Facebook

Bico do Papagaio

TRE-TO 20/09/2017

Servidores das Zonas Eleitorais do Bico compartilham boas práticas durante Planejamento das Eleições

A manhã de trabalho desta terça-feira, 19, do Planejamento Integrado das Eleições 2018 foi marcada pela troca de experiências entre os servidores das 35 zonas eleitorais do Tocantins. Até o fim do dia a programação estará voltada para as equipes das ZEs, com foco no aprimoramento das atividades do processo eleitoral.

COMUNICADO 20/09/2017

Acadêmicos dos cursos superiores do IFTO Campus Araguatins tem até o dia 24 para renovação de matrícula

O Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), informa que a renovação de matrícula dos acadêmicos dos cursos superiores serão no período de 20 a 24 de setembro via Sistema SIGA. Esclarece, ainda, que as prioridades nas matrículas nas componentes(disciplinas) curriculares serão analisadas pelos coordenadores de cada curso. Dessa forma, os acadêmicos farão suas matrículas nas componentes desejadas do seu curso, desde que o sistema esteja aberto, e o coordenador, POSTERIORMENTE, é que analisará como já dito, quem tem prioridade segundo a Organização Didático-Pedagógica (ODP) e despachará para a Coordenação de Registros Escolares (CORES).

SENAR/TO 20/09/2017

Curso de Inseminação Artificial de Bovinos aperfeiçoa pecuária em Nazaré

Para promover o aperfeiçoamento e o conhecimento na área de bovinocultura de leite, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO), em parceria com o Sindicato Rural de Tocantinópolis, e a Secretaria Municipal da Agricultura de Nazaré, oferecem o Curso de Inseminação Artificial de Bovinos, para 15 produtores da região, o treinamento teve início, dia, 18 e será finalizado na sexta-feira, 22.

POLÍCIA 19/09/2017

Roubo a fábrica de ração é desvendado pela Polícia Civil em Tocantinópolis

A Polícia Civil de Tocantins, por intermédio da 2ª Delegacia Regional (DRPC) de Tocantinóplis, desvendou o crime de roubo praticado, no dia 29 de agosto de 2017 contra uma fábrica de ração da cidade e prendeu os dois principais suspeitos pelo crime.

DA AL 19/09/2017

Cenovo chega a Tocantinópolis

A população de Tocantinópolis terá a oportunidade de dizer o que o Tocantins precisa para alcançar o desenvolvimento. A Comissão Especial de Estudos para o Novo Ordenamento, Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins (Cenovo) da Assembleia Legislativa (AL), estará na cidade debatendo com a sociedade e setores organizados as demandas e problemas enfrentados pela região.

AÇÃO DO MPE 19/09/2017

Secretária de Axixá utiliza máquina da prefeitura em propriedade particular

O Ministério Público Estadual (MPE) ingressou, nesta segunda-feira, 18, com Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra a secretária de Compras do município de Axixá do Tocantins, Sandra Aparecida de Medeiros. Ela teria utilizado uma máquina retroescavadeira da Prefeitura para realizar benfeitoria em um terreno urbano de sua propriedade.

AÇÃO 19/09/2017

Campanha de multivacinação recebe apoio de acadêmicos e professores da Unitins de Augustinópolis

Acadêmicos do 7º e 8º período de Enfermagem do Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), juntamente com professores do curso, participaram, no último sábado, da ação em comemoração ao Dia D da Campanha Nacional de Imunização.

DIA 6 DE OUTUBRO 19/09/2017

IFTO Campus Araguatins realizará leilão de ovinos, suínos, bovinos e equinos

O Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), promoverá no dia 6 de outubro, sexta-feira, a partir das 9 h,um Leilão de Animais, no Parque de Exposição de Araguatins, localizado Avenida Araguaia, saída para Augustinópolis, Araguatins-TO.

NOVAMENTE 19/09/2017

Gols Tocantinenses: Tocantinopolino Luiz Fernando marca gol na vitória do Atlético-GO contra a Ponte

O tocantinense Luiz Fernando voltou a marcar para o Atlético-GO no Brasileiro e ajudou no triunfo de 3 a 1 diante da Ponte Preta nesse último sábado, 16. O gol foi anotado aos 42 da etapa inicial, sendo esse o primeiro dos três tentos. O jogo foi realizado no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas-SP, em partida válida pela 24° rodada do Brasileirão.

SETEMBRO AMARELO 19/09/2017

Acadêmicos de Enfermagem do Câmpus Augustinópolis desenvolvem ação em prol da saúde mental

Acadêmicos do 4º período do Curso de Enfermagem do Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) participaram, na semana passada, do projeto de extensão Cuidados de Corpo e Alma, com o tema "A conscientização sobre os cuidados com a saúde mental e prevenção do suicídio". A ação, que ocorreu no Colégio Manoel Vicente de Sousa, faz parte da programação da campanha mundial Setembro Amarelo, de conscientização a prevenção do suicídio.

200 VAGAS PARA OS CÂMPUS DO BICO 19/09/2017

Segue aberta as inscrições para vestibular 2018/1 da Unitins

Segue aberta as inscrições para o Vestibular 2018/1 da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O candidato interessado em concorrer às vagas ofertadas deve acessar o portal da universidade (ou clicar aqui) para ter acesso ao edital e à ficha de inscrição. O processo será feito somente via internet e seguirá até o dia 22 de outubro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 e poderá ser pago até o dia 23 de outubro.

ATÉ DIA 22 19/09/2017

Estudantes da UFT de Tocantinópolis tem até sexta para se inscreverem para o V Encontro de Cultura

Estudantes da UFT do Câmpus de Tocantinópolis que estejam interessados em participar do V Encontro de Cultura da Região Norte, que acontece de 09 a 12 de outubro - pela primeira vez na UFT - e que não possuam recursos financeiros para vir a Palmas (local do evento), terão agora a oportunidade de se inscrever no Edital de Auxílio Financeiro, lançado na última quinta-feira, 14, pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (Proex). De acordo com o documento, os interessados podem se inscrever até o dia 22 de setembro. Para isso, o aluno deverá encaminhar os documentos solicitados e enviar para o endereço de e-mail [email protected].

EM GOIÂNIA-GO 19/09/2017

Jovem de Palmeiras do Tocantins e namorada são executados a tiros

Um casal foi morto a tiros no Setor Jardim Primavera, em Goiânia, na noite do último domingo, 17. Segundo testemunhas, Camila Edna Silveira de Oliveira e Mário Silva de Moura, de 28 e 25 anos, tinham acabado de chegar da igreja quando receberam a visita de um casal.

ESPORTE 19/09/2017

Atleta tocantinopolino vence 2ª Corrida Universitária do Ceulp Ulbra de Palmas

O tocantinopolino Roberto Carlos Resplandes Mota figurou mais uma vez na primeira colocação do pódio esportivo. Em comemoração aos 25 anos, o Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra, realizou no último sábado, 16, a 2ª Corrida Universitária: "Ulbra contra o Câncer". E claro, onde tem corrida, o atleta biquense está presente.

DESCASO 19/09/2017

Agência do INSS de Araguatins está em estado de abandono

A agência do INSS em Araguatins, está com a estrutura precária, deteriorada e em estado de calamidade. O descaso foi denunciado por servidores e segurados, que aproveitaram para cobrar melhorias.

PEDIATRIA 18/09/2017

Mutirão de cirurgias pediátricas beneficia dezenas de crianças da região do Bico

Mais de vinte crianças que estavam na lista do Serviço de Regulação Estadual para realização de cirurgias eletivas foram beneficiadas em ação que ocorreu no Hospital Regional de Augustinópolis (HRA). Com apoio da Superintendência de Unidades Próprias e Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde, o hospital realizou o I Mutirão de Cirurgia Pediátrica da unidade e beneficiou pacientes de 9 meses a 12 anos, referenciados de 24 municípios, com o total de 23 procedimentos.

TRANSPARÊNCIA 18/09/2017

No Bico, Carlesse diz que a partir de agora empréstimos serão amplamente debatidos

Em mais uma visita à região do Bico do Papagaio no fim de semana, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS), disse que a participação de todos - sobretudo dos prefeitos - é o principal legado das discussões sobre o pedido de empréstimo no valor de R$ 453 milhões, pleiteado pelo Governo à Caixa Econômica Federal. A matéria foi aprovada pelo plenário desta Casa de Leis na última quarta-feira, dia 13.

ATÉ DIA 22 18/09/2017

Curso de Educação do Campo promove Semana Cultural no Câmpus da UFT de Tocantinópolis

Com uma variada programação abrangendo diversas vertentes culturais, tem início nesta segunda-feira, 18, no Câmpus da UFT em Tocantinópolis, a Semana Cultural do Curso de Educação do Campo. Oficinas de Roteiro (cinema), danças, mesas-redondas, rodas de conversa, apresentação de grupos de quadrilha são algumas das atividades que serão desenvolvidas até o dia 22 de setembro.

UNITINS 18/09/2017

Acadêmicos de Ciências Contábeis do Câmpus de Augustinópolis participam de capacitação sobre ITR

Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis e do Projeto de Extensão Casa Práxis do Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) participaram de uma capacitação do projeto 2ª Edição ITR 2017 - Declarando com sucesso, na última quinta-feira, 14. A capacitação foi desenvolvida pela professora Cheila Fernandes de Andrade.

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E CADASTRO ÚNICO 18/09/2017

Setas realiza oficinas de monitoramento do PBF e CadÚnico no Bico

Equipes da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), em parceria com as secretarias de Educação (Seduc) e Saúde (Sesau) realizará a partir de hoje, 18, às oficinas que têm como objetivo orientar gestores e técnicos que atuam no monitoramento da execução do Programa Bolsa Família (PBF) e da gestão do Cadastro único (CadÚnico). As cidades de Carrasco Bonito, Esperantina e São Miguel do Tocantins serão os primeiros municípios a receberem o acompanhamento, do dia 18 a 22 de setembro. Augustinópolis e Tocantinópolis, também receberá as orientações da Coordenação Estadual Intersetorial, do dia 06 a 10 de novembro, nos locais onde apresentam baixos índices, em relação à média nacional, de frequência escolar de alunos beneficiários do PBF e agenda de saúde.

PROCESSO SELETIVO E VESTIBULAR 18/09/2017

IFTO Campus Araguatins oferece 335 vagas para 3 cursos técnicos e 3 superiores

Estão abertas e seguem até dia 22 de outubro as inscrições para Processo Seletivo e Vestibular do Campus Araguatins, Instituto Federal do Tocantins (IFTO). São ofertadas 200 vagas para o Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, 35 vagas para o Curso Técnico em Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio, e 40 vagas para o Curso Subsequente em Agropecuária. Já para os cursos superiores são destinadas 60 vagas, distribuídas igualmente entre os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Computação e Agronomia.

UFT 18/09/2017

Divulgado edital para transferência interna, facultativa, reingresso e portador de diploma com 57 vagas para o Câmpus de Tocantinópolis

Com oferta de 1.447 vagas remanescentes, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Comissão Permanente de Seleção (Copese) da Universidade Federal do Tocantins publicaram na última sexta-feira, 15, o Edital nº 01/2017 do Processo Seletivo de Transferência Interrna e Facultativa, Reingresso e de Ingresso de Portador de Diploma nos cursos de graduação, o conhecido Extravestibular. Há vagas para todos os câmpus da UFT e quase todos os cursos. Destas, 57 são para o Câmpus de Tocantinópolis.

FPM 18/09/2017

ATM alerta: Termina hoje o prazo para prefeitura de Ananás e Axixá contestar estimativas das populações

Termina hoje, 18 de setembro, o prazo que as Prefeituras contestem estimativas das populações residentes nos 5.568 Municípios brasileiros, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no final de agosto. Por ser uma das bases de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o alerta fica Associação Tocantinense de Municípios (ATM) fica para o encerramento do período de comprovação de números diferentes dos apontados pelo instituto. Do Bico do Papagaio, os municípios de Ananás e Axixá do Tocantins estão na lista das cidades que estão próximas as faixas de mudança do FPM, com números abaixo de 500 habitantes para esta alteração. Esses municípios não aumentaram coeficiente e podem entrar com recurso junto ao IBGE e tentar aumentar sua população e seus recursos para o próximo ano.

LUTO 17/09/2017

Araguatinense morre carbonizada em acidente na Bahia

Na madrugada deste domingo, 17, um grave acidente, na rodovia BR-135, na altura do km 90, próximo da cidade de Formosa do Rio Preto, na região oeste do Estado da Bahia, deixou duas pessoas mortas, uma delas, foi a jovem Jéssica Cristina Pereira Lima, moradora da cidade de Araguatins.

POLÍCIA 16/09/2017

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas em Tocantinópolis

A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da 2ª Delegacia Regional de Tocantinópolis prendeu na noite da última sexta-feira, 15, José Carlos Martins dos Santos Conceição, de 28 anos. Ele é suspeito pela prática dos crimes de tráfico de drogas, posse irregular de arma de uso restrito e posse irregular de munição de uso permitido.

POLÍCIA 16/09/2017

Homem é detido em posse de duas armas de fogo na zona rural de Araguatins

A Polícia Militar retirou mais uma arma de fogo ilegal de circulação na última sexta-feira, 15, em Araguatins. O autor foi detido em flagrante pelos policiais militares na zona rural do município.

HOMENAGEM A EQUIPE DA 2ª DRPC 16/09/2017

Policiais Civis da 2ª Delegacia Regional são homenageados pela Prefeitura de Tocantinópolis

Devido aos relevantes serviços prestados pelos policiais civis da 2ª Delegacia Regional de Tocantinópolis durante a temporada de veraneio e, também às festividades em comemoração ao aniversário de 159 anos de Tocantinópolis, na manhã da última sexta-feira, 15, a Prefeitura Municipal daquele município concedeu uma placa de homenagem a equipe da 2ª DRPC.

FALTA DE TRANSPARÊNCIA 15/09/2017

4 cidades do Bico não enviaram prestações de contas

28 municípios do Tocantins não haviam enviado as prestações de contas do ano passado à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Fazenda, até o ínicio de julho deste ano, sendo que o prazo encerrou no dia 30 de abril. No Bico do Papagaio, 04 municipios deixaram de encaminhar as contas. São eles: Axixá do Tocantins, Sampaio, Santa Terezinha do Tocantins e São Sebastião do Tocantins.

UNITINS 15/09/2017

Câmpus Augustinópolis realiza atividade em comemoração ao Dia do Contador

Em comemoração ao Dia do Contador, 22 de setembro, o Câmpus Augustinópolis em parceria com a Associação dos Contabilistas do Bico do Papagaio (Ascobip) convida a comunidade acadêmica para a palestra "Reforma Trabalhista, um novo cenário nas relações trabalhistas", que será ministrada pelo professor e contador, Ademar de Castro. A palestra será realizada na próxima quinta-feira, 21, no auditório do Câmpus Augustinópolis, às 19h.

NO TJ-TO 15/09/2017

Assessores jurídicos e Analistas de Controle Interno dos municípios do Bico participam de capacitação sobre improbidade administrativa

Com o intuito de prevenir e instruir gestores, a capacitação "Aspectos Judiciais da Improbidade Administrativa: uma visão preventiva" promoveu um debate de cinco dias no Tribunal de Justiça do Tocantins sobre a responsabilidade dos agentes públicos na gestão dos recursos financeiros de seus municípios. Promovido pela Escola Superior da Magistratura (Esmat) em parceria com a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), participaram do encontro prefeitos, procuradores, secretários de Administração Finanças, Saúde e Educação, assessores jurídicos e analistas de controle interno dos 25 municípios do Bico do Papagaio.

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS