Facebook
08/04/2013 - 08h50m

Novo Sistema de Gestão de Cadastro Ambiental Rural tocantinense entrará em funcionamento em até 2 meses

Redação

      Em implantação no Estado, o Sistema de Gestão do Cadastro Ambiental Rural (Sig-Car) é um dos mais modernos do mundo e a expectativa é que esteja em pleno funcionamento no estado em até dois meses. É o que afirma a diretora do Departamento de Meio Ambiente e Florestas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Marli Santos. Segundo ela, o Sig-Car possibilita cadastrar uma propriedade rural, seja ela de pessoa física ou jurídica, apenas informando, pela internet, os limites do imóvel e o município de localização. Com isso, automaticamente, o sistema que utiliza imagens dos satélites RapidEye, identificará as áreas degradadas, vegetação, hidrografia e áreas de preservação permanente de cada propriedade cadastrada.

      O sistema ainda permite calcular a área de reserva legal, conforme prevê o Novo Código Florestal Brasileiro, possibilitando ao técnico definir o espaço que será destinado à reserva e declarar informações complementares.

Vantagens

      Marli Santos afirma que os maiores benefícios do novo sistema são a transparência e agilidade. “Você consegue ver na imagem de satélite que vai estar ali disponível a sua propriedade, sua localização, visualizando todos os dados e tem uma ideia geral de quais são as demais propriedades que estão ali no seu entorno, sendo possível ver se está havendo sobreposição ou não”, afirmou.

      Outra vantagem é que o cadastramento, atualmente realizado por meio de protocolo no Naturatins, vai ser feito completamente pela internet. “Vai facilitar a vida do produtor, que ao cadastrar sua propriedade, automaticamente terá o seu Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma exigência dos bancos, facilitando assim a contratação de empréstimos bancários para fomento agrícola”, disse.

      A diretora do Departamento de Meio Ambiente e Florestas ainda explica que os agricultores familiares que eventualmente não tenham acesso à internet para a realização do cadastro contarão com o apoio do Ruraltins. “A gente avalia que mais de 60% dos produtores rurais do Estado são pequenos produtores, sem acesso a internet, e nesses casos o Ruraltins vai fazer o cadastro”, garantiu.

      Segundo Marli os assentados da Reforma Agrária também serão beneficiados através de parceria entre a Semades e o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que irá fazer o cadastro desses produtores. Atualmente o Estado possui 83 mil propriedades rurais e somente 6,8 mil já estão registradas no CAR ou na antiga LFPR - Licença Florestal da Propriedade Rural.

Capacitação

      Para operar o novo sistema, 40 técnicos já foram treinados e outros 40 vão passar por capacitação no final deste mês.

      Ainda em março alguns técnicos da Secretaria já haviam participado de treinamento em Brasília, para conhecer os procedimentos e responsabilidades relacionadas à manipulação das imagens que poderão subsidiar outros projetos de gestão territorial e ambiental desenvolvidos pelo Estado.

      Na ocasião Cerca de 730 imagens do satélite Rapideye foram entregues à Semades pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para o aperfeiçoamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A expectativa é que até o ano que vem pelo menos 150 técnicos estejam aptos para operar o novo sistema.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHOEnergisa - Campanha: LPT 2024ClésioAvecomGPS