Facebook
19/04/2023 - 16h10m

TOCANTINS

Primeira servidora indígena desta 10ª Legislatura é nomeada pelo deputado Eduardo Mantoan

Por Bico 24 Horas

Primeira servidora indígena desta 10ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Tocantins foi nomeada por Mantoan.

Deputado Mantoan faz nomeação histórica neste Dia dos Povos Originários (Foto: Mirdad)

Nesta data tão emblemática para os povos indígenas, o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) anunciou a nomeação da primeira servidora indígena desta 10ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Tocantins. Vanessa Xerente será nomeada no Diário Oficial da Aleto deste dia 19 de abril.

Em nome desta liderança indígena, chefe do esquadrão da brigada feminina, defensora das mulheres e agora, minha assessora parlamentar, gostaria de reforçar o meu compromisso com políticas públicas que respeitem e reconheçam a relevância social, histórica e cultural dos povos indígenas para o Tocantins”, garantiu o deputado.

De acordo com o último levantamento do IBGE, atualmente a população indígena tocantinense é formada por mais de 14 mil pessoas divididas em nove etnias: Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, Apinajè, Krahô, Krahô-Kanela, Avá-Canoeiro e Pankararu.

Vanessa pertence à etnia Xerente e faz história ao ser a primeira servidora autodeclarada indígena a atuar na Casa de Leis, na atual legislatura. “Estou emocionada em estar aqui representando todos os povos originários. Sou grata ao deputado Mantoan pela sensibilidade em garantir a nossa presença na política do Estado, nos incluindo no processo democrático e engrandecendo a nossa causa. Desejo que seja a primeira de muitas”. 

Como forma de agradecimento pelo convite, o deputado foi presenteado com duas peças artesanais da etnia, feitas por um líder sábio junto com a natureza. “Meu vô sempre falou que cordões ou colares são para nos proteger de coisas males, mal olhar... Este cordão tiririca, na língua indígena, é para que o senhor mantenha esta lisura no comportamento, permanecendo íntegro, honesto e transparente. Já este cordão de coco babaçu simboliza sua grande força, resiliência e capacidade de transformar o Tocantins em um lugar melhor para todos”, declarou Vanessa emocionada.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS