Senar - Campanha
Facebook
07/12/2023 - 09h43m

ELETIVA

Unidade escolar de Araguatins visita comunidade indígena Cocalinho em Cachoeirinha

Por Bico 24 Horas

Visita é atividade integrante da Eletiva da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho.

A visita é atividade integrante da Eletiva Dos Saberes às Pinceladas Indígenas Retratadas em Telas (Foto: Seduc)

Estudantes e professores da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho, localizada na vila Cidinha, no município de Araguatins, visitaram a comunidade indígena Cocalinho, em Cachoeirinha, na sexta-feira, 1º de dezembro. A visita é atividade integrante da Eletiva "Dos Saberes às Pinceladas Indígenas Retratadas em Telas".

A Eletiva tem como objetivo mostrar aos estudantes através de imagens, desenhos, documentários e livros a história dos povos indígenas. O representante da comunidade dos povos Apinajés, Antônio Veríssimo enfatizou que, "a história dos povos indígenas não deve ser vista como uma comemoração folclórica, e sim, como uma história viva que deve ser vista, respeitada e repassada para outras pessoas".

Segundo o professor Regente da Eletiva, Wesley Cardoso, a excursão à comunidade indígena de Cocalinho foi de suma importância para os estudantes. “Eles puderam vivenciar na prática tudo aquilo que foi apresentado em sala de aula. Além disso, ao valorizarmos e incorporarmos esses ensinamentos estamos estimulando a preservação cultural e contribuindo para um diálogo intercultural mais significativo, promovendo uma sociedade mais inclusiva”.

A estudante Cecília dos Santos, do 6º ano, relatou sobre a sua experiência afirmando que, “visitar a aldeia foi de grande relevância para a minha aprendizagem, conhecer de perto a cultura dos povos originários me ajudou a compreender a importância da valorização e do respeito para com os povos indígenas. Convido todos a conhecer a comunidade Cocalinho”.

Estudantes e professores da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho, de Araguatins visitam a comunidade indígena Cocalinho (Foto: Seduc)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS