Facebook
12/06/2013 - 15h18m

São Bento, São Miguel, Axixá e mais 28 Municípios do Tocantins Têm Recursos Federais Bloqueados

Redação

      A não prestação de contas dos recursos federais para merenda escolar recebidos em 2012 por 31 municípios do Tocantins resultou no bloqueio do repasse da verba deste ano. O valor é repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O prazo para a apresentação das prestações de contas terminou no dia 30 de abril passado.
Segundo a assessoria de comunicação do FNDE, o desbloqueio do recurso para este ano só poderá ser feito mediante a prestação de contas do valor recebido em 2012. A regularização pode ser feita a qualquer momento, por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC), também conhecido como Contas Online, disponível no portal eletrônico do FNDE www.fnde.gov.br.
Ainda segundo o FNDE, o recurso repassado pelo governo federal é apenas suplementar, sendo dever dos municípios, no caso das escolas municipais, e do Estado, no âmbito das unidades estaduais, repassarem as verbas referentes à merenda escolar. "Quando o recurso é bloqueado, como neste caso, os gestores devem tomar providências para que o benefício não seja suspenso para os alunos", orientou o FNDE.



Bloqueio


      Para não prejudicar o andamento do ano letivo, devido à falta da merenda, a atual gestão de São Bento do Tocantins, está arcando os custos da alimentação escolar com os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O gasto do município foi de R$ 38.472,00
 "Estamos deixando de fazer outro tipo de aquisição para não faltar merenda no município. Com isso, a cidade perde, pois o investimento poderia ser destinado para outra necessidade, como, por exemplo, a infraestrutura da cidade que está sendo penalizada", disse a secretária de Educação do município, Edileuza Rodrigues Parente.
Edileuza contou que a atual gestão informou ao Ministério da Educação (MEC) que não tem condições de fazer a prestação de contas, por não ter acesso aos documentos fiscais para comprovar o gasto. Ela contou que, conforme a orientação do FNDE, o departamento jurídico da prefeitura está ingressando com uma ação judicial no Ministério Público do Estado (MPE), para se resguardar da penalidade do bloqueio.
A Ex-prefeita do município, Lafaete Bezerra Fonseca Milhomem, foi procurada para dar explicações, mas ela se negou a falar sobre o motivo da não prestação de contas do recurso recebido em 2012. Lafaete afirmou que a prestação já teria sido feita ao FNDE, na última segunda-feira.

Municípios 
com Recursos Bloqueados:

Abreulândia, Aliança do Tocantins, Almas, Aurora do Tocantins, Axixá do Tocantins, Campos Lindos, Cariri do Tocantins, Carrasco Bonito, Colmeia, Dianópolis, Goianorte, Ipueiras, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Lavandeira, Marianópolis, Miranorte, Monte Santo do Tocantins, Nova Olinda, Novo Alegre, Palmeirante, Piraquê, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Rio Sono, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, Sucupira, Taguatinga, Taipas do Tocantins e Tocantínia.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHOEnergisa - Campanha: LPT 2024ClésioAvecomGPS