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05/02/2013 - 08h29m

Professores da rede estadual de ensino são finalistas do concurso nacional Aprender e Ensinar

Redação

      Com os projetos “Aula-show de Biologia” e “Alegria na escola: resgatando os jogos e brincadeiras populares”, os professores Juliana Girardello Kern e Ricardo Souza de Brito, ambos da rede estadual de ensino tocantinense, se classificaram para a fase final do concurso Aprender e Ensinar, que, em 2013, chega à 3ª edição e tem como temática “Tecnologias Sociais”. Promovido pela Revista Fórum e pela Fundação Banco do Brasil, o concurso contou com 4.698 inscritos, sendo que apenas 64 chegaram à finalíssima, garantindo um tablet como premiação e, também, a oportunidade de concorrer a uma das seis vagas para participar do Fórum Social Mundial (FSM), na Tunísia, em março deste ano.
      Todos os professores finalistas vão a Brasília para participar de um seminário sobre tecnologias sociais na Educação, entre os dias 22 e 23 de janeiro, com todas as despesas pagas pela organização. No evento, serão divulgados os representantes brasileiros que irão ao fórum internacional. A partir do recebimento, por e-mail, dos 64 projetos que chegaram à última fase, a comissão julgadora do concurso destacou, segundo informa o site oficial do Aprender e Ensinar, a qualidade das iniciativas desenvolvidas nas unidades escolares, ressaltando, ainda, que, elas são “desenvolvidas com interação com a comunidade, que buscam uma transformação social, entre outras características próximas ao conceito de tecnologia social.”

Premiação regional do concurso
      Antes mesmo de partirem para Brasília, os representantes do Estado finalistas receberão o prêmio do concurso na capital tocantinense, em cerimônia a ser realizada nesta próxima quarta-feira, 06, às 14h30 horas, na Agência Setor Público Palmas TO. Na ocasião, ambos receberão um tablet dos promotores do Aprender e Ensinar. Somente no Tocantins, 79 professores se inscreveram no concurso.
      Um dos inscritos foi Ricardo Souza de Brito, educador físico da Escola Estadual Professora Hamedy, de Nova Olinda, que com o projeto “Alegria na escola: resgatando os jogos e brincadeiras populares” foi selecionado para uma “inesperada final”, conforme ele mesmo disse. “Eu vi a abertura de inscrições do concurso no site da Seduc (Secretaria Estadual da Educação) e fiquei interessado. A partir daí, eu me inscrevi, respondi o questionário e apresentei a proposta do meu projeto. Na verdade, eu não esperava ser chamado para a final, até porque eu não tinha experiência no concurso, nem o conhecia. Acho que o que chamou a atenção deles é o fato do meu projeto ter custo quase zero para a escola, pois fazemos brinquedos e outros tipos de jogos com materiais reciclados. Pelo visto, eles estão prestigiando as boas ideias, por mais simples que elas sejam. O simples fato de ser finalista já é uma vitória para mim; e o melhor de tudo que no dia 22 eu faço aniversário, e o meu presente eu já ganhei: ter o meu projeto reconhecido e ir a Brasília concorrendo a uma das vagas para o Fórum Social Mundial”, afirmou Ricardo de Brito.
      A outra inscrita e finalista no Tocantins é a professora de biologia Juliana Girardello Kern, responsável pelo projeto “Aula-show de Biologia”, que inseriu no cotidiano dos alunos do Centro de Ensino Médio (CEM) Tiradentes, localizado em Palmas, alguns recursos tecnológicos, conforme explicou a autora da iniciativa. “Tem cinco anos que o projeto surgiu, e foi em um momento de ‘loucura’ em sala, quando resolvi arriscar algo diferente para prender mais a atenção dos alunos, o que terminou dando certo. Atualmente, nós fazemos uso de data-show, de celular, câmera e os próprios alunos escolhem o tema a ser trabalhado, desde que não fujam ao conteúdo da disciplina. Desta maneira, eles aguçam a criatividade e saem do senso-comum, criando, muitas vezes, telejornais sobre assuntos da biologia, com direito a bancada e entrevistados, ou peças teatrais. A criatividade deles é infinita, e com as tecnologias eles encontraram outras dimensões de aprendizagem. Outro lado positivo é lado psicológico das apresentações, que são feitas não só para a turma, mas, também para pais e convidados. Muitos, que eram bem tímidos, se desinibiram e se tornaram bem mais comunicativos. Eu me inscrevi no concurso por amor ao que faço; eu nem esperava ser finalista, tanto que fiquei de perna bamba quando soube da classificação. Agora estou confiante; espero ser um dos seis que vai para a Tunísia”, contou a educadora, revelando, ainda, que professores de outras disciplinas também já aderiram ao projeto e atuam em parceria junto a ela no CEM Tiradentes.

Concurso Aprender e Ensinar
      Esta é a 3ª edição do Concurso Aprender e Ensinar, que foi iniciado em 2008. Na edição de estreia, 2.640 pessoas se inscreveram, e os vencedores participaram do FSM de Belém, no Pará, em 2009. Já em 2010, na 2ª edição, o número de inscritos subiu para 3.075, levando, ao término, cinco professores para Dacar, no Senegal, no ano seguinte. A atual edição foi a recordista de inscritos, totalizando 4.698 educadores, dos quais seis serão selecionados para participarem do FSM da Tunísia, que ocorrerá na capital Túnis.
      Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas no próprio site do Aprender e Ensinar: http://www.aprenderensinarts.com.br/.

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