Facebook
16/04/2024 - 18h39m

AUTORIZADO

Tocantins abre janela de plantio de soja semente nas Planícies Tropicais no próximo dia 20

Por Bico 24 Horas

Região compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia, Santa Rita do Tocantins e Dueré.

Plantio de soja nas várzeas tropicais é autorizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Foto: Keven Lopes/Governo do Tocantins)

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informa que, a partir deste sábado, 20, está aberta a janela de plantio de soja semente nas Planícies Tropicais tocantinenses, que segue até o dia 31 de maio. A região compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia, Santa Rita do Tocantins e Dueré. O prazo para a colheita é até o dia 20 de setembro.

O plantio excepcional de soja semente nas Planícies Tropicais é feito mediante a autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para as finalidades de pesquisa/ensino, produção de sementes e reserva de semente para uso próprio salva legal.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja da Adapec, Cleovan Barbosa, explica que os sojicultores que forem cultivar soja naquela região deverão solicitar antecipadamente o pedido à Adapec, por meio da apresentação do cadastro de propriedade, plano de trabalho, termo de compromisso do responsável técnico e croqui das lavouras. “O download dos documentos necessários para o cadastro está disponível no site da Adapec, bastando preencher os formulários e, posteriormente, entregar esta documentação em um escritório da Agência”, ressalta.

Na safra de 2023, foram cultivados 69.572 hectares de soja.

Ferrugem Asiática da Soja

É a principal praga que acomete a oleaginosa, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Ela dissemina rapidamente entre as plantações por meio do vento. Os maiores prejuízos causados se devem à redução da produtividade, já que causa desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS