Facebook
23/09/2019 - 18h10m

APRENDIZAGEM

Senac Tocantins conquista duas premiações na Fecit 2019

Assessoria de Imprensa SENAC/TO

Senac Tocantins conquistou duas premiações na Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia 2019

Dois projetos do Senac Tocantins foram premiados na 6ª edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia - Fecit 2019, garantindo o primeiro e terceiro lugares na categoria aprendizagem.

O BitSun é um projeto de Forno Solar Autônomo e o VejaLuz é um perfil no Instragram, que tem como objetivo divulgar locais que captam pessoas interessadas em praticar o voluntariado para auxiliar no tratamento da depressão. Além desta premiação, o BitSun foi credenciado para a Eskom Expo For Young Scientists, que ocorrerá na África do Sul em 2020.

A feira, que tem como objetivo mobilizar a população em torno de atividades de empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia com a finalidade de identificar talentos, valorizar a criatividade na elaboração e execução dos projetos, foi realizada nos dias 19, 20 e 21 de setembro no CEULP/ULBRA, na Capital.

BitSun

O BitSun, um forno solar autônomo, foi desenvolvido pelos alunos do curso de Aprendizagem Profissional e Comercial em Serviços de Vendas, do Senac Palmas, Enrique Junior Alves de Oliveira, Maycon Delmondes Gomes e Reneildson Silva Ferreira.

O aluno Gomes conta um pouco da emoção. “Muita gente se interessou pelo nosso projeto. Vimos reações muito legais de crianças e adultos”, conta, cintando ainda a expectativa de participação em outros eventos. “Pensávamos em ir pra uma grande feira nacional e acabamos com um credenciamento para um evento internacional”, diz, orgulhoso.

O instrutor e orientador do projeto é Vagner Cassol, tendo como coorientador Milton Bortolozzo. Cassol explicou como surgiu a ideia do forno solar. “Nossa região tem uma enorme incidência de sol e a ideia surgiu pensando em utilizar de alguma maneira essa fonte de energia renovável, como também beneficiar as pessoas de alguma maneira”, explica.

@VejaLuz

As alunas da Aprendizagem em Serviços Administrativos do Senac Palmas, Sara Fernanda Mendes, 17 anos, Jordana Góes, 18 anos e Amanda Oliveira Barbosa de Souza, 17 anos desenvolveram o VejaLuz.

Amanda, conta que a ideia de criar o perfil surgiu como uma forma de conversar com um público na faixa etária dos 14 a 19 anos e popularizar o trabalho voluntário entre eles, acrescentando que o trabalho foi muito bem aceito na feira. “Muitas pessoas se identificaram e se interessaram pelo projeto”. Ela revela ainda que o grupo deve segue com este trabalho. “A ideia é crescer cada vez mais, buscar novas parcerias”, afirma. O projeto foi orientado pelas instrutoras da Aprendizagem do Senac Palmas, Adriana de Almeida e Lauanda Ferreira. Além disso, contou com a orientação técnica de psicóloga Elizabeth Felix.

Este projeto exigiu muita pesquisa e o envolvimento de diversas áreas. É muito gratificante ver as alunas envolvidas em todo processo”, destacou a instrutora Lauanda Ferreira.

Histórico de Conquistas

2015: Condôminos10: 1º lugar na categoria Cursos Técnicos.

2016: Promo5+: 1º lugar na categoria Aprendizagem e 5º lugar geral no Brasil - FEBRACE 2017 pelo voto popular.

2018: Papaga.io: 1º lugar na FECIT 2018, 4º lugar geral no Brasil - FEBRACE 2019 pelo voto popular e 1º lugar como projeto destaque por federação.

Foi credenciado para a 1ª Mostra de Feiras de Ciências que aconteceu em Campo Grande este ano dentro da 71ª Reunião da SBPC. O projeto Papaga.io também está credenciado para a ExpoEngenharia na Costa Rica que acontecerá em novembro.

2019: BitSun: 1º lugar na categoria aprendizagem. VejaLuz: 3º lugar na categoria aprendizagem. O BitSun foi credenciado para a Eskom Expo For Young Scientists, que ocorrerá na África do Sul em 2020.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS