Facebook
22/08/2012 - 10h23m

Semades representa o TO em evento sobre Clima e Florestas

Redação

      A Semades – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável representou o Governador Siqueira Campos na reunião técnica do GCF-Brasil – Força Tarefa dos Governadores para Clima e Florestas, que aconteceu em Brasília nos dias 20 e 21 de agosto. No encontro foram debatidas propostas de gestão do Fundo do Grupo, criado para apoiar os estados na implementação de políticas públicas de conservação da floresta, biodiversidade e mudanças climáticas.

      Para a diretora geral de Fundos Ambientais e Captação de Recursos da Semades, Ana Raquel Agra, a participação do Tocantins, mesmo na condição de observador, foi importante para marcar o interesse do Estado em se tornar membro efetivo do GCF. “O Governador Siqueira Campos já solicitou ao comissariado do GCF a inclusão do Tocantins no grupo”, revelou.

      Atualmente os representantes brasileiros efetivos no Grupo são os estados do Amapá, Amazonas, Acre, Mato Grosso e Pará. No encontro anual do GCF, previsto para acontecer em setembro, no México, será votada a candidatura do Tocantins a membro efetivo do Grupo.

      De acordo com Ana Raquel, a participação do Tocantins é estratégica para o desenvolvimento das políticas estaduais na área de mudanças climáticas e serviços ambientais. “Nós seremos beneficiados com os avanços já conseguidos nos outros estados e ainda teremos oportunidade de gerar capacitação para implementar os mecanismos do REDD (Redução de Emissões por desmatamento e degradação florestal)”, apontou.

GCF

      O GCF – Força Tarefa dos Governadores para Clima e Florestas foi lançado em 2008 pelo governador da Califórnia e mais oito governadores interessados em criar políticas e programas que apontem caminhos reais para o desenvolvimento rural que preserve a floresta, através das políticas de redução de emissões por desmatamento e degradação florestal, manejo florestal sustentável e conservação de estoques de carbono (REDD+). Atualmente o Grupo congrega 17 estados e províncias de seis nações: Brasil, México, Peru, Indonésia, Nigéria e Estados Unidos da América.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS