Facebook

Bico do Papagaio

CÂMPUS ARAGUATINS, AUGUSTINÓPOLIS E DIANÓPOLIS 04/09/2017

Matrículas abertas para aprovados no PSC de Inglês Instrumental da Unitins

Os aprovados no Processo Seletivo para o Curso de Inglês Instrumental, 40 horas, na modalidade de Educação a Distância (EaD), da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), devem realizar as matrículas pela internet no período de 4 a 8 de setembro. O candidato aprovado deve encaminhar via e-email no endereço da Escola de Línguas: [email protected], a ficha de matrícula e o termo de compromisso devidamente assinados. Os formulários encontram-se disponível no Anexo I do edital.

100 VAGAS 04/09/2017

Aberta as inscrições para Grupo de Apoio à Terceira Idade da UFT em Tocantinópolis

A partir de hoje, 4 de setembro, pessoas com idade acima de 50 anos poderão se inscrever para participar do Grupo de Apoio à Terceira Idade (Gati), do Câmpus da UFT em Tocantinópolis. As inscrições ficam abertas até o dia 12 do mesmo mês e devem ser realizadas na UFT ou no Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Darcy Marinho, no horário de 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. No ato da inscrição, os participantes deverão estar munidos de cópias do RG, CPF, comprovante de endereço e uma foto 3x4.

MOMENTO DE TERROR 03/09/2017

Criminosos fazem reféns e explodem cofre de banco em Ananás

Moradores de Ananás viveram momentos de terror na madrugada deste domingo, 3. Segundo a Polícia Civil, por volta das 2h30, criminosos encapuzados e armados chegaram em uma camionete preta e fizeram reféns. Também explodiram um dos cofres da agência do Banco do Brasil.

AÇÕES 02/09/2017

Caravana da Juventude recebe aprovação de jovens do Bico do Papagaio

Depois de percorrer 15 municípios do Bico do Papagaio, as atividades da Caravana da Juventude foram encerradas na noite desta sexta-feira, 1°, com a aprovação de jovens e lideranças locais. As atividades iniciaram no dia 28 de agosto, percorrendo escolas da região, com informações sobre os cuidados com a saúde, interesse pela educação, além de benefícios sociais.

COMEMORAÇÃO 01/09/2017

Atividades no dia do Profissional de Educação Física movimenta UFT de Tocantinópolis

O Câmpus de Tocantinópolis vai comemorar o Dia do Profissional de Educação Física com diversas atividades nesta sexta-feira (1º). A partir das 16h, na Praça da Bíblia, estão programadas diversas ações como atividades físicas e esportivas; à noite ocorre uma audiência pública na Câmara de Vereadores local para discutir o papel do profissional de Educação Física para o município.

UNITINS 01/09/2017

Professores do curso de Direito do Câmpus de Augustinópolis participam de mobilização para avaliação externa

Os professores do curso de Direito do Câmpus de Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) participaram de encontro de mobilização para a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O coordenador do curso, Irineu Vagner Júnior Valoeis, prestou informações sobre as decisões da Universidade para alcançar bom resultado no Enade e pediu o empenho de todos para um trabalho em conjunto.

ENCCEJA 01/09/2017

Provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos serão aplicadas em Araguatins e Tocantinópolis no próximo mês

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem a finalidade de aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade ideal. As provas serão aplicadas em 22 de outubro, em todas as unidades da Federação. No Bico do Papagaio, as provas acontecerão nos municípios de Araguatins e Tocantinópolis.

PROJETO ALUSIVO AO CIVISMO 01/09/2017

Projeto Cidadão do Futuro é realizado na escola Comunitária de Augustinópolis

Na manhã desta sexta-feira, 1º, a escola Comunitária de Augustinópolis foi contemplada com o Projeto "Cidadão do Futuro: Resgatando o Civismo", realizada pela 2ª Companhia (Cia) Operacional do 9º BPM.

IFTO 01/09/2017

Divulgado edital para Eleição de representantes da Comissão Eleitoral Local do Campus Araguatins

Foi divulgado nesta quinta-feira, 31, o edital para Eleição de representantes Docentes, Técnicos Administrativos em Educação e Discentes para formação de Comissão Eleitoral Local do Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), responsável por conduzir o processo de escolha, de Reitor e de diretor-geral do Campus Araguatins do IFTO, quadriênio 2018-2022 no âmbito do Campus Araguatins.

NO POVOADO BELA VISTA 01/09/2017

PM prende homem por porte Ilegal de arma de fogo em São Miguel

Na manhã desta quinta-feira, 31, a Polícia Militar (PM) em Bela Vista, município de São Miguel do Tocantins, durante patrulhamento, efetuou a prisão de um indivíduo de 28 anos, acusado de porte Ilegal de arma de fogo.

NO RIO DE JANEIRO-RJ 01/09/2017

Diretor Geral da Faculdade do Bico do Papagaio recebe medalha Militar por serviços prestados a comunidade

"Estou muito feliz por receber essa homenagem por esta exímia Instituição que admiro muito, agradeço ao meu grande amigo, Coronel Regis Lermem", disse o diretor geral da Faculdade do Bico do Papagaio (Fabic) de Augustinópolis, Dr. Nilton Elias.

POLÍCIA 01/09/2017

Homem é preso por estuprar a enteada de apenas 12 anos em Sampaio

O lavrador João Francisco Feitosa, morador de Sampaio teve a prisão preventiva decretada nessa quinta-feira, 31, depois de ter sido acusado de estuprar a própria enteada de 12 anos. Os estupros, de acordo com a mãe da vítima, aconteceriam desde que a menor tinha apenas seis anos de idade, mas ela só teve conhecimento no dia da denúncia, quando sua filha lhe revelou os fatos. A autoria do crime teria sido confirmada pelos depoimentos e pelo laudo que apontou a conjunção carnal.

II SEMANA DA COMPUTAÇÃO 01/09/2017

Secomp realiza abertura oficial e mesa-redonda sobre permanência e êxito no ensino superior rm Araguatins

Com o público expressivo, foi realizada na noite da última quarta-feira, 30, a abertura oficial da II Semana da Computação (Secomp), no refeitório do IFTO Campus Araguatins. O evento é resultado de uma parceria entre, o Campus Araguatins, Centro Acadêmico de Licenciatura em Computação (CA) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

NESTA SEXTA-FEIRA 31/08/2017

Marcelo Miranda participa do encerramento das atividades da Caravana da Juventude em Augustinópolis

O governador Marcelo Miranda estará nesta sexta-feira, 1º de setembro, às 19 horas, em Augustinópolis, onde participa do encerramento das atividades da Caravana da Juventude, no Colégio Estadual Manuel Vicente de Sousa.

ESTUDO 31/08/2017

Estudantes de Sítio Novo realizam estudo sobre condições de saneamento da cidade

A equipe da Escola Estadual Raimundo Nonato Leite, localizada na cidade de Sítio Novo, conseguiu envolver alunos e comunidade em um estudo sobre as condições de saneamento no município. O trabalho foi desenvolvido por estudantes que fazem parte do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi). Os resultados das pesquisas foram apresentados à população durante o 1º Seminário Temático Minha comunidade, minha responsabilidade, realizado na escola, no sábado, 26.

EDUCAÇÃO 31/08/2017

E-mec divulga no Diário Oficial da União o reconhecimento do curso de Direito da Faculdade do Bico do Papagaio

O Ministério da Educação publicou no "Diário Oficial da União" a portaria que renova o reconhecimento do curso de Direito da Faculdade do Bico do Papagaio (Fabic), a renovação é válida apenas para os cursos listados na portaria, de acordo com a portaria, as instituições de ensino superior poderão, no prazo de 60 dias contados a partir da publicação da portaria, embargar as informações referentes ao número de vagas, endereço de oferta, denominação e grau de curso.

IFTO 31/08/2017

Projeto de extensão leva novas técnicas ao ensino de Ciências/Biologia na rede pública de Araguatins

Potencializar a didática nas aulas de Ciências/Biologia, por meio da utilização de técnicas de baixo custo. Com essa ideia foi elaborado o projeto de extensão voltado à montagem de pequenos artrópodes (Classe Insecta) em lâminas permanentes como apoio pedagógico em aulas de Ciências e Biologia na rede pública de ensino de Araguatins.

EMENDA PARLAMENTAR 31/08/2017

Irajá Abreu anuncia liberação de recursos para Maurilândia do Tocantins

O deputado federal Irajá Abreu (PSD-TO) anunciou nesta quinta-feira, 31, o pagamento de R$ 58.500,00 para o município de Maurilândia do Tocantins, através de emenda parlamentar. O recurso servirá para investimentos e melhorias na área de esporte e lazer.

PROJETO CIDADÃO DO FUTURO 31/08/2017

Comando do 9º BPM recebe alunos da escola Nair Duarte em Araguatins

Cerca de 50 alunos com faixa etária entre 7 à 8 anos da escola municipal Professora Nair Duarte, estiveram na sede do quartel do 9º Batalhão em Araguatins na manhã desta quinta-feira, 31, acompanhados de alguns professores com o objetivo de conhecerem um pouco do cotidiano da Polícia Militar.

NESTA QUINTA-FEIRA 31/08/2017

Dois municípios do Bico participam de aula inaugural do Pronatec

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realiza, nesta quinta-feira, 31, a aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) 2017. O evento acontece no auditório do Palácio Araguaia, às 18h30, com a presença de cerca de 300 estudantes, da equipe técnica do programa e autoridades. Araguatins e Tocantinópolis estão entre os municípios contemplados.

PROGRAD 31/08/2017

Divulgada lista provisória de estudantes da UFT Câmpus de Tocantinópolis que farão o Enade 2017

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) divulgou nesta quarta-feira (30) a lista provisória com os nomes dos candidatos. Ao todo 02 cursos da UFT Câmpus de Tocantinópolis entre bacharelado, licenciatura, Parfor e EaD serão avaliados no Exame.

AGRICULTURA 30/08/2017

Capacitação de boas práticas das culturas do arroz, feijão e mandioca chega ao Bico do Papagaio

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) inicia nesta semana o terceiro módulo de capacitação de Boas Práticas Agrícolas e de Beneficiamento das culturas do arroz, feijão e mandioca.

SAÚDE 30/08/2017

Tocantinópolis fica em estado de alerta após 407 casos de calazar em cães e 9 em humanos

A cidade de Tocantinópolis está em estado de alerta para uma infestação de leishmaniose visceral, o calazar, em humanos e animais. Conforme a secretaria de saúde do município, nove casos foram confirmados em pessoas até julho de 2017. Em cães, 407 resultados foram positivos neste mesmo período.

ESPORTE 30/08/2017

Cachoeirense Macena se emociona ao treinar com bola pela primeira vez após a cirurgia

O atacante natural de Cachoeirinha, no Bico do Papagaio, Gilberto Macena viveu um momento de imensa emoção, nesta terça-feira, 29, em Bangkok, capital tailandesa, ao voltar a treinar com bola, pouco mais de três meses depois de realizar uma cirurgia de ligamento cruzado anterior do joelho direito (LCA). O biquense se contundiu no mês de maio e foi operado pouco tempo depois no HCor, em São Paulo-SP, pelo médico Rene Abdalla; em seguida, iniciou o trabalho de recuperação com a equipe de fisioterapia coordenada por Ricardo Sasaki.

APOIO 30/08/2017

Rocha Miranda consegue a liberação de R$ 200 mil para Exposição Agropecuária de Araguatins

O deputado licenciado Rocha Miranda (PMDB), conseguiu a liberação de R$ 200.000,00 ( duzentos mil reais), para a realização da XVIII Exposição Agropecuária de Araguatins, que está prevista para acontecer de 01 a 07 de outubro deste ano.

ESPORTE 30/08/2017

Invictus Ananás participará da Série Ouro de Futsal; competição começa em setembro

O Campeonato Série Ouro de Futsal, edição 2017, começa no dia 16 de setembro. A competição será dividida em duas chaves "A" e "B" com cinco equipes em cada grupo. O campeão vai faturar o prêmio de R$ 9 mil e o vice, de R$ 5 mil. A competição é organizada pela Federação Tocantinense de Futebol de Salão (FTFS). Entre os participantes, está o time Invictus Ananás, representante da região do Bico do Papagaio.

POLÍCIA 30/08/2017

PRF encontra maconha embalada e suspeito diz que era presente para avó em Palmeiras do Tocantins

A Polícia Rodoviária Federal encontrou cerca de cinco quilos de maconha embalada em papel de presente dentro da mochila de um jovem de 19 anos em Palmeiras do Tocantins. O rapaz tentou enganar os policiais dizendo que o pacote tinha um rádio que ele daria de presente para a avó e uma camiseta, presente para a irmã, mas o cheiro da maconha e a atitude suspeita dele fizeram com que a equipe desconfiasse da história.

FROTA REFEORÇADA 30/08/2017

Governo entregará veículos novos para regional da Adapec de Araguatins e de mais 8 municípios do TO

O governo do Estado entregará 10 veículos novos aos delegados regionais de serviços da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), na quinta-feira, 31, para reestruturação e implementação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). A solenidade será realizada às 8h30, na sede da Agência, em Palmas. Os investimentos fazem parte do segundo termo aditivo do convênio nº 794621/MAPA/SFA/ADAPEC celebrado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o governo do Estado. Uma das Delegacias Regionais contempladas é a de Araguatins.

POLÍCIA 30/08/2017

Suspeito de violência doméstica é preso pela Polícia Civil em Sítio Novo

Na manhã desta terça-feira, 29, policiais civis da Delegacia de São Miguel, deram cumprimento a mandado de prisão preventiva em desfavor de José da Silva, 40 anos de idade. O indivíduo é suspeito pela prática dos crimes de posse ilegal de arma de fogo e lesão corporal, no âmbito de violência doméstica, e foi capturado quando se encontrava em sua residência, localizada, na cidade de Sítio Novo do Tocantins.

CONSCIENTIZAÇÃO 29/08/2017

Caravana da Juventude leva informações sobre Identidade Jovem a estudantes da região do Bico

A Caravana da Juventude começou nesta segunda-feira, 28, e segue levando palestras de conscientização sobre as consequências do uso de drogas, do consumo excessivo do álcool, cuidados com a saúde, dentre outras, para a região do Bico do Papagaio. A novidade desta vez é a presença de uma consultora da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), acompanhando a equipe e levando informações sobre o ID Jovem.

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS