CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
A Mostra Tarumã de Cinema acontecerá de 25 a 27 de janeiro e contará com oficinas audiovisuais e exibições de filmes maranhenses.
Acontecerá, de 25 a 27 de janeiro, em Porto Franco-MA, a Mostra Tarumã de Cinema. A iniciativa é o primeiro evento de cinema do município.
Segundo o idealizador do projeto, o produtor e realizador audiovisual, Rodrigo Freitas, o projeto é resultado de um sonho pensado desde de 2015. Para ele, a iniciativa do evento é de promover um diálogo acessível e diverso, tendo como objetivo inspirar o público e descentralizar os eventos audiovisuais da capital, direcionando-os, também, para outras regiões do estado.
"Trabalhar para a realização disso, é ser vetor de transformação social, eu acredito (...) Trazer esse evento para a região sul é extremamente importante para mim, é democratizar o acesso ao cinema, é permitir que novos talentos surjam. A gente acredita muito no potencial dessa região e a Mostra não poderia ser em outro lugar", explica Rodrigo.
A programação que compõe os três dias de evento reunirá curtas, animações e videoclipes de diretores maranhenses. Dentre os projetos selecionados para exibição, estão os videoclipes “Magia Negra” (2023), da cantora e compositora maranhense, Enme Paixão; e “Chato” (2020) dirigido e roteirizado pela cineasta Jéssica Lauane.
O evento terá participação de nomes importantes para o audiovisual maranhense, como a diretora do filme "De Repente Drag", a cineasta Rafaela Gonçalves; e o indicado na categoria ‘Melhor Ator' no Brazilian International Press Awards e integrante do elenco de"Tire 5 Cartas" , o ator Alberto Danuzio.
Programação completa:
Os inscritos terão direito a certificação de 12 horas para cada oficina.
Inscrições
As inscrições para as oficinas estão abertas e vão até o dia 19 de janeiro. Os interessados em participar deverão ser maiores de 16 anos, não sendo necessário experiência no ramo.
O evento é promovido via Lei Paulo Gustavo em parceria com a Escola de Cinema do Maranhão (IEMA), a Companhia de Teatro e Dança Arte Livre e a Prefeitura Municipal de Porto Franco.