Facebook
29/08/2012 - 10h14m

Governo dá início à entrega de obras de escolas indígenas

Redação

      O Governo do Estado iniciou na tarde desta terça-feira, 28, a entrega de obras de construção e reforma de escolas nas comunidades indígenas, além de kits de material escolar, uniformes e netbook.

      A primeira unidade inaugurada, a Escola Estadual Indígena Kupsinã, na Aldeia Buritizal, em Tocantínia, contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Danilo de Melo Souza, que representou o Governador Siqueira Campos.

      A partir de agora, passam a ser entregues ainda às comunidades no município de Tocantínia mais seis escolas, todas já prontas, mobiliadas e em condições de funcionamento. A unidade dispõe de sala de administração e diretoria, banheiros masculino e feminino, área de serviço, espaço para reuniões, cozinha com fogão industrial, freezer, vasilhame e demais utensílios de suporte ao preparo de merenda e refeições.

      A escola de estilo padrão, fruto de parceria dos governos federal e estadual, ocupa área construída de 154,86 m² e passa atender a 14 alunos da primeira fase do ensino fundamental (1ª a 5ª séries). Um benefício que representou um dia especial para a comunidade, vez que a nova e moderna escola substituiu o espaço da pequena e acanhada casa de palha. O investimento desta e das outras unidades a serem inauguradas no município é de R$ 1 milhão e 25 mil reais.

Alunos e pais motivados

      “Agora vamos contar com uma escola que vai contribuir para que o ensino de nossas crianças melhore ainda mais devido estas condições”, avalia Iraci Xerente, com dois filhos adotivos na escola e outro de 14 anos que estuda na aldeia vizinha. Cristiane Wkrtadi Xerente, 31 anos, além de cursar o ensino fundamental na escola, juntamente com um filho de 8 anos, acredita que a nova escola, o material escolar convencional e os netbooks irão motivar bastante os alunos.

      Para o professor da escola, Romerito Xerente, a sensibilidade do Governo estadual em dotar a comunidade de uma escola moderna e agradável ajuda a crescer o interesse e a dedicação dos alunos. O prefeito de Tocantínia, Manuel Silvino, disse que apesar das
dificuldades enfrentadas, o Governador Siqueira Campos fez tudo para que esse compromisso se tornasse uma realidade. Ele conclamou o cacique da aldeia, Edmilson Waiapari Xerente, os pais e os estudantes da Escola Kupsinã para que vejam no equipamento uma ferramenta voltada para a aprendizagem e o crescimento de cada um. Um meio de inserir o conhecimento em busca de garantir suas raízes e tradições familiares, acrescentou.

      O secretario da Educação, Danilo Melo de Souza, reforçou as palavras do chefe do Executivo municipal e disse que a meta do Governador Siqueira Campos é que com este esforço seja capaz de ajudar a elevar o nível da qualidade do ensino e, depois, que os alunos, contando com a contribuição de seus pais e da comunidade utilizem de tais oportunidades para, de fato, desenvolverem o seu nível de conhecimento educacional. “Vocês utilizem os netbooks como um banco dotado de memória, guia de aprendizagem, jogos educativos, mapas, no auxílio a pesquisas e um bem para a memória das tradições de vocês, de seus filhos, netos e da comunidade”, pediu ele.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS