Facebook
06/10/2021 - 10h07m

LETRAS

Pesquisas da Unitins de Araguatins sobre literatura indígena são destaques em Simpósio Internacional

Ao todos, duas professoras e seis acadêmicos do Câmpus Araguatins participaram da programação.

Professores e alunos do curso de Letras do câmpus Araguatins foram destaque em Simpósio Internacional (Foto: Divulgação)

As pesquisas sobre literatura indígena desenvolvidas por professores e alunos do curso de Letras da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) - Câmpus Araguatins foram apresentadas durante o “I Simpósio Internacional EntreLetras - Reflexões sobre a aprendizagem de língua e literatura em tempos de ensino remoto: abordagens inter ou transdisciplinares”. O evento ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de setembro e foi promovido pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) de forma on-line.

Ao todo, duas professoras e seis acadêmicos da Unitins participaram do Simpósio. A professora Luama Socio coordenou Grupo de Trabalho (GT) “Pensamento ameríndio e poéticas de povos originários no contexto contemporâneo de produção literária no Brasil”, oportunizando a comunicação de pesquisadores da área em geral, incluindo as pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos da Unitins. Integrando a temática do GT, a professora Luama Socio também ministrou um mini-curso (Reflexões sobre sujeito e cultura a partir da contribuição do pensamento ameríndio) e uma palestra sobre a obra literária "Zoodíaco Tocantino: a epopeia ensaística de um povo inventivo", de Luiz Roberto Peel Furtado Oliveira.

A docente Soraima Moreira Alves Pereira também participou do GT sobre Pensamento ameríndio, realizando uma comunicação intitulada "Cânone literário e literatura indígena numa perspectiva do reconhecimento". Ela ressaltou a importância desse tipo de pesquisa no sentido de valorização e quebra de estereótipos da literatura indígena e da adoção efetiva das obras de autores indígenas por professores do ensino básico.

Os acadêmicos Érika Rodrigues Jerônimo, do 6º Período, e Francivaldo Souza da Silva, do 2º Período, apresentaram um panorama sobre a presença do discurso poético indígena nos espaços digitais da cibercultura destacando o trabalho artístico de jovens compositores e escritores. A aproximação das figuras da mulher indígena e negra, a partir de análise da obra da escritora Eliane Potiguara, foi a temática desenvolvida pela acadêmica Francinilde Pereira dos Santos, do 8º Período. 

O acadêmico Léo Daniel da Conceição Silva, do 6º Período, abordou o discurso poético verbal e audiovisual de artistas indígenas inseridos no contexto das grandes cidades, e a acadêmica Lohanna da Silva Azevedo, do 8º Período, apresentou resultados de sua pesquisa sobre literatura indígena infanto-juvenil. A acadêmica Ianca Fernandes Duarte, do 8º Período, apresentou os resultados de sua pesquisa sobre leitura literária em ambiente digital no GT sobre Literatura, ensino e formação de leitores literários.

"Essa foi uma oportunidade muito rica para os pesquisadores do nosso câmpus, que puderam comunicar suas pesquisas diante de seus pares, promovendo a ampliação de discussões, debates e divulgação em torno da produção que temos desenvolvido em nosso grupo de pesquisa sobre  'Poéticas discursivas em textos de autores representativos dos povos originários brasileiros', o qual foi contemplado esse ano com três bolsas Pibic", destacou a professora Luama Socio.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS