Facebook
24/06/2013 - 16h58m

Plano Tocantins sem Miséria combate a pobreza no Estado

Redação

      Problema de parte da população e desafio constante de governantes, a erradicação da miséria é um dos focos do Governo do Estado, principalmente pelas ações do Plano Tocantins sem Miséria, que vem trabalhando conjuntamente em diversas frentes de atuação, envolvendo Prefeituras e sociedade. No Tocantins, a Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas) é responsável por coordenar as ações do Plano junto a outras secretarias, municípios e demais entidades, como o Sistema S e ações do Governo Federal.

      Para o secretário do Trabalho e Assistência Social, Agimiro Costa, ações integradas entre as gestões federal, estadual e municipal são de extrema importância para a efetividade no combate à miséria. “Nós estamos trabalhando dentro do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social, envolvendo os municípios e criando os comitês de gestão das ações do Plano”, frisou.

      Agimiro Costa destacou ainda que a meta é aprofundar as ações, buscando pessoas que não estão incluídas em outros programas sociais, seja de geração de renda, como de capacitação profissional ou inclusão social. “As ações do Plano envolvem diversos programas, em áreas como geração de renda, o Pronatec, na área de educação, capacitação profissional, em parceria com o Sistema S, agricultura familiar”, pontuou.

      Para atingir o maior número de pessoas com ações específicas, o secretário destacou a importância das parcerias e do trabalho conjunto entre as pastas do Governo. “Não teria como desenvolver as ações do Pronatec, sem a atuação da Secretaria da Educação. Da mesma forma, as atividades da agricultura familiar precisam do apoio da Secretaria da Agricultura. A atuação conjunta faz parte de todo o plano e só terá sucesso se tiver a integração de todas as secretarias”, salientou.

Comitês Gestores

      Para a gestão do Plano no Estado, a Setas vem implantando comitês gestores em diversas cidades-polo, como Araguaína, Gurupi, Colinas, Miracema, Pedro Afonso, Dianópolis, Tocantinópolis e, na última semana, na regional de Arraias.

      Segundo o Diário Oficial, os comitês de gestão do Tocantins sem Miséria tem como função Coordenar as ações do Plano em sua respectiva regional. Além disso, o comitê será o responsável pela interlocução com o governo, em articulação com os demais municípios e órgãos envolvidos.

      De acordo com o secretário da Setas, está prevista ainda a instalação das centrais gestoras nos municípios de Guaraí, Porto Nacional e Paraíso. “Guaraí devemos publicar a criação ainda neste mês. Já Porto Nacional e Paraíso, os comitês gestores devem ser criados em agosto”, completou.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHOEnergisa - Campanha: LPT 2024ClésioAvecomGPS