Facebook
23/02/2024 - 08h55m

REGIÃO DO CAPIM DOURADO

Saúde promove reunião para orientar municípios tocantinenses sobre a vacina da dengue

Por Bico 24 Horas

O encontro será realizado no formato virtual e é direcionada a região do Capim Dourado.

Municípios tocantinenses da região Capim Dourado devem participar para saber como será realizado o trabalho no TO (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promove na sexta-feira, 23, uma reunião com os municípios tocantinenses pertencentes à região Capim Dourado, para a orientação correta sobre as especificações, esquema, dosagem e diluição a possíveis eventos adversos da vacina contra a dengue.

O encontro está sendo coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), pela Diretoria de Vigilância e Gerência de Imunização da SES-TO e será realizada no formato online por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=_8wqHUweL_o , às 14h30.

O intuito é capacitá-los para o manejo e também para a administração desse imunizante, de acordo com as orientações e os protocolos que foram preconizados pelo Ministério da Saúde”, disse a Gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena.

A faixa etária da estratégia incorporada ao PNI é de 10 a 14 anos, contudo, nesta primeira etapa, com o objetivo de ampliar o número de municípios e o acesso da população-alvo a receberem a D1 no menor tempo possível e diante do número limitado de doses disponíveis no momento, o Ministério da Saúde recomenda que a vacinação seja iniciada pela administração de D1 para as idades de 10 e 11 anos.

Região Capim Dourado

Fazem parte da região Capim Dourado os municípios de Palmas, Miracema do Tocantins, Miranorte, Rio dos Bois, Rio Sono, Novo Acordo, Aparecida do Rio Negro, Lajeado, Santa Tereza do Tocantins, Tocantínia, Lagoa do Tocantins, Fortaleza do Tabocão, São Félix do Tocantins e Lizarda.

Casos Dengue

O boletim do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), atualizado em 16 de fevereiro de 2024, aponta que houve uma queda de 84,5% no número de casos confirmados de Dengue, em fevereiro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 568 casos em 2023 e 88 em 2024.

Os dados das arboviroses no Tocantins são atualizados semanalmente e podem ser acessados por meio do link https://www.to.gov.br/saude/boletins-epidemiologicos-das-arboviroses/6aqzbftl85g2.

As arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos. As mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo Aedes aegypti.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS