Facebook
22/02/2024 - 09h44m

NPCJ

Unitins inicia atividades do Núcleo de Práticas Contábeis e Jurídicas em Augustinópolis

Por Bico 24 Horas

Novo prédio fica localizado no centro comercial e abriga núcleos de atendimento ao público dos cursos de Ciências Contábeis e Direito.

Fachada do novo prédio do NPCJ (Foto: Ananda Portilho)

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis iniciou as atividades no novo Núcleo de Práticas Contábeis e Jurídicas (NPCJ) no centro comercial de Augustinópolis. Os primeiros grupos de alunos começaram a frequentar o local nesta terça-feira, 20, para a realização das práticas de estágio dos cursos de Ciências Contábeis e Direito do Câmpus Augustinópolis.

O novo edifício sedia em uma mesma estrutura o Núcleo de Práticas Contábeis (NPC) e o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), que funcionavam até 2023 no Câmpus. Além de abrigar o NPC e o NPJ, contará com uma sala para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC), uma sala de audiências vinculada ao Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, salas de atendimento e salas de reunião.

A Universidade pleiteia a incorporação de outros órgãos no prédio. A estrutura conta com 15 ambientes construídos em 300 m², próxima de bancos, comércios, hospital, laboratórios, prefeitura e outros. O endereço é Avenida Central, Quadra 25, Lote 01 - Centro. Augustinópolis/TO.

Acadêmico Rayllan Bruno durante aula de Estágio Supervisionado com a professora Maria Aldileia (Foto: Ananda Portilho)

Em um primeiro momento é muito importante para nós, do curso de Ciências Contábeis, vir para o meio da comunidade externa. Como a Universidade é pública, estar mais próximo da comunidade é um diferencial para o trabalho interno e externo que o curso desenvolve como, por exemplo, os projetos de extensão”, opinou o acadêmico Rayllan Bruno Sousa Barbosa.

A discente Sabrina Borges do curso de Direito/Câmpus Augustinópolis destaca que “a nova estrutura agrega tanto para nós, alunos, quanto para a comunidade, pois como nós atuamos com atendimento ao público, fica um ambiente mais confortável para a gente realizar esses atendimentos e para a comunidade para que tenham mais segurança, mais credibilidade. Gostamos muito desse novo espaço. Saímos de uma sala no Câmpus para um prédio no centro comercial. Ficou ótimo”.

A professora Maria Aldileia Silva Melo, coordenadora do NPC, esteve com o primeiro grupo de alunos do curso no novo núcleo nesta quarta-feira, 20. “O espaço, hoje, tem uma estrutura melhor para receber os nossos alunos. Como nós trabalhamos com a prática, simulando um escritório modelo, essa estrutura proporciona melhoria nas nossas aulas, tanto pelo tamanho, quanto pela estrutura em si, como também porque vamos ter um contato maior com a comunidade local. É um espaço aberto para microempreendedores, empresários e para o comércio local”, assinalou.

Professor Robson, de Práticas Civis, acompanha os alunos durante período de estágio (Foto: Ananda Portilho)

Para o professor de Práticas Cíveis, Robson Sousa, “a nova estrutura representa um ganho extraordinário. Não tem nem como mensurar o antes e o depois com essa estrutura maravilhosa. A comunidade terá, agora, todas as possibilidades de ser atendida tanto na prática jurídica quanto contábil e será inovador. Já os acadêmicos vão ter mais eficiência dos seus trabalhos tendo a possibilidade de atender a comunidade diariamente”.

A coordenadora de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis, Ana Paula Monteiro, lembra que “levando essa estrutura para o centro comercial, estamos ampliando esses atendimentos, garantindo o acesso da comunidade ao mesmo tempo em que ampliamos as possibilidades de prática para o nosso discente”, pontuou.

Para a coordenadora de Direito/Câmpus Augustinópolis, Sarah Coelho Lima, “a nova sede dos núcleos foi pensada e construída para melhor atender às necessidades acadêmicas. Ela vai ampliar o acesso à Justiça para a comunidade hipossuficiente. A sede do NPJ representa um belo presente para a região biquense”, assegurou a advogada.

Segundo a diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, a Unitins reconhece a importância crucial de oferecer aos alunos experiências práticas que complementem sua aprendizagem em sala de aula. “Acreditamos que ao ampliar as oportunidades de prática, estamos não apenas preparando nossos alunos para os desafios do mercado de trabalho, mas também enriquecendo sua formação de maneira significativa. Estou entusiasmada com o potencial que essa iniciativa tem de aprimorar ainda mais a qualidade da educação que oferecemos”, projetou.

O reitor Augusto Rezende comemorou o início das atividades e ressaltou o compromisso a Universidade com a formação completa e humanizada dos acadêmicos. “A Unitins, em Augustinópolis, celebra mais um avanço na prática acadêmica. Quando os alunos têm a oportunidade de interagir com a população, empresários e cidadãos, durante o ciclo final de sua formação, isso proporciona benefícios significativos. É uma chance para os alunos aprenderem, para a instituição oferecer uma formação mais refinada e para a sociedade receber serviços valiosos”, destacou o gestor.

Acadêmicos de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis durante aula de Estágio Supervisionado (Foto: Ananda Portilho)

Acadêmicos estagiários de Direito/Câmpus Augustinópolis aguardam comunidade para atendimentos gratuitos (Foto: Ananda Portilho)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS