Senar
Facebook
06/02/2013 - 08h45m

No Palácio Araguaia, Governo do Estado reúne secretários municipais de saúde do Tocantins durante Acolhe SUS

Redação

      Em solenidade no auditório do Palácio Araguaia, teve início na tarde dessa terça-feira, 05, o AcolheSUS Tocantins – 2013. O evento, que acontece até essa quarta-feira, 06, tem por objetivo reunir os 139 secretários municipais de Saúde do Tocantins para acolher e apresentar aos gestores municipais de saúde, do exercício 2013/2016, a organização e funcionamento do SUS – Sistema Único de Saúde.

      Na abertura do evento estiveram presentes, o Governador Siqueira Campos; o secretário de Atenção à Saúde do MS - Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Junior, representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; a secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva; o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos; a senadora Kátia Abreu; o deputado federal Eduardo Gomes; a representante do Conass – Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde, Rita Cantanelli; o presidente do Cosems – Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Sinvaldo dos Santos; o presidente do CES – Conselho Estadual de Saúde, Neirton José de Almeida, e outras autoridades.

      “Esse é um ótimo momento para a saúde do nosso Estado, pois recebemos aqui um dos homens mais importantes do Ministério da Saúde, e isso sem dúvida vai render bons frutos para nós”, comentou o secretário de Relações Institucionais, destacando a esperança de futuras parcerias com o Governo Federal para uma melhor estruturação da rede de atenção à saúde.

      Segundo o secretário de Atenção à Saúde do MS, a sua vinda ao Tocantins está sendo muito proveitosa por observar de perto o andamento das obras na saúde. “É muito bom ver as coisa acontecendo, poder conversar com os profissionais e ver a saúde cumprindo o seu papel de cuidar das pessoas. Estou aqui para reafirmar as parcerias com o MS e garantir que vamos contribuir com novos investimentos e custeio dos serviços, pois o Governo do Tocantins tem se esforçado muito nesse sentido”, explicou.

      A secretária estadual de Saúde destacou que o objetivo primordial do evento é fortalecer a rede de Atenção Básica no Estado como um todo, oferecendo todas as orientações e material de planejamento necessários. “Queremos mostrar para os gestores as normas do SUS e a importância de trabalhar dentro delas. Por isso, teremos várias palestras com especialistas no funcionamento do sistema”, enfatizou.

Programação

      O primeiro dia do evento contou com conferência sobre as Redes de Atenção à Saúde no Brasil e Tocantins e mesa redonda sobre a Organização do Sistema Único de Saúde. Nessa quarta-feira, 6, acontecem mesas redondas sobre Integração entre Vigilância em Saúde e Atenção Primária, Regionalização e Governança, e Gestão do Financiamento da Saúde. Também acontece o lançamento de livros e protocolos.

      “Esse evento é muito importante, pois é uma oportunidade de conhecermos as políticas públicas e, a partir das discussões, adquirirmos novos conhecimentos sobre o funcionamento do SUS. Além disso, também é a chance de unirmos os secretários de saúde do municípios, trocarmos experiências”, comentou o secretário municipal de Saúde de Presidente Kennedy, Gilberto Ferreira de Miranda.

      Para a secretária municipal de Saúde de Barra do Ouro, Rubenita da Silva Barros, a iniciativa do evento é um grande apoio para os gestores. “Os técnicos da Sesau, da área de Atenção Básica, sempre nos ajuda muito, tira nossas dúvidas e nos esclarece. A expectativa é de melhoria em todas as áreas”, comenta.

Deixe seu comentário:

1BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHOClésioAvecomGPS