Facebook
16/03/2015 - 16h12m

Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência completa 10 anos de atuação na área da 4ª CIPM

Redação

A 4ª Companhia Independente da Polícia Militar do Estado do Tocantins (CIPM), desde o ano de 2002, vem desenvolvendo o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência), nas escolas do Estado, através de policiais militares voluntários.

O PROERD é baseado no programa Norte Americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), que foi desenvolvido em Los Angeles, Califórnia, em 1983, e já é aplicado em outros 50 países envolvendo 60 mil policiais. Os Estados pioneiros no Brasil foram Rio de Janeiro e São Paulo.

Por ter sua eficiência comprovada, o Brasil também veio a adotar, recebendo uma nova identidade, Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência e foi implantado na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e depois na Polícia Militar do Estado de São Paulo e assim adquirindo forma até que em 1997 conseguiu a sua expansão no país.

Hoje o PROERD existe em todos os Estado da Federação Brasileira, sendo aplicado às crianças que estão cursando as séries iniciais, o 5º ano (antiga 4ª Série), e adolescentes do 7º ano (antiga 6ª Série) do Ensino Fundamental, com o Currículo de 10 (dez) lições, ministradas uma vez por semana. Há também o Curso de Pais, executado em 05 (cinco) lições, tendo como pré-requisito a aceitação voluntária dos pais das crianças e adolescentes atendidos. Contudo, para aplicação destas aulas, o Instrutor PROERD, que é um policial militar, ministra suas aulas fardado e conta com a participação e o auxílio do professor dos alunos em sala de aula.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é aplicado em 10 (lições), sendo uma aula por semana, durante um semestre, onde os alunos aprendem através de várias dinâmicas educativas a fortalecer a auto-estima, a ter autoconfiança, reconhecer as tensões do dia-a-dia e a maneira natural de controlá-las. Aprendem, também, a resolver desentendimentos de uma maneira aceitável sem gerar violência, técnicas de resistência às diversas fontes negativas de pressão ao uso de drogas, os malefícios causados pelas drogas lícitas e ilícitas.

Todos os Cursos do PROERD são desenvolvidos com a utilização de um livro, didaticamente elaborada, para o desenvolvimento das lições, além da entrega de um Diploma de Conclusão do Curso que contém o compromisso das crianças, adolescentes e pais, de ficarem longe das drogas da violência.

Na região do Bico do Papagaio, na área de abrangência da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, sediada em Araguatins, o PROERD foi implantado no ano de 2005, atendendo inicialmente, às Escolas Estaduais e Municipais das cidades de Araguatins e Augustinópolis, sendo posteriormente estendido aos municípios de Sampaio, Sítio-Novo, Axixá, Praia –Norte, Carrasco Bonito, Buriti, São Bento, São Miguel e Itaguatins, além dos Distritos de Bela Vista e Centro dos Ferreiras.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS