Facebook
16/08/2012 - 09h18m

Tocantins trabalha por uma educação de resultados

Redação

      Uma educação voltada para o bom desempenho, com alunos cada vez mais críticos e formadores e formandos que possam ser ídolos da sociedade, espelhando a todos para melhoria do futuro. Com este objetivo o Governo do Tocantins investe em reforma curricular, incentivo aos municípios e premiações aos mais esforçados entre educandos, educadores e administrativos das escolas.

      Resultados desta metodologia foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 15, pelo secretário da Educação, Danilo Melo, ao expor as notas do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, de 2011, divulgados pelo Mec - Ministério da Educação, que mostra os seguintes números para o Tocantins: escolas da rede estadual alcançaram o 1° lugar nas séries iniciais do ensino fundamental, 1° lugar no ensino médio e 2° nas séries finais do Ensino Fundamental.

      Segundo o secretário, os números são resultado de nove meses de trabalho realizado pelo Governo do Estado no ano passado, que além de transformar a realidade das escolas inserindo tecnologia e novo currículo, fortaleceu as escolas municipais, por entender que os alunos dos municípios hoje são os alunos do Estado amanhã. “Os números mostram que estamos no caminho certo graças ao envolvimento de todos, inclusive dos prefeitos que se envolveram no processo educativo. No nosso currículo enfocamos a língua portuguesa e matemática, mas sem esquecer das ciências humanas e naturais, além da musicalidade, esporte e artes cênicas, tudo isso para que o nossas escolas sejam um lugar prazeroso onde se aprende de forma divertida”, afirmou o secretário.

      O aumento de escolas em regime de ensino integral foi apontando pelo secretário como um dos responsáveis pelos bons números. “O Ministério da Educação já foi enfático ao dizer que a educação em tempo integral gera bons resultados e por isso o Tocantins vai continuar a investir neste sentido para que as crianças inclusive das da zona rural, que hoje totalizam 11 mil alunos, tenham acesso a esta modalidade de ensino. Com isso acreditamos que nosso índice para os próximos Ideb será bem melhor, tendo em vista que a média também é relacionada a estes alunos e também ao ensino noturno e somos o Estado de maior oferta de ensino noturno do Brasil”, destacou.

      Os destaques para a avaliação do Ideb no Tocantins são o município de Alvorada, que teve o melhor desempenho na rede de ensino, com média de 6,0, atingindo a meta do Mec para 2022; o Colégio Estadual Sagrado Coração de Jesus, de Porto Nacional, que teve média 8,2, no desempenho por escola, nos anos iniciais, e 6,6 nos anos finais.

      No ranking nacional o Estado ficou em 11° lugar nos anos iniciais no ensino fundamental regular, com média de 4,8; 7° lugar nos anos finais, no ensino fundamental regular, com média de 4,0 e em 6° lugar no ensino médio, com média de 3,5. Para Danilo, estes dados podem ser considerados como excelentes se levados em consideração a quantidade de estados da federação que possuem PIB – Produto Internos Bruto maior e ficaram atrás. “Claro que vamos continuar trabalhando para atingir a meta do Mec e não só para isso, mas para ter cidadãos ativos capazes de pensar um futuro melhor para todos”, enfatizou.

Premiações

      As escolas que atingiram ou superaram a média 6,0 receberão prêmios. Serão R$ 3 mil para cada professore R$ 800,00 para os profissionais administrativos das escolas estaduais. Já as municipais receberão um computador para cada professor. “O critério de premiação é uma forma de motivar os resultados e de agradecer o empenho destes profissionais que estão mudando a realidade do nosso Estado”, finalizou o secretário.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS