Senar - Campanha
Facebook
09/02/2024 - 16h32m

BRK

Projeto Reinventar inicia aulas para profissionalizar mulheres para saneamento em Araguaína

Por Bico 24 Horas

Selecionadas 20 mulheres, sendo 12 refugiadas, participam do projeto que disponibiliza cursos de Assistente Administrativo e Instalação Hidráulica.

Projeto Reinventar, patrocinado pela BRK, inicia aulas para profissionalizar mulheres para saneamento em Araguaína (Foto: Divulgação)

Oferecer formação profissionalizante para mulheres em situação de vulnerabilidade social ou refúgio é o objetivo do Projeto Reinventar, patrocinado pela BRK, que nesta quinta-feira, 09, realizou a aula inaugural em Araguaína, na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Em Palmas e Gurupi também foram iniciadas as aulas que irão desenvolver os novos talentos para as áreas da administração e saneamento.

Selecionadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Araguaína, 20 mulheres, sendo 12 refugiadas, participam do projeto que disponibiliza cursos de Assistente Administrativo e Instalação Hidráulica. Os cursos combinam dois processos simultâneos e articulados: formação básica e específica - soft skills e hard skills para desenvolvimento de competência e domínio dos ofícios. Com carga horária de 160 horas cada, com ajuda de custo de 600 reais por mês durante o período do curso, para o incentivo da participação e continuidade.

O coordenador de Operações da BRK, Rafael Campelo, destacou que a missão da concessionaria que presta serviços de água e esgoto no Tocantins é transformar a vida das pessoas através do saneamento. “É dar oportunidades, instruções, capacitar para que vocês possam, junto com a gente, transformar a vida de mais pessoas, através do saneamento”, frisou.

A cubana Laritza Murgado reside em Araguaína há um ano com a família. Ela contou que o idioma foi a principal barreira para a inserção dela e o do marido no mercado de trabalho. “Me encanta aprender coisas novas. Em Cuba, tinha alguma experiência em Administração, mas como as culturas são diferentes, agora é a oportunidade de ter conhecimento sobre essa área no Brasil e ainda conhecer mais sobre saneamento”, relatou.

Para a diretora de Políticas Públicas Setoriais da Secretaria Municipal da Assistência Social, Rhaissa da Rosa, o Projeto Reinventar é maravilhoso porque cumpre o propósito da Assistência Social. “O projeto tem o potencial muito grande de capacitar e possibilitar a integração ao mercado de trabalho”, afirmou.

Ao agradecer a BRK por apoiar o projeto Reinventar, a secretária da Mulher do Município de Araguaína, Ângela Maria Silva, colocou a secretaria à disposição para as participantes. “Vocês estão recebendo um projeto maravilhoso, feito com muito carinho e propósito de melhorar a vida das suas famílias. Contem conosco”, falou.

A coordenadora da Fox Time no Tocantins, Nilsem Santos, encorajou as participantes ao apresentar parábola motivacional. “Seja a dona de si. A mudança que você deseja. Vai chegar uma hora que aparecerão dificuldades e vai bater a dúvida se vale a pena continuar. O trabalho sempre vale e estaremos juntas com vocês”, declarou. A empresa Fox Time está executando o projeto.

A Encarregada de Perdas da BRK, Jessica Cardoso da Silva e as técnicas de Projeto e Controle de Obras da BRK, Ana Luiza Moura e Drielle Costa compartilharam as jornadas de estudo e trabalho. “Para se ter uma ideia, mesmo tendo feito o curso de engenharia, quis fazer o curso de Pedreiro para ter o conhecimento e respeito sobre a área que escolhi. O desafio não é fácil, mas é recompensador”, relatou Drielle Costa, sob aplausos.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS