Facebook
01/06/2021 - 15h52m

OPERAÇÃO

PF resgata 22 trabalhadores em condições degradantes e fecha garimpos no Pará

Operação Duas Vendas ocorreu de 26 de maio a 1º de junho em áreas rurais dos municípios de Rio Maria e Água Azul do Norte.

Polícia Federal fechou garimpos ilegais no sudeste do Pará (Foto: Polícia Federal)

A Polícia Federal divulgou nesta terça-feira (1º) o balanço da operação Duas Vendas, que desarticulou garimpos de ouro clandestinos no sudeste do Pará. Na operação, foi realizado o resgate de 22 trabalhadores submetidos a condições degradantes de trabalho, uma pessoa foi presa, garimpos foram fechados e diversos equipamentos usados na atividade ilegal foram aprendidos.

A ação ocorreu no período de 26 de maio a 1º de junho e contou com um efetivo de 17 policiais, juntamente com integrantes do Grupo Especial de Fiscalização Móvel - GEFM, composto por um procurador do Ministério Público do Trabalho, quatro auditores fiscais do trabalho e um defensor público da União.

O objetivo era combater delitos de redução de trabalhador a condição análoga à de escravo, usurpação de bens da União e crimes ambientais em áreas rurais dos municípios de Rio Maria e Água Azul do Norte.

Polícia Federal deflagrou a operação Duas Vendas no Pará (Foto: Polícia Federal)

Foram fiscalizados seis garimpos ilegais, dos quais quatro foram encontrados em funcionamento e tiveram suas atividades imediatamente paralisadas. Imagens de satélite auxiliaram na prévia identificação dos garimpos e possibilitaram a atuação simultânea em todas as frentes de trabalho.

Ao todo, foram apreendidas seis escavadeiras hidráulicas, diversos motores bombas, uma caminhonete, uma espingarda, várias munições, cerca de 190 gramas de ouro, mercúrio e instrumentos usados na atividade de mineração ilícita.

De acordo com a Polícia Federal, a atividade representa risco à saúde dos trabalhadores pelo uso indiscriminado de mercúrio, polui leitos dos rios e causa danos irreparáveis a fauna e a flora do local atingido. O dano ambiental será quantificado através de perícia da Polícia Federal.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS