Facebook
15/09/2015 - 18h40m

Ruraltins orienta agricultores familiares de 08 municípios do Bico, em práticas agroecológicas

Redação

As práticas agroecológicas serão temas de uma série de reuniões promovidas pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) entre os dias 15 a 30 de setembro, com os agricultores familiares beneficiados pela Chamada Pública em Agroecologia, nas regiões, central, sul e extremo norte do Estado. 

De acordo com a engenheira agrônoma, Geane Rodrigues, os encontros têm como objetivo explicar quais atividades serão desenvolvidas, as técnicas aplicadas, tempo de duração, e ainda pré-selecionar os interessados em participar do processo. â€œA Chamada Pública é uma forma de prestar assistência técnica e extensão rural (Ater) utilizando como base os princípios sustentáveis de produção agrícola. Sendo que a prestação desse serviço deve respeitar a diversidade e a particularidade de cada produtor”, frisou a engenheira. 

A Chamada Pública irá contemplar oito municípios na região do Bico do Papagaio. Ao todo serão investidos mais de R$ 6,5 milhões, beneficiando 1.250 famílias de agricultores que produzem de forma orgânica. 

Conforme o engenheiro agrônomo Rafael Alencar, após a etapa de mobilização e seleção dos agricultores, entra a fase de acompanhamento técnico nas propriedades e o desenvolvimento de diversas atividades, como oficinas, visitas técnicas, dias de campo, dentre outras. “Os serviços de assistência técnica e extensão rural serão oferecidos durante três anos aos produtores selecionados. Depois disso, cada produtor terá condições de aplicar sozinho as técnicas ensinadas pelos extensionistas”, concluiu. 

Chamada Pública 

A Chamada Pública em Agroecologia tem como objetivo prestar Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), aos agricultores/as familiares; consolidar e ampliar processos de promoção da agroecologia existentes, focados no desenvolvimento local e territorial, assim como seus processos organizativos, considerando seus diferentes processos de transição e as diretrizes da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo).

Municípios beneficiados

Na região do Bico do Papagaio, Araguatins, Axixá, Augustinópolis, Buriti do Tocantins, Carrasco Bonito, Esperantina, Praia Norte e Sampaio serão os beneficiados pela Chamada.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHOEnergisa - Campanha: LPT 2024ClésioAvecomGPS