Facebook
17/11/2016 - 16h18m

INVESTIMENTOS

Secretário da Saúde garante a Rocha Miranda melhorias para o Hospital de Augustinópolis

Redação / Foto: Benhur de Sousa

Durante toda a tarde desta quarta-feira, 16, o secretário de estado da Saúde, Marcos Musafir, participou de Audiência Pública de prestação de contas do 1º e 2º quadrimestres de 2016 na Assembleia Legislativa do Estado, onde apontou avanços e dificuldades da Saúde do Tocantins nos últimos meses. Respondendo o questionamento do deputado Rocha Miranda, o secretário Musafir informou que parte da reforma do Hospital de Augustinópolis foi entregue e que estão sendo buscados mais recursos para investimento na finalização da obra da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade. "Criamos uma comissão de atenção aos fornecedores que atua de forma transparente, temos ganhado a credibilidade e garantido a entrega de mais medicamentos e insumos”, disse.

Segundo o secretário, a gestão da Saúde vem trabalhando com foco no usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), adotando critérios para a aplicação de recursos, controle, fiscalização e governança. “Nós ainda temos muito a fazer, inúmeras dificuldades, principalmente em decorrência da crise financeira pela qual passa o País, mas muito também já fizemos. Temos trabalhando com definição de propósitos e planejamento para podermos alcançar resultados, além de iniciativa, humanização, motivação e política de saúde”, disse.

O secretário destacou os números de atendimentos realizados e a escassez de recursos para investimento. “Foram 2.397.488 atendimentos, incluindo os ambulatoriais, somente de janeiro a agosto de 2016 nos hospitais do Estado, 96.728 procedimentos de terapia renal substitutiva neste mesmo período. Isso demonstra que os serviços funcionam, que os hospitais atendem. Mas não temos tido a oportunidade de investir em decorrência da falta de recursos. O recurso próprio do Estado vai quase todo para a folha de pagamento. No primeiro quadrimestre 91,57% dos recursos próprios foram para folha, restando apenas 0,02% para investimento e 8,41% para despesas correntes. No 2º quadrimestre 89,55% dos recursos próprios do Estado foram para a folha, 0,07% para investimento e 10,37% para despesas correntes”, lembrou o secretário.

O secretário Musafir ainda reforçou que o Tocantins é o terceiro estado da Federação em aplicação de recursos próprios da Saúde e que 1.445 leitos do SUS estão nos hospitais estaduais. “Nós temos ciência da situação, faltam recursos, ferramentas para obtermos mais informações, mas em contraponto temos uma equipe maravilhosa, competente e comprometida que tem metas de manter organizada a estrutura das unidades, oferecer condições de trabalho adequadas e manter presença física contínua nos hospitais, também  temos trabalhado na identificação de novas fontes de recursos”, lembrou o secretário, acrescentando que “para avançar é necessário o apoio da Assembleia na revisão de legislação que é aplicada  à Saúde”.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS