Facebook
26/09/2012 - 09h16m

Secretário participa de encontro sobre Clima e Florestas no México

Redação

      O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, representa o governador Siqueira Campos no Encontro Anual do GCF - Força Tarefa dos Governadores para Clima e Florestas, que inicia nesta terça-feira, 25, em San Critóbal de las Casas, município do estado de Chiápas, no México. Durante o encontro, que segue até o dia 28, sexta-feira, será votada a candidatura do Estado do Tocantins como membro efetivo do GCF.

      A aprovação do Tocantins no GCF significará avanços para implementação do mecanismo de REDD+, que corresponde à redução de emissão de gases de efeito estufa por desmatamento e degradação florestal, manejo sustentável das florestas e conservação dos estoques de carbono. Isso porque, conforme o secretário Divaldo Rezende, o Governo está optando por implementar a Política Estadual de Serviços Ambientais, que visa remunerar justamente as iniciativas que preservem os estoques de carbono, promovam a manutenção das florestas e a conservação da água e da biodiversidade.

      A Política Estadual de Serviços Ambientais ainda está em fase de discussão. Conforme o secretário, as experiências dos outros estados que integram o GCF servirão de base para a definição dos instrumentos dessa política no Tocantins. “Enquanto nós estamos na fase de elaboração, estados como o Acre, o Amazonas e o Mato Grosso, que fazem parte do GCF, já começaram a operar as políticas de clima e florestas. Então nós temos nesses estados uma base jurídica e prática de como proceder aqui no Tocantins”, explicou.

GCF

      O GCF – Força Tarefa dos Governadores para Clima e Florestas foi lançado em 2008 pelo governador da Califórnia, EUA, e mais oito governadores empenhados em criar políticas e programas para o desenvolvimento rural aliado com a preservação das florestas, por meio das políticas de REDD+. Atualmente o Grupo congrega 17 estados e províncias de seis nações: Brasil, México, Peru, Indonésia, Nigéria e Estados Unidos da América.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS