Senar
Facebook
17/10/2013 - 17h43m

Na Ilha do Bananal, 78 mil animais foram vacinados contra febre aftosa

Redação

O governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com o estado de Mato Grosso, ultrapassaram a meta de vacinação contra a febre aftosa no rebanho da Ilha do Bananal. A previsão inicial era de 60 mil animais, mas as equipes alcançaram 78.882 bovídeos (bovinos e bubalinos), entre rebanho de indígenas e produtores rurais. A campanha ocorreu entre os dias 1° de agosto e 30 de setembro.

De acordo com os dados, em 2013 foram vacinados 4.691 animais dos indígenas em 34 retiros, contra 6.823 animais vacinados em 2012. O que mostra uma redução do rebanho indígena de 31% em relação ao ano passado. Já o gado dos produtores rurais aumentou de 53.585 em 2012, para 74.191 em 2013, o que significa 38,45%.

“O rebanho da Ilha é subestimado porque é criado solto. Fazemos um trabalho árduo para conseguir alcançar o maior número de animais possíveis”, disse o responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pinto Pires.

Segundo a coordenadora de inspeção, educação e sanidade animal, Leila Pessoa, mesmo com todo o trabalho de conscientização que antecede a vacinação, onde inclui também o seu agendamento, tanto os indígenas quanto os retireiros têm dificuldade de juntar o gado.

“Este ano conseguimos o reforço do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso-Indea que colaborou com suas equipes durante toda a operação, pois assim como o estado de Goiás têm gado na Ilha”, explica acrescentando que a declaração é feita de imediato, já que são os técnicos da Adapec que efetuam toda a ação.

Para o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, mais uma vez o objetivo foi alcançado, mesmo com todas as dificuldades de acesso ao local. “Efetuamos a vacinação em todo o rebanho que estava ao nosso alcance. As doses de vacina do rebanho dos indígenas foram custeadas pelo governo do Tocantins. Tudo isso, para garantir um Estado livre da doença”, ressalta.

Deixe seu comentário:

1BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHOClésioAvecomGPS