Facebook
29/08/2012 - 10h08m

Governo inaugura obras e assina contratos do Prodoeste

Redação

      A construção de uma barragem de acumulação no Rio Pium e quatro barragens elevatórias de nível nos rios Pium e Riozinho, melhorias de estradas vicinais, planos de melhoramentos de produtos e compensações ambientais serão viabilizadas com a assinatura do contrato entre Governo do Estado e BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, que acertará financiamento de US$ 99 milhões. A assinatura do contrato acontecerá na próxima quinta-feira, 30, às 15h, na fazenda Diamante, município de Lagoa da Confusão.

      As obras fazem parte da primeira fase do Prodoeste - Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste, prevista para ser concluída em 2014, atendendo mais de 40 produtores em mais de 40 mil hectares, onde são produzidos feijão, milho, arroz, melancia, melão e abóbora.

      Além do montante do BID, uma contrapartida de US$ 66 milhões será destinada pelo Governo do Estado para este início do projeto que segundo o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, ao final de todas as etapas, terá mais de 300 mil hectares de áreas irrigadas, sendo o maior do mundo. “Nossos projetos de irrigação de Formoso, Lagoa da Confusão e Pium ganham, neste momento, um salto em área de produção”, afirmou ele, destacando ainda que essas áreas terão fornecimento de água garantida.

      De acordo com Café, o Prodoeste é um projeto realizado sem desapropriação de áreas e que tem todas as tecnologias e mercados já disponíveis. “Já temos grandes produtores naquela área, com as mais diversas culturas, com mercado que absorve tudo, principalmente o que é produzido no vazio sanitário, como é o caso da produção de sementes de soja e feijão, que são de alta qualidade e têm preços competitivos”, destacou.

      Para o gestor, os benefícios vão além da estrutura disponível aos produtores. “A população vai ganhar com a geração de empregos e com ações de saúde, infraestrutura e todas as demais necessárias para atender um projeto deste porte na região”, ressaltou o secretário, acrescentando que na ocasião o Governo do Estado lançará 50 quilômetros de pavimentação asfáltica entre Lagoa da Confusão e Barreira da Cruz. “O Governador Siqueira Campos autorizará esta pavimentação que é um demanda antiga dos produtores, por ser um dos principais eixos de escoamento da produção do Estado, já que por ali passam centenas de caminhões por dia nos períodos de safra. Com a obra, vai diminuir o custo de manutenção em malha viária e o custo do produtor com menos desgaste de equipamentos e menor custo no frete, que poderá resultar em preço melhor do produto dentro dos supermercados”, enfatizou.

Subestação de energia

      Para fortalecer o Prodoeste na região, ainda na quinta-feira, 30, o Governador Siqueira Campos inaugura uma subestação de energia em Cristalândia. A obra é resultado de uma parceria entre a Celtins e o Governo do Estado e vai melhorar a qualidade da energia fornecida para a região. Segundo o diretor de Projetos Especiais e Distribuição em Alta Tensão, Joaquim Guedes, a subestação tem potência de 16,25 MVA, com tensão de 69 kV. “Esta energia dará mais segurança à população, que antes recebia uma tensão de 34,5 kV”, explicou.

      Segundo informações da Celtins, a nova subestação “está localizada bem mais próxima dos consumidores do que a atual. Isto significa que haverá menos oscilações, faltas de energia e os eletrodomésticos correrão menos risco de queima, além de passarem a funcionar com mais eficiência. Além disto, com o atendimento com mais qualidade e confiabilidade de Cristalândia a subestação vai ser também mais uma opção de atendimento para Paraíso e Lagoa da Confusão, pois em casos de emergência no sistema elétrico a nova subestação oferece a possibilidade de socorrer os outros municípios e também receber socorro para a cidade onde está situada”.

      Ainda segundo Guedes, o consumidor tocantinense pode comemorar a qualidade da energia ofertada e também a diminuição das tarifas. “Desde o início do governo de Siqueira Campos, o Tocantins deixou de ser a segunda energia mais cara do Brasil e hoje é a 11ª. Isso sem dúvida se deve às constantes cobranças do Governador Junto à Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica”, explicou.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS