Facebook
03/05/2022 - 18h50m

UNITINS

NIT debate inovação tecnológica e apresenta o Escritório de Soluções Criativas aos câmpus do Bico

Rodas de conversas aconteceram nos câmpus da Unitins de Araguatins e Augustinópolis e serviram também para o esclarecimento de dúvidas relacionadas à atuação do NIT e a possibilidade do desenvolvimento de projetos.

O diretor do NIT, Jeferson Morais, apresentou o ESC para os participantes (Foto: AnandaPortilho)

Técnicos administrativos e professores da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) dos câmpus Araguatins e Augustinópolis participaram de uma roda de conversa com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) nas tardes da última quarta-feira, 27, e quinta-feira, 28, nas próprias unidades de ensino. A programação foi conduzida pelo agente do NIT nos câmpus Araguatins e Augustinópolis, Marcos Aurélio Cavalcante Ayres, e teve a participação do diretor do núcleo, Jeferson Morais, que fez a apresentação principal.

Durante o encontro, os participantes puderam debater as inovações tecnológicas que têm surgido dentro da Unitins, bem como conhecer o Escritório de Soluções Criativas (ESC) que tem como objetivo criar “projetos que gerem produtos inovadores nas mais diferentes áreas disciplinares da Unitins, gerando propriedade intelectual e celebrando contratos específicos para o desenvolvimento de ações com o setor público e privado”, conforme consta na sua descrição.

O processo de inovação ocorre em todo lugar e a todo momento. Não é uma peculiaridade da Capital. Ao longo de alguns editais, a gente tem acompanhado o surgimento de metodologias novas e, consequentemente, inovação dentro da universidade. Muitas vezes, o nosso professor ou o nosso técnico administrativo está criando coisas legais, criando propriedade intelectual, mas ele não sabe o que fazer a partir dali, então a vinda do NIT ao Bico do Papagaio é com o objetivo de orientar e auxiliar no processo de registro, além de incentivar o desenvolvimento de novas ideias e projetos”, pontuou o diretor do NIT, Jeferson Morais.

Em Augustinópolis, o encontro ocorreu na quarta-feira, 27 (Foto: AnandaPortilho)

O espaço também foi propício para o esclarecimento de dúvidas por parte de professores e técnicos administrativos relacionadas à atuação do NIT e a possibilidade do desenvolvimento de projetos. Para a diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, o encontro foi produtivo. “Essa visita possibilitou para técnicos administrativos e professores uma ampliação do conhecimento relacionado ao desenvolvimento de ideias criativas, produtos tecnológicos e ideias inovadoras. Acredito que a partir de agora abre-se um leque de ideias que poderão ser desenvolvidas nos cursos de Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Medicina, no Câmpus Augustinópolis”.

O diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes, também comemorou a visita do núcleo. “Tivemos a grata satisfação de receber essa visita do NIT que apresentou de forma precisa a estrutura, o campo de atuação e as possibilidades de parcerias que podem ser firmadas entre a universidade e os diversos atores no contexto em que ela está inserida. Conhecer essa estrutura é importante para aproximar o nosso professor e o nosso técnico administrativo das ações que contribuem para o desenvolvimento educacional, tecnológico, científico e social da nossa região. Certamente, uma semente foi plantada e em breve esperamos que dê muitos frutos”.

Visita do NIT ao Câmpus Araguatins ocorreu na quinta-feira, 28 (Foto: AnandaPortilho)

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unitins foi criado em 2011 e se mostrou fundamental ao longo da pandemia, quando foi necessário o desenvolvimento de inovações para vencer as barreiras impostas pelo distanciamento social. Agora, o objetivo é continuar ampliando sua atuação e fomentando as ideias inovadoras. 

A visita da diretoria do NIT é fundamental para apresentar o núcleo, divulgar o Escritório de Soluções Criativas (ESC) e difundir as ações realizadas pelo NIT com o objetivo de fomentar ideias inovadoras por acadêmicos, professores e técnicos administrativos para alavancar o empreendedorismo e inovação no câmpus”, destacou o agente do NIT nos câmpus Araguatins e Augustinópolis, Marcos Aurélio Cavalcante Ayres. 

Para quem participou da programação, o momento foi classificado como valioso. “Achei interessante, pois abordou a temática da inovação. Como servidor e acadêmico, esse momento foi muito produtivo e despertou meu olhar para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas e do registro da propriedade intelectual”, defendeu o servidor e acadêmico de Ciências Contábeis Rogério Breno Brito Oliveira.

A professora do colegiado de Letras/Câmpus Araguatins Luama Sócio destacou a capilaridade do Escritório de Soluções Criativas na abrangência de propostas. “Achei muito importante saber o funcionamento do NIT e o funcionamento do ESC. Saber que o conceito de inovação e de tecnologia abrange todas as áreas científicas, incluindo a área de Humanas, e não é uma exclusividade somente da parte informática, sistemas, cibernética ou mesmo agricultura e desenvolvimento genético. O conceito de inovação é bem amplo. É muito importante a Unitins, como universidade pública, fazer o papel de estar realmente produzindo conhecimentos de referência para a sociedade como um todo”.

Visita do NIT ao Câmpus Augustinópolis (Foto: AnandaPortilho)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JANEIROClésioAvecomGPS