrículas dos aprovados no Vestibular 2019/1 estão sendo realizadas nesta quinta (7) e sexta-feira (8) conforme convocatória divulgada pela Comissão Permanente de Seleção (Copese).

RESSALTANDO QUE "A VIDA É PRIORIDADE" 07/02/2019

Governador Carlesse determina interdição da ponte de Porto Nacional

Ao ser questionado pela imprensa sobre os impactos financeiros que Porto Nacional pode sofrer com a interdição, Carlesse determinou a interdição da ponte de Porto Nacional ressaltou que sua prioridade é preservar vidas e evitar uma tragédia

NORMAS DO MAPA 07/02/2019

Vacina contra febre aftosa terá dose reduzida na próxima campanha

Para a próxima campanha de vacinação contra a febre aftosa de bovinos e bubalinos, que será realizada em maio, a vacina terá sua dose reduzida de 5 ml para 2 ml, de acordo com as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Diante disso, a partir do dia 30 de março será proibido o uso da vacina de 5 ml. A medida está prevista no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que garante a retirada total da vacinação no Tocantins e no restante do país até 2021.

EM REUNIÃO NO PALÁCIO 07/02/2019

A empresários, Carlesse afirma que reforma fomentará o desenvolvimento do Estado

Representantes de entidades empresariais participaram no início da noite desta quarta-feira, 6, na sala de reuniões do Palácio Araguaia, da apresentação da reforma administrativa implantada pelo Governo do Estado no último dia 1º.

BIÊNIO 2019/2020 06/02/2019

Nova Mesa Diretora do TCE/TO toma posse quinta-feira, 7

A nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas do Tocantins toma posse, durante sessão solene, nesta quinta-feira, 7, às 15h, no auditório do TCE/TO. O novo presidente, conselheiro Severiano Costandrade, voltará a comandar a Corte de Contas, no biênio 2019/2020. Também serão empossados para vice-presidente, o conselheiro Alberto Sevilha e para corregedor, o conselheiro José Wagner Praxedes.

ALINHAMENTOS DAS PASTAS 05/02/2019

Reunião com Forças de Segurança dá continuidade aos planejamentos para 2019

Em continuidade às reuniões entre as forças de segurança do Estado, a Polícia Militar (PM) recebeu nesta terça-feira, 5, no Quartel do Comando Geral, em Palmas, os representantes da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e do Corpo de Bombeiros do Tocantins.

EM PALMAS 05/02/2019

Valderez prestigia posse de novo Defensor público-geral e destaca importância da DPE para a população

A deputada estadual, Valderez Castelo Branco (Progressistas), prestigiou nesta segunda-feira, 4, a posse do Defensor Público Fábio Monteiro dos Santos como Defensor Público-Geral do Tocantins, para o biênio 2019/2021. A solenidade aconteceu na sede da Defensoria Pública Estadual (DPE-TO) com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa (AL), Toinho Andrade.

SECAD-TO 04/02/2019

Portaria divulga novas datas para segunda fase do recadastramento dos servidores

O recadastramento dos servidores ativos do executivo estadual segue, a partir do dia 25 de fevereiro, para a segunda fase. O atendimento ocorrerá de forma presencial, para validação das informações que foram alteradas, corrigidas ou complementadas.

EM REUNIÃO COM AUXILIARES 04/02/2019

Carlesse empossa novos secretários e pede determinação da equipe no cumprimento das metas de equilíbrio fiscal

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, comandou reunião com auxiliares diretos na manhã deste sábado, 2, no Palácio Araguaia. A pauta foi a apresentação da reforma administrativa e as metas a serem alcançadas de maneira global pela gestão. O Governador determinou o empenho de cada secretário no cumprimento do plano de metas, para que o Estado alcance e mantenha o equilíbrio fiscal e, consequentemente, o enquadramento na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

EDUCAÇÃO 04/02/2019

Reordenamento na rede estadual otimiza serviços e recursos educacionais fortalecendo parcerias com municípios e instituições

Como parte das medidas da reforma administrativa promovida pelo Governo do Tocantins, a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizou o reordenamento das matrículas nas escolas da rede estadual. Além de garantir o ensino de qualidade a todos os alunos, as medidas adotadas otimizarão os serviços, recursos e espaços educacionais.

LUIZ OLINTO 02/02/2019

Naturatins aplica multa de mais de R$ 3 milhões ao irmão do deputado Olyntho Neto pelo escândalo do lixo hospitalar

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) aplicou multas que somam R$ 3.250.000,00 a Luiz Olinto Rotoli Garcia de Oliveira, irmão do deputado estadual Olyntho Neto (PSDB). As autuações são relacionadas ao escândalo do lixo hospitalar. Além disso, ele também recebeu multas que somam R$ 25 mil por outras questões ambientais.

REESTRUTURAÇÃO DO ESTADO 02/02/2019

Governo implementa Reforma Administrativa para colocar Tocantins de volta ao trilho do desenvolvimento

O Tocantins entra em uma nova fase a partir deste mês de fevereiro. Um Estado mais leve, ágil e eficiente ganha seus contornos finais com a publicação da reforma administrativa que reduziu o número de secretarias, cargos em comissão, funções de assessoramento e contratos temporários de pessoal. A reforma foi apresentada nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, na sala de reuniões do Palácio Araguaia.

ASSESSORAMENTO 31/01/2019

Consultorias do Sebrae oferecem apoio aos pequenos negócios tocantinenses

Contribuir com o empreendedor na tomada de decisões. Esse é o objetivo das consultorias do Sebrae Tocantins que disponibilizam serviços de assessoramento com atendimento especializado, diferenciado e contínuo para pequenos negócios. Com a operação da empresa mais estruturada, o empreendedor tem melhores resultados no mercado, com maior lucro e competitividade.

GOVERNADOR DO TO 31/01/2019

Carlesse assegura interesse do Estado em sediar centro de distribuição de medicamentos

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, participou de uma reunião na tarde desta quarta-feira, 30, com o gerente comercial da Panpharma, Luiz Dusso; e com o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, para tratar da possibilidade de instalação de um centro de distribuição de medicamentos em Araguaína. O encontro ocorreu no Palácio Araguaia, em Palmas.

REFORMA ADMINISTRATIVA NO TO 31/01/2019

Governo revela que Estado não conseguiria pagar servidores se tivesse apenas a arrecadação tributária

O secretário de Estado da Fazenda e do Planejamento, Sandro Henrique Armando, afirmou que, se o Estado dependesse apenas da sua arrecadação tributária, sem os recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE), não conseguiria pagar a folha de pagamento dos seus servidores. "Por isso esse ajuste, com contenção de gasto, redução do número de contratos e comissionados, é tão importante para que o Tocantins volte a equilibrar seus gastos e a investir, gerando mais oportunidades como emprego e renda para população", afirmou.

GOVERNO DO TO 30/01/2019

Estado paga parte da folha de janeiro nesta quinta-feira

Em nota enviada à imprensa na tarde desta quarta-feira, 31, o governador do Estado, Mauro Carlesse, anunciou a antecipação do pagamento dos servidores públicos que recebem até R$2,6 mil líquido para esta quinta-feira, 31.

NO TO 30/01/2019

Vacinação contra brucelose no segundo semestre de 2018 atinge 95,51% das bovídeas

Dados da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) sobre índice vacinal contra brucelose, no segundo semestre de 2018 e divulgados nesta terça-feira, 30, apontam que foram vacinadas no Tocantins, um total de 296.343 bezerras entre três e oito meses de idade neste período, atingindo 95,51% das bovídeas.

EM PALMAS 30/01/2019

Polícia Civil deflagra Operação Chave Mestra e desvenda acesso ilegal a processos em sigilo no e-Proc

A Polícia Civil do Estado do Tocantins deflagrou na manhã desta terça-feira, 29, em Palmas, a Operação Chave Mestra, com a finalidade de apurar a existência de suposto esquema visando ao acesso indevido a processos sigilosos no sistema e-Proc, mantido pelo Tribunal de Justiça do estado. As investigações apontam a negociação das informações de caráter restrito, obtidas a partir de senhas de servidores do Poder Judiciário estadual, resultando em prejuízo às investigações policiais e à ações penais delas decorrentes.

GPSWRFarcomShop do BicoSucesso FMBAUVereador Professor Júnior GeoWELLBlog do Felipe de Sá