Facebook
27/02/2024 - 10h14m

CORREGEDORIA-GERAL

No Bico do Papagaio, Correição Geral Ordinária chega à Comarca de Araguatins

Por Bico 24 Horas

Essa é a terceira comarca a iniciar os trabalhos correcionais em 2024.

Comarca de Araguatins recebeu a equipe da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins para abertura da Correição Geral Ordinária

A Comarca de Araguatins recebeu, na manhã da última quinta-feira (22), a equipe da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) para abertura da Correição Geral Ordinária. Essa é a terceira comarca a iniciar os trabalhos correcionais em 2024. Ao todo, 10 comarcas serão correcionadas pela CGJUS ao longo do ano.

A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, deu início aos trabalhos com a realização de reuniões setoriais com servidores(as), magistrados(as) e delegatários(as) das serventias extrajudiciais. Momento de escuta e diálogo para que a corregedoria possa conhecer a realidade local e compreender os desafios enfrentados pela comarca.

Nosso objetivo com essas reuniões é humanizar o processo correcional. Queremos ouvir, entender melhor o que acontece nas comarcas e como podemos ajudar para que os serviços prestados à sociedade sejam cada vez melhores; assim como queremos também garantir que os servidores e servidoras estejam com condições adequadas de trabalho para realizar um serviço de excelência”, explicou a corregedora. 

Já a solenidade de abertura oficial da Correição, evento público, contou com a presença de representantes das instituições que compõem o sistema de Justiça e representantes dos poderes Legislativo e Executivo. Durante a solenidade, a corregedora ressaltou a importância da participação de todos no processo correcional e frisou que a equipe da Corregedoria estará sempre à disposição para contribuir. “Contamos com o comprometimento e a dedicação de cada um para fortalecermos ainda mais a justiça que todos buscamos para a nossa comunidade”.

Para a juíza diretora do Foro, Nely Alves da Cruz, a presença da CGJUS na comarca tem caráter orientativo e irá contribuir para a melhoria das rotinas de trabalho. “A corregedoria vem para nos orientar, auxiliar e ajudar a aprimorar nosso trabalho. Eu já estou na comarca de Araguatins há mais de 27 anos e sou muito feliz em acompanhar a evolução do judiciário nesta região”, afirmou.

O promotor de justiça Paulo Sérgio de Almeida também relembrou as dificuldades do início da comarca e destacou a evolução do judiciário ao longo dos anos. “Só tenho a elogiar a qualidade e dedicação dos servidores desta comarca. E, nesta solenidade, reforço o compromisso do Ministério Público em estar presente na correição como parceiro; é uma ação de caráter pedagógico que só vem para aprimorar o trabalho que já é tão bem realizado”, afirmou.

Destaco a acessibilidade de todos os magistrados e servidores desta comarca e, em nome da subseção de Araguatins, afirmo que a OAB está de portas abertas para servir e ser parceira do judiciário, inclusive nos projetos sociais da corregedoria”, acrescentou a advogada Tamires Vilarino, representante da OAB- seccional Araguatins em relação ao programa Registro Itinerante apresentado durante o evento, e que tem como objetivo promover o acesso gratuito da população carente aos documentos básicos do registro civil.

Correição

O juiz auxiliar da CGJUS responsável pela correição judicial, Arióstenis Guimarães, reforçou na solenidade de abertura a missão da Corregedoria em orientar, apoiar e fiscalizar a atividade judicial. Nesse sentido, conforme destacou, a correição deve ser vista como um momento de avançar em busca da excelência do serviço prestado ao cidadão. “E o alcance desta meta está no diálogo e na transparência. Somente desta forma podemos avançar”, disse.

Já para o juiz auxiliar dos serviços notariais e de registro, Esmar Custódio Vêncio Filho, o diálogo mantido com os delegatários da comarca está sendo fundamental para a evolução do serviço notarial e de registro. “Temos que caminhar juntos na solução dos problemas, buscar a melhor forma de trabalhar para que o usuário seja beneficiado”, afirmou.

Participação

Em todas as solenidades de abertura, o microfone é aberto para manifestação dos presentes. Em Araguatins, uma das falas foi a do comandante da Companhia Independente dos Bombeiros Militares, capitão Jarbas Borges da Silva Gomes. Ao compartilhar uma história de resgate emocionante, ele ressaltou a importância da parceria dos Bombeiros com o judiciário e o atendimento humanizado da comarca de Araguatins. “Quando cheguei em Araguatins, me deparei com uma realidade muito feliz. Eu conheci um judiciário que eu não tinha a menor ideia que existia, e a interlocução que mantivemos até agora nos ajudou a construir uma realidade diferente, com foco em salvar quem salva. O judiciário tem conseguido fazer isso”, celebrou.

Quem quiser também se manifestar a respeito dos serviços prestados pelo judiciário, enviar elogios, sugestões ou críticas, basta acessar o site da CGJUS, a qualquer momento, e preencher o formulário eletrônico. 

Presenças

Também prestigiaram a solenidade o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel José Mário Carvalho Lemos Filho Wisbeck; delegatários de serventias extrajudiciais de Araguatins e dos distritos de Buriti do Tocantins, São Bento do Tocantins e Natal; além dos servidores(as) da comarca.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS