Facebook
10/02/2022 - 21h06m

ARAGUAÍNA

Professora do Unitpac desenvolve material que aproveita a fibra do coco babaçu na construção civil

Ascom/Unitpac

A biomanta está sendo produzida com a ajuda dos alunos do curso engenharia civil por meio de projeto de iniciação científica e pretende aproveitar o material que até então era descartado.

Professora do Unitpac em Araguaína desenvolve material que aproveita a fibra do coco babaçu na construção civil (Foto: Divulgação/Unitpac)

A professora do curso de Engenharia Civil do Unitpac (Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos) em Araguaína, Indira Macambira, apresentou uma nova pesquisa acadêmica que pretende reaproveitar a fibra do coco babaçu na construção civil. O material que existe em abundância no Tocantins e muitas vezes é descartado após a retirada da castanha existente no fruto, está sendo utilizado na fabricação de biomantas de proteção para barragens e encostas, evitando desmoronamentos.

De acordo com a professora universitária a fibra do coco babaçu tem apresentado resultados promissores e pode se tornar uma alternativa mais barata e sustentável, favorecendo a produção na própria região.

Nós começamos a estudar a utilização do coco babaçu na construção civil há cinco anos, tentando descobrir formas de aproveitar partes desse fruto que até então eram utilizadas na produção de carvão ou descartadas. Com essa pesquisa nós pretendemos desenvolver novas formas de geração de renda para a nossa região, além de desenvolver pesquisas que possam contribuir para o crescimento da construção civil”, explica a professora do Unitpac, Indira Macambira.

Engenharia sustentável

A biomanta desenvolvida nos laboratórios do Unitpac tem a função de controlar processos erosivos de superfícies e de revegetação do solo em taludes ou canais, cenários bem recorrentes em todo o Brasil durante a construção de estradas e diques de barragens, entre outras obras que exigem a contenção do solo de forma segura.

Com a utilização da fibra do coco babaçu é possível substituir a aplicação de materiais sintéticos, além de garantir benefícios na redução dos custos de transporte e no incentivo a instalação de novas indústrias na região que possui esse tipo de vegetal em abundância.

Promovendo conhecimento

A pesquisa apresentada pela professora faz parte da sua tese de doutorado pela USP (Universidade de São Paulo) e está sendo desenvolvida em parceria com o Unitpac por meio de um projeto de iniciação científica que envolve os estudantes do curso de Engenharia Civil da Instituição. Todo o conhecimento desenvolvido nos laboratórios da faculdade e artigos publicados servem de currículo para os alunos que participam do projeto.

Participar desse tipo de projeto de iniciação científica dentro da faculdade me fez perceber que a engenharia civil não se resume apenas a construção de prédios, de trabalhar com concreto ou algo do tipo. Nós temos aqui a produção de conhecimento científico de verdade, isso me abriu os olhos para uma série de possibilidades dentro da profissão e para inúmeras formas de ajudar nossa comunidade”, conta o estudante do 5º período do curso de Engenharia Civil do Unitpac, Leandro Martins, que está auxiliando a professora no projeto.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS