Facebook
23/07/2012 - 16h38m

Obras vão solucionar problema da seca nos municípios

Assessoria
O presidente da ATS –Agência Tocantinense de Saneamento, Edmundo Galdino, disse na manhã desta segunda-feira, 23, que ao serem concretizadas as três etapas previstas do Tocantins Sem Sede, o Governo do Estado terá executado obras de um programa de natureza estrutural, de grande impacto e importância para os 50 municípios tocantinenses que enfrentam dificuldade de abastecimento de água.

Com atuação em parceria dos governos estadual e federal, por meio do Ministério da Integração Nacional e Incra, o Programa Água para Todos/Tocantins Sem Sede, está em sua primeira fase de reuniões, denominadas pré-empreedimentos, coordenadas pela ATS com a participação dos gestores das administrações municipais, líderes comunitários e da sociedade, na formação das Comissões Municipais, etapa em que são apresentadas as propostas de trabalho. Ao final da fase de reuniões será realizada reunião entre Governador e gestores.

Na segunda fase do projeto, com a abertura de processo licitatório e efetuado o controle social, as Seinf – Secretarias de Infraestrutura municipais partem para firmar termo de compromisso para a execução das obras. “A terceira fase do programa deverá pôr em prática a transposição de águas do Rio Palma, a partir da construção de canal artificial, até o Ribeirão Pintado, afluente do Rio Itaboca, onde está prevista a construção de dois ou três barramentos”, adianta Galdino. O canal, conforme detalha o presidente da ATS, fará a ligação por sua vez até o Rio Manuel Alves, beneficiando com sua conclusão nos 120 km de extensão da obra pequenos, médios e grandes produtores dos municípios de Conceição, Almas, Dianópolis, Natividade, dentre outros. “Será a fase produtiva do projeto”, explica Edmundo Galdino.

Para a região Sudeste tocantinense o Governo do Estado e o Ministério da Integração assinaram três convênios. O primeiro para a construção de 11.350 cisternas, até 2014. O segundo tem a meta de construir 141 barragens em comunidades rurais dos municípios atingidos pela seca. O terceiro objetiva beneficiar municípios do centro-norte, com a construção de 27 poços artesianos, em 23 municípios, visando atender famílias de assentados da reforma agrária, que também sofrem com a falta de água.

Os convênios totalizam R$ 80,4 milhões, já incluída a contrapartida do Estado, no valor de R$ 7,9 milhões. A mais recente reunir do Tocantins Sem Sede - entre o Governo do Estado e os gestores dos municípios - ocorreu em Araguatins, no final da semana, com a presença de prefeitos, presidentes de Câmara de Vereadores de 16 municípios da região Norte, inclusive com a participação da Ambip – Associação dos Municípios do Bico do Papagaio.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS