Facebook
29/12/2016 - 12h58m

CEM DARCY MARINHO

TOCANTINÓPOLIS: Ano letivo de 2017 já estará em novo formato para alunos do ensino médio

Redação

A secretária de Estado de Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Sechim falou nesta quarta-feira, 28, sobre a nova escola de tempo integral que funcionará a partir de 2017, em Tocantinópolis.

“Os estudantes precisam de apoio para realizar seus sonhos. Para tanto, o apoio da escola é fundamental. O governo do Tocantins estará empenhado na parceria frente à jornada de implantação do novo formato de trabalho”, enfatizou.

Para a professora Wanessa Sechim, entre os grandes sonhos dos estudantes, estão o seu ingresso na universidade e também a inserção no mercado de trabalho.  “Para alcançar melhores espaços sociais, o aluno tem que ser o protagonista. O novo ensino médio traz a proposta de construção de um sujeito que escolha seu projeto de vida e o concretize.”

De acordo com a gestora, o trabalho com o novo ensino médio será desenvolvido tendo como parceiros três institutos, Natura, Sonho Grande e ICE. O investimento que será aplicado vem por meio do governo federal e proporciona a garantia de implementação de proposta pedagógica adequada a esse público. A professora Wanessa enfatiza o foco no sucesso do aluno. “Queremos garantir o acesso à permanência e à aprendizagem dos alunos na escola”, afirmou.

Ao longo de três anos, serão atendidos mais de 2.600 alunos das 12 escolas, quantidade que pode aumentar conforme seja feita uma sensibilização da comunidade sobre os benefícios ofertados.

É um grande desafio a ser enfrentado, segundo a secretária. “Teremos um currículo diferenciado no qual haverá componentes curriculares comuns e também uma parte diversificada que não é mais o formato anterior. Um exemplo é a elaboração, pelo aluno, de um projeto de vida. Com isso, podemos reafirmar a identidade do aluno e definir juntamente com a escola sobre o que o aluno quer para sua vida. Outra parte importante são as disciplinas eletivas, onde o estudante tem a liberdade para escolher o que deseja estudar semestralmente”, disse.

A secretária ainda falou sobre a capacitação de professores, que será oferecida conforme as temáticas a serem discutidas, bem como os perfis dos profissionais que atuarão de acordo com as disciplinas. Há também atividade voltada para os experimentos que poderão despertar maior interesse dos estudantes na aprendizagem. “Laboratórios de matemática, biologia, física, química ajudarão a melhorar o desempenho dos alunos nessas matérias. Na terceira série do ensino médio teremos aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio, para garantir o ingresso do estudante ao curso superior”, ponderou.

Escola contemplada

No Bico do Papagaio será contemplada a escola: CEM Darcy Marinho (Tocantinópolis). A escola foi selecionada pelo MEC após a Seduc apresentar uma proposta pedagógica, incluindo o estudo e mapeamento das unidades candidatas. Regiões de vulnerabilidade social ou com baixos índices sociodemográficos foram priorizadas na seleção. O valor repassado pelo Ministério será de R$ 2 mil/ano por aluno.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS