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31/08/2017 - 16h42m

ESTUDO

Estudantes de Sítio Novo realizam estudo sobre condições de saneamento da cidade

Redação

Turma do Proemi da Escola Estadual Raimundo Nonato Leite

A equipe da Escola Estadual Raimundo Nonato Leite, localizada na cidade de Sítio Novo, conseguiu envolver alunos e comunidade em um estudo sobre as condições de saneamento no município. O trabalho foi desenvolvido por estudantes que fazem parte do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi). Os resultados das pesquisas foram apresentados à população durante o 1º Seminário Temático Minha comunidade, minha responsabilidade, realizado na escola, no sábado, 26.

A diretora Ionne Leal de Aquino Marinho explicou que a escola vem desenvolvendo o projeto desde o mês de março. “O trabalho teve como foco um estudo sobre o saneamento básico, sobre como a comunidade cuida do lixo, como está a preservação das nascentes e como uma comunidade tão pequena apresenta tantos focos do mosquito Aedes aegypti”, esclareceu.

Os estudantes realizaram visitas a algumas localidades, entrevistaram moradores, autoridades ligadas ao saneamento básico e à área da saúde

Os estudantes realizaram visitas a algumas localidades, entrevistaram moradores, autoridades ligadas ao saneamento básico e à área da saúde. E, para compartilhar o resultado desse estudo, a escola optou por realizar o seminário.

“Foi um trabalho muito importante porque os alunos mostraram o seu potencial em apresentar o que aprenderam, e eles entenderam que são os protagonistas, que são eles que podem mudar a própria história e a realidade do local onde residem”, ressaltou Ionne.

“A equipe da Escola Estadual Raimundo Nonato Leite compreendeu a proposta de trabalho do Proemi. Vimos que alunos e alunas se envolveram na prática da responsabilidade social”, comentou Nelma Matias, responsável estadual pelas ações do Proemi, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Na realização do projeto, os alunos atenderam a Proposta Curricular do Proemi, que é promover atividades de iniciação científica e de pesquisa, envolvendo as Ciências Humanas com as áreas da Linguagem. Já a culminância do projeto oportunizou a prática do protagonismo juvenil, com a realização de um projeto que melhore a qualidade de vida dos moradores local.

“Participar do Proemi está sendo uma experiência nova. Pois os professores nos levaram até a comunidade para aplicar os conhecimentos em sala de aula e mostrar que podemos ajudar nosso povoado. As pessoas sofrem muito com doenças, e com essa pesquisa mostramos a todos que a comunidade pode colaborar para diminuir os problemas”, relatou o aluno Diego Souza, da 3ª série do ensino médio.

“Os professores nos ajudaram a enxergar os problemas de nossa comunidade e as possibilidades de melhorar essa realidade. Também estamos melhorando nossa capacidade de aprender e elevar as notas na escola”, observou o aluno Alessandro Conceição, aluno da 3ª série do ensino médio.

Com o estudo da realidade sobre o local onde vivem, os alunos compreendem que é possível fazer mudanças

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