Facebook
17/08/2021 - 11h20m

GRILOS DO CERRADO

PF investiga suspeito de usar documentos falsos para fazer contratação de financiamentos rurais no Tocantins

Redação

Segundo a PF, após o financiamento o homem teria aplicado o dinheiro para fins pessoais, o que é proibido por lei. Polícia investiga participação de servidores públicos nas fraudes.

Operação “Grilos do Cerrado” foi deflagrada na manhã desta terça-feira (17) (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (17/08) a Operação “Grilos do Cerrado” com o cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pela 4ª Vara Federal de Palmas, contra indivíduo que se utilizou de certidão de registro de imóvel falsa para fazer a contratação de 02 financiamentos rurais em um imóvel que não é de sua propriedade, localizado na região rural de Palmas.

Após extensa investigação iniciada no final de 2019 a Polícia Federal constatou que o investigado falsificou a certidão de registro de imóvel em seu nome, conseguindo 02 financiamentos rurais, cujos valores atualizados, ultrapassa R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).

Verificou-se ainda que após o recebimento dos financiamentos o investigado dava finalidade diversa do objetivo contratado, utilizando tais valores para sua vida pessoal, o que também é proibido pelas leis brasileiras. Além disso, há possibilidade do envolvimento de servidores públicos nas fraudes, fato esse que ainda está sob investigação.

A ação foi deflagrada pela Superintendência Regional da Polícia Federal no Tocantins e enaltece a proteção ao erário e aos serviços púbicos, posto os valores milionários envolvidos e espera colher elementos probatórios de eventuais outros fatos criminosos, conexos a investigação em apreço.

Os envolvidos poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de estelionato majorado, falsificação de documento público, e aplicação diversa da prevista no contrato, com penas que somadas podem ultrapassar 15 anos de reclusão.

O nome da Operação “Grilos do Cerrado” faz alusão a emblemática forma que grileiros envelheciam os documentos. A documentação era envelhecida com ajuda de grilos, já que ao colocar os papéis dentro de uma caixa com os insetos, tornava o documento com aspecto antigo.

Destaca-se que em razão da Pandemia causada pela COVID-19, foi adotada logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPI’s a todos os envolvidos, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS