Facebook
10/11/2014 - 18h56m

Nutricionistas e coordenadores de 7 municípios do Bico, participarão da oficina ´´Fortificação na alimentação de crianças nas escolas``

Redação
Para capacitar profissionais dos municípios que aderiram a Estratégia NutriSUS - Fortificação com micronutrientes em pó (vitaminas e minerais) nas creches vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE), a Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Coordenadoria de Atenção Primária e Área Técnica de Alimentação e Nutrição, em parceria com o Ministério da Saúde, realizarão nesta terça-feira, 11 de novembro, das 08h às 18h, no Hotel Turim em Palmas, uma oficina sobre o assunto.A oficina abordará a Estratégia NutriSUS que consiste na adição direta de nutrientes em pó à alimentação oferecida às crianças de seis meses a três anos e 11 meses nas creches participantes do Programa Saúde na Escola – PSE.

Participarão da oficina nutricionistas ou coordenadores da Atenção Básica, responsável pela alimentação escolar das Secretarias Municipais de Educação de Aguiarnópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Praia Norte,São Sebastião  do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins e Tocantinópolis que  aderiram ao programa Saúde na Escola em 2014.

Nutrisus

É uma estratégia do Ministério da Saúde em parceria com os Estados e Municípios, com objetivos específicos que são:
       Reduzir a prevalência de anemia e demais deficiências nutricionais;

       Melhorar a ingestão de micronutrientes;
       Contribuir na redução da deficiência de outros micronutrientes;
       Potencializar o pleno desenvolvimento infantil;
       Contribuir com o alcance das metas de desenvolvimento do milênio (ODM 1- acabar com a fome e a miséria e ODM 4- Reduzir a mortalidade infantil).

Como funciona

Cada sachê conterá 15 micronutrientes, que serão distribuídos inicialmente nas creches participantes do Programa Saúde na Escola (PSE).
Cerca de 50 países usam esta estratégia ou estão em fase de implementação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar a fortificação através de polivitamínicos para aumentar a ingestão de vitaminas e minerais em crianças.
Composição dos sachês de micronutrientes utilizados no NutriSUS:

Composição      Dose
Vitamina A RE   400 µg
Vitamina D      5 µg
Vitamina E TE   5 mg
Vitamina C      30 mg
Vitamina B1     0,5 mg
Vitamina B2     0,5 mg
Vitamina B6     0,5 mg
Vitamina B12    0,9 µg
Niacina 6 mg
Ácido Fólico    150 µg
Ferro   10 mg
Zinco   4,1 mg
Cobre   0,56 mg
Selênio 17 µg
Iodo    90 µg
mg = miligrama
µg = micrograma

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS