Facebook
15/09/2012 - 15h06m

Serviço voltado a vítimas de violência do HMPDR completa um ano

Redação

      A partir desta segunda-feira, 17, às 8h, diretores e coordenadores do HMPDR - Hospital e Maternidade Pública Dona Regina vão participar de capacitação sobre o acolhimento às vítimas de violência sexual. O evento marca um ano da criação do Savis - Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual. A oficina vai até a próxima quinta-feira, 20.

      Os participantes receberão orientações de profissionais do Ministério Público, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Conselho Tutelar, IML, assim como dos profissionais da Secretaria da Saúde que atuam diretamente com o trabalho desenvolvido pelo Savis. A coordenadora do serviço no HMPDR, Zelma Moreira da Penha, salientou que a oficina é destinada a todos os setores da maternidade, tendo em vista que o acolhimento das pessoas que vivem uma situação de violência sexual tem peculiaridades que precisam ser observadas. Ela explicou que essas vítimas têm atendimento prioritário e sigiloso, a fim de evitar sua exposição e constrangimento.

      De acordo com a Portaria que criou o Savis, o serviço é referência para pessoas de ambos os sexos e de todas as faixas etárias em situação de violência sexual. O documento estabelece ainda que o acompanhamento ambulatorial deve durar no mínimo seis meses.

      A efetivação desse serviço é uma demanda que atende à Linha de Cuidado do Ministério da Saúde para a Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências. Em Palmas, o Dona Regina é referência no acolhimento, acompanhamento e tratamento ambulatorial dessas pessoas realizado por uma por equipe multiprofissional formada por enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, médico gineco-obstetra e farmacêuticos.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS