Facebook
14/02/2013 - 11h38m

Tratamento de resíduos é novidade em praias com maior fluxo de público

Redação

      A instalação de Estações de Tratamento de Efluentes e o desenvolvimento econômico sustentável dos municípios com praias de categoria “A” são decisões importantes já tomadas pela Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico, para implantação da Temporada de Praias 2013, afirmou Drayan Macrini, diretor de logística da SIC – Secretaria da Indústria e do Comércio, especialista em turismo e um dos responsáveis pelo novo projeto, durante apresentação nesta quinta-feira, 07, no auditório da SIC, no 1º Workshop para construção do Projeto.

      Já estão sendo feitas tratativas para a captação de recursos com a Funasa – Fundação Nacional de Saúde; Saneatins – Companhia de Saneamento do Tocantins; e ATS – Agência Tocantinense de Saneamento, para que a Adtur adquira os equipamentos para as estações e faça a doação aos municípios, através de Termo de Convênio, passando aos mesmos as responsabilidades pela guarda e manutenção do material.

      A previsão da Adtur é que o tratamento seja estendido também à outros municípios. “Este ano são apenas seis municípios praianos que ganham, com este tratamento sanitário, maior qualidade de vida reduzindo riscos para a saúde da população e protegendo os recursos hídricos. Mas o processo será progressivo a partir de agora”, afirmou Macrini.

      O encontro contou com a presença de grande parte dos 29 órgãos potencialmente parceiros, a prefeita de Araguacema, Isabella Simas Pereira, o prefeito de Caseara, Renato de Almeida, e ainda secretários municipais de turismo das seis praias enquadradas nos critérios de grande fluxo de visitantes e alta atratividade: Araguanã, Peixe, Caseara, Araguacema, Araguatins e Pedro Afonso.

      A reunião de trabalho foi uma oportunidade para ouvir cada órgão de forma setorizada, com proposições que devem consolidar a ideia do presidente da Adtur, Paulo Massuia, de realizar uma Temporada de Praias diferente e inovadora, construída com a união dos parceiros.

      O servidor da SPU – Superintendência do Patrimônio da União, André Souza, explicou que o Órgão tem a palavra final na regularização e fiscalização dominial dos recursos hídricos federais, estando as praias submetidas à sua liberação, item obrigatório para o funcionamento das estruturas.

      A atuação da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins foi destacada pelo sub-comandante, Luiz Alberto da Silva, que trouxe ao conhecimento dos presentes o Plano de Ordenamento Costeiro, com legislação que regula procedimentos de segurança de transportes dos banhistas nos barcos e prática de esportes náuticos.

      O apoio das Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros é imprescindível na Temporada de Praias e ficou evidenciado nas sugestões que os órgãos trouxeram para acrescentar ao projeto, priorizando o policiamento preventivo e ostensivo e a logística médica (enfermeiros) para operações de primeiros socorros e salvamento.

      Um dos parceiros constantes nas Temporadas de Praias, o Sebrae adiantou a decisão de aportar recursos e consultorias, como disse Magvan Botelho. "Temos interesse em participar deste Projeto que prioriza a gestão e o empreendedorismo através da capacitação”.

      O Senac – Serviço Nacional do Comércio, elencou a possibilidade de execução de cursos de qualificação profissional, com capacitações para os prestadores de serviços turísticos (garçons, camareiras, cozinheiros e barqueiros) e com donos dos equipamentos, tais como hotéis, bares, restaurantes. A coordenadora Claúdia Santos deixou as portas abertas para as prefeituras solicitarem estes cursos.

      Reforçando a linha de capacitação, a Semades – Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável sugeriu que se estenda a garis e coletores de lixo, compartilhando com os municípios a campanha “Educação para a Sustentabilidade”, que segundo a interlocutora Andrea Bangoin, é focada nos resíduos sólidos e no uso racional dos recursos hídricos.

      Já a Secretaria dos Esportes, capitaneia a área de recreação e competições esportivas com o programa “Esporte na Praia”, e vai intensificar sua parceria com o Sesc Lazer – Serviço Social da Comércio, com atividades que envolvem jovens e adultos em jogos e brincadeiras sensoriais, sem limite de idade.

      A Adtur recebeu as colocações de todos os órgãos presentes, integrantes das câmaras temáticas que compareceram ao 1º Workshop da Temporada de Praias 2013, devendo compilar em documento, analisar a viabilidade das ideias e questionamentos para, então, formatar o projeto final.

      Entre as próximas ações previstas para o Projeto, está a realização de um novo workshop de forma individualizada em cada um dos seis municípios, para que se multipliquem as propostas junto às instituições de ensino, entidades e associações prestadoras de serviço turístico.

Deixe seu comentário:

Energisa - Campanha: LPT 2024BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHOClésioAvecomGPS