Facebook

Bico do Papagaio

EM PALMAS 13/12/2016

LUZINÓPOLIS: Engenheira Agrônoma participa de capacitação de tecnologias de boas práticas para produção na agricultura familiar

A engenheira agrônoma de Luzinópolis, Vera Lúcia da Silva referiu a capacitação como uma ferramenta para aumentar a produção nas comunidades rurais. "O pequeno produtor é carente do uso de tecnologia, portanto, nós extensionistas podemos contribuir para mudar essa realidade", ressaltou.

EM PALMAS 13/12/2016

Adapec discute normas sanitárias com representantes de pequenos agricultores da região do Bico do Papagaio

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) recebeu a visita dos representantes da organização não governamental Alternativas para Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO), na tarde desta segunda-feira, 12, em Palmas. O interesse dos visitantes foi conhecer um pouco mais sobre as normas, legislações e as atividades do serviço de inspeção estadual, principalmente em relação à produção de mel, com o objetivo de levar informações aos pequenos produtores rurais da região do Bico do Papagaio.

INOVAÇÃO 13/12/2016

TOCANTINÓPOLIS: Prefeitura inova e instala aparelhos de ar-condicionado em todas as escolas do município

O forte calor e as sensações térmicas que passam dos 40ºC são situações que dificultam a vida de muitos tocantinopolinos. Para os alunos de escolas públicas, há uma boa notícia, a Prefeitura de Tocantinópolis inovou mais uma vez e concluiu a instalação dos ares-condicionados em todas as salas de aula das escolas municipais da cidade.

MPE 12/12/2016

TOCANTINÓPOLIS: Posse do Procurador-Geral de Justiça acontecerá na próxima sexta-feira

O Procurador-Geral de Justiça do Tocantins, Clenan Renaut de Melo Pereira, será reconduzido ao cargo para o biênio 2017-2018 nesta sexta-feira, 16, em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça. A posse acontecerá às 17h30, no auditório do Ministério Público Estadual (MPE), em Palmas.

ELEIÇÕES 2016 12/12/2016

AUGUSTINÓPOLIS: Diplomação dos candidatos eleitos acontece hoje

A solenidade de diplomação dos candidatos eleitos no pleito do último dia 02 de outubro, acontece hoje, 12 de dezembro.

POLÍCIA 11/12/2016

AUGUSTINÓPOLIS: Oito presos cavam túnel e fogem de Cadeia Pública

Oito presos fugiram da Cadeia Pública de Augustinópolis, na madrugada deste domingo, 11. Eles cavaram um túnel dentro da cela 3A da unidade. A fuga foi percebida por volta das 5h. Quatro deles foram recapturados.

POLÍCIA 11/12/2016

PALMEIRAS DO TOCANTINS: PRF apreende 24 kg de maconha em ônibus

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 24 kg de maconha em um ônibus, no km 7, da BR- 226, em Palmeiras do Tocantins. A apreensão aconteceu na manhã deste domingo, 11, por volta das 9h30. O veículo fazia o percurso São Paulo (SP) a Belém (PA).

A FARRA ACABOU 11/12/2016

TOCANTINÓPOLIS: Pressionados, vereadores arquivam projeto sobre aumento de salário

O projeto que aumentava o salário dos vereadores, prefeito e vice-prefeito de Tocantinópolis,em até 100%, foi arquivado na noite de sexta-feira,9. O anúncio foi feito pelos parlamentares, após uma recomendação do Ministério Público Estadual (MPE). O projeto causou polêmica na cidade. Nos últimos dias, populares lotaram a Câmara para protestar contra o aumento.

UFT 09/12/2016

TOCANTINÓPOLIS: Aberta renovação de matrícula via web; confira o calendário

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico, informa que está aberto o período de renovação de matrícula, por meio do Portal do Aluno, para os veteranos dos seguintes cursos, listados abaixo:

I FAI 09/12/2016

AUGUSTINÓPOLIS: Curso de Ciências Contábeis realiza o I Fabic Afro & Indígena

Com o objetivo de reconhecer o conceito de tecnologia, seus múltiplos significados, relacionando-os à experiência cotidiana da comunidade, bem como perceber que não existem diferenças entre as pessoas, independentemente da cor da sua pele, o idealizador do projeto Somos diferentes? Em quê? O professor mestre, Alírio Sérgio Mareco Batista em parceria com o professor Antonio de Sousa dos Santos e com a coordenação do curso de Ciências Contábeis Fabic, realizaram o I FAI - Fabic Afro & Indígena no auditório da IES.

AÇÃO CIVIL PÚBLICA 09/12/2016

TOCANTINÓPOLIS: MPE move Ação contra Prefeito por falta de transparência

A falta de transparência nas contas públicas da Prefeitura motivou o Ministério Público Estadual (MPE) a mover uma Ação Civil Pública (ACP) por improbidade administrativa contra o Prefeito de Tocantinópolis, Fabion Gomes de Sousa, por ter o gestor público deixado de disponibilizar, no Portal da Transparência do município, informações que deveriam ser prestadas espontaneamente pelo Governo Municipal, conforme determina a Constituição, através da Lei de Acesso à Informação.

POLÍCIA 09/12/2016

ESPERANTINA: Auxiliar de serviços gerais é detido pela PM acusado de furtar moto em Viana, Maranhão

A detenção ocorreu por volta das 21h50 no centro da cidade de Esperantina durante a realização do patrulhamento. O autor de 38 anos de idade se encontrava em uma hospedaria quando foi abordado pela PM. Ele conduzia a motocicleta Honda Twister, placa PSR-5432 com registro de furto/roubo conforme o sistema Sinesp

NA CÂMARA MUNICIPAL 09/12/2016

AUGUSTINÓPOLIS: PROERD do 9º BPM forma mais uma turma do curso para pais

Cerca de aproximadamente 20 policiais militares pertencentes a 2ª Companhia Operacional em Augustinópolis concluíram na manhã desta quinta-feira, 8, o curso destinado aos pais ligado ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

ESPORTE 08/12/2016

AUGUSTINÓPOLIS: Marlone pede voto para o gol mais bonito do Prêmio Puskás da Fifa

Marlone é um dos três finalistas ao prêmio Puskás, gol mais bonito marcado em 2016.

DIA 18 E 24 08/12/2016

Igrejas Católicas de Buriti e São Sebastião convida a população para pedalaço e buzinaço pela paz

As Paróquias de Buriti do Tocantins e de São Sebastião do Tocantins, irão realizar no dia 18 de dezembro um Buzinaço pela paz e no dia 24, véspera de natal, um pedalaço.

OPORTUNIDADE 08/12/2016

AUGUSTINÓPOLIS: Reabertas inscrições para projeto Uniescola; Formando Futuros Socorristas

O projeto de Extensão Uniescola: Formando Futuros Socorristas está com inscrições abertas nesta quinta e sexta-feira, 8 e 9 de dezembro de 2016. Os interessados podem efetivar sua inscrição através deste link.

POLÍCIA 08/12/2016

AXIXÁ: Polícia Militar prende lavrador por tráfico de drogas

Após levantamento realizado pelo serviço de inteligência do 9º BPM, a PM prendeu na noite desta quarta-feira, 7, um lavrador de 31 anos de idade, suspeito de vender droga em um bairro de Axixá. Com ele foram apreendido 8 papelotes de maconha, R$ 99,40 reais em dinheiro e 2 aparelhos de celular.

FUNDAMENTAL PARA O PAGAMENTO DO 13º 08/12/2016

Municípios do Bico receberão repasse extra do FPM no dia 08 deste mês

Um repasse extra que pode contribuir para amenizar a situação financeira das cidades no final deste ano. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) fez um levantamento atualizado do valor estimado que será transferido às contas municipais referente ao 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O estudo da entidade pretende auxiliar os gestores no planejamento para o encerramento do mandato. O montante previsto de R$ 3, 7 bilhões será creditado no dia 8 de dezembro.

E OS FUNCIONÁRIOS QUE É BOM NADA! 08/12/2016

TOCANTINÓPOLIS: Câmara Municipal deve votar aumento de salários do prefeito, vice, dos vereadores e secretários nesta quinta

A Câmara Municipal deve votar nesta quinta-feira, 8, um pacote de reajuste salarial para o prefeito, a vice-prefeita, os 11 vereadores e os secretários municipais de Tocantinópolis. O Projeto de Lei nº 12/2016, que tramita na Câmara prevê o reajuste de até 100% nos vencimentos do poder executivo. Desde que foi divulgada a proposta de aumento de salários, a população tem comparecido em massa na Casa de Leis.

NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, 14 07/12/2016

TRE-TO diplomará prefeitos e vereadores de cinco municípios da 11ª ZE de Itaguatins

Seguindo o calendário de diplomação dos eleitos em 2016 a Justiça Eleitoral do Tocantins diplomará na próxima quarta-feira, 14, os prefeitos dos municípios de Axixá do Tocantins, Itaguatins, Maurilândia do Tocantins, São Miguel do Tocantins e Sítio Novo do Tocantins, municípios que compreendem a 11ª ZE de Itaguatins. Também serão diplomados os vereadores e suplentes da referida ZE, em solenidade que acontecerá no Fórum de Itaguatins.

OBMEP 2016 06/12/2016

Estudantes do Bico são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Do total de estudantes inscritos do Bico do Papagaio, um foi premiado com medalha de prata, no terceiro nível, e 04 receberam medalha de bronze, nos três níveis.

TCE 05/12/2016

Contas das prefeituras de Sampaio e São Sebastião em pauta nesta terça-feira

Entre as contas consolidadas dos municípios, vão ser analisadas as contas das prefeituras de Sampaio e São Sebastião do Tocantins, referentes ao exercício financeiro de 2014.

ARAGUATINS E AUGUSTINÓPOLIS 05/12/2016

Unitins divulga locais de provas do Vestibular 2017/1

A Comissão de Concursos e Seleção da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) divulgou nesta segunda-feira, 05, os locais de provas do Vestibular 2017/1. No Bico do Papagaio a seleção acontece no próximo domingo, 11, em Araguatins e Augustinópolis. A relação está disponível no link concursos e seleções no portal da Unitins.

EDUCAÇÃO 05/12/2016

AGUIARNÓPOLIS: Missão do Banco Mundial monitora ações na área da educação

Uma escola estadual localizada nos município de Aguiarnópolis está sendo reformada e ampliada por meio do Banco Mundial, que destinou recursos para a obra na unidades escolar. Outras ações visando o desenvolvimento da educação básica no Tocantins serão implementadas em 2017, como a oferta de formação para os diretores de escolas com foco na gestão de resultados.

EM PALMAS 05/12/2016

SÃO MIGUEL: Meia Maratona tem biquense em primeiro lugar e participação de mais de 800 atletas

Mais de 800 atletas participaram da XVI edição da Meia Maratona do Tocantins, realizada sábado, dia 3, em Palmas. E vieram atletas de várias partes do Brasil, mas para incentivar a prática do esporte no estado, o Governo criou provas, categorias e premiações específicas para o atleta tocantinense. Carlos Nascimento da cidade de São Miguel do Tocantins, já tinha participado de outras edições, o melhor tempo tinha sido um terceiro lugar, agora foi o vencedor.

VISITA 05/12/2016

TOCANTINÓPOLIS: Câmpus recebe reitoria para debater gestão orçamentária da UFT

Com o avanço no Senado Federal da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que estabelece o teto de gastos públicos pelos próximos 20 anos, o planejamento orçamentário da Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem sido amplamente discutido pela gestão junto à comunidade acadêmica. Por isso, na última sexta-feira, 2, a reitora Isabel Auler visitou o Câmpus de Tocantinópolis, acompanhada de outros representantes da gestão: vice-reitor Eduardo Bovolato, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Raphael Sânzio, pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Lemus, pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Kherlley Caxias, e o prefeito universitário João Batista.

ELEIÇÕES 2016 05/12/2016

AUGUSTINÓPOLIS: Diplomação dos candidatos eleitos acontecerá na próxima segunda-feira

A solenidade de diplomação dos candidatos eleitos no pleito do último dia 02 de outubro, acontecerá na próxima segunda-feira, 12 de dezembro .

POLÍCIA 02/12/2016

SÃO MIGUEL: Ação rápida da PM evita furto de maquinário em empresa de cerâmica 

A ocorrência teve início na tarde desta quinta-feira, 1, após a PM receber informação de que havia alguns indivíduos suspeitos em frente a empresa de cerâmica Bela Vista, localizada às margens da rodovia TO 126, altura do km 4, povoado de Bela Vista em São Miguel.

SIMPÓSIO IST / HIV/AIDS 02/12/2016

AUGUSTINÓPOLIS: Fabic promove ação que visa sensibilizar acadêmicos para o tema HIV/AIDS

A coordenação do curso de Enfermagem da Faculdade do Bico do Papagaio (Fabic) participou do Dia Mundial de Luta contra HIV/AIDS (1º de dezembro) promovendo o I Simpósio IST / HIV/AIDS, uma ação de sensibilização da comunidade acadêmica a respeito de doenças sexualmente transmissíveis.

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS