Facebook
02/06/2017 - 10h28m

EM ARAGUAÍNA

Professores, Gestores e Representantes da DREs do Bico participam de Seminário do programa Saberes da Terra

Redação

Entrando na reta final da execução do Programa Projovem Campo Saberes da Terra no Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizou, em Araguaína, o Seminário de Socialização do Programa. O objetivo do encontro foi apresentar os resultados do programa, que está finalizando a primeira etapa neste ano, promover a troca de experiências entre educadores, gestores e técnicos envolvidos no desenvolvimento do programa, além de propor o debate em torno da educação camponesa com foco na melhoria contínua do ensino ofertado.

Cerca de cem pessoas participaram do encontro, incluindo os professores de 29 turmas do Saberes da Terra no Estado, gestores das unidades de ensino camponesas, representantes das Diretorias Regionais de Educação de Araguaína, Araguatins, Colinas, Gurupi e Tocantinópolis, além da equipe de Educação do Campo e Quilombola da Seduc, responsável por coordenar o programa no Tocantins.

Para a professora de ciências da natureza, Liany Barbosa da Silva, que ministrou a disciplina na Escola Estadual Retiro, em São Salvador, socializar as vivências com o programa proporciona o fortalecimento da educação do campo. “Esses momentos de debate, de partilha, são de suma importância para reforçar nossa atuação. O Saberes da Terra é um programa que possui características pensadas cuidadosamente para a população do campo. Por meio dele, muitas pessoas não só voltaram a estudar, mas também passaram por um processo de resgate da autoestima e de valorização da riqueza do campo, unindo os saberes populares e científicos para a melhoria da qualidade de vida familiar e local”, ressaltou.

“O Projovem Campo Saberes da Terra tem um viés diferenciado e contribui significativamente para o fortalecimento da educação do campo no nosso Estado, que possui uma vasta diversidade de saberes, costumes e peculiaridades em cada região. Nesse encontro, pudemos fazer uma reflexão do desenvolvimento do programa e chegamos à conclusão de que ele traz uma grande contribuição para melhoria da qualidade da educação do campo para o Tocantins. para mim, como educador, é muito gratificante poder fazer parte desse avanço”, avaliou o professor de ciências agrárias, Jair José, da Escola Estadual Fazenda Dezesseis, em Augustinópolis.

Escolarização e qualificação profissional

O Projovem Campo Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização aos  jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação a essa parcela da população historicamente excluída do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtiva dos povos do campo. O curso tem duração de dois anos e é oferecido em sistema de alternância, intercalando tempo-escola e tempo-comunidade.

No Tocantins, a primeira etapa do programa se encerra até o mês de junho com cerca de 600 estudantes concluintes. Foram atendidas comunidades camponesas dos municípios de Tocantinópolis, Angico, Luzinópolis, Nazaré, Santa Terezinha, Palmeiras do Tocantins, Darcinópolis, Goiatins, Riachinho, Palmeirante, São Salvador, Araguatins, Augustinópolis, Carrasco Bonito e Esperantina.

A gestora da Seduc, professora Wanessa Zavarese Sechim, que possui vasta experiência com a educação do campo, destacou a relevância do Saberes da Terra para as comunidades camponesas. O programa foi criado durante a sua gestão frente à Coordenação Nacional da Educação do Campo do Ministério da Educação. “O Saberes da Terra foi pensado para promover a formação integral do jovem do campo por meio da elevação da escolaridade, da qualificação social e profissional. Esses alunos que estão concluindo o programa no Tocantins estão aptos para utilizar o aprendizado adquirido nestes dois anos para potencializar o desenvolvimento sustentável e solidário de seus núcleos familiares e comunidades”, enfatizou.

Qualidade de vida no campo

A principal característica do Saberes da Terra é oportunizar a elevação da qualidade de vida da população do campo, oferecendo oportunidade a jovens agricultores de concluírem o ensino fundamental e promovendo a qualificação profissional de acordo com as características da atividade agrícola local.

Um dos alunos beneficiados pelo programa, no Tocantins, é Rafael Campelo da Silva, que participou do Projovem Campo na Escola Estadual Inês Viana, localizada em Carrasco Bonito.  O jovem de 23 anos conta que a vida da família passou por uma grande transformação após o ingresso no Programa. “O Saberes da Terra me deu uma nova oportunidade e me ensinou outra forma de viver no campo. Hoje tenho uma ótima memória para estudar e aprendi a forma certa de trabalhar a terra e cuidar das criações. Antes eu já criava galinhas, mas não tinha o conhecimento do que era adequado para o desenvolvimento. Agora utilizamos o sistema intensivo para criar galinhas e temos também uma horta, que já está dando lucro”, comemora.

Simone Pereira da Silva, aluna da Escola Isolada Boa Sorte, região rural de Araguatins, enfatizou que o aprendizado e o apoio recebidos durante o curso foram determinantes para que ela e a família permanecessem morando no campo. “Só tenho a agradecer aos professores que, além de ensinar, sempre nos incentivaram a continuar e não desistir. Quem criou esse programa está de parabéns porque não é fácil para quem mora no campo e, tem filhos, continuar estudando. Eu fico muito emocionada ao falar de tudo de bom que o Saberes nos proporcionou, porque ele ensina a gente a lidar com a terra, a valorizar as nossas riquezas. Já que moramos no campo, não precisamos ir para a cidade. Muita gente vai para a cidade trabalhar muito para comprar o que poderia produzir no campo. É isso que o programa nos ensina criar, cultivar e, não só para o consumo, mas também para ter uma renda”, relatou emocionada. 

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS