Facebook

Bico do Papagaio

DIA DAS CRIANÇAS 04/10/2017

AUGUSTINÓPOLIS: Acadêmicos da Fabic apoia o projeto Faça uma Criança Feliz do Rotary Club

Sensibilizados e felizes com o Projeto Faça uma Criança Feliz do Rotary Club da cidade de Augustinópolis, os acadêmicos do 6° período direito da Faculdade do Bico do Papagaio (Fabic) abraçou o projeto do grupo doando brinquedos para que as crianças carentes da cidade possam ter mais um dia feliz em especial no dia das crianças, dia 12 de outubro.

A PARTIR DAS 20 HORAS 04/10/2017

Acontece amanhã a abertura oficial da XVIII Exposição Agropecuária de Araguatins

A XVIII Exposição Agropecuária de Araguatins tem abertura oficial nesta quinta-feira, 05, com a apresentação do rodeio da companhia Dois Irmãos e a participação do locutor Sidimar Gomes, além do show especial do cantor Mano Walter. O evento acontece a partir das 20h, no Parque de Exposições da cidade. A presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), Senadora Kátia Abreu, vai estar presente na abertura oficial prestigiando o evento e visitando toda a feira. A Expo Araguatins acontece até 07 de outubro.

IFTO 03/10/2017

Campus Araguatins promove leilão de animais nesta sexta-feira, 6

Ovinos, suínos, bovinos e equinos serão leiloados nesta sexta-feira, 6, pelo Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). O leilão ocorrerá a partir das 9 h, no Parque de Exposição de Araguatins, localizado Avenida Araguaia, saída para Augustinópolis, Araguatins-TO.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 03/10/2017

Câmpus da Unitins em Augustinópolis realiza reunião para tratar do PDI

O Câmpus Bico do Papagaio, em Augustinópolis, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), realizou na última quinta-feira, 28, encontro para tratar do planejamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que acontece no âmbito de toda a Universidade. Participaram do encontro, gestores, representantes dos docentes, coordenadores de curso, estudantes, servidores e representantes da sociedade civil.

TRAGÉDIA 03/10/2017

Jovem morre atropelado enquanto andava de bicicleta em Tocantinópolis

Um acidente na noite desta segunda-feira, 2, provocou a morte do jovem Luciano Ferreira dos Santos, de 23 anos. Ele andava de bicicleta pela TO-126, perímetro urbano de Tocantinópolis, quando foi atingido por um carro de passeio.

SENAR/TO 03/10/2017

Curso Trabalhador na Produção de Derivados do Leite é realizado em Araguatins

O leite é fonte de proteínas e vitaminas essenciais para o crescimento e manutenção do organismo. Além de fazer parte da alimentação do dia a dia, é também matéria-prima de diversos produtos e ingrediente de receitas culinárias. Para estimular o setor leiteiro e novas oportunidades de renda aos pequenos produtores, o SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, coordenado pela Presidente Kátia Abreu, realiza essa semana o curso Trabalhador da produção de derivados do leite para 15 produtores rurais em Araguatins.

LUTO 02/10/2017

Araguatinense Dona Delza morre em Palmas

Morreu na noite deste domingo, 1, em Palmas, dona Delza Parreão da Silva Freitas, aos 77 anos, vitima de complicações renal e pulmonar.

POLÍCIA 02/10/2017

Duas armas de fogo são apreendidas e suspeitos são presos pela PM em Santa Terezinha e Axixá

A Polícia Militar, durante operações realizadas em todo o Bico do Papagaio neste domingo, 1º, apreendeu duas armas de fogo, munições e prendeu dois suspeitos por porte ilegal nas cidades de Santa Terezinha e Axixá do Tocantins.

MAIS OBRAS 02/10/2017

Reconstrução asfáltica ligando BR-230 via Araguatins até Augustinópolis quase pronta

O Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema), do Bico do Papagaio, está com as obras bem encaminhadas. O trecho do entroncamento da BR-230 até Araguatins (TO-010) já está com o pavimento pronto; de Araguatins (TO-010) até o entroncamento da TO-404 também teve o pavimento asfáltico reconstruído; os serviços de reconstrução da rodovia agora seguem pela TO-404 até Augustinópolis.

POLÍTICA 02/10/2017

Acreditando no projeto municipalista de Carlesse, líderes do Bico se juntam ao deputado em Ananás

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS) realizou um grande encontro na tarde deste sábado, 30, em Ananás, estiveram presentes vários políticos, líderes e a população da cidade e região.

IFTO 02/10/2017

ARAGUATINS: Inscrições abertas para curso gratuito de libras

Serão disponibilizadas 50 (cinquenta) vagas, sendo 5 (cinco) para alunos do médio integrado, 5 (cinco) para acadêmicos dos cursos superiores, 10 (dez) para técnicos administrativos, 10 (dez) para professores e 20 (vinte) para o público externo. O curso é resultante do projeto de extensão "Identidade e Cultura Surda" elaborada pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), do Campus Araguatins, que faz parte da Coordenação de Diversidade.

POLÍTICA 02/10/2017

SÃO MIGUEL: Márlon Reis conclama comunidade a participar de movimento que vai romper tradição política do Tocantins

Ao finalizar intensa agenda de encontros e palestras no final de semana na região do Bico do Papagaio, o ex-juiz de Direito e advogado Márlon Reis, 47, conclamou a comunidade para se unir no movimento que tem adesão de diversos segmentos da sociedade com objetivo de romper a tradição política do Estado. "A nossa estratégia de conquista de apoio para este movimento é diferente da que a política tradicional usa. Eles usam a maneira vertical, de cima para baixo. Já a nossa busca é feita de forma horizontal, ou seja, de lado a lado, o que é algo revolucionário no Estado do Tocantins", afirmou o ex-juiz, tocantinense nascido em Pedro Afonso e um dos principais responsáveis pela criação da Lei da Ficha Limpa, que impediu mais de 1,3 políticos no Brasil de assumir cargos por causa de condenações na Justiça.

UNITINS 02/10/2017

Câmpus de Araguatins e Augustinópolis recebem Reitoria Itinerante

Nesta terça-feira, 03, e quarta-feira, 04, a ação "Reitoria Itinerante" chega aos Câmpus de Araguatins e Augustinópolis. O objetivo é aproximar a Gestão da Universidade da comunidade acadêmica.

IFTO 02/10/2017

ARAGUATINS: Inscrições abertas para seleção de monitores

Foi publicado na última terça-feira, 26, o edital do Processo Simplificado de Seleção de Monitoria Remunerada para os alunos dos cursos superiores. A inscrição para seleção deve ser realizada do dia 2 ao dia 4 de outubro, das 7h30 às 11h30, das 13h30 às 17h30 e das 18 h às 22h30, na Gerência do Ensino Superior e Pós-Graduação (GESP), localizada no Bloco D, piso Superior, Campus Araguatins, mediante a entrega da documentação exigida em edital em envelope lacrado.

A PARTIR DESTA SEGUNDA, 02 02/10/2017

Representantes de 6 municípios do Bico participam de capacitação dos Formulários do Cadastro Único

Começa nesta segunda-feira, 02, e segue até quarta-feira, 04, a Capacitação dos Formulários do Cadastro Único no auditório da Casa dos Conselhos da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), em Palmas. As atividades serão realizadas sempre de 8h às 12h e de 14h às 18h.

18ª EXPOATINS 01/10/2017

XVIII Exposição Agropecuária de Araguatins começa neste domingo, 1 e terá abertura oficial dia 5

A 18ª Exposição Agropecuária de Araguatins (Expoatins), a maior e mais tradicional do Bico do Papagaio, tem abertura oficial marcada para próxima semana, quinta-feira, 05 de outubro, com a apresentação do rodeio da companhia Dois Irmãos e a participação do locutor Sidimar Gomes, além do show especial do cantor Mano Walter. O evento acontece a partir das 20h, no Parque de Exposições da cidade. Antes disso, a festa começa com a Cavalgada, já neste domingo, 1.

ÚLTIMO DIA 01/10/2017

TOCANTINÓPOLIS: Inscrição para seleção com 4 vagas para professor efetivo da UFT acaba hoje

Os interessados as solicitações de inscrição na seleção de candidatos para o nível 1, da classe A, do cargo efetivo de Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Tocantins (UFT), podem realizarem exclusivamente via internet, até as 23h59 de hoje, 1º de outubro, observado o horário de Palmas-TO. No total, são 04 vagas para o Câmpus de Tocantinópolis.

POLÍCIA 30/09/2017

Polícia Civil prende, em Araguatins, suspeito de homicídio praticado no Estado do Ceará

Na tarde desta sexta-feira, 29, uma operação conjunta realizada pelas Polícias Civis do Tocantins e do Ceará, denominada; "O tempo não para", resultou nas prisões de Francisco Edelton dos Santos e Francisco Gledston Ferreira dos Santos, vulgo "Gledinho". Ambos são suspeitos pelo homicídio qualificado que vitimou Antônio José de Macedo, (Antônio Cazuza), crime ocorrido, em 19 de janeiro de 2012, na cidade de Aurora-CE e foram capturados, mediante o cumprimento de mandados de prisão, expedidos pela Justiça do Ceará.

POLÍTICA 30/09/2017

"Poderosos querem o povo cada vez mais dependente do Estado", diz Márlon Reis em palestra a estudantes no Bico

Toda campanha política os candidatos defendem em seus programas de televisão, rádio, na internet e até mesmo registram nas propostas e planos de gestão que vão atuar para trazer empresas, indústrias com objetivo de gerar emprego e renda. No Tocantins não é diferente. Porém, na prática, pouco ou quase nada é feito na prática nesse sentido. Para o ex-juiz de Direito e advogado Márlon Reis, 47, no Estado o discurso é o mesmo, mas na prática é totalmente o contrário. "A indústria gera independência do cidadão e os poderosos e os caciques políticos não querem. Eles só falam e não fazem de propósito porque eles querem que o povo fique cada vez mais dependente do Estado", afirmou, na noite dessa sexta-feira, 29, durante palestra a estudantes e educadores da Fabic (Faculdade do Bico do Papagaio) em Augustinópolis.

NA TO-126 30/09/2017

Quatro pessoas morrem após carro sair da pista, capotar e bater em árvore entre Sítio Novo e São Miguel

Um acidente deixou quatro pessoas mortas na TO-126, entre as cidades de Sítio Novo do Tocantins e São Miguel do Tocantins, por volta das 7h da manhã deste sábado, 30. As informações do Corpo de Bombeiros são de que o carro saiu da pista, capotou e acabou batendo em uma árvore. O motor do veículo foi arrancado com a força do impacto

OPERAÇÃO VICINALIS 30/09/2017

Araguatinense e empreiteiro de São Bento estão envolvidos em Operação da PF

Nove pessoas foram alvos de condução coercitiva, incluindo o prefeito de Piraquê, Eduardo Santos Sobrinho, servidores, entre eles o araguatinense Elievan Marques dos Santos, que é engenheiro da Prefeitura, e o dono de uma construtora de São Bento do Tocantins, Wanderley Claudino Milhomens. A afirmação é dos delegados da Polícia Federal de Araguaína, Orlando Neves e Tarcísio Júnior Moreira, em entrevista nesta quinta-feira, 28, sobre a Operação Vicinalis.

MAIS UMA 29/09/2017

Obra recupera trecho de rodovia que liga Axixá a Augustinópolis

Se a primeira impressão é a que fica, como diz o velho ditado, a impressão positiva do pleno andamento das obras de restauração do pavimento da Rodovia TO-201, que liga Axixá a Augustinópolis, do Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema), na região do Bico do Papagaio, vai ficar na memória da população daquela região. Assim como já estão os demais trechos que ficaram prontos.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA 29/09/2017

DPE vai notificar Incra sobre dificuldades de acampados e assentados no Bico do Papagaio

Acampados e assentados de inúmeras comunidades da região do Bico do Papagaio, foram informados nesta sexta-feira, 29, e quinta-feira, 28, quanto a atuação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) na defesa da agricultura familiar. As comunidades receberam orientação jurídica sobre processos de regularização fundiária durante os atendimentos realizados nos municípios de Araguatins e Carrasco Bonito.

NO ALTO DA CRUZ 29/09/2017

ITAGUATINS: Semana Nacional de Trânsito é encerrada com participação de crianças

A Semana Nacional de Trânsito (SNT), que aconteceu no Brasil inteiro do dia 18 a 25 deste mês, foi encerrada oficialmente nesta sexta-feira, 29, no Estado do Tocantins. Na quarta feira, 28, o evento contou com ações especiais no povoado Alto da Cruz. Foi a vez da Escola Municipal Tocantins, no município de Itaguatins.

POLÍTICA 29/09/2017

Carlesse fecha visitas ao Bico do Papagaio e é recebido com alegria por líderes e moradores de várias cidades

O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS) vem realizando uma maratona de visitas aos municípios tocantinenses. Em uma intensa agenda de reuniões, o presidente, além de conhecer de perto as demandas da população, vem visitando e mantendo contatos políticos com as lideranças.

UNITINS 29/09/2017

AUGUSTINÓPOLIS: Curso de Ciências Contábeis desenvolve projeto "Declarando com sucesso"

Mais uma etapa do projeto "Declarando com sucesso" foi realizada na quarta-feira, 27, das 8h às 18h, nas dependências do Câmpus Augustinópolis. O trabalho foi desenvolvido sob a orientação dos professores que compõem a equipe de participação no projeto.

FISCALIZAÇÃO 29/09/2017

MPE apresenta balanço da operação Pró-Consumidor realizada na região do Bico

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tocantinópolis divulgou os dados da mais recente operação Pró-Consumidor, realizada entre os dias 26 e 28, nos municípios de Aguiarnópolis, Tocantinópolis, Palmeiras do Tocantins e povoados na região do Bico do Papagaio. O foco da fiscalização foram postos de gasolina e revendas de gás de cozinha.

RETOMADA DE OBRAS 29/09/2017

Cartão Reforma será implementado e obras do Minha Casa Minha Vida 1 serão retomadas em Nazaré

Como parte da implementação do Programa Cartão Reforma no Tocantins, a Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sehab) juntamente com o Ministério das Cidades, vai promover uma capacitação dos 31 municípios tocantinenses selecionados para o programa. A capacitação acontece no próximo dia 23 de outubro e foi confirmada em reunião do subsecretário da Sehab, Jorge Mendes, com a secretária Nacional de Habitação, Henriqueta Arantes, nessa quinta-feira, 28.

IFTO 29/09/2017

ARAGUATINS: Inscrições para seleção de monitores terão início na segunda-feira, 2 de outubro

Foi publicado nesta terça-feira, 26, o edital do Processo Simplificado de Seleção de Monitoria Remunerada para os alunos dos cursos superiores.

TREINAMENTO 29/09/2017

SENAR está realizando o Curso Trabalhador na Doma Racional de Equídeos e Muares em Araguatins

O curso Doma Racional de Equídeos e Muares será finalizado nessa sexta-feira, 29, no município de Araguatins, no Parque de Exposição Agropecuário da cidade. Estão participando do treinamento 10 alunos, a capacitação é realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), instituição coordenada pela presidente do Sistema FAET/SENAR, Senadora Kátia Abreu, em parceria com o Sindicato Rural de Araguatins.

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS