Facebook
27/08/2015 - 21h04m

TOCANTINÓPOLIS: Melhoria na infraestrutura das escolas é uma das principais demandas do primeiro encontro do PPA

Redação

Mais de 400 pessoas participaram do primeiro Encontro Regional do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019, realizado em Tocantinópolis, que representou os 25 municípios da Região do Bico do Papagaio.

O evento ocorreu no Colégio Estadual Dom Orione, com a participação de secretários de Estado, gestores públicos, autoridades da região e representantes da sociedade civil organizada. Durante todo o dia foram realizadas oficinas para debater seis eixos temáticos.

Os temas abordados foram: educação e conhecimento; saúde e gestão pública; desenvolvimento agrícola e meio ambiente; desenvolvimento regional, urbano e industrial; segurança; assistência social e direitos humanos.

Após as discussões, os grupos apresentaram na plenária os resultados priorizados na região por eixo. Na área da educação e conhecimento, a principal reivindicação foi a melhoria da infraestrutura nas instalações das unidades escolares. “Esse momento é importante para a região para pensarmos nas soluções desses problemas. Aqui carecemos também de qualificação dos profissionais e ainda de frota para o transporte escolar e estradas”, explica o professor, Acleylton Costa, que veio de Ananás para participar do encontro.

Já na saúde, a dificuldade de acesso nas consultas e exames de alta e média complexidade foi o assunto mais pontuado. Os resultados das demais áreas foram: para o meio ambiente, a regularização ambiental rural; na gestão pública, a capacitação de técnicos na Rede de Capacitação de Convênios (Redesiconv); no desenvolvimento urbano, regional e industrial pontuou necessidade de melhorias no saneamento básico; e a segurança pública ressaltou a ausência dos serviços de proteção social e especial.

O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento ressaltou que a metodologia aplicada no PPA 2016-2019 é pioneira no Tocantins e o comprometimento dos participantes superou as expectativas. “Houve uma união entre os poderes e as ações sugeridas pela sociedade de Tocantinopólis e da região do Bico do Papagaio atendeu plenamente ao que está previsto no Planejamento Estratégico do Governo do Estado”, afirma.

O próximo encontro regional será realizado no município de Xambioá, na segunda-feira, 31 de agosto, no Colégio Eurico Mota. As atividades iniciam a partir das 8 horas.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHOEnergisa - Campanha: LPT 2024ClésioAvecomGPS