Senar
Facebook
25/06/2024 - 15h26m

PESCA PREDATÓRIA

Naturatins conclui ações fiscalizatórias na região do Bico do Papagaio

Por Bico 24 Horas

Foram recolhidos 1,8 mil metros de redes de pesca, além de ações educativas junto às comunidades locais.

Fiscais ambientais recolheram 1,8 mil metros de redes no Bico do Papagaio (Foto: Naturatins/Governo do Tocantins)

A fiscalização ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu nesta terça-feira, 25, as ações intensivas para combater a pesca predatória em rios e lagos na região do Bico do Papagaio. Coordenadas pela Gerência de Fiscalização do Instituto, foram recolhidas 1,8 mil metros de redes de pesca.

A ação teve início na terça-feira, 18, com fiscalização em áreas estratégicas ao longo dos principais corpos d'água da região e resultou na apreensão de 1,8 mil metros de redes de emalhar. “Focamos em identificar e autuar pescadores envolvidos em práticas ilegais de pesca que ameaçam a biodiversidade local”, destacou o fiscal ambiental Antoniel Gouveia de Souza.

O gerente de Fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, destaca que a pesca predatória tem causado sérios danos ao ecossistema aquático do Tocantins e coloca em risco diversas espécies nativas e prejudicam a economia das comunidades ribeirinhas. “Nosso objetivo é proteger os recursos naturais e garantir a sustentabilidade da pesca para as gerações futuras. A apreensão desse grande volume de equipamentos ilegais demonstra a gravidade da situação”, alertou o gerente.

Além da apreensão dos materiais, os fiscais também orientaram os pescadores sobre as leis ambientais e a importância da pesca sustentável. Aqueles flagrados em atividades irregulares poderão receber multas severas e responder por crimes ambientais, conforme a legislação vigente.

A ação também contou com o apoio e a participação ativa da comunidade ribeirinha, que foram incentivadas a denunciar atividades suspeitas por meio do Linha Verde 0800 063 1155 ou pelo WhatsApp (63) 9106-7787. As denúncias podem ser feitas anonimamente, o que ajuda a garantir a segurança dos denunciantes.

Ações buscam coibir a pesca predatória (Foto: Naturatins/Governo do Tocantins)

Deixe seu comentário:

1BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHOClésioAvecomGPS