Facebook
27/03/2024 - 08h48m

INVESTIGAÇÕES

Polícia Civil do Tocantins indicia cinco bandidos de São Paulo que aplicavam golpe do falso leilão

Por Bico 24 Horas

Investigações da Polícia Civil revelaram que bandidos do Estado de São Paulo se associaram para lesar pessoas por meio do golpe.

Caso foi investigado pela DRCC de Palmas (Foto: Dicom/SSP-TO)

A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC - Palmas), concluiu nesta terça-feira, 26, mais um inquérito policial instaurado para apuração da recorrente prática fraudulenta popularmente denominada “Golpe do Falso Leilão” e indiciou cinco indivíduos pela prática dos crimes de associação criminosa, estelionato, mediante fraude eletrônica e lavagem de capitais.

Conforme explica o delegado-chefe da DRCC, Lucas Santana, o crime é cometido a partir da veiculação de site alusivo a um pretenso serviço de leilão e utilização de perfil junto ao aplicativo de mensagens. As investigações tiveram início em junho de 2022, ocasião em que a vítima, ao consultar um sítio eletrônico supostamente vinculado a um leilão de veículos, teria se interessado por um deles e o arrematado, via transferência bancária, por cerca de R$ 30 mil, ao que, inclusive, recebeu um termo de arrematação que lhe asseguraria a propriedade do bem.

Ocorre que tudo não passou de uma articulação fraudulenta, sendo que tal leilão era fictício e o automóvel jamais foi enviado para a vítima”, ressaltou a autoridade policial.

Com o aprofundamento das investigações e a realização de minucioso trabalho investigativo, revelou-se a existência de uma autêntica associação criminosa, a partir da qual, indivíduos domiciliados no Estado de São Paulo se articularam, visando à obtenção de vantagens financeiras, mediante o cometimento de estelionatos em meio eletrônico e, consecutivamente, lavagem de capitais.

Após a consumação da fraude eletrônica investigada, os integrantes do grupo criminoso alimentaram uma rede de contas bancárias, visando à pulverização imediata da vultosa quantia ilicitamente angariada, ao que empregaram uma série de artifícios para dissimulação/ocultação da origem deste ganho, notadamente saques fracionados, transferências sequenciais (ora para contas de mesma titularidade, ora para terceiros) e operações em máquinas de cartões”, disse o delegado Lucas.

Com a conclusão das investigações, o inquérito policial foi remetido ao Poder Judiciário, com vistas ao Ministério Público para a adoção das medidas legais que se fizerem necessárias.

O delegado Lucas Santana ressalta a importância da ação da Polícia Civil, uma vez que foi possível desbaratar e identificar uma associação criminosa que certamente havia lesado outras pessoas, que caíam nos golpes e acabavam perdendo muito dinheiro, que em muitos casos são economias de uma vida inteira.

As investigações da DRCC revelaram um esquema que envolvia várias pessoas, como objetivo único de aplicar os golpes e auferir lucros, valendo-se da boa vontade de pessoas de bem que acreditavam nos anúncios e, de boa fé, pensavam que estavam celebrando um negócio legal, mas que na verdade se tratava de fraude”, frisou.

A autoridade policial também faz um alerta a fim de evitar que o cidadão caia em golpes como o falso leilão. “É muito importante que todo aquele que deseja adquirir um bem, seja veículo ou outro objeto, se certifique de que o bem realmente existe, realizando uma inspeção presencial e se cercando das garantias de que o leilão é legítimo e promovido por instituições e pessoas idôneas. Desse modo, é possível evitar cair em golpes e ter prejuízos, que podem chegar a milhares de reais”, pontuou o delegado.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS