Facebook

Bico do Papagaio

CULTURA 11/08/2017

Tradição de celebração a Nossa Senhora dos Navegantes é restaurada em Tocantinópolis

Uma missa logo após a procissão fluvial pelo Rio Tocantins celebram neste sábado, 12, Nossa Senhora dos Navegantes em Tocantinópolis. A iniciativa vem buscar o resgate cultural da tradição no município, após 53 anos. A Diocese de Tocantinópolis que organiza a celebração.

APÓS 16 ANOS 11/08/2017

Sobrinho é condenado por envenenar o tio em São Sebastião

Ernandes dos Santos Milhomem foi condenado por ter envenenado seu tio, Gean dos Santos Milhomem. Ele terá que cumprir 17 anos e três meses de prisão. O julgamento foi realizado nesta quinta-feira, 10, no Fórum da cidade de Augustinópolis. A informação é do Ministério Público do Estadual (MPE).

POLÍCIA 11/08/2017

PM prende estelionatário e apreende objetos usados na prática de crimes em Araguatins

Após levantamento feito serviço de inteligência do 9º BPM, a equipe da Força Tática do Batalhão prendeu na noite desta quinta-feira, 10, no centro da cidade de Araguatins, um homem de 21 anos, acusado de estelionato.

EXPOAGRA 2017 11/08/2017

Senadora Kátia Abreu prestigia abertura oficial da Exposição Agropecuária de Augustinópolis

Acompanhada de 23 presidentes de sindicatos rurais de todas as regiões do Tocantins, a presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), senadora Kátia Abreu prestigiou a abertura oficial da III Exposição Agropecuária de Augustinópolis, na noite desta quinta-feira, 10.

POLÍCIA 11/08/2017

Polícia Civil de Araguatins prende acusada de homicídio em Goiás

Na última terça-feira, 8, a Polícia Civil de Araguatins, por meio do delegado Inaci Antônio Bandeira Júnior e sua equipe, deram cumprimento ao Mandado de Prisão Provisória em desfavor de Maria Arcanja de Oliveira Silva, de 55 anos. Ela é acusada de homicídio qualificado.

POLÍCIA 10/08/2017

Polícia Civil prende suspeitos de terem cometido assassinato em São Miguel

Uma equipe de agentes da Polícia Civil comandada pelo delegado de polícia Evandro Gomes Pereira, titular da Delegacia de São Miguel do Tocantins, prendeu na manhã desta quinta-feira, 10, Fábio Rodrigues dos Santos e Francisco das Chagas Rodrigues Sousa, o Zé do Bolo, cumprindo mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz de direito José Carlos Ferreira machado.

PPA 10/08/2017

Município de Praia Norte promove Audiência Pública para tratar do Plano Plurianual

O Governo Municipal, dentro de sua proposta de democratização da administração do município, promoveu na noite da última quinta-feira, 09, juntamente com a população de Praia Norte, uma Audiência Pública para tratar do PPA - Plano Plurianual (planejamento de governo para 2018/2021).

SAÚDE 10/08/2017

4 municípios do Bico devem se capacitar para uso de novo sistema do Programa Nacional de Controle de Dengue

Os municípios biquenses, Ananás, Araguatins, Augustinópolis e Tocantinópolis em breve, serão contemplados com o novo Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue (SisPNCD), utilizado para registro e gestão das informações das atividades de controle vetorial da dengue. A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência de Vigilância Epidemiológica das Arboviroses, vai implantar ainda neste semestre a nova ferramenta, que foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde em substituição ao FormSUS (plataforma provisória para recepção dos dados do controle vetorial) e o Sistema de Informação da Febre Amarela e Dengue (SISFAD).

IFTO 10/08/2017

Laboratório de solo do Campus Araguatins recebe certificado de excelência pela Embrapa

Uma preocupação do Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), é ofertar por meio dos seus laboratórios, condições para que o alunado e comunidade externa possam realizar aulas práticas, além de experimentos que visem aperfeiçoar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão.

TELEFONIA E INTERNET 10/08/2017

Rocha Miranda cobra melhorias dos serviços da Claro em Araguatins e Carrasco Bonito e se afasta por 121 dias da AL

Preocupado com a instabilidade de serviço de telefonia móvel e internet, na sessão desta última quarta-feira, 9, na Assembleia Legislativa, o deputado Rocha Miranda (PMDB), encaminhou requerimento para o Presidente da Casa, Mauro Carlesse, onde solicita melhoria desses serviços oferecidos pela empresa Claro nos municípios de Araguatins e Carrasco Bonito.

DIA 14 10/08/2017

Equipe Gestora da Unitins do câmpus Araguatins e Augustinópolis promove evento de acolhimento

Desde a última segunda-feira, 7, os acadêmicos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) estão de volta às salas de aula com a retomada das atividades do segundo semestre. Para aproximar a universidade de seus estudantes e ainda apresentar as atividades a serem realizadas nos próximos meses, os quatro câmpus da Unitins terão eventos de acolhida nos próximos dias. A programação começa na segunda-feira, 14, nos câmpus Araguatins e Augustinópolis.

SIMPOAGRO 10/08/2017

Fabic iniciou o I Simpósio de Agronegócio no Parque de Exposição de Augustinópolis

Com a participação dos acadêmicos e professores do curso de Agronegócio, a coordenação iniciou na Expoagra (Exposição Agropecuária de Augustinópolis) o I Simpósio de Agronegócio (SIMPOAGRO). O projeto conta com tanque de peixes, minhocário, galinheiro, horta, plantação de capins, fazendinha e etc.

TURMA IX 10/08/2017

Academia Itinerante leva capacitação aos policiais civis da regional de Araguatins

A Academia da Polícia Civil (Acadepol) irá capacitar entre os dias 21 a 26 de Agosto, a nona turma do Projeto Academia Itinerante: a formação continuada como instrumento de construção de uma Polícia Civil cidadã, desta vez no município de Araguatins. Serão capacitados agentes de polícia, agentes penitenciários, escrivães e delegados de polícia civil da Regional de Araguatins.

UNITINS 10/08/2017

Câmpus Araguatins promove palestra no reinício das aulas

O Câmpus de Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) retomou as atividades acadêmicas. E, para começar o bem o semestre, os acadêmicos foram agraciados com uma palestra de cunho motivacional. A palestra foi ministrada pelo professor Jorlan Lima Oliveira, na noite da última segunda-feira, 07.

NA PONTE DOM AFONSO 10/08/2017

Policial Militar convence vítima a não cometer suicídio em São Miguel

Uma senhora de aproximadamente 32 anos foi impedida de cometer suicídio na manhã desta quarta-feira, 09, na Ponte Dom Afonso Felipe Gregori, divisa com o Estado do Tocantins e Maranhão. Um policial militar lotado na sede da 3ª Companhia do 9º Batalhão em Bela Vista passava pelo local quando deparou com a vítima prestes a se jogar ao rio.

NO DIA 22 DE OUTUBRO 09/08/2017

Provas do exame de certificação para jovens e adultos serão aplicadas em Araguatins e Tocantinópolis

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) está com inscrições abertas gratuitas, até 23h59 do dia 18 de agosto. A finalidade do Encceja é aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade ideal. As provas serão aplicadas em 22 de outubro, em todas as unidades da Federação. No Bico do Papagaio, as provas acontecerão nos municípios de Araguatins e Tocantinópolis.

MELHORIA 09/08/2017

Rocha Miranda cobra recuperação de ponte e via de acesso ao IFTO de Araguatins

O deputado Rocha Miranda (PMDB), na manhã desta quarta-feira, 8, cobrou do Secretário de Infraestrutura do Estado, a urgência na recuperação da via que dá acesso ao Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO de Araguatins.

COMEMORAÇÃO 09/08/2017

Dia 23 de agosto, 9º BPM recepcionará alunos da APAE de Araguatins em alusão a semana do excepcional

No dia 23 de agosto, quarta-feira, por volta das 08h, o comandante do 9º Batalhão, major Valdeonne Dias da Silva, estará recepcionando uma turma de alunos acompanhada de equipe de funcionários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Araguatins, em alusão a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que acontece nos dias 21 à 28 de agosto de 2017 em todo o país.

NO TJ-TO 09/08/2017

Sete réus condenados em temporadas de Júri de Tocantinópolis

Com a 2ª Temporada do Tribunal do Júri de 2017 iniciada na terça-feira, 1º, a Comarca de Tocantinópolis contabiliza sete réus condenados entre 13 processos submetidos à decisão dos jurados. De acordo com a juíza Gisele Pereira de Assunção Veronezi, que presidiu as sessões iniciadas em maio na 1ª temporada, com finalização da 2ª temporada, marcada para setembro, a Comarca "atua em intensa atividade com o objetivo de alcançar as metas de redução de acervo e melhorar a taxa de congestionamento na Vara Criminal".

EM CAPACITAÇÃO DA EMBRAPA 09/08/2017

Proprietário da Fazenda Araguaiana de Araguatins fala sobre integração entre lavoura e pecuária

A Embrapa continuará, entre os próximos dias 15 e 17 de agosto, capacitação em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) para técnicos da extensão rural do Tocantins. Neste módulo, o tema vai ser implantação e condução de sistemas integrados com foco em produção de carne e de leite em pastagens degradadas.

ATENDIMENTO 09/08/2017

Rocha Miranda cobra funcionamento dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil de Araguatins

Durante sessão desta terça-feira, 8, na Assembleia Legislativa, o deputado Rocha Miranda (PMDB), cobrou do Superintendente do Banco do Brasil, Marcos Antônio Kruger, informações sobre os motivos da falta de dinheiro nos terminais de Autoatendimento na agência de Araguatins.

VOLTA ÀS AULAS 09/08/2017

UFT de Tocantinópolis retorna atividades acadêmicas na próxima semana

Os estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Câmpus de Tocantinópolis retornam às aulas na próxima quarta-feira, 16. Acadêmicos diversos, é preciso ficar atento para não perder a retomada das aulas.

PCF 09/08/2017

Municípios do Bico que aderiram ao Programa Criança Feliz tem até sexta-feira para realizar inscrição para Reunião Técnica

Os 16 municípios biquenses que aderiram ao Programa Criança Feliz (PCF) já podem realizar sua inscrição para a Reunião Técnica de Alinhamento que acontecerá nos dias 14 e 15 de agosto, no Auditório dos Conselhos e Comissões da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas) em Palmas. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 11, pelo link http://sgs.setas.to.gov.br/auth/login

A PARTIR DAS 13 HORAS 09/08/2017

Justiça realiza leilão presencial e eletrônico em Araguatins

A Justiça Estadual de Araguatins em conjunto com o leiloeiro oficial Danyllo Maia, realizam leilão presencial e eletrônico nesta quarta-feira, 09, a partir das 13:00 horas no Fórum e pelo site www.dmleiloesjudiciais.com.br.

PRESO EM IMPERATRIZ-MA 08/08/2017

Polícia Civil prende suspeito de estuprar duas mulheres em Axixá

A Polícia Civil do Estado do Tocantins, por intermédio da Delegacia de Polícia Civil de Axixá do Tocantins e São Miguel do Tocantins, prenderam na tarde desta terça-feira, 8, na cidade de Imperatriz-MA, Uyllen Galdino da Costa.

MEIO AMBIENTE 08/08/2017

3 municípios do Bico assumem compromisso de trabalhar pela prevenção e controle das queimadas

Tendo sempre a prevenção como o caminho para reduzir os focos de queimadas e incêndios florestais no Tocantins, o Governo do Tocantins realizou nesta terça-feira, 8, uma cerimônia para a adesão ou renovação de 15 municípios ao Protocolo do Fogo. Entre estes municípios estão três da região do Bico do Papagaio: Riachinho, Santa Terezinha e Tocantinópolis.

JUSTIÇA DO TRABALHO 08/08/2017

Advocacia se mobiliza contra fechamento de Vara Itinerante no Bico

Advogados de Araguatins, Augustinópolis, Esperantina, Buriti, São Sebastião, Sampaio, Carrasco Bonito, Luzinópolis, São Miguel, Cachoerinha, Praia Norte, Itaguatins, Axixá, Sítio Novo e São Bento entre outras cidades do Bico do Papagaio estão mobilizados contra fechamento da Vara Itinerante do Trabalho na Comarca de Araguatins. Nesta segunda-feira, 7 de agosto, os advogados e advogadas da região se reuniram na sede da OAB de Araguatins para debater o tema e fechar uma mobilização contra essa medida da Justiça do Trabalho.

CAPACITAÇÃO 08/08/2017

Senadora Kátia Abreu participa da inauguração do Centro Vocacional Tecnológico em Augustinópolis

A senadora Kátia Abreu participa na próxima sexta-feira, 11, da inauguração do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), em Augustinópolis. O CVT, que capacitará mão de obra para trabalhar na área de confecção foi construído com recurso de emenda parlamentar da senadora. O valor destinado, R$ 1 milhão foi para construir e equipar o Centro Vocacional.

DECISÕES DA SEGUNDA CÂMARA 08/08/2017

Segunda Câmara do TCE julga processos de câmaras, fundos municipais e prefeituras do Bico

As contas das Câmaras de Angico, Luzinópolis e Fundo Municipal de Saúde de Palmeiras do Tocantins relativas ao exercício financeiro de 2013, prestadas pelo gestores, à época, foram julgadas regulares com ressalvas durante sessão da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), realizada na última terça-feira, 1º de agosto.

POLÍTICA 08/08/2017

Prejudicando vida pessoal: Com esse argumento vice-prefeito de Aguiarnópolis renuncia

O vice-prefeito de Aguiarnópolis, Wanderly dos Santos Leite (PMDB), confirmou a renúncia na noite desta segunda-feira, 7, durante sessão na Câmara Municipal. Com a presença de parlamentares e do prefeito Ivan Paz (PRB), Wanderly alegou que estava sendo prejudicado em sua vida pessoal e achou por bem deixar o mandato.

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS