Senar
Facebook
24/04/2013 - 17h40m

Régua para Pastagem será comercializada na Agrotins

Redação

      Saber o momento ideal para colocar o gado no pasto ou o tempo certo de retirar os animais de lá sempre foram um problema na propriedade do pecuarista Sérgio Pontes, no Assentamento Mariana, município de Palmas. Sem conhecimento técnico e ferramentas que o auxiliem, Pontes toma decisão com base no que aprendeu sozinho, nos anos de lida com os animais, mas nem sempre a decisão é a mais correta. Para melhorar a vida de pecuaristas como ele e trazer mais lucros ao setor, uma novidade desenvolvida por pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) será apresentada na Agrotins 2013. É a régua de manejo de pastagem que pela primeira vez será comercializada em uma feira.

      A novidade acompanha o tema da 13ª edição da Agrotins, que é “Pecuária com Tecnologia e Sustentabilidade”. O zootecnista e analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pedro Henrique de Alcântara conta que a régua foi criada para medir sete espécies de capim utilizadas para pastagens. A partir dessa medição, o pecuarista saberá a hora de colocar o gado no piquete ou retirá-lo, garantindo assim um bom desenvolvimento do animal, bem como do pasto. “O manejo correto sempre foi um desafio para o pecuarista, já que varia em função da espécie de capim, da lotação e da época do ano”, acrescenta.

      Segundo a Embrapa, no pastejo contínuo, por exemplo, a régua mostra se é preciso aumentar ou diminuir a taxa de lotação. Já no sistema rotacionado, o instrumento aponta quando deve ocorrer a entrada e a retirada de animais na pastagem. A taxa de lotação mais adequada corresponde àquela que permitir o consumo de toda a forragem entre as alturas de entrada e saída, em um período de um a sete dias.

      A régua ainda possibilita medir a altura do primeiro pastejo, que deve ser com pouca remoção de forragem para estimular o perfilhamento. Cada capim possui suas características de manejo e a régua considera tais peculiaridades. O equipamento será comercializado durante a Agrotins 2013 por uma empresa terceirizada pela Embrapa e o custo não deverá ultrapassar R$ 50.

Pesquisa

      A pesquisa para criação do equipamento durou quatro anos e foi desenvolvida pela Embrapa Gado de Corte, localizada em Campo Grande (MS). O zootecnista e analista de Transferência de Tecnologia Haroldo Pires de Queiroz, um dos pesquisadores responsáveis pelo instrumento, fará palestra na Agrotins 2013 sobre o invento. Com o tema “Manejo de pastagens – o uso da régua de manejo”, a apresentação ocorrerá no dia 9 de maio, a partir da 9 horas, durante o II Seminário de Bovinocultura de Corte, no Auditório Nelore, Pavilhão da Pecuária.

      A Agrotins 2013 será realizada de 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional. A feira é uma realização do Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura e Pecuária.

Deixe seu comentário:

1BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHOClésioAvecomGPS