Facebook
21/08/2012 - 12h32m

Reunião entre secretários tem Pioneiros Mirins como pauta

Redação

      Os secretários estaduais da Educação, Danilo de Melo Souza, do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa, e da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto, estiveram reunidos durante o final da tarde desta segunda-feira, 20, na Seduc - Secretaria Estadual da Educação, para discutirem sobre o Programa Pioneiros Mirins. O Governador Siqueira Campos, recentemente, declarou o anseio por uma ampliação das ações do programa governamental, o que incluiria a instalação de Centros de Capacitação Profissional nas sedes dos Pioneiros nos 139 municípios tocantinenses.

      De acordo com o Danilo de Melo, o encontro teve como meta buscar uma aproximação entre as Pastas envolvidas com o programa para consolidá-lo. “Nós estamos debatendo as diferentes formas por meio das quais podemos agir para consolidar o Pioneiros Mirins de uma maneira que envolva a transversalidade que o Governador deseja, não só envolvendo as aulas de reforço, mas também o esporte e a formação profissional dos jovens tocantinenses, os formando integralmente. O mundo profissional de hoje exige conhecimento lógico-matemático e da linguagem escrita; e a preocupação do Governador é justamente preparar os estudantes de hoje para estas exigências”, afirmou o secretário estadual da Educação.

Segundo Olyntho Neto, a aproximação entre as secretarias envolvidas vai fortalecer o programa. “Estamos nos unindo ainda mais para aprimorar o Pioneiros e quem ganha com isto são os jovens tocantinenses, a população de forma geral, pois o tempo livre dos nossos estudantes será ocupado de maneira positiva, com mais aprendizagem, preparando todos eles para um futuro profissional mais qualificado”, ressaltou Olyntho.

      Já para Agimiro Costa, o Tocantins possui alguns programas que atendem a um público semelhante e estas ações devem ser afinadas para otimizar a prestação de serviço. “Nós temos o Projovem, o Pronatec, as Escolas de Tempo Integral, o Pioneiros, dentre outros, que atendem aos jovens de maneiras bem parecidas, seja com ensinamentos artísticos, esportivos ou pedagógicos, além de alimentação e uma bolsa mensal. O que desejamos é unificar estas ações, para darmos ainda mais assistência a mais jovens tocantinenses. Nossa juventude está bem amparada; agora queremos é melhorar a maneira como este amparo se dá”, disse o secretário do Trabalho e da Assistência Social.

Centros de Capacitação Profissional

      Os Centros de Capacitação Profissional do Pioneiros Mirins que, futuramente, serão instalados em todos os municípios tocantinenses, vão oferecer os cursos nas áreas de artesanato, artes manuais, artes plásticas, bordado, construção civil (assentador de cerâmica; carpinteiro; pedreiro; e pintor de parede), costura, informática e música, dentre outros.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS