Facebook
23/07/2024 - 14h45m

ABALROAMENTO DE POSTES

Tocantins já registra mais de 200 postes derrubados em 2024: Palmas lidera a lista

Por Bico 24 Horas

Apenas no último final de semana, foram registradas 06 ocorrências com abalroamento de postes no estado.

Tocantins já registra mais de 200 postes derrubados em 2024: Palmas lidera a lista de cidades com mais casos registrados

O mês de julho traz também a temporada de praias e férias escolares, fazendo as famílias tocantinenses se reunirem para aproveitar o mês de calor, aumentando o fluxo de viagens e deslocamento urbano. Esta época também proporciona grandes shows e eventos pelo estado, fazendo o cenário propício a acidentes de trânsito, em especial quando condutores associam a direção com o consumo de álcool e a falta de atenção. Apenas no último fim de semana, foram registrados seis acidentes. Em 2024, o Tocantins já registrou 209 ocorrências de abalroamento de postes, consequentemente afetando o fornecimento de energia elétrica para 168.532 consumidores no estado.

Das ocorrências registradas no último final de semana, três aconteceram em zonas urbanas (Palmas, Santa Fé e Palmeiras do Tocantins), e três em zonas rurais (Miracema, Lagoa da Confusão e Goiatins). Num ranking geral de 2024, a capital Palmas lidera a lista das cidades mais afetadas com o fornecimento de energia proveniente das colisões envolvendo os postes, tendo registrado 66 casos até o momento.

Confira a lista das principais cidades com o maior número de incidências:

  1. Palmas: 66 casos;
  2. Araguaína: 25 casos;
  3. Porto Nacional: 13 casos;
  4. Gurupi: 7 casos;
  5. Peixe: 6 casos;
  6. Campos Lindos: 5 casos.

De acordo com o coordenador da Energisa, Júlio César Moura, além de causarem um risco para os motoristas, passageiros e pedestres, os acidentes ocasionam danos a sociedade em geral, como interrupção no fornecimento de energia elétrica.

“O processo de substituição de um poste danificado por abalroamento causa transtorno à população por interromper o fornecimento de energia na região, podendo afetar escolas e hospitais, por exemplo. O processo de substituição pode levar algumas horas para ser concluído pois, além de perícia da polícia local a depender da gravidade do acidente, é necessária a reconstrução de trechos da rede elétrica arrancada”, explicou.

O Coordenador reforçou ainda o cuidado para que situações assim não cheguem a acontecer “No trânsito, é importante manter a atenção total e respeitar a sinalização e velocidade das vias. E caso aconteça um acidente envolvendo postes, e observar cabos rompidos no chão ou sobre o veículo a orientação é não sair do carro, pois o local pode estar energizado”, pontua.

Dicas de segurança

Caso você se envolva ou presencie um acidente de trânsito com poste de energia elétrica, é importante manter a calma e acionar o Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330). Confira abaixo algumas dicas que podem fazer toda a diferença na segurança das pessoas em casos como este:

- Caso você identifique é seguro, permaneça dentro do veículo;

- Não toque no poste ou nos fios elétricos: Mesmo que pareçam inofensivos, os fios podem estar energizados e representar um risco à vida;

- Se houver água no local, ou estiver chovendo, mantenha-se dentro do veículo. Se estiver presenciado um acidente, mantenha-se afastado para evitar a condução de eletricidade;

- Espere pela ajuda especializada: Somente profissionais capacitados devem se aproximar do local do acidente para realizar os procedimentos de segurança;

- Não utilize ou toque em qualquer objeto metálico para tentar se desvencilhar do poste ou dos fios;

-  Caso veja uma colisão envolvendo postes e fios elétricos, mantenha-se afastado e entre em contato com Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330)

- Caso presencie um acidente desse tipo, informe às pessoas próximas sobre os riscos e instrua-as a manterem distância;

- Dirija com responsabilidade e atenção, respeitando as normas de trânsito, para evitar acidentes.

Acidente de Poste em Palmas (Foto: Divulgação/Energisa)

Abalroamento de Poste (Foto: Divulgação/Energisa)

Deixe seu comentário:

Energisa - Campanha: LPT 2024BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHOClésioAvecomGPS