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17/10/2024 - 15h55m

MAIS DE 600 RECLAMAÇÕES

Procon TO orienta consumidores em casos de baixa qualidade na prestação de serviço de internet

Por Bico 24 Horas

Órgão recebeu mais de 600 reclamações somente em 2024.

Consumidor pode registrar sua denúncia no Procon Tocantins pelo WhatsApp Denúncia: (63) 9 9216-6840 ou pelo Disque 151

O Procon Tocantins recebeu, somente em 2024, mais de 600 reclamações relacionadas à baixa qualidade na prestação de serviços de internet fixa. Para auxiliar o consumidor, o órgão elaborou orientações sobre o que fazer em casos de interrupções do serviço ou velocidade inferior à contratada.

Em casos de interrupções, a operadora deve automaticamente conceder um desconto proporcional na fatura do cliente, referente ao período em que o serviço ficou fora do ar. Esse desconto deve ser aplicado na próxima cobrança e, se não ocorrer até o segundo mês seguinte, o consumidor pode considerar essa cobrança como indevida e solicitar a devolução em dobro do valor pago, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Em situações mais graves, o cliente também pode solicitar indenização por danos.

"As operadoras devem adotar todas as medidas necessárias para garantir a boa prestação dos serviços. Oscilações, interrupções e velocidades abaixo do contratado não são aceitáveis", ressalta o superintendente interino do Procon Tocantins, Magno Silva.

Para verificar se a velocidade da internet está de acordo com o plano contratado, o cliente pode consultar suas faturas ou utilizar os canais de atendimento das operadoras, como aplicativos e serviços de atendimento telefônico. Segundo as normas de qualidade da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras devem garantir, em média, pelo menos 80% da velocidade contratada, assegurando um mínimo de 40% durante os horários de maior movimento.

Orientações

Caso o consumidor perceba falhas no serviço, como interrupções ou velocidades inferiores ao que foi contratado, é importante seguir alguns passos:

- Anote o horário e a duração da interrupção ou da diminuição da velocidade. Esses dados são essenciais para solicitar uma compensação proporcional ou até mesmo para cobrir eventuais danos;

Realize um teste de velocidade e, se ela estiver inferior ao que foi contratado, capture uma tela do resultado como evidência;

Com as informações em mãos, o consumidor pode registrar sua denúncia no Procon Tocantins pelo WhatsApp Denúncia: (63) 9 9216-6840 ou pelo Disque 151.

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